iPhone 7 – O que acontece se o Botão Home falhar?
Como é sabido o botão principal dos iPhone 7 e iPhone 7 Plus deixou de ser "mecânico" e passou a ser, basicamente, um ecrã com uma tecnologia Taptic Engine, ou melhor, existe agora uma tecnologia de vibrações hápticas que dão a sensação ao utilizador que está a receber um feedback mecânico de um botão.
Claro que a Apple sabe que este sistema não é infalível e pode dar, nalgum momento, um erro. Será que o iPhone fica sem forma de o controlarmos?
Este assunto não é propriamente novo (nem mesmo o problema reportado há uns dias) mas traz uma carga importante de informação adicional. A Apple está a dotar o iPhone de tecnologia sensitiva, abandonando partes mecânicas e substituindo por electrónica pura e dura. Mas será que funciona enganar os sentidos do corpo humano? Ao que parece, funciona muito bem e estão a ser alargados os dispositivos a receber tal tecnologia. Desde os smartwatches aos iPhones, esta é uma tecnologia que veio para ficar.
Antes de mais, o que quer dizer ter um motor háptico?
Consultando o manancial de informação web, é fácil perceber que o adjectivo háptico significa "relativo ao tacto" é sinónimo de táctil, logo a introdução deste mecanismo quer dar a entender aos "sensores" do corpo humano que aquele "botão" desempenha uma acção táctil, é sensível ao toque. O motor que a Apple introduziu no iPhone 6S, para simular o impacto de clicar no ecrã e ter uma dimensão nova de menus, o chamado 3D Touch, veio alterar o hábito mecânico para uma realidade diferente, baseada na percepção.
Com a introdução do iPhone 7, a Apple acabou com o mecanismo de clicar mecanicamente substituindo-o por um botão sólido, sensível à pressão, usando o tal taptic engine.
A programação que controla o motor que produz a tal sensação háptica está profundamente integrada no iOS 10, de tal forma que o iPhone 7 é capaz de oferecer automaticamente uma solução temporária quando o seu software de diagnóstico detecta que a tecnologia está a dar problemas.
Esta informação agora disponível surgiu graças a um membro do fórum da MacRumors que partilhou uma imagem que mostra, no ecrã de um iPhone 7, a indicação de um recurso para uso do Botão principal no próprio ecrã, uma vez que o dispositivo a prestava problemas. Estes surgiram depois de o iPhone se ter desligado por ele próprio quando estava a carregar, tendo o mecanismo háptico começado a funcionar mal.
Esta informação que agora circula poderá dizer-nos que a Apple se "defende" de alguns problemas que acontecem, principalmente quando o iPhone tem aqueles "congelamentos esporádicos" que, anteriormente, um clique no botão Home solucionava. Agora com um "botão virtual" poderá haver a solução de o substituir por... outro virtual, no ecrã (uma opção que todos sabemos que já existia nas opções de Acessibilidade).
Mas este botão poderá tornar-se num problema?
A Apple diz que não, que a taxa de erro deste botão é inferior ao mecânico, contudo, como já referido, este é totalmente dependente do software e a função mecânica que anteriormente era solução para alguns problemas... deixa de o ser. Este não é mais que um "ecrã" com o formato de botão e a Apple poderá já, no icónico iPhone 8, que sairá no décimo aniversário deste gadget, desaparecer totalmente, tornando-se uma funcionalidade integrada no próprio ecrã.
Reparação do iPhone 7
Ainda há milhões de smartphones Apple espalhados pelo mundo com necessidade de substituição do botão Home tal como o conhecíamos, mas certamente a reparação dos iPhones 7 terão um novo rumo, novos métodos e, provavelmente, menos peças que poderão avariar.
Pese o facto de ser um "botão" virtual é uma área de grande concentração de movimentos. Se avariar, quanto custará reparar?
Este artigo tem mais de um ano
Comprei um Iphone 7 plus nos EUA e depois de 2 dias o bluetooth não funciona mais no carro, já outros relatos deste problema na internet.
Felizmente para ti deve ser um problema de software que vem no próximo patch.
Não falha pois é o melhor botão já feito, excelente ideia da Apple. Espero que no próximo iPhone o botão seja o ecra e assim aumentar o ecra reduzindo o bezel
NOT…
Não acho isso muito boa ideia, nem no Android nem no iPhone. Acho que o ecrã deve ser utilizado na sua totalidade para o conteúdo e os botões (ou botão no iPhone) fica melhor à parte. Não vejo a necessidade de gastar espaço em botões estáticos quando podia lá estar mais um bocado de informação.
Mas isso também é subjetivo, tenho amigos meus que preferem ter os botões no ecrã
“excelente ideia da Apple”
Tens noção da quantidade de smartphones que já existem com “botões” que não passam de um pequeno ecrã no qual só tens que tocar?
Mas não são da Apple, ela teve a ideia de o por no iPhone, que ainda não tinha 😉
ja tinha no apple watch
E se a bateria falhar? :p
Ligas o carregador e voilá.
E se estiveres a ouvir música ligado à porta única?
O primeiro smartphone que vi com esta tecnologia foi BlackBerry Thunder, dava a sensação que estávamos a carregar numa tecla, perguntava porque outras marcas não utilizavam esta tecnologia.
Não estou a falar do 3d touch, mas sim tecnologia de vibrações hápticas. sim a blackberry usou esse tipo de tecnologia faz mais de 6 anos.
Cumprimentos
Não pode….a Apple é que inova sempre em tudo. Blasfémias.
Acho que a Blackberry não voltou a usar para outros modelos, por algum motivo será! E a tecnologia que usou nos aparelhos que vendeu não era vibração haptica, era o ecrã inteiro que se movia mecanicamente.
Era Blackberry Storm, não Blackberry Thunder.
O que acontece é mandar de volta para a Apple mandar um novo lol
yaaa
Novo não. Recondicionado.
Por cá seria um novo!
Recondicionado meu amigo.
Não! Por cá é novo
Que recondicionado? Todos os telemóveis que são enviados para a garantia a Apple manda um novo em folha.
Imagino que voces até tenham trabalhado na assistencia da Apple e tudo…
Quando envias um telefone da Apple para reparacao, se o problema for hardware o mesmo é substituido por um recondicionado.
Depois o teu telefone antigo é enviado para fora do pais para depois ser reparado e voltar como recondicionado.
Desde sempre foi assim, já no tempo da Interlog assim o era e nao faz sentido ser diferente.
APereira, quando envias um telemóvel para reparação dentro da garantia, das duas uma ou é reparado ou é trocado por um novo. É isso que a lei do nosso país exige, ficando novamente com 2 anos de garantia.
É a loja que terá que apresentar ao cliente a opção de fazer a troca por outro aparelho.
Exactamente, trabalho na apple store, e todos os equipamentos de garantia que necessitam de troca, essa troca e efectuada por equipamentos recondicionado, no caso do iphone 7, por norma são reparados pois mal existe equipamentos novos para venda muito menos recondicionado, mas ja aconteceu em alguns casos, problemas a nivel do botao home, e do sensor de bluetooth
vai para holanda
Onde? Quando? Dentro da garantia é novo.
Ingenuamente julgam vocês que é novo. Muitos são recondicionados para não dizer a maioria.
Devias ter cuidado com essas generalizações. Cá no país é novo.
São recondicionados. Já recebi 3 ao abrigo da garantia e foi o indicado. São como novos, mas recondicionados.
Trabalhei no service center da Nós e da Meo e posso garantir que todos os iphone são reparados não há troca por novo
Ah entao a primeira pessoa a ir trocar tambem leva um recondicionado certo?
Se a loja quiser fazer a troca por um novo é da total responsabilidade da loja. Mas o procedimento normal para qualquer das grandes marcas é fazer troca por recondicionado, e só assim não é se for o caso que acima indico. É assim com Playstations, Xboxs, telemóveis, etc.
Se não querem acreditar, façam uma pergunta a vocês mesmos: o que será que acontece com os telemóveis com defeito que são enviados à assistência técnica?
Já trabalhei em assistência técnica, tenho muitos amigos ainda a trabalhar nesse ramo (incluindo Apple), e é sempre assim.
O botão home do meu 5S já não funciona o click há algum tempo. Tenho usado o assistive touch e quando quero desbloquear carrego no botão on/off e uso a impressão digital. Não quero trocar o botão home porque automaticamente perco a função do touch id. Basicamente é uma porcaria a situação, mas é o há.
Perdes o touch id? Entao, naor recuperas depois?
Diz-se que ao trocar o botão home de forma não oficial o Touch ID deixa de funcionar.
Em caso de substituição do botão é reactivação do TouchID requer que seja feito por um técnico credenciado, pois é um componente de segurança.
De toda a informação que reuni cheguei a esta conclusão: cada Touch ID está de certa forma emparelhado com o SoC logo no caso de trocar o botão home o que vier é como se fosse desconhecido para o iPhone e por isso o Touch ID deixa de funcionar, mesmo a parte do home click estando a 100%.
O que dizes é verdade, o botão está emparelhado. Mas isso não quer dizer que não é possível substituir e reactivar o TouchID. Tenho quase a certeza que se for reparado por um técnico credenciado pela Apple o TouchID irá funcionar, pois fazem novo emparelhamento.
ha quem faça reprogramação do mesmo sem ser oficial apple. yutube tem .
Valentim, estás enganado. O emparelhamento é criptográfico, por isso requer chaves criptográficas que só a Apple tem.
Adoro este novo botao…muito melhor que o fisico..
“A Apple diz que não, que a talha de erro deste botão é inferior ao mecânico, contudo, como já referido, este é totalmente dependente do software e a função mecânica que anteriormente era solução para alguns problemas”
O que está aqui em questão não tem nada a ver com dependência de software ou os “congelamentos esporádicos”. Se o botão mecânico falha-se teríamos o mesmo género de problema, e se fosse um problema de software, o botão no ecrã não seria uma alternativa, que ainda mais depende de software.
“que a talha de erro deste botão é”
trocar “talha” por “falha”
Boas. Não o corrector tem vida própria no Safari 🙂 é taxa de erro 😉
Obrigado pelo reparo.
Então mas…os iPhones têm “congelamentos esporádicos”?
Sim tem, as apps que demoram a serem actualizadas, por vezes, lá longe a longe, acontece sim.
Por exemplo, no Chrome, esta semana o Messenger do Facebook andou a “bater mal” 😉 mas não só! A culpa não é do Chrome…
Caro Vítor M. vejam o que está a acontecer.. já que há vários comentários (que nada têm de mal) que foram apagados.. tanto um meu, como um de outro user…… Se for “política” da casa apagar comentários, então agradeço que o digam para deixar de participar.
Há palavras que estiverem no texto levam a isso, nem entendo bem porquê. Uma muito engraçada que tem esse resultado é o nome do nosso querido país
Não vi nenhum na moderação, pode certificar-se que de facto foi submetido?
Um 7 com problemas, leva-o lá o quanto artes!
Sítio errado…
As apps, por norma, podem ter problemas quando não são actualizadas. Além disso, algumas que dependem ferozmente das notificações, como o Facebook, podem por vezes ter comportamentos mais lentos e obrigar o sistema a tardar em responder. Isso de certeza absoluta que já te aconteceu, o que é muito raro mesmo acontecer é o sistema fazer reboot, muito raro mesmo.
Agora os outros dispositivos(no meu caso ipad4) também tem de usar o botão home para desbloquear e antes(ios9) era só fazer swipe no ecrã. Estou mesmo a ver se o botão home estragar fico logo com o pisa papéis. Tenho código de bloqueio para ninguém mexer no ipad.
Estou arrependido eu ter oferecido o meu 4S, comprei o 6S desligava-se sozinho a tinha alguns risco nos cantos levei-o a Apple e eles disseram que teve uma queda e a garantia foi de vela, troquei pelo 7Plus e agora estou com problemas no botão home, para um telemovél de 900€ poderia ser melhor, ainda não há telemovél nenhum mais resistente que o Iphone 3…
Um telemóvel novo com problemas, leva-o à Apple o quanto antes.
“eles disseram que teve uma queda e a garantia foi de vela”
Se não foi o caso eu nunca mais comprava um telemóvel a essa marca!
a todos os amantes desta máquina podem aderir ao grupo ” iPhone 7 – PT “
Estão a falar do iphone!!!!??? Então não são perfeitos, cheios de qualidade, bla bla bla cada vez mais me convenço que é desenhado na Califórnia e produzido na china ao mais baixo preço e depois pagamos a patente que vem dentro da caixa!!!
Desde que o Steve Jobs partiu para o outro lado, a Apple foi com ele, essa é a verdade… estou a ponderar mudar para os androides com tanta diversidade, com mais potencia e a um quarto do preço…se continuar assim vai ser o mais certo…:(
Achava que a taxa de erro era menor mecanicamente, mas se a apple diz.
Eu não troco o meu teclado mecânico por nenhum desses teclados que possam vir a aparecer com esse tipo de sensores que a apple usa no novo botao. Mas o botão está a dar problemas?
Mas isto vai ser só para o 7? E para os que têm “botao mecânico”?
Comprei recentemente iPhone 7 plus e no transporte dentro da minha bolsa a tela super resistente dele trincou afetando a câmera …. estou super decepcionada com ele…
“no icónico iPhone 8”
Ainda nem saiu e já estão a dizer que vai ser icónico…
André, pensa um bocadinho. Vá, só um bocadinho sff. Porque será icónico o próximo iPhone?
É simples, porque faz 10 anos. Verdade?
Veremos… Veremos…
Onde é que na história da tecnologia aos 10 anos de qualquer coisa, faz se algo especial? Ou icónico? A lavagem cerebral começa bem cedo.
Essa parte da lavagem deve ser contigo, não me meto. Agora quanto à data, sem dúvida que 10 anos do equipamento com mais vendas no seu segmento, só por si é icónico, seja ele de que espécie for (falando do mundo da tecnologia mais em particular). Mas… não leves a mal, porque a efeméride dos 10 anos nada podes fazer contra isso, o tempo não te pede licença para passar 😉
Vamos lá ver se não será um “icónico” upgrade do 7… ou também vai saltar e passar para o 8 ou directamente para o 10? À outra não correu bem, foi um “salto explosivo”.
“Para o ano é que vai ser!”
Quando se trata de produtos da Apple, nem se pensa duas vezes, é garantia com ele… Demasiado caro para não fazer nada eheh
Troquei o meu S7 EDGE pelo IP7 e está aqui qualquer coisa de especial 😛
Não sou fanboy, sou apenas um vira casacas, um ano iphone e no outro Samsung ou outro… mas acabo sempre por gostar mais do iphone, 100% das vezes 😛
Este botão está muito bem pensado.
Se gostas sempre mais do iPhone porque mudas? Cheira a esturro…