PplWare Mobile

Técnicos da Apple despedem-se se tiverem de desbloquear iPhone

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Pllz says:

    puro marketing.

    • Há ali muito mais em causa que marketing ou publicidade. A própria ética dos funcionários está em jogo e é a forma de mostrarem que defendem as causa que abraçam.

      • Lolato says:

        Que declarem objeção de consciência. Outros dirão que é uma forma de fuga à (eventual) lei e questionam a ética… há sempre várias maneiras de olhar para um mesmo problema.

        • Tomás says:

          A ordem não se aplica a funcionários aplica-se à empresa, por isso nunca será uma forma de fuga caso a ordem seja para ser aplicada. Pode é servir para mostrar ao juiz o impacto que a ordem pode ter na empresa, e isso pode ter alguma influência na decisão que tomar.

      • Ricardo says:

        Se fosse um familiar de um dos engenheiros…… lá se ia a etica não era?

      • Daniel says:

        Eu diria que há os dois.
        É uma demonstração meritória de ética, no entanto completamente irrelevante e que está a ser usado para campanha. O FBI só necessita de acesso ao código e às chaves, absolutamente mais nada, não precisam dos técnicos.
        Se ter os técnicos da Apple a fazerem o trabalho por eles, tendo em conta que em teoria conheceriam o código ou estariam familiarizados, ajudaria? Óbvio, mas é tudo uma questão de tempo e quem fizesse isso só teria de passar por essa aprendizagem a primeira vez.

        Mas eu tenho sérias dúvidas que o tribunal se decida por obrigar a dar acesso.

    • eRRe says:

      Lol…
      Ainda bem que é “marketing”, assim ninguém se arrisca (ainda mais) a ser espiado a bel-prazer dos serviços secretos (forças de segurança) do país onde vive.

      • Miguel says:

        lol crente a NSA tem acesso aos equipamentos como sempre teve.

        O que esta aqui em causa é que o FBI que ir por meios legais depois da bronca do caso Edward Snowden.

        • Tomás says:

          O FBI recorrer a técnicos do NSA continuaria a ser uma via legal, tal como outras hipóteses viáveis que não envolvem a Apple. O que está em causa é uma tomada de posição política e não técnica; não é por acaso que decidiram pegar num caso destes que tem uma forte componente sentimental, colocar o processo com a Apple aberto publicamente logo desde o início, e o FBI/DOJ ter arranjado um advogado para representar alguns familiares das vítimas poucos dias antes de pedir esta ordem.

  2. Lolato says:

    Não precisam dos funcionarios, que passem as informações que eles (enquanto funcionários) detêm que o FBI trata do resto.

  3. Danny says:

    Não percam o próximo episódio, porque nós também não. 😀

  4. Pedro Araújo says:

    Ética moral e Apple ? Essa é boa !!

  5. Jorge Rodrigues says:

    Americanos e a mania que mandam em tudo e todos, um reles país com pouco mais de 300 anos de história…
    Apoio a Apple nesta decisão por inumeros motivos, e acho lógica a decisão dos trabalhadores, pois faria o mesmo no lugar deles.
    O grosso da situação é que o FBI ou o Governo Americano querem violar a sua própria constituiçãoem plena luz do dia para que todos vejam o quão decadente são a sua moral e etica.
    Se eles são assim tão bons e espertos a NSA que faça o desbloqueio…

  6. Fabio says:

    A ver se conseguem vender uns iphones

    • Tomás says:

      Se a Apple tivesse tido a opção oposta estarias a dizer exactamente o mesmo

      • Fabio says:

        Se tivessem tido a opçao oposta a publicidade acabava rapidamente, isto assim torna.se numa novela,vamos la ver se conseguem vender mais este ano em relaçao ao ano passado sem campanhas de ultima hora

        • Tomás says:

          Há outras empresas e entidades que se opõem, por isso continuaria a haver alguma novela apenas noutros moldes. E tu continuarias a dizer que foi por marketing, já que a Apple estaria a mudar radicalmente de posição para fazer boa figura.
          Mas a realidade é que mantém uma posição coerente com o que já defendia anteriormente…

        • Tomás says:

          … e é por ter essa posição que há gente a defender boicotes à Apple, advogados do governo a lançar insinuações falsas e prejudiciais, e cerca de metade dos seus actuais clientes a estarem contra a posição da Apple. Como via publicitária parece ser uma má opção

          • Fabio says:

            mas eu nao disse o contrario, claro que ha sempre criticas como em tudo o lado, claro que ah pessoas que nao gostam disto, mas em ultimo caso que é o produto em questao e dizerem que nao da para ”desbloquear”, no fim de tudo isto é que conta, o produto,e so mais um episódio para dizerem que teem um produto seguro, e isto claro que se vende, eu como consumidor o que me vou interessar e saber que aconteceu um episódio e que o telemovel é seguro e vou tomar isso em conta antes de comprar um telemovel, claro que nem toda a gente pensa como eu, e alguns com o seu lado emocional mais apurado que o meu vao.se preocupar mais com o que se passou,acho que é mau para quem nao liga muito a telemoveis de topo de gama,mas para quem gosta e ta indeciso ,isto sao bons factores de publicidade, e para os consumidores assiduos de iphones entao, e a cereja em cima do bolo.
            Agora e claro que se este ano venderem menos iphones em relaçao ao ano passado que é o que esta previsto vao todos dizer que é por causa disto, assim o tim cook tem como se desculpar, a empresa precisa de deixar esta novela de lado e se concentrar mais no iphone 7

          • Tomás says:

            Escreves tanto que até te perdes no teu próprio raciocínio. Primeiro é para publicidade, mas no final já é para ter uma desculpa por vender menos. Para ti terá sempre um objectivo sinistro qualquer seja a posição, não interessa a argumentação

          • Fabio says:

            Entende o que quiseres , sinistro ou ironico , os factos tao ai, o resultado logo veras no final deste ano,ja e de esperar que as vendas caiam se nao fizerem nada de extraodinario com o iphone 7 (atençao que quando falo em vendas, falo no ambito dos smartphones), que é que esta aqui em causa, andam a tirar muito proveito desta historia os meninos, eu sei que nao foi a apple que comecou com isto, mas la muita lenha anda a deitar por alguma razao,”Técnicos da Apple despedem-se se tiverem de desbloquear iPhone” ate da para rir, mas para que esta posiçao da parte da apple, se fosse tudo mal nao andavam por ai a dizer asneiras todos os dias,poupam uns milhoes em marketing,e com isto aproveitam (mais uma vez te digo), se as coisas correrem mal com os novos smartphones entao foi culpa do fbi, isto sao o que eles vao dizer nao sei se percebes, mas o mal ja vem de tras desde que o steve jobs morreu

          • Tomás says:

            Dizeres que é para publicidade ou para servir de desculpa não é um facto, é a tua sugestão subjectiva.
            O facto é que a situação requer a tomada duma posição. Outro facto é que estão a ser coerentes com o que as políticas que já tinham tomado e que a grande a maioria dos especialistas em segurança informática também defende.

          • Fabio says:

            Quando falei em factos tavame a referir as vendas, eu nao disse para alguem baixar as cuecas, ser coerente nao é andar todas as semanas com bate bocas sempre ah volta do mesmo assunto, porque isso nunca foi a politica da empresa, porque o estao fazendo agora?, claro que requer a tomada de uma posiçao, todo o lado é assim, agora tomas da maneira que te convem em teu benificio,isto sao assuntos que se resolvem em tribunais, claro que quem quer sair benefeciado com isto vai alimentado palhaçadas com noticias destas,e sabe-se muito bem porque é que o fbi comecou com este filme, porque se o governo dos eua quisessem o tim cook baixava as calcinhas

          • Tomás says:

            Fabio, em todas as semanas quer um lado quer outro tem apresentado argumentação jurídica junto do tribunal; nas últimas semanas o FBI e DOJ têm feito o que se pode considerar uma campanha junto da opinião pública sobre o caso, a Apple tem feito as suas relações públicas como resposta. Está nas bocas do mundo e não foi por iniciativa da Apple.
            Se o governo dos EUA quisesse já tinha os dados há 3 meses atrás usando os seus recursos próprios sem ter que pedir ou exigir nada à Apple.

          • Fabio says:

            Eu sei que nao foi iniciativa da apple, percebesse porque é que o fbi tem andado em campanha, teem os seus interesses,se nao ouvesse o caso snowden secalhar ja tinham agido de maneira mais radical,em que minha opiniao acho que nestes casos a apple junto com os governos seja em que parte for, devia abrir excessoes criando uma politica regulamentada para estes efeitos de terrorismo e nao so.
            Noticias como esta e outras nao acho que seja de tudo ”resposta a relacoes publicas”, e vamos mais uma vez bater ao que disse la em cima.
            Secalhar ja teem os dados,estao é a ver se criam um meio termo entre privacidade e segurança

          • Tomás says:

            Fabio, quem é que te disse que esta notícia é uma iniciativa da empresa Apple?
            A empresa tem todo o direito de se defender e mostrar a sua posição publicamente se doutros lados a estão a atacar com insinuações.
            Encriptação de dados nos aparelhos não tem grande privilégio para ter meios termos, compromissos, excepções, etc. Lê as análises que os especialistas na área fazem, lê a opinião de ex-directores da CIA e da NSA e de muitos outros…

          • Fabio says:

            epa, nao me digas que pensas que isto foi uma iniciativa dos trabalhadores, por acaso se encontraram num cafe todos e comecaram a falar disto e entao decidiram vir para a imprensa falar de uma materia tao mediatica e sensivel lol, e ainda por cima para dizerem uma coisa que melhor que eles proprios sabem que o telefone é desbloqueavel,o que a apple veio fazer foi o que sempre disse em cima,marketing de borla,e com isto preparar algum terreno.
            Os privilegios que o fbi quer ter , é que nao quer dar satisfacoes a ninguem, nao ter que andar a pedir nada a ninguem , nao violar normas, nem muito menos terem que andar a inventar coisas sobre a vida pessoal das pessoas para conseguirem o que querem (como fizeram com o julian assange), aproveitaram.se desta situaçao delicada de um atirador e tao a usar isso para criar mecanismos perante a lei para nao darem satisfacoes a ninguem i terem acesso a todo,quando mencionei meio termo era isto.

          • Tomás says:

            Fabio, onde é que é dito que são todos? Os rumores circulam, as pessoas falam e os jornalistas ainda há procura de reacções. Há alguns sites que têm contactos com pessoas que trabalham na Apple e confirmam a mesma ideia e chegam a dizer que não é fora do comum este tipo de atitude. Um dos sites é o TheRegister, que não morre de amores pela Apple.
            Que meio termo é esse? O desejo da criptografia funcionar à base de mágica política em vez de matemática?

  7. Francisco Pinto says:

    De certeza que há aqui na pplware uns fanboys do android que acham que é fácil hackear o iPhone e que vão se voluntáriar para o fazer…. E ganhar uns cobres…. Hihihih

  8. Jorge Carvalho says:

    Perguntem-se porque não existe pedidos de desbloqueio para Androids (por enquanto) ….

    Abc

  9. David Ramos says:

    Tretas. Marketing

  10. Pedro Pinto says:

    Dou os meus parabéns à Apple, por ter construído um sistema operativo com dificuldade extrema de violação.

    Continuo a não gostar de iphones, mas que eles tem mérito, lá isso têm.

  11. Chorando says:

    Será que vão pedir demissão mesmo? Bull**** .

  12. Jorge says:

    Se os iphones forem desbloqueados a apple morre

  13. Diogo says:

    Meninos da apple a novela não acaba, isto mais parece aquelas novelas da tvi.
    Até o sindicato dos trabalhadores da apple entra na historia, devem ter recebido também uns milhares.
    Esta propaganda não pára. já chega, sabe-se muito que é possivel ter acesso ao iphone em tempo real.
    O android sendo a maior parte do codigo open source dificulta o trabalho às agencias.

    • Tomás says:

      Se o código for open source isso só facilitaria a vida, já que não seria preciso pedir a nenhum técnico duma empresa específica para fazer o mesmo que é aqui pedido. Convém também relembrar que na maioria dos Androids a opção de encriptação do disco nem está activada…

      • Zaark says:

        Ser open source nem facilita nem dificulta.

        • Tomás says:

          neste caso concreto facilitaria. O FBI facilmente arranjava alguém para modificar o código do sistema, pois tinha o código fonte e documentação para o fazer. Não é essa a vantagem do open source? Qualquer um poder modificar?

          • Daniel says:

            Faltaria a chave na mesma, pelo que não facilitaria nem dificultaria e teriamos na mesma uma novela idêntica.

          • Tomás says:

            que chave é essa? Não precisas de nenhum chave para modificar o sistema Android já que há muitos exploits que permitem ter acesso root e fazer a modificação, ou até instalar um novo sistema sem assinatura do fabricante. Era o suficiente para fazer tudo o que estão a pedir à Apple.

          • Daniel says:

            @Tomás, assim se vê o quanto comentas por ignorância. Não basta somente o código, o FBI necessita também das chaves privadas para assinarem o código/firmware…

            E não estamos a falar de como o sistema Android funciona, estamos a falar o iPhone e do iOS…

          • Tomás says:

            Daniel, há formas de jailbreak no iPhone que não necessitam de password ou chave – a partição do sistema não está protegida pela password. Tendo jailbreak podem fazer modificações no sistema.
            A sequência de comentários também incluía o Android, está logo no primeiro deles.

  14. edgar silva says:

    Neste aspecto a apple devia desbloquear AQUELE iphone, pq podera ter provas concretas,dai a desbloquear todos seria um erro crasso da empresa pq vai contra ao q steve jobbs criou,btw n sou iphoneboy

    • Wistfultale says:

      Primeiramente acho que devias aprender a escrever. Sim, talvez voltar para a primaria: “pq”, “q”, “n” e “btw” não constam no dicionário da língua portuguesa – para não falar dos tempos verbais: “podera” em vez de “poderá”. Em terceiro lugar não é “steve jobbs” mas sim “Steve Jobs”. Terceiro lugar, às vezes gostava que as pessoas pensassem mais um bocado pela cabeça: desbloqueias “AQUELE iphone”, ok, mas estás a esquecer-te que ao desbloqueares aquele iPhone estás a desbloquear os todos os iPhones do mundo (até porque o que o FBI quer é que a Apple crie ‘backdoors’ no iPhone, permitindo o acesso a qualquer um, nos próximos lançamentos do iOS), o que daria uma grande confusão – terias dados de milhares de utilizadores expostos, e sinceramente, se isso acontecer a Apple irá perder clientes (eu inclusive, que há 4 anos para cá já não gasto mais nada a não ser da casa da Apple).
      Mas agora a sério, vai lá melhorar esse português 😉

  15. Marco says:

    grande coisa, apenas contratam um hacker qualquer e em 1h desbloqueia aquilo…é um telemóvel não é um servidor da nasa, poupem-me

  16. bruh says:

    Que se demitam, e depois que sejam presos por cumplicidade para com o terrorismo. Continuo a dizer a privacidade de uns milhões, na minha opinião, não é mais importante que 1 única vida humana. Se desbloquearem o tal iphone, e isso levar a que prendam mais uns quantos terroristas, serão vidas humanas a serem salvas de possíveis futuros ataques.

    • Alex says:

      Até que enfim alguém com cérebro!! Bem, parece que os terroristas têm de passar a usar iphones para as suas patifarias, já que podem matar e explodir á vontade sem que se possa saber o que eles andaram a fazer…

      Muitos condenam o terrorismo e bla bla, mas quando se trata de o prevenir e desbloquear um telemóvel de um terrorista para saber os seus passos, ah aí já não acham bem.

      Isto tem uma palavra: Hipócrisia.

      E espero bem que a APPLE seja condenada por cumplicidade ao terrorismo, este arrastar já passa da palhaçada!

    • JBM says:

      Acesso a certo tipo informação sensível também pode criar situações que coloquem vidas em perigo, e isso é um dos riscos quando se cria uma ferramentas destas que põe em causa a segurança de sistemas informáticos.
      Os funcionários nunca poderiam ser presos pois não são funcionários da Apple que são o alvo da ordem, é a empresa.
      Se o governo acreditasse que havia esse tipo de informação não teria esperado quase 2 meses a pedir à Apple por uma solução, teria usado logo as ferramentas que já tem na NSA.

  17. Amsil says:

    Não tarda e o daesh é totalmente equipado com iphones!

  18. Diogo says:

    Tomás, o código open source só dificulta, não facilita.
    open source é seguro, de confiança, privado, onde não conseguem colocar spywares, backdoors ou outro tipo de virus, pois mais tarde ou mais cedo seria detectado. ja o codigo que não é open source é muito fácil pagam os milhoes as empresas proprietarias e colocam um spyware ou um backdoor por exemplo, ja fizeram isso na empresa RSA por exemplo.
    à uns tempos houve um software que tinha o nome de truecrypt e como era open source e estava a dar muito trabalho às agencias decidiram fechar empresa, e fizeram isso porque não podiam fazer mais nada.
    O sr.º eduard snowden disse que o iphone tinha um spyware secreto. o que permitiria ter acesso ao dispositivo e as comunicações.

    • Tomás says:

      Diogo, tudo o que estão a exigir à Apple para fazer seria rapidamente feito por outros se fosse código open source, sem ter que pedir nada à Apple.
      Ser código open source não te dá automaticamente nenhuma garantia de segurança ou confiança, apenas permite que mais pessoas possam olhar para o código, testar e modificar mais facilmente. Continua a poder haver bugs e tantas outras coisas.
      O sr. Snowden não disse que o iPhone tinha spyware secreto, disse que as agências tinham desenvolvido formas de instalar spyware sem que as pessoas detectassem. Hás de ler o que o sr. Snowden disse sobre esta discussão, não o vês a falar que há spyware…

  19. Diogo says:

    Tomás, O software open source pode não ser 100% seguro, pois não há sistemas 100% seguros, mas são mais seguros que os sistemas de codigo fechado, por vários motivos: 1.º não tem spywares, backdoors ou virus. 2.º visto que há uma grande comunidade que estuda, testa e dá suporte aos sistemas, garante que as vulnerabilidades, falhas de segurança sejam resolvidas e sejam resolvidas mais rapidamente.
    3.º os servidores é tudo linux (open source). Posso garantir que é mais privado e de confiança visto que não tem qualquer tipo de virus.

    • Tomás says:

      Nada do que tu apontas tornaria mais complicado fazer aquilo que o FBI quer que a Apple faça. E ser open source não é garantia de que é mais seguro do que outro sistema de código fechado, não confundas a facilidade de permitir correcções com o resultado real em segurança, segurança não é só correcções de bugs.
      Podes ter spywares, backdoors e virus num sistema open source, não há nada inerente que impeça a sua existência, eles existem em Linux.

  20. sakura says:

    ok, se a apple não quer dar as Keys, do software. que clone o iphone, na partica será capas de ler a dummp do original.
    por ums 7,000E , semper vendia mais umas unidades.

  21. Raul says:

    Ainda nao se lembraram de levar o telemovel aos monhes ??? Eles desbloqueiam na hora e ainda trocam o imei para que possa ser utilizado de novo….esse FBI

  22. tiago says:

    Bla bla whiskas saquetas… além de marketing, gostava de perguntar a eles se tivesse lá um familiar no meio dos que perderam a vida, se não tinham outra visão sobre o assunto… custa muito desbloquear especificamente aquele Iphone e dar a informação ao FBI, ficando a Apple com o tlm na sua posse? Não me gozem…

  23. Tiago says:

    Não sei até que ponto não pode ser um problema para os proprios colaboradores encarregues da segurança do equipamento, arranjarem forma de ultrapassar as seguranças todas implementadas.
    Há muitos governos e empresas com a “necessidade” de ter uma “backdoor” destas para aceder aos conteudos dos iphones.
    Com o mediatismo todo do tema, uma vez descoberto um dos colaboradores, pode haver muita pressão sobre ele e sobre a familia dele.

    Falo sem grande conhecimento, não sei se o anonimato deles está bem salvaguardado. Mas qualquer conversa de café pode ser uma potencial fuga de informação 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.