Quantcast
PplWare Mobile

Estudo: Quem irá comprar o iPad 3?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. joaquim says:

    Ipad3???? A resposta é: Asus Transformer Prime tf201.

  2. jesus says:

    Estes números não passam disso. A realidade é muito diferente. Está essencialmente focado nos EUA, por isso vale o que vale, agora deveria de ser mais abrangente (UE, Asia, América do Sul e Austrália) assim dava para ter uma ideia mais real (flutuações monetárias, condições económicas, penetração de TI no mercado…)
    Não tenho nenhum.
    Se adquiro um, não sei, provavelmente não. Graças a políticas económicas restritivas ao consumo, nomeadamente redução de salário e subsídios de natal e férias. Por isso se calhar vou surripiar o do Passos Coelho (iPad 2 3G) e o tipo que compre outro que o orçamento da PCM o permite ( e os impostos exagerados sobre o povo também)

  3. João Carvalho says:

    – Quem irá comprar o iPad 3?
    – Quem pode.

    • José Leite says:

      Caro João Carvalho,disse tudo.Quem pode,nem mais.Eu não,que sou pobre e o que dava por esse dinheiro era mais de um mês de trabalho.E depois??Andava mais de um mês a passar fome??Nem pensar!!O quê??Dar mais de 100 e tal contos por um iPad??Ora,ora…Sempre o disse:por 500 euros já se compra hoje em dia um grande computador.Dos melhores!!Dos melhores!!Vocês que percebem mais disto do que eu,que sou um leigo,sabem isto perfeitamente.Preferia ir a uma boa loja(Worten,Radio Popular,Staples,Vobis,etc,etc..),e comprar por esse dinheiro um portátil dos bons,já com um grande processador,o Windows 7,uma boa placa gráfica,etc,etc…Estes tempos são para se poupar,não estão para caprichos de criança.

      • Rui says:

        Caro José Leite,
        Independentemente de falarmos de um iPad ou Android, os tablets são um mercado diferente dos portáteis. Cada um com o seu mercado.
        Existem pessoas a quem um tablet dá mais jeito que um portátil, a outras um portátil é mais útil, e outras que lhes dá jeito ter os 2.
        Há certamente quem compre um tablet por capricho, mas isso acontece em muitas outras coisas….
        Pense de maneira diferente e irá ver que um tablet tem vantagem sobre um bom portátil em muitas situações.
        Saudações

      • Sergio says:

        José. Vou-lhe dar o exemplo da minha ex-sogra. Passa a vida a queixar-se que o portatil da minha ex está sempre em cima da mesa da sala, mas na realidade é ela e a minha filhota que o usam para ir ao facebook, a uma ou outra revista cor-de-rosa, skype e mais algumas coisas. Não faria muito mais sentido um tablet do que um portatil para ela?
        Para muita gente faz mais sentido um tablet. Claro que pode dizer que um portátil é muito mais versátil. Mas para a maioria das pessoas essa versatilidade é apenas teórica.

        • Roberto Torres says:

          Oferecemos cá em casa um Ipad 2 a minha mãe (leiga na utilização de pcs) e foi o melhor que fizemos. Há muito que ela queria entrar no mundo da internet e tecnologia e graças à facilidade de uso do Ipad, hoje ela faz imensas coisas com o ele. Foi um mundo novo que se abriu para ela. No pc depois de muitas tentativas, nunca foi tentador continuar. Para muitas pessoas o tablet é muito mais prático e de maior utilidade que um pc. Já eu, tenho o iphone 4 e pc e ainda não vi qualquer utilidade no tablet (e pego nele imensas vezes para testar). Para quem usa apenas redes sociais , pesquisas, youtube, jogos, ou seja, a vertente de entretenimento o tablet assenta que nem uma luva.

  4. João Ramiro says:

    Não tenho nenhum e também não vou adquirir o 3, já fiz o meu investimento tecnológico este ano 🙂

  5. Leandro says:

    iPad? Estou só esperando sair um Samsung com Windows 8. iOS tem a mesma cara desde que foi lançado, já encheu o saco, mesmo o hardware sendo incrível.
    Se tivesse bootcamp no iPad eu até compraria. 🙂

    • lourenço says:

      bootcamp no ipad..

      mas isto faz sentido em algum lado???…
      já o windows8 explorer num tablet é algo q me faz mil confusão…..

      é isto.., tenho dito..

    • fabiomacedo says:

      eu tambem tou a espera dos tablets com windows 8…

      Por acaso alguem sabe com adquirir “ja” um tablet windows 8???

      É k estou fato de ver pessoal a mostrar videos na net mas ond andam esses tablets k eu n os vejo??

  6. Pedro Pinto says:

    Excelente artigo Marisa! Parabens

  7. Rui Teodósio says:

    “Para a realização deste infográfico fpram …” Little mistake xD

  8. José Bernardes says:

    Uma das minhas questões em relação a um tablet é: que utilização iria dar que não dou no meu Smartphone Android?

    O ecrã é maior e é melhor para ler e ver filmes, pois e compensa o investimento?

    Foi então que a imprensa me recordo do ASUS Padphone. Acho que será o meu próximo Smartphone, já que culmina toda a utilidade e portabilidade do meu telemóvel com o grande ecrã e bateria extra do “tablet”.

    Acho que este conceito tem tudo para resultar em relação a um iPad ou em relação a qualquer outro tablet!

    Deixando o off-topic, o iPad 3 ou iPad HD será mais uma actualização de hardware e pequena alteração de software(penso eu) que não me levaria a gastar os meus poucos €’s.

  9. Nossa :O says:

    A minha mãe não deixa xD

  10. Alexandrex says:

    Eu não compro tenho vários PC’s em casa e o mercado dos PC’s (linux, mac e windows) interessam-me imenso. Os smartphones também.
    Todos os gráficos e estudos incidem essencialmente nos EUA. É isso que interessa aos Americanos pois eles são os que mais compram estas coisas. Hoje dizia-me um amigo que vive nos EUA que cada membro da família dele tem uma coisa destas. Americanices, pensei eu.

  11. Miguel Almeida says:

    Em principio eu vou comprar. Era para comprar o iPad 2 acerca de 1 mês atrás mas decidi esperar e ver o que aí vem e ao preço que vem. Depois de apresentado e saber se o preço aumenta ou se mantêm decido… Mas uma coisa é cerca, tablet a comprar é certamente o iPad 2 ou 3. 😀

    Cumps

    • Fleshfly says:

      Tenho um ipad 2 wi-fi foi me oferecido, pois se nao tivesse provavelmente nao o tinha comprado ainda… A unica coisa que posso dizer é que estou completamente rendido, deixei de usar o portatil em casa. A usabilidade é impressionante. São muitas as vantagens em relaçao a um portatil no uso do quotidiano. E pra mim o grande trunfo é o ios e o leque de aplicações disponiveis que são excepcionais, e isto por um motivo muito simples funcionam. Como utilizador é claro que dou valor a varios tipos de funcionalidades, mas se n tenho fluidez, rapidez de resposta e as aplicaçoes deixam a desejar então nao tarda nada estou noutro dispositivo que o faça, e é nisto que pra mim o ipad ganha à concorrencia. Em relaçao ao ipad 3 o que me faria trocar seria a resolução principalmente pela navegação na net. Já agora deixo uma dica para um execelente browser com flash pro ios, puffin, pra mim o melhor de todos os que testei.

  12. Razy says:

    Se tivesse pilim comprava, não o iPad3 nem mesmo o Prime, mas o ASUS Transformer 700 series, só em sonhos…

  13. Serva says:

    Boa noite ,

    O Padphone tem um conceito incrível , é um daqueles que está sobre a minha mira .

    Quanto a questão de quem vai comprar o Ipad 3 , se não existirem alterações de monta , não entendo a razão de comprar outro dispositivo quase em tudo igual , se ainda o Ipad 1 está a venda , não faz sentido quem tenha o 2 comprar o 3 , isto digo eu de uma forma objectiva e o mais neutra possível .

    Este novo Ipad já se sabe que nos primeiros dias irá vender até vir a mulher da fava rica , mas vamos ver como se aguenta no após aqueles clientes que são tão fieis que pernoitam a porta das lojas nos USA e Japão , prevê-se uma concorrência com conceitos inovadores como o Padphone e de uma forma muito agressiva , não esquecer do factor Windows 8 que vai baralhar este mercado apostando aqui com um factor de sucesso para o seu SO , resumindo este ano a Apple não vai estar sozinha neste segmento de mercado o Android tem o seu SO já optimizado para tablets e o Windows 8 vai entrar em força .

    Cumprimentos

    Serva

    Cumprimentos

    Serva

    • João Ramiro says:

      Muito bem visto, apenas uma coisa de que muitos se estão a esquecer, preços… Nesta altura, tirando os produtos Apple que “toda a gente” compra sem olhar a custos, ainda não se sabem preços de hardware com Windows 8, estamos a falar da Micro$oft se é que me faço entender (que acresce ao hardware o preço da licença de software, algo que “teoricamente” não acontece com Andróides).

      Quanto ao padphone, excelente conceito mas seguindo a política da ASUS o smartphone, tablet, pen e base serão vendidos separadamente! Uma experiência completa não ficará mais caro que um iPad 3?

    • Sergio says:

      mas estes não eram exatamente os argumentos para o insucesso do ipda2?!?!? Ia vender muito aos fans boys no inicio e depois….

    • Eduardo says:

      O Padfone vai ser sempre um nicho! A provar isso estão o Playbook e um telemóvel da Motorola que dava algo parecido. Estes dispositivos para terem a funcionalidade que apregoavam necessitavam de outros dispositivos. Ora isso põe sempre a maioria das pessoas com um pé atrás, mais não seja porque têm comprar mais coisas para poder ter as funcionalidades. Já para não falar que se andam com monos atrás que servem de muito pouco se não estiverem ligados.
      Sobre o iPad… é engraçado que usam sempre o argumento de que é um mero update que não traz nada de novo!! Deve ser porque não têm mais nada para dizer

  14. Luis says:

    Tenho o iPad 2 desde o verão e surgiu agora a possibilidade de o vender. Só o uso para leitura de livros, revistas e por vezes até o email e pouco mais. Para o uso que lhe dou valorizo muito a robustez (isto já deu alguns tombos), a bateria e a resolução. É neste ultimo aspecto que considero o maior ponto negativo para mim. Portanto, depois de vender este vou procurar um tablet que para além de robusto e uma bateria de grande capacidade, também tenha uma óptima resolução. Se o próximo iPad me agradar depois de o experimentar compro, caso contrario, compro outro tablet qualquer.

    • lourenço says:

      10h de bateria n te chegam?… impressionante..,

      é a primeira vez q vejo alguém a classificar as 10h de bateria como um dos aspectos negativos do ipad2… melhor que isso, é ver a fé inquestionável de conseguir encontrar melhor noutras marcas…,

      sim senhor…

      • Luis says:

        Caro Lourenço,

        Creio que tenha lido o meu comentário na diagonal e nao prestou atenção que eu valorizo a robustez e a bateria. O meu ponto negativo é a resolução. Nao tenho nada a apontar à bateria, mas neste momento uma carga já só da para 2 dias.

    • Carlos Almeida says:

      Para ler livros, revistas, por vezes emails e com grande autonomia o melhor investimento seria um e-book reader. aliás, um ipad só para isso até é mal empregue…

  15. Serva says:

    Caro @Alexandrex ,

    Tens aí um bom ponto , não se pode comparar o mercado Americano com o resto do Mundo , os Americanos que eu considero em geral uns parolos com um nível extremamente baixo de literacia podem-se permitir a fazer este tipo de coisas , mesmo em tempos de crise os que têm emprego continuam a endividar-se como se o Mundo acabasse amanhã .

    Sõ que os Americanos apesar de terem um divida publica tão alta que foram obrigados a criar mais um digito , estão-se a borrifar para as consequências , por uma simples razão que foi dada pelo presidente da FED , as agências de rating não podem baixar o ranking do País , orque nunca vai haver incumprimento em caso de falta de liquidez o Banco Central emite mais USD , é assim a vida .

    Cumprimentos

    Serva

    • jogabue says:

      A questão de liquidez e injeção de dinheiro nos mercados não é assim tão simples. Se injetarem muito, por exemplo, o dolar esvaloriza ainda mais face ao euro e outras moedas e os EUA terão que pagar ainda mais por bens que importem.

  16. Ricardo Ribeiro says:

    Se tivesse como comprar o Ipad 3 por um preço mais baixo em troca do Ipad 2 até comprava, agora não tem motivo para comprar o 3 se já tenho o 2.

  17. J Pedro says:

    Hoje estive com um ipad, um macbook pro 13 e o tablet da sony nas mãos, o ipad a unica coisa que efectivamente lhe falta é o flash, o macbook pro é fantástico mas desiludiu-me o teclar (promenor)e o peso, o tablet da sony muito bom mas chateia um pouco aquela forma que tem, resumindo entre o ipad e o sony escolhia o sony quanto ao macbook, apenas o preço me faz olhar de lado aquele design fantástico.

  18. Nelson Vidal says:

    e a bateria vai durar 10Horas ou vai durar 5?
    a Apple vai resolver o problema que criou com o IOS 5?

    • Hell_Shoot says:

      Já disseram que estão a tratar disso. Muito provavelmente com o tão espectado iOS 5.1.

    • lourenço says:

      é…, para dizer a verdade, tenho o iphone 4 e o iphone 4s com 5.1 beta e impressionantemente o iphone 4s tem muito mais autonomia q o iphone 4….
      utilizando nos 2 a mesma gestão de recursos…, ligar e desligar o 3g e plano de dados quando e não preciso, etc…

      de facto a possibilidade de desactivar o 3g no 5.1 do iphone4s melhorou em muito o problema da autonomia…,

      isto aconteceu cmg.., por isso ya

  19. Bruno Fernandes says:

    Lá vou eu ter que vender o terceiro rim… oh wait.

  20. Rui says:

    Por uma questão racional, não troco o meu iPad 2 pelo 3, mas admito que o gostaria de trocar, pelo facto de vir com o écran retina (supostamente).
    As câmaras que vêem de origem tb não são as melhores… Mas tb como não o uso como maquina fotográfica.
    De resto, melhorias só mesmo a nível de iOS é que queria.

  21. Hell_Shoot says:

    Excelente artigo, contudo contém um pequeno erro: “…‘que me trouxesse cerveza’.”. Deveria estar: “…‘que me trouxesse cerveja’.”, a não ser que não estivesses a escrever em português. 😉

  22. Maloky says:

    Eu vou 🙂

  23. André Silva says:

    “Como é fácil de induzir, o iPad é mais uma tecnologia de entretenimento que propriamente de trabalho.”

    E assim se resume a realidade numa única frase.

    Do pouco contacto que tenho com os iPads e seus proprietários, o que mais me espanta não é a qualidade do produto – que é indiscutível – mas sim o facto de tanta gente perder o bom senso e gastar 500/600/700€ num “brinquedo” para meter jogos, navegar na web, participar nas redes sociais e pouco mais. Hoje em dia oferecem-se iPads a crianças com 10 anos!

    O poder do marketing é uma coisa incrível, disso não haja qualquer dúvida. Preocupa-me sim o facto de as massas serem tão influenciáveis e manipuláveis e pensarem tão pouco pela própria cabeça.

    • Carlos Almeida says:

      E nem imaginam a quantidade de pessoas que compra o ipad e depois volta á loja para perguntar o que podem fazer com ele…compram um produto e não fazem uma pequena ideia de como trabalhar com ele nem para que serve! true story!

  24. Sueti says:

    “Pode-se” ?! E apareceu-se duas vezes escrito no artigo!

  25. joão says:

    Não tenho, e se viesse a comprar um tablet não era iPad, apesar de eu gostar (muito) dos produtos da Apple.

  26. Comecei a ler o artigo e não reparei no autor… Sensivelmente a meio vi logo que o artigo só poderia ser da Marisa… Bom artigo, Marisa!

  27. MrT says:

    Sinceramente,
    Se o ios não trouxer nada de novo, o ipad3 será comprado só por utilizadores do ipad.
    Pois, tanto os androids como os ipad’s que irão ter o windows 8 tem funcionalidades que o ios não tem.

  28. E.Norte says:

    Fala-se aqui muito nos preços dos produtos da Apple e de quem os compra ser ou não 1 tolo por gastar tanto guito em tais produtos..
    A Apple é diferente, quer ser diferente e quer dar ao consumidor uma experiência diferente que se destaque dos outros e não quer ficar somente á espera de novos chips (esta é a minha leitura). SIM, como muitos tugas também olho de lado para os preços, mas não critico por serem caros ou inacessiveis á minha carteira ou por haver alternativas no mercado mais baratas. SIM bato palmas à Apple por não bisbilhotar os seus concorrentes e serem originais nos seus produtos. Acho ridiculo e já me cansa comprar Asus, Vaios, Toshibas,, etc…e quando se abre TCHARÃNNN “Bem Vindos ao Windows” ou “Android”, ou seja é tudo mais do mesmo e quem os compra também pode ser igualmente tolo porque compra 1 toshiba por mais, quando por menos guito podia comprar 1 acer mais potente. AHHHHH e tal mas é diferente, não é a mesma coisa…assim também é a Apple, é diferente.
    Tenho o Ipad2 e desde que o comprei esqueço que existe os produtos dos “outros” e já nem ligo ás novidades dos “outros”, se calhar tornei-me Fã. O produto, a experiència e o conceito Apple é realmente diferente e enquadra-se muito bem na palavra “Tecnologia”, e no futuro não compro o Ipad3 mas sim o 10 ou 20 se tiver possibilidade. Até lá finjo que o meu Android é um Iphone, que o meu pc fixo é um Imac e que o meu portatil é um Macbookpro…volta e meia levam uns pontapés porque são mais do mesmo. Xiçaaaaaa

    • Ivan says:

      Meu deus!! Depois espantam-se que a apple esteja tão rica! Tira as palas pah(sem ofensa)

      • E.Norte says:

        Não me espanta ser rica ou não nem é isso que está em causa e ainda, estou maribando para a riqueza de terceiros.
        Se a Apple está rica, está a vender, conquista novos clientes é sinal de que estão a fazer o trabalho deles e que estão a fazê-lo bem, pois é esse o objectivo de qualquer negócio, ou estarei enganado????
        Entretanto ninguém me apontou pistola à cabeça para comprar nada. Isso do cotovelo trata-se pah (sem ofensa)

    • Carlos Almeida says:

      É diferente ao ponto de com um ipad de origem não conseguir enviar um simples ficheiro por bluetooth para qualquer outro dispositivo! (e é apenas um exemplo). e na ultima actualização (ios 5) a apple não bisbilhotou nada da concorrência…

    • John says:

      Parei de ler quando foi comparado um acer a um toshiba…

      • E.Norte says:

        Podiamos estar aqui horas a opinar, mas serão sempre opiniões diferentes umas das outras.
        Meu caro cá em casa so entra Asus, Toshiba, Samsung e Apple…e Acer nunca mais.
        Quanto a tablets, penso que os concorrentes do Ipad beneficiam das ligações USB entre outras bla bla bla que surjam, mas penso que o conceito tablet foi criado para cloud, caso contrário é preferível um portátil e até pode ser daqueles ultrafinos novos que fazem lembrar o Mac Air.

  29. Serva says:

    Esse será o argumento mais forte , para os tablets equipados com Microsoft serem integrados no mundo empresarial com a maior das facilidades , inclusive os smartphones equipados com o Windows terão como alvo principal o mercado empresarial .

    Quanto a questão que foi aqui levantada acerca do Padfone depender de não sei quantos dispositivos , estás enganado , o único tablet que necessitava de um segundo dispositivo foi o tablet da RIM o Blackberry qualquer coisa , que foi como é evidente um fracasso de vendas .

    Cumprimentos

    Serva

    • Eduardo says:

      Enganado?
      Se queres ter a funcionalidade de tablet não precisas de comprar o ecrã? – que não serve para mais nada se não tiver o telemóvel ligado! O tablet da RIM é o Playbook, e a Motorola lançou um telemóvel que se ligava a uma “dock” com ecrã passando funcionar com Linux – tb um fracasso!
      Onde é que me enganei?
      A funcionalidade pode parecer interessante mas é completamente ultrapassada por serviços de sincronização entre dispositivos – é esse o futuro, só não vê quem não quer.
      E para uma bateria extra, há maneiras bem mais baratas e práticas!

  30. João Dias says:

    Deixem-se lá de picardias. Para isso já basta os fanáticos da bola.

    Agora a minha pergunta que realmente interessa:

    Quanto acham que vai custar o iPad 3 versão Wifi? É que vou começar a desenvolver para iOS na empresa onde trabalho e tenho que comprar um. Será que vale a pena comprar um novo ou comprar já o iPad 2?

    É que ainda devem demorar alguns meses a chegar cá (o habitual).

    • Rui says:

      Viva,
      Depende do desenvolvimento que vás fazer.
      Se as apps que desenvolves não tiverem necessidades especificas… até o ipad 1 serve.
      Por ex, o ipad 1 não tem giroscópio e se desenvolveres uma app que necessite disso… o ipad 1 nao serve.
      O iPad 3 provavelmente terá ecrã retina e com isso, o desenvolvimento para o 3 deverá ter isso em conta… de resto, julgo que o 2 serve perfeitamente para depois testares as apps.
      No entanto, se fosse eu, esperava um pouco e comprava antes o 3. Nem que tivesse de o ir comprar a Inglaterra… Sempre era um fim de semana a passear 😀
      Saudações

    • aver says:

      O “timing” é assim …

      O iPad (1) foi posto à venda em Espanha em Julho e em Portugal em Novembro.

      O iPad 2 foi lançado (posto à venda) a 11 de Março nos EUA e a 25 de Março em Portugal e noutros países. Só que esgotou.

      Quanto a preços, o IPad HD de 8GB fica mais barato que o atual iPad 2 de 16 GB.

      • Rui says:

        iPad HD??? De 8gb??? Essa informação saiu onde?

        • aver says:

          😀
          É assim … Perguntaram a Tim Cook se o Kindle Fire era uma ameaça para a Apple.

          (Para que não souber o Kindle Fire, da Amazon, é o tablet mais barato e foi o segundo mais vendido em 2011)

          A resposta dele foi “Não, não, o Kindle Fire só nos ajuda. Habitua as pessoas ao conceito de tablet”. Ficou implícito “Habitua-as … e depois querem uma coisinha melhor … um iPad”.

          Agora – tem que ser um iPad que não seja muito mais caro que o Kindle Fire.

          Ao contrário do que “os do costume” apregoam, que os preços dos produtos Apple são todos muito caros – o que é certo é que o preço do iPad cria grandes dificuldades à Samsung e outros em o acompanhar. Mesmo assim, há quem considere provável o lançamento de um iPad HD ainda mais barato – o que só seria possível com um de 8 GB.

          P.S. Na verdade, ficando o iPad 1 e 2 mais baratos com a saída do HD, há pouco espaço para um HD mais barato … mas não é impossível haver um de 8GB.

          • aver says:

            … Reparei agora que o HD também tinha ??? E porque não, porque é que há-de ser IPad 3 ???. Se querem destacar que é o primeiro tablet com ecrã HD chamem-lhe iPad HD.

          • Rui says:

            Duvido que saia um iPad assim tão barato para concorrer com o kindle que só custa 200USD.
            Basta ver o passado recente, que se estava a falar dum iPhone barato e para vender mais, e o que saiu foi o iPhone 4 mas de 8Gb e não é por isso que ficou barato.
            iPad HD, iPda 2S, iPad 3… dia 7 logo se vê
            e duvido que seja com 8Gb. Sem entrada para cartões, quem é que vai comprar um tablet com 8Gb?

    • E.Norte says:

      Eu sou da opinião que podias aproveitar algumas campanhas de fim de semana onde tiram 20 ou 23% ao preço dos artigos e compravas o ipad2 a um preço mais simpatico.. Por outro lado, sabe-se alguma coisa sobre o 3, pode trazer novidades que melhor sirvam de futuro o teu trabalho, gastas é mais uns trocos.
      Se ficares com o 2 e depois arrependeres por causa do 3, quem sabe se depois podes vender o 2 quase pelo valor que deste. Espera pelo dia 7 e decide no dia 8.

  31. fabiomacedo says:

    ond se pode arranjar um tablet com windows 8 actualmente?

    • aver says:

      Qual tablet e qual Windows 8 ?

      Se for um “tablet PC” (slate) que tenha instalado o Windows 7 pode-se instalar o Windows 8 PC Consumer Preview (ou seja, beta.

      Um tablet ARM, que há-de trazer o Windows 8 ARM pré-instalado, ainda não há.

  32. Eu não, eu prefiro comprar o Samsung Galaxy Note

    Cumprimentos
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net

  33. Dlencastre says:

    Estranho anunciar o fabrico nos estado unidos quando a china informa que acabou de exportar milhares de ipads para a nação americana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.