iPad Pro é de longe o tablet mais rápido que a Apple já construiu
O iPad Pro era o tablet que muitos aguardavam há já muitos anos. Depois de ter passado muito tempo a alimentar rumores, surgiu finalmente este ano.
Encarado por muitos como o substituto natural de qualquer computador portátil, mostra-se agora como o mais rápido e mais completo tablet que a Apple já construiu.
Agora que chegou ao mercado o iPad Pro, começam a surgir e a serem conhecidas todas as suas capacidades. Depois de se ter descoberto que tem dentro de si o suporte para USB 3.0, viu-se também que é o mais rápido tablet da Apple e por uma margem bem longa.
A "culpa" desta posição de destaque vai inteiramente para o hardware que o compõem, em especial para o novo processador A9X que a Apple desenvolveu.
É este coração que o torna uma máquina imbatível e capaz de superar toda a concorrência, mesmo a interna da Apple. O teste exaustivo que o site ArsTecnica fez ao iPad Pro mostrou que esta é a máquina com maior performance dentro da oferta de tablets da Apple.
Os testes de Geekbench, quer de single-core quer de multi-core, mostram que esta é uma máquina sem rival e que a Apple não tem qualquer outro equipamento que se aproxime.
Apenas o iPhone 6s consegue chegar perto da performance do iPad Pro, mas ainda assim fica a uma distância que é de relevar.
Também quando comparado com a concorrência mais séria, já no campo dos computadores portáteis, o iPad Pro consegue valores que o colocam bem perto do que as melhores máquinas podem entregar.
Não fica na liderança, mas acompanha qualquer uma nos momentos mais exigentes e de maior trabalho.
Algo curiosa é a prestação do iPhone 6S na comparação directa com o iPad Pro. Os resultados são próximos, mas a grande diferença é na capacidade que existe de manter a performance.
O corpo do iPad Pro, maior e mais ajustado, consegue causar uma muito melhor gestão de calor, o que lhe permite manter as prestações uniformes durante mais tempo, algo em que o iPhone 6S perde.
Apple Pencil bate a caneta do Surface Pro
Mas as comparações não terminam nas prestações deste tablet. Outra novidade que ele traz é o Apple Pencil, uma caneta criada para permitir o desenho e a tomada de notas de forma simples e intuitiva.
Não sendo uma ideia nova no mercado, importava comparar as suas prestações com a do seu maior rival, o Surface da Microsoft.
Também aqui os resultados são bastante claros, com o Apple Pencil a conseguir ter menos latência que o da caneta da Microsoft.
A aposta da Apple no iPad Pro é bem clara. Quer que ele seja o substituto natural do portátil, em qualquer situação e para qualquer tarefa.
Esta vai ser uma difícil tarefa, em grande parte por culpa do iOS, mas provavelmente e a partir de agora, os seus desenvolvimentos vão ser bem diferentes.
De qualquer forma está provado o que todos sabiam. O iPad Pro é um excelente tablet e será de certeza mais um caso de sucesso da Apple.
Este artigo tem mais de um ano
Eu acho engraçado que quando é para falar sobre o Surface Pro ou o mais novo Nexus, não falam de maneira tão “sensacionalista”, este artigo todo parece-me mais publicidade à Apple do que outra coisa.
Pois estás enganado nesse aspecto. Tens nas imagens toda a informação que dá suporte ao que afirmamos e vindo de uma fonte que é isenta.
Uau! Um processador desenhado para as especificidades do iPad Pro tem melhor desempenho que processadores mais generalistas. Quem diria.
Lol nem mais. Até parece que um cpu num SO de Desktop com dezenas de Apps em multi tarefa, que suporta todo o tipo de Apps, e dezenas de periféricos, anti vírus, updates de hardware, se pode comparar com um SO muito mais ligeiro, e que ligado a ele só está o hardware (quase) com o que foi construído.
Eu preferia 1000x um Macbook lindo com o Core M a um iPad Pro …
“De qualquer forma está provado o que todos sabiam.” – O que todos sabiam? Vão-me dizer que isto não é uma frase completamente “sensacionalista”?
“Também aqui os resultados são bastante claros, com o Apple Pencil a conseguir ter menos latência que o da caneta da Microsoft.” – A sério? O autor do vídeo afirma que a aplicação escolhida no Surface não é a melhor, logo não dá para afirmar que o iPad é melhor nesse aspeto. Não se esqueçam que a aplicação no iPad tem que garantir suporte à caneta enquanto a caneta no Windows funciona com todas as aplicações pois o Windows trata a caneta como um simples dispositivo de interface humana. Para mim, acho é fantástico o quão a caneta se integra bem no Windows porque ambos sabemos que enquanto os desenvolvedores do iOS têm que trabalhar para suportar a caneta, o WIndows providencia esse suporte aos desenvolvedores.
Agora explica qual é a app escolhida 😉 devias ter colocado isso, para ficarmos a saber.
se fosse ele a fazer o artigo talvez se justificasse.
tens razão Emanuel
Sobre o stylus o próprio criador do vídeo diz que a aplicação que usou no Surface não é a melhor para demonstrar as capacidades do stylus da MS, que os resultados são inconclusivos.
Os mais variados sites, mesmo os da Apple, dizem os resultados são idênticos, mas o pplware diz que o stylus da Apple e claramente melhor.
Pois tu claramente deste a volta para o lado que quiseste. Sobre o vídeo, porque só nos prenunciamos sobre as imagens do vídeo, e tu não quiseste ver (não te convinha Kekes e sabemos disso há muito tempo) os resultados ali mostram que são claramente melhores. E se vires dás razão a isso, sabes que sim, mas claro, a honestidade é a honestidade 😉
E a honestidade dita que se fale tanto das imagens como dos senãos do teste indicados pelo próprio autor do vídeo. Falar só das imagens dá razão ao artigo, falar de ambos lança o alerta das apps usadas. O autor do vídeo diz ser inconclusivo, o Pplware diz que um é melhor – o Pplware tem razão, mas falta metade da história para que fique bem contada.
Mas repara. Está lá tudo até as conclusões do autor do vídeo. E como já referi, ainda há muito a fazer e também está referido isso em vários outros artigos, mas, como podes ver no vídeo e não vamos extrapolar o que está no vídeo, as diferenças são grandes. Até pode ser das aplicações, da caneta, do ecrã… seja do que for, a verdade ali, é que em termos de latência e não só há diferenças ponto. Nós não vamos contar para lá do que vemos ali e do que está a ser veiculado a partir deste teste, até porque quando outros forem elaborados e já temos acesso ao iPad Pro (para elaborar alguns testes), iremos igualmente fazer os nossos. Para já a história completa está ali. 🙂 Se mais houver, nós contamos, adoramos contar tudo, é isso que dá luta, contar tudo, mostrar onde cada um é melhor que o outro e qual da ferramenta se ajusta mais a cada tipo d utilizador. 😉
Mas que bem dizida, essa filosofia 😛 Repara que eu concordo que o iPad Pro com a sua Pencil é superior no teste feito. O texto do artigo é que não resume tudo, resume apenas a parte em que é melhor neste teste. A salvaguarda “apesar do autor considerar que os resultados são inconclusivos dadas as condições do teste” só ficaria bem. Just that! Volto a frisar, só para que não haja dúvidas nem ideias de que ando a defender a MS ou contra a Apple, que concordo que o conjunto iPad Pro + Apple Pencil é de elevada qualidade e que aqui é melhor que o Surface.
Não é nada mais que isso, só, ponto.
sim já toda a gente sabe o quanto o pplware ama a apple
agora é a guerra da stylus
ehehe! A minha stylus é maior “ca” tua!
Bem visto.
vais dizer que a tua tem 20 cms?
Touché :p
o criador do video apenas faz a advertência que o programa no Surface não desenha as linhas com a melhor qualidade gráfica, não põe em causa a comparação da latência que é o objecto de análise do video. Seria até ridículo a pessoa fazer o video para comparar a latência e depois dizer que o programa usado é mau para ver a latência.
Quase todos os sites apontam que o iPad tem menor latência, mas é preciso mover muito depressa para que a diferença salte à vista. A caneta do iPad tem também um funcionalidade não presente no surface.
Publicidade clara.
Basta ver que na comparação entre dispositivos Apple o iPad Pro é de longe o melhor tablet já construído pela marca (pudera, é o mais recente). Quando a comparação é com o Surface Pro 4 i5 já fica perto do topo (isto apesar da diferença ser maior).
Nada de invejas, os teste são feitos para os dois equipamentos é normal darem ênfase ao que mais se próxima do valores mais eficientes num equipamento. A escolha depende dos factores em que o consumidor necessita e acredita, contudo os valores também diferem entre si e não falaram nisso!
Pensava que o maior rival do lapis era a S Pen, até porque pensava que a Spen era bem melhor e tinha muito mais funções. Dá para por esse comparativo ou fica para outros carnavais?
Apple haters sempre a questionar…
e apple isheeps nunca questionam nada. é a diferença.
Questionar?
Os resultados são bem evidentes.
Pois compre os tablets e faça a sua própia pesquisa então se duvidas dos resultados desta.
Antigamente os haters diziam que o hardware da Apple era inferior, hoje ate no hardware não tem hipoteses. Adoro este ipad pro e será o meu segundo produto Apple após o iphone 6 . não gosto do surface por 3 motivos, ma autonomia, ventoinhas, problemas do windows como discos a 100% etc
É um surface… não tem problemas com discos
Mal era se iam lançar um iPad novo, mais lento que os anteriores…
Daí até substituir um portatil, com um SO movel… Lol!
E eu acho mal compararem um tablet com um portátil
Sim, coitado do portátil…
É evidente que o próximo equipamento é sempre mais rápido que o anterior. Não há novidades quanto a isso.
iPad Pro vs Surface Pro 4 (i5): overall +23%;; integer + 28%; floating point +29%; memory -8%… Está aqui a prova que o Surface é bastante superior em termos de performance com o processador i5 (1029€)… existe ainda a versao com i7(1839€) que será bem superior.
mais ainda há aqui pessoal a querer comparar o brinquedo do ipadPro ao horsepower que um surface tem. enfim…
Se querem andar no facebook à velocidade da luz, o ipad pro é o melhor. Se querem poder de processamento para software pesado, então é o surface sem pensar 2 vezes.
O i5 não custa isso, o base tem Core M3, com preço comparável ao iPad pro, e é muito mais lento.
M3, i5 e i7, o iPad pro tem um GPU que é no mínimo 2x superior!
Até podia ser 10x mais rápido que não é isso que faz com que seja muito melhor a fazer coisas a limitação está mesmo no iOS e não no hardware
Basta dar uma vista de olhos para as dezenas de reviews que existem da “produtivade” do iPad Pro. Todas sem exceção dizem o mesmo, iPad Pro é bonito, é rápido bom hardware mas em termos de produtividade iOS é extremamente limitado para já está a anos luz de qualquer SO de Desktop e ainda vai demorar muito para realmente apanhar qualquer desktop/laptop/híbrido.
A simples tarefa de escrever um documento em que se tenha que inserir imagens ainda demora imenso, coisas que se faz com um laptop com em 15 minutos demora-se 3x mais num iPad.
Eu no trabalho um portátil topo de gama com o melhor que existe no mercado e em termos de produtividade é exactamente a mesma coisa que o meu i5 já com 5 anos, fazem os 2 exactamente o mesmo.
Ok. E comparado ao surface book e aos outros?
Para mim o melhor tablet que anda aí é o iPad Air 2sem dúvida, em termos de fluidez e de qualidade do material é top. Este iPad Pro é muito bom, mas se quer entrar em guerra com o surface da microsoft perde nitidamente. Acho que não se trata de guerra de canetas, trata-se principalmente no objectivo do produto, a produtividade. O surface tem um sistema operativo tal como um portatil ou Desktop, conseguimos trabalhar em aplicações completas como Adobe Photoshop, Autocad, etc etc. No iPad Pro isso não acontece, vem com as mesmas apps mas em versão mobile, compactadas, acho que seria esperar algo melhor, se eles colocassem este tablet com OS da apple que usa nos Macs, só aí é já estaria a par da microsoft.
+1, pois eu realmente gostaria de ver é como é que o processador deste iPad se saía com o Mac. Nesse caso já era uma justa comparação e com muito mais sentido.
Amigos: nunca na vida a apple vai meter OSX no ipad pro simplesmente porque nao é arquitetura x86, apenas arm. Mesmo que fizessem uma variante do osx para arm,iria demorar mt para fazer toda a infraestrutura de apps nessa arquitetura,sem contar com correções de bugs. Esqueçam la isso. Certamente que a apple há anos que anda a cozinhar algo.
Sem dúvida que o grande handicap do Ipad Pro é o IOS, por esse motivo que jamais será PRO e substituirá um portátil, pelo menos para os profissional que usam aplicações gráficas.
A sensação de toque e a sensibilidade da caneta são magnificas, suave e precisa, o mais próximo que estive do desenho analógico, mas sem OS estas qualidades não valem nada, não passa de um brinquedo grande!
É de facto uma pena, tinha grandes expectativas para este tablet!
Não acredito muito nas comparações do Geekbench, comparar CPUs CISC com RISC em sistemas operativos tao diferentes e no mínimo complicado. Acredito que a capacidade de calculo computacional do I5 e muito superior ao A9x e não marginalmente.
Não acreditas, porquê? Porque não tem convém?
Os CPU RISC e CISC (que o Intel não é, já desde os tempos do Pentium), fazem as mesmas tarefas. O GB faz teste a coisas que fazem todos os dias e são importantes para a performance, o resto é irrelevante!
Eu acredito no que eu quiser não preciso de explicar te porque. Se não gostas da minha opinião ignora como eu faco aos teus posts.
O que?! a caneta do ipad pro bate a do surface? Em que mundo? só nesse videozinho rasca mesmo. Amigos, a caneta do surface tem:
– 1024 níveis de pressão O.o
– o ponteiro pode ser alterado para outros ponteiros que a Microsoft tem (mais grossos ou mais finos)
– sensor na ponta para apagar a escrita
– não é preciso recarregar
– tem magnético para se segurar ao tablet
– tem botões-atalhos (para ligar o tablet, abrir o one-drive, etc)
Não sejamos cegos.
Essa do não é preciso recarregar é de rir!
A caneta do Surface tem uma pilha de relógio, é uma pilha extremamente rara: AAAA, que não encontras em loja nenhuma!
A do iPad Pro tem mais a espessura de um lápis, tem motor de feedback táctil, tem sensor de inclinação, além do de pressão, e acima de tudo tem um lag e paralaxe muito inferior ao da MS, nem sequer se compara!
..e para que serve isso tudo? Se queres uma caneta para trabalho “a sério” compras Wacom: http://www.wacom.com/en-us/products/pen-displays/cintiq-13-hd-touch
essa “a sério” precisa de um computador, e é pior que o iPad, nem tem jeito nenhum essa bodega diga a milhas! Isso alguma vez tem ecra de 5.8MP? Ou o lag e paralaxe do iPad?
Muitos artistas estão a trocar as suas cintiq por iPads!
Não, não precisas de recarregar como no iPad Pro, ainda por cima estás sujeito a partir o pencil com a forma que o tens de recarregar -.-Tenho um SP3 há 1 ano e ainda não foi preciso mudar-lhe a dita pilha.
O lag ainda não foi devidamente comparado para estares a afirmar isso, mas aposto que a do Surface é bem inferior. 1024 níveis de pressão dude! a única coisa que o pencil tem para compensar a falta de todas as funcionalidades que citei em cima é o sensor de inclinação. A MS investiu forte nas canetas a ponto de comprar a n-trig por 200 milhões, dude.
Perto do surface? Onde? Ou só eu estou a ver mal?
É um bom produto sem dúvida mas quem lê o título pensa que será algo do outro mundo…
Acho que existiu exagero no artigo é a minha opinião.
Nenhum outro tablet da Apple tem o desempenho deste Pro, acredita. É mesmo o melhor, por isso não há exagero. Este é substancialmente mais rápido que o iPad 2 Air.
Jura?
Bem, não percebeste, mas eu explico-te. O Salto tecnológico aqui presente poderá corresponder ao salto tecnológico dado do iPad 2 para o iPad Air, por exemplo, em termos não só de poder de processamento como do abarcar de outros mercados, por isso é que não vejo onde esteja o espanto do Janus. Já me espanta contudo o teu inconseguimento neste ponto em concreto, acho que percebeste o ponto não?
O iPad Pro é o melhor tablet que a Apple lançou até agora.
O iPhone 6 é o melhor smartphone que a Apple lançou até agora.
Percebi, faz-me todo o sentido e seria preocupante se não fosse assim.
Errado. o iPhone 6S Plus foi o melhor iPhone que a Apple fez até agora, mas o point não é esse Ricardo. O que está descrito é o tamanho do salto na conquista de mercado por onde a Apple nunca andou, ou melhor, andar andou, lá atrás nos anos 90 e não se deu nada bem, e agora vota à carga, o mercado empresarial mas com uma vertente inovadora, mais mobile. Por isso o Tim Cook afirmou o que afirmou há dias. E por isso este “ataque” digamos assim, a uma segmento onde a Microsoft andava a trabalhar mal com o Surface, embora agora com o Book tenha dado um passo melhor, mas não convincente.
É de facto um salto técnológico brutal da apple, mas do ponto de vista prático não é um equipamento profissional comparável ao SP.
Nem actualmente nem próximos tempos existirá software de produção (à séria) )de qualquer área profissional para o IOS.
Seria sim uma revolução, se o Ipad Pro viesse com o OSX.
É uma boa discussão João. Por acaso até não acho, porque se reparares no optimizar é que está o futuro e vimos já até a Microsoft a optimizar as ferramentas de produção para funcionar no iPad Pro, a Adobe fez isso e muitas outras vão também fazer e com os processadores a aumentar o seu poder e as aplicações a adaptar a este sistema, com mais um ano temos aqui uma area intermédia que servirá a muita gente e aí… bom aí é como disse p Tim a nova revolução no mercado dos computadores. Um teclado, um ecrã touch e siga, tens tudo, edição de vídeo, edição de imagem, autocad, suite office, mail, web e serves quase todo um mercado de trabalho e doméstico. Depois há, como sempre houve, os nichos, que aí tens outros produtos.
Got it! A Apple desde sempre faz parte da industria do audio e das artes gráficas.
Então este Pro dirige-se um pouco ao pessoal do escritório. Nesse caso não vejo sentido na caneta mas isso sou só eu..
Sabes que por acaso sei para que servirá. É para a area comercial. Eles querem trazer este utensílio para a área comercial onde vais ter de assinar, onde tens de colocar mais caixas de verificação em software onde o dedo é “demais” para picar é também para isso sabes. Isto é para aproximar o software profissional do iPad. Isto foi mostrado assim cheio de “arte e estilo” como a Apple faz, mas onde a Apple quer chegar é onde nunca chegou, ao trabalho grosso, puro e duro, onde muito software não veio para o iOS porque faltava este acessório. E agora está cá e outro derivado deste vai aparecer e não divides que vão lançar depois para outros iPads mais pequenos nas próximas versões do mini e o Air. É a conquista do mercado empresarial a toda a força.
Em parte concordo contigo Vitor, a evolução é constante e desenfreada, até demais para os utlizadores profissionais acompanharem, quando finalmente nos estamos a habituar a um software já vem uma versão nova, as páginas web são substituídas por apps e entre outras.
Mas para quem trabalhar na área da animação 2D/3D, motion graphic e mesmo edição, onde os pipelines e workflows de produção são pesadissimos a nivel de software e de especificidade, o Ipad Pro não tem qualquer utilidade porque não tem OS, mas só por isso, porque a nível de hardware é topo de gama, já tive a oportunidade de experimentar a caneta e é facto excelente!
Acho que ainda ninguém colocou isso em causa…
O iPad pro é mais rápido que o Surface pro.
E Macbook também não esquecer
Até pode ser mais rápida o uso da caneta no iPad Pro do que no Surface.
Mas não se pode comparar o desempenho do iOS e do Windows normal, será sempre diferente.
Na minha opinião há aqui uma grande confusão na real utilidade destes dispositivos. Aparecem videos por toda a internet com “designers” a dizerem que o iPad Pro é a melhor coisa desde a tinta da china..
Ora, qualquer profissional das artes gráficas sabe que isto é que é o real deal: http://www.wacom.com/en-us/products/pen-displays/cintiq-13-hd-touch
Pouca latência?! Isso não é suficiente para um artista gráfico!
Canetas com bateria (pesadas) para trabalhar 8/10/12 horas por dia?! Estão a brincar comigo!
O iPad Pro pode ser uma boa experiência para multimédia por ter um ecrã grande e (pelo que dizem) uma boa qualidade de som, mas não é mais do que isso, na minha opinião.
+1
A wacom e a n-trig (recentemente adquirida pela Microsoft)
E qual a novidade? É óbvio que seria o iPad mais rápido criado até o momento.
É mais rápido que o Surface Pro base, é mais rápido que qualquer Surface pro na pratica, e em GPU, tem performances muito perto do SurfaceBook Pro com GPU nVidia!
Que estalo!
Basicamente é um iPad com uma caneta e esteróides de resto fazem todos os mesmo
Só tenho a dizer, meu rico surface….
Pois acho que esse ipad deveria ter o OS dos macbooks para ficar melhor em questoes de trabalho
“contra o nome”
Este artigo é uma comedia. Quero ver o ipad a meter o photoshop e restantes programas da adobe a correr ao mesmo tempo e usar a caneta nesses programas. Tenho serias duvidas qdo supostos designers vêem dizer que o ipad é brutal para a area deles e nem sequer os programas da adobe podem usar…devem ser uns designers do caraças! A desenhar em programas tao limitados como o paint…enfim so cai nesta historia do conto do horário quem quer.
Vigário *
Claro que é o tablet mais rapido que a apple criou, se não fosse alguma coisa estaria mal, fizeram um tablet para produtividade, não para jogar, ou lá o que se faz nos tablets normais com iOS ou Android.
Eu quando nao gosto dum restaurante, dum café, dum bar, etc… pura e simplesmente não vou lá! Eu fico parvo as vezes. Não gostam das análises do pplware, e pá, é facil, não venham ao forum! Qual é a dúvida. Eu tenho um iphone, comprei um Samsung para o meu filho, a minha mulher tem um lumia, ou seja, existe uma democracia tecnológica na minha casa. Venho cá todos os dias aprender, descobrir, “beber” informação. Não entendo a necessidade de fazer certas observações ora porque se falou bem do android, ora porque se falou bem do iOs, etc.. Haja paciência…
Agora sim, as Facebook Machines já correm o farmville a 29 FPS
Adoro o meu Ipad e o meu macbook ainda mais, mas isto sem osx…na minha opinião, o termo pro é mais marketing do que outra coisa, mas nisto eles nao falham lol.
deixa me a pensar!!! ex: Gostava de ver como é que os profissionais de video “vão” passar os seus videos 4k feitos com as suas câmaras xptós3000 ali para dentro uhmm…
e já agora acho que fazer a comparação com o SF e no final ainda dizer que ipad pro é melhor é mesmo “marketing” para nao dizer outra coisa… full W10 vs ios… e ainda conseguem arranjar argumentos lol eles é que são profissionais, mais uma vez a Apple a provar porquê está no top.