Está disponível para download o Libreoffice 4.0
Integração com o Unity e integração com temas do Firefox
Libreoffice é um software de produtividade Open Source que advém do código fonte do OpenOffice. A Document Foundation anunciou esta quinta-feira o LibreOffice 4.0, a suíte de produtividade livre. O LibreOffice 4.0 reflecte os objetivos imaginados pela comunidade desde o aparecimento do Libreoffice , em Setembro de 2010: uma base de código mais limpa e um conjunto melhorado de recursos, melhor interoperabilidade e um ecossistema mais diverso e abrangente.
Vamos conhecer as novidades desta nova versão.
LibreOffice 4.0: Uma comunidade em contante crescimento
Em menos de 30 meses, o LibreOffice cresceu dramaticamente e tornou-se o maior projeto de software independente, livre e focado em produtividade para o desktop do utilizador final. A supervisão da The Document Foundation e a licença copyleft foram fundamentais para atrair o interesse de mais de 500 programadores – 75% voluntários independentes – que foram capazes de contribuir com mais de 50 mil comentários e correções do código.
O código fonte resultante é agora muito diferente do original. Com milhões de linhas de código adicionadas e removidas, com novos recursos, muitos bugs resolvidos, com a adoção do estado da arte em programação C++, com a substituição evolutiva de ferramentas de desenvolvimento, com o abandono dos métodos obsoletos e das bibliotecas antigas, e com a tradução de mais de 25.000 linhas de comentários do Alemão para Inglês, o LibreOofice dispõe agora de código fonte bem mais fácil de interpretar, o que facilitará a entrada de novos mesmbros.
“O LibreOffice 4.0 é um marco na interoperabilidade e uma excelente base para o nosso trabalho contínuo para melhorar a interface do utilizador”, explicou Florian Effenberger, Presidente do Conselho de Administração. “Este projeto não só é capaz de atrair novos programadores , como também cria uma plataforma transparente de cooperação baseada na forte ética de Software Livre, onde os programadores profissionais patrocinados e o trabalho voluntário dos programadores independentes estão alinhados com os mesmos objetivos.”
Primeiras impressões do Libreoffice 4-0 por Carlos Carvalho da Comunidade Pplware Linux
LibreOffice 4.0: Novos recursos
O LibreOffice 4.0 oferece muitas novas características, das quais se destacam
- Integração com conteúdo e sistemas de gestão de documentos – incluindo o Alfresco, IBM FileNet P8, Microsoft Sharepoint 2010, Nuxeo, OpenText, SAP NetWeaver Cloud Service e outros - através do padrão CMIS
- Uma melhor interoperabilidade com DOCX e documentos RTF, graças a várias melhorias e novas funcionalidades, como a possibilidade de importação de anotações “à mão” e anexar comentários para intervalos de texto.
- Possibilidade de importar documentos do Microsoft Publisher, e melhoria adicional de filtros de importação do Visio com a adição da versão 2013 (recém-anunciada).
- Outras melhorias incrementais na interface, incluindo a integração com temas do Firefox (chamados de Personas), para dar uma aparência personalizada ao LibreOffice.
- Nova técnica de programação para as caixas de diálogo, facilitando redimensionar e ocultar elementos, e reduzindo a complexidade do código. Servirá também como base para a inovação da interface do utilizador.
- Cabeçalhos e rodapés diferentes na primeira página de um documento do Writer, sem a necessidade de um estilo de página em separado.
- Muitas melhorias de desempenho no Calc, além de novas funcionalidades, tais como exportação de gráficos como imagens (JPG e PNG) e novas funções de planilhas, conforme as especificações do ODF OpenFormula.
- Primeira versão do controle remoto de uma apresentação do Impress feita por telefones Android. Por enquanto somente disponível para versões Linux das principais distribuições (a segunda versão virá em breve para todas as plataformas: Windows, MacOS X e todas as distribuições Linux e pacotes binários)
- Melhorias significativas de desempenho, ao abrir e salvar vários tipos de documentos, folhas de cáclculo XLSX e ficheiros RTF.
- Melhorias no modo de contribuição ao código graças ao Gerrit: Um sistema de revisão de código baseado na Web que facilita o uso do sistema de controle de versão chamado Git, para controle de projetos (embora este sistema não seja específico do LibreOffice 4.0, ele foi introduzido na fase de produção, antes do ramo 4.0). via Blog libreoffice
Licença: LGPLv3 Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download: Escolha aqui o seu sistemas operativo Homepage: LibreOffice
Este artigo tem mais de um ano
No Ubuntu 12.10 com o libreoffice que vem de origem, como atualizar para esta versão? tenho que adicionar o repositório deles? Preciso de sacar a instalação?
Também uso o LibreOffice no Ubuntu 12.10
O que vou fazer é esperar alguns dias até que surja nas actualizações normais do Ubuntu.
Creio que é a melhor forma de o ter sempre actualizado sem necessidade de intervenções especiais.
Boa tarde ,
Para o meu feitio , tenho de ter as coisas logo nos primeiros segundos senão mesmo antes , é que estou a fazer com a 13,04 que como sabem só sai em Abril , eu daria-te o conselho de adicionares o PPA não existe qualquer problema em fazer isso , a versão é a final e não existem riscos de o fazer , mas a decisão é sempre do utilizador final .
Aceita os meus sinceros cumprimentos
Carlos Carvalho
podes esperar uns dias para aparecer um PPA 😉
@Pedregulho tanto quanto sei nunca vai haver um Update normal sem recorreres a PPA para a versão 12.10, essa é uma das coisas que não gosto no ciclo normal do ubuntu, ou seja quando é lançado os softwares nos repositórios são congelados. Comparativamente com uma rolling release que à medida que o software vai ficando maduro e é lançada a versão estável, é feito o Update normalmente…
eu estou a correr o 12.04 LTS e vou esperar que o repositório que usei para fazer update ao Libre Office seja actualizado para receber este… O 12.04 não trazia a 3.6 predefinida
Tenta fazer :
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
Se ainda não tiver nos repositórios do ubuntu faz assim :
Remover o antigo :
sudo apt-get -y remove openoffice*.*
Agora uma instalação completa :
sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install libreoffice libreoffice-l10n-pt-br libreoffice-gnome libreoffice-gtk libreoffice-pdfimport mozilla-libreoffice
ESpero ter ajudado.
cmps
Este instala a 3.6.4.
Deve ser corrigido caso se queira português de Portugal:
sudo apt-get install libreoffice libreoffice-l10n-pt libreoffice-gnome libreoffice-gtk libreoffice-pdfimport mozilla-libreoffice
Ou faz o Download direto aqui http://www.libreoffice.org/download/?type=deb-x86&lang=pt&version=4.0.0
Bom dia ,
Aqui fica um link que ensina a instalar a nova versão e também com algumas informações interessantes sobre esta nova versão que traz uma funcionalidade que nos permite controlo remoto através de um dispositivo Android que tenha instalada a respectiva aplicação , fantástico .
Link aqui : http://www.webupd8.org/2013/02/libreoffice-40-available-for-download.html
Cumprimentos
Carlos Carvalho
Boa tarde ,
O Mundo Linux está em ebulição , são tantas as noticias que é difícil num blog como o do Pplware que é generalista dar todas as informações relevantes que têm surgido em catadupa , como disse no vídeo e seguindo o desafio que o Pedro Pinto colocou na comunidade Linux , era bom que alguém com experiência nesta suite criasse uma rubrica semanal com pequenos tutoriais , era uma forma de demonstrar o valor desta suite que chega agora a sua versão 4 , marco histórico para uma equipa que se teve de recompor após a aquisição da Oracle do Openoffice e que decidiu enveredar por novos caminhos , são estes exemplos de persistência e de voluntarismo que têm de ser valorizados .
Uma pequena nota , na parte gráfica esta versão vai ser compatível com o pacote personas da Mozila cobrindo desta forma uma das maiores criticas que se faz no Mundo Opensource acerca desta suite , a sua UI que pouco tem mudado , pode ser um remendo mas o que conta é a intenção , os recursos presumo também não devem ser grandes e esta equipa tem-se focado essencialmente na correcção de bugs conhecidos e agora claramente na retro-compatibilidade .
A equipa está sem dúvida de parabéns , mais um forte argumento para mais uns usarem Linux , como sempre esta aplicação é multi-plataforma .
Cumprimentos
Carlos Carvalho
Isso da velocidade a abrir é muito subjectivo pq n tens nada a comparar, e por outros artigos/vídeos sei que até tens uma boa máquina.
A minha grande questão libreoffice tem integração com a cloud como o Office 2013 tem? se sim ta de parabéns , se não prefiro esperar mais 10 sec a abrir e ter opções directas para gravar na clould.
Boa tarde @Marzkor ,
A minha maquina é igual para todos os programas e não me queixo dela , apesar que já vou fazer mais umas reformas , o que interessa é que esta nova versão é muito leve tal como o Linux é leve nos recursos , muito generoso para as nossas maquinas imprimindo pouco desgaste , acredita que sei o que estou a falar .
Quanto a tua segunda questão , esta versão saiu hoje , a noticia caiu no Pplware 1 hora depois do lançamento , ainda não existem testes efectuados , mas podemos nos guiar pelas características do que está anunciado pelos programadores , no fundo eles não estão a vender nada e de acordo com o primeiro paragrafo que está no artigo do Pedro Pinto diz :
Quote
Integração com conteúdo e sistemas de gestão de documentos – incluindo o Alfresco, IBM FileNet P8, Microsoft Sharepoint 2010, Nuxeo, OpenText, SAP NetWeaver Cloud Service e outros – através do padrão CMIS
Unquote
Ainda não sei bem o que tudo isto quer dizer ,mas dá para perceber que os Engºs que desenharam esta versão pensaram nessa integração , mais por aquilo que entendo , a compatibilidade com ficheiros como o Office 360 terão total compatibilidade com esta suite .
Pode ser que alguém possa agarrar nesta tema e fazer um tutorial a serio sobre esta interessante suite de produtividade .
Aceita os meus sinceros cumprimentos
Carlos Carvalho
não percebi, se editares um ficheiro na pasta do dropbox(ou *inserir o nome de qualquer outro serviço aqui*) ele já está na cloud é isso que te referes?
mas tem isto:
Collaborate with others. LibreOffice now integrates with Content Management Systems and online document storage via the CMIS standard.
fonte
O que queres dizer ao certo com integração com a cloud? Eu já faz muito tempo que uso o LibreOffice em perfeita armonia com o dropbox e o ubuntuone..
Estou a falar de gravar directamente na cloud (skydrive, cloudPT, googledrive, etc), office 2013 permite isso. Sem precisar de instalar os programas destes serviços.
isso é um simples arrastar com o rato…nada de importante…
cmps
Isso tb deve ser possível no linux. Nada que executar umas 500 linhas na linha de comandos não resolva. Fácil e acessível.
isto é td mt bonito mas enquanto n houver total compatibilidade com as formatações e macros VB do office, nd feito…
Boa tarde ,
Essa é só uma questão que a mim me custa responder , não sei qual a razão de se tomar o formato dos ficheiros da Microsoft como sendo o padrão , quando praticamente todos os Países já adoptaram o formato aberto como padrão e não o da Microsoft , já viram o que era os Países ficarem dependentes de uma empresa , era algo insustentável .
Muitas vezes quando se fala do código aberto a maioria das pessoas não compreende de facto todas as implicações que este altruísmo de alguns tem de impacto na nossa vida quotidiana , não considerem o que escrevi como uma critica , o que escrevi é só para pararem e pensarem uns segundos .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Carlos Carvalho
Podes esperar sentado que isso nunca deverá acontecer. Nem a Microsoft consegue por as macros a funcionar no “Microsoft Office for Mac” tanto quanto sei, aquilo é código específico para Windows. A culpa é das pessoas que se habituaram a depender de uma só empresa e acham que tudo tem que ser adaptado àquela bitola. Se queres criar macros no LibreOffice, podes escrevê-las com a linguagem OOBasic que já vem desde o tempo do OpenOffice e é perfeitamente capaz.
Já quanto ao anúncio desta nossa versão, é muito bem-vinda. Não me interessa “mudanças cosméticas” e reformulação da interface.
Interessa-me é isto:
Muitas melhorias de desempenho no Calc, além de novas funcionalidades, tais como exportação de gráficos como imagens (JPG e PNG) e novas funções de planilhas, conforme as especificações do ODF OpenFormula.
Cabeçalhos e rodapés diferentes na primeira página de um documento do Writer, sem a necessidade de um estilo de página em separado.
O que é uma planilha?
Não fui eu que escrevi o texto, mas uma planilha é uma folha de cálculo em Português de Portugal, troll querido. Ah, e pimbolim é matraquilho!
Com o devido respeito pelo comentário ….
Mas Basic e “bastardos” como VB são apesar do uso generalizado um inferno de usar.
Já usei linguagens de todos os paradigmas (para quem não sabe tem a ver com o raciocínio inerente ao tipo de programação existem 3 e no topo Orientado a Objectos que é uma abstração racional para facilitar organização de código), e apesar de gostar de C++, atualmente como estou a fazer algo que carece de produtividade uso linguagens como Java, a menos que precise de APIs, biblitecas, ou frameworks especificas.
Para o fim que é de ajudar a tornar dinâmicos documentos preferia um JavaScript ou um link para phyton a VB.
Existem pessoas que apreciam e têm o direito e bons argumentos, mas em ultima analise é uma linguagem para prototipar numa ferramenta de produtividade documental.
Existem linguagens mais intuitivas, fáceis de programar, suportadas por browsers (que em grande parte são um “leitor” de JavaScript).
Pessoalmente enterrava linguagens orientadas a ferramentas de desenvolvimento como o VB e abraçava era as especificações, para o código ser portável, mais legível e retro-compatível em termos temporais de hardware e de software.
Eu vou ficar a espera das atualizações do Linux Ubuntu, sem dúvida isto no mundo Linux está a tornar-se bastante interessante e intenso … Parece que tudo começou a mexer-se para mandar abaixo este monopólio. 😀
Linux Go Go Go
Que distro é a da demonstração? PcLinuxOS ?
Acho que o Carlos usa o Kubuntu
vê-se logo pelo símbolo do Kde no iniciar…
YEP a 13,04 eu sou masoquista e gosto de desafios a HOMEM , lol , brincadeira , Gerardo de facto uso uma serie de distros as vezes acredita que nem eu já me entendo com tanta opção de boot , enfim , nada de lamentações , esta distribuição é de facto a 13,04 Raring actualizada ao dia e é a que actualmente estou a usar com distribuição principal , agora percebes a parte do masoquista , certo ?
Aceita os meus sinceros cumprimentos
Carlos Carvalho
Só um aparte, o video devia ser posto também no youtube ou coisa parecida, a qualidade do sapo videos deixa muito a desejar. Percebo que tenha de ser por causa da publicidade, mas quiçá possam por uma alternativa 😉
Tiago tens aqui o Link : https://www.youtube.com/user/1960serva
E podes e deves usar as definições a 1080p , eu faço sempre os vídeos em HD .
Nota o link é do meu canal e o vídeo que pretendes é logo o primeiro da lista .
Cumprimentos
Carlos Carvalho
onde está essa ppa?
No meu portátil ando a usar a 4.0 beta… que a instalei manualmente…
ainda não existe PPA
Boa noite ,
Existe o PPA para a versões beta , para a versão 4.0 tens de fazer o download do código fonte .
Cumprimentos
Carlos Carvalho
Pois eu tenho-me esquecido de dizer isso lol 😛
mas contudo eu so instalo do ppa estvel 😀
Comprovado e aprovado… bem mais rapido… pelo menos no Mac! 😀
Está aqui um link (http://ubuntued.info/conheca-as-novidades-do-libreoffice-4-0) para quem quiser instalar o libreoffice em ubuntu. Penso que funcionará para as outras distribuições mas experimentem.
Ainda não tive grande oportunidade de testar mas aparentemente é mais do mesmo. O que até nem é muito mau. A ver vamos como se porta com as imagens, formatações e coisas do género (ainda ontem a versão anterior parou-me a meio de um trabalho no Draw).
De qq maneira continua a saltar uma coisa à vista. O Ribbon custou a “entranhar” mas conquistou “toda” a gente pela sua simplicidade e por facilitar bastante o trabalho. Por isso torna-se importante que o Libre Office ou o Open adoptem um look parecido, ou pelo menos que redesenhem a interface, esta para além de não ser tão versátil já começa a parecer um pouco “velhinha”. Até podiam oferecer as duas opções, venha e nova interface.
penso que de base é melhor uma interface normal, e existir uma segunda para quem gosta de apreciar o Ribbon…
cmps
Olá! Pessoal, em primeiro lugar, gostaria de agradecer a colaboração na divulgação da notícia do lançamento do LibreOffice 4.0. Gostaria de pedir, se possível, que no link de download do LibreOffice, fosse direcionado para o site brasileiro. O site do LibreOffice no Brasil é: http://pt-br.libreoffice.org. Desde já agradeço. Abraço.
Desculpa Eliane, mas este não é um blog Brasileiro…no máximo dos máximos podia-se ter os dois links.
Redirecionar links de downloads para sites brasileiros? Fogo!
Nunca faço download de sites que não sejam os originais.
Todos os outros são bem vindos mas como alternativas, não como principais!
O site que Eliane indicou é original.
Vitor M., que tal começar a deixar 2 links nos “posts” em que isso for possível?
PT-PT e PT-BR para os nossos irmão do outro lado do Atlântico? Já reparei que são cada vez mais por aqui…
Sim é boa ideia. Temos de fazer isso sim. Por acaso, depois de ver o comment da Eliane, mandei um mail à equipa para terem isso em atenção.
Ola Eliane
Boa ideia! Acho que cada vez mais os portugueses podem colaborar com os brasileiros e vice versa. Vou tratar disso.
Basta olhar para o sítio do LibreOffice brasil, para ver o dinamismo deles. Aconselho que descarreguem a revista que eles têm para se aprender mais uns truques…
tem como montar o DEB para o libreoffice?