PplWare Mobile

Expose – tudo exposto

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: João Coutinho


  1. KaiserSoze says:

    nahhhh.. mesmo assim o Mac OS não me convençe. Compiz faz muito, muito mais

  2. Ninguem says:

    Só um pormenor João… Usas no canto superior esquerdo? Digo isto porque quando tento fechar uma janela não me dá jeito nenhum… 😀
    Sobre o exposé so tenho a dizer bem! De certeza que quando pegas em MS Win andas ali com o rato feito doido pros cantos… lololol

  3. Christophe Silva says:

    Partilho da opinião do KaiserSoze, Compiz faz muito…

  4. Xiwiipe says:

    também existem programas que permitem fazer o mesmo no windows.

    Um deles é o Admiral.

  5. Miguel Guerra says:

    Sem dúvida uma exelente ferramenta! Esta e muitas mais, que o Leopard nos oferece, fazem-nos mesmo ganhar muito tempo num dia inteiro de trabalho.
    Costumo ter muitas janelas abertas ao mesmo tempo e o exposé ajuda muito.

    @Ninguém
    Eu não uso o canto superior esquerdo, pela razão que referiste.

  6. Vasco Silva says:

    O Alt+Tab do Windows Vista, com o Aero activado, também é bastante útil, funciona a tempo real, é rápido e eficaz, por isso “Ninguem”, no Windows so anda pelos cantos quem quiser, até porque no Vista têm as duas opções, Flip e Flip 3D, e concordo que este último pode não ser tão eficaz como o Exposé, mas o Flip chega e sobra…. Claro que isto é a minha opinião pessoal, e há muita gente que não concorda….

    Podem ver aqui uma imagem do Flip no Vista

    http://www.baboo.com.br/absolutenm/articlefiles/23584-alt_tab_full.jpg

    E do Flip 3D

    http://www.baboo.com.br/absolutenm/articlefiles/23584-flip_full.jpg

  7. Burgada says:

    …precisava deste programa…mas em Windows…já há algum tempo que procuro um programa semelhante a este, mas obviamente que funcione em Windows…alguém me pode ajudar?

    Em relação ao compiz…faz o mesmo efeito?Confesso que não conheço o programa…

    Em relação a comprar um Mac…para já ainda não…por isso é que necessitava de um programa como o Expose…

    Alguma ajuda?

    Abraço

  8. pussas says:

    Viva!
    this is my first time i comment in pplware..be gentle 😛

    @Ninguém e @Miguel Guerra uma dica que talvez vos permita utilizar os cantos com poucas chatices (provavelmente já é do vosso conhecimento mas já fica para os mais newbies)

    No primeiro printscreen de todos (o de configuração do expose) quando vocês vão escolher o que pretendem em cada um dos cantos podem clicar nas teclas de comando e/ou alt.. assim quando acederem a um comando irão precisar de clicar nessa combinação de teclas e ir lá com o rato.. evita o problema 😉

    keep up the good work!

  9. Miguel Guerra says:

    @Burgada
    Existe o Deskloops para Windows que se assemelha ao Exposé.

  10. CáVai says:

    @ Burgada :

    Não sei que windows usas…
    Para windows vista talvez queiras experimentar o Switcher (http://insentient.net/).

    Não oferece todas as funcionalidades do Expose mas funciona bastante bem e com fluidez. Além disso integra-se com o windows aero.

  11. Miguel Guerra says:

    @João Coutinho
    Mudei há cerca de 3 semanas para Mac e, a única coisa que ainda não me habituei é a curva de aceleração do rato. Acho-o demasiado lento quando o movimentamos devagar. Sei que isso é útil em certas situações que exigem precisão, mas preferia uma curva de aceleração mais linear.
    Sabes como alterar isso?

  12. Gonçalo Roque says:

    Já uso mac os quase exclusivamente á 2 anos, e quando vou ao windows faz-me muita falta o expose, e depois lá vou eu aos cantos lol.
    É só a mim ou os sistemas linux parecem muito desorganizados, parece que nunca nada está onde devia estar. O compiz é fixe mas tem algumas(bastantes) incompatibilidades com vários aplicativos. O expose funciona sempre impecavelmente…

  13. Ninguem says:

    @Vasco Silva: Acho que comparar o flip ao exposé são duas coisas diferentes… ate porque o mac tb tem o ALT+tab uma coisa é veres miniaturas das janelas outras é as janelas passarem todas para o mesmo plano e poderes clicar com o rato nelas. Alias o que mais gosto do exposé é a ausência do teclado…

    @pussas: Desconhecia essa função… muito obrigado!

  14. paulf says:

    nada de muito significativo…até porque as aplicações surgem em janelas pequenas e essa desvantagem não compensa, pelo menos para mim, o pouco tempo que se ganha. Para além de que como já foi aqui dito, o Vista tem um sistema óptimo quando temos 20 janelas abertas ou mais…e tem vários efeitos para quem gostar mais de uns do que de outros.

  15. Miguel Guerra says:

    Outra forma muito simples de activar o exposé é clicar em qualquer um dos botões laterais do rato mighty mouse.
    Penso que não é essa a definição de origem, mas pode-se alterar facilmente nas definições do rato.

  16. Miguel Guerra says:

    @paulf
    As janelas não surgem pequenas. Surgem no tamanho máximo de forma a caberem todas no ecrã, como se pode ver na 2ª imagem.

  17. Spalix says:

    Não tem nada similar no windows? Achei muito legal, pq não precisa clicar (pelo que entendi), somente colocar o cursosr do rato em cima e ativa a janela e coloca ela pronta ao trabalho.

  18. Ninguem says:

    @Spalix: Tens de clicar na que quiseres…

  19. @KaiserSoze: O Expose vem de raiz instalado no Mac OS. É por isso um recurso sem qualquer peso adicional no OS. Pela Demonstração que vi no youtube, o Compiz parece bastante interessante.

    @Ninguém: Como para fechar uma janela uso cmd+w ou o programa cmd+q, não vou com frequência ao canto superior esquerdo, a não ser para bloquear o Mac.

    @Miguel Guerra: Também me faz confusão, por isso é que mudo a configuração da velocidade de deslocamento do rato nas preferências do Sistema.

    @Gonçalo Roque: Acontece-me o mesmo quando tenho que usar um PC. Ando sempre aos encontrões aos cantos.

    @paulf: usas MacOS? É que se usas, não compreendo como isto não aumenta a produtividade do trabalho. Poderá ser uma questão de hábito.

  20. Hugo Pinto says:

    ja conhecia uma app pra windows q faz algo parecido
    chama-se entbloess

    http://www.reflexvision.net/

  21. Vasco Silva says:

    @Ninguem
    LoL…
    Mas no Flip (Ou Alt+Tab) do Vista, a única desvantagem é ter que ficares a carregar no Alt, mas podes seleccionar com o rato a janela que queres abrir, e acho que a parte de veres em miniaturas não tem desvantagem, e como disse são em tempo real, e largando a tecla Alt, as janelas voltam ao tamanho original, e uma vantagem que eu encontro é que não mete a janelas todas lado a lado espalhadas pelo ecrã, mas novamente digo que esta é a minha opinião…. xD

  22. paulf says:

    @João Coutinho
    Não uso MacOS, mas ou se tem um grande ecrã ou então, se não se tem, como tinha dito antes, pelo menos para mim, acho k não compensa a perda de tamanho…Mas isso é a minha opinião pessoal, até posso estar enganado e até pode ser mesmo uma questão de hábito como diz no seu comentário.

  23. @PaulF: Acredita que para além de ser uma questão de hábito, neste momento não concebo outra forma de trabalhar com várias janelas abertas a não ser com um programa como o Expose (se ele em Mac, Windows ou Linux).

  24. Bruno says:

    @Vasco Silva,

    dá para manter o Fip e também o Flip 3D na tela sem precisar ficar segurando qualquer tecla…
    Flip: Ctrl+Alt+Tab
    Flip 3D: Ctrl+Win+Tab
    É só ir usando o tab ou setas direcionais para alternar entre as janelas e daí dar enter [ou esc para voltar à que estava aberta antes]. No caso do mouse, é só clicar mesmo.
    Abraços

  25. paulf says:

    @Joao Coutinho
    Acho que vou experimentar o programa desse género para Windows, quem sabe depois não consiga também deixar de usar esse tipo de organização das janelas…Nada com experimentar de novo durante mais tempo..

  26. Vasco Silva says:

    Brigadão Bruno pela dica…. Mt obrigado mxm! xD

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.