Pplware

Edward Snowden comenta o novo Face ID da Apple

Durante a tarde de ontem, a Apple apresentou novos dispositivos, com algumas novidades reveladas comprovando muitos rumores e deitando por terra outros tantos. O foco do evento foi sem dúvida o iPhone X e a sua nova tecnologia de desbloqueio, o Face ID.

Snowden não perdeu tempo e já deu a sua opinião em relação a esta nova tecnologia.


Como funciona o Face ID?

O Face ID tira partido de um avançado sistema de reconhecimento facial implementado na parte da frente do dispositivo para captar a estrutura facial do utilizador e usá-la como forma de autenticação no novo iPhone. A tecnologia que poderá ser uma revolução no capítulo da segurança recorre à câmara TrueDepth que projeta e analisa mais de 30 mil pontos invisíveis para criar um pormenorizado mapa de profundidade do seu rosto.

Deste modo, é eliminada a necessidade de utilizar um código ou o sistema de impressão digital presente noutros iPhones.

Durante o evento, esta tecnologia ainda ficou marcada por uma falha que muitos entenderam como um erro do Face ID, pela reação de Craig Federighi, mas que não passou de um procedimento comum na grande maioria dos smartphones.

 

O momento que fez cair as ações da Apple

Craig Federighi subiu a palco para fazer uma pequena demonstração do Face ID no novo iPhone, mas aparentemente a identificação falhou, deixando-o meio atrapalhado. Na verdade, não houve qualquer falha. Tal como em muitos sistemas de identificação, depois do smartphone reiniciar, é necessário introduzir o código de bloqueio para que outro sistema funcione. E foi apenas isso que aconteceu.

A atrapalhação de Federighi, segundo alguns analistas, valeu à Apple uma ligeira quebra do valor das ações. Poderia ter sido evitado.

 

Os comentários de Snowden…

Não foi só este pequeno percalço na apresentação levou a milhares de comentários por toda a Internet, houve também muita gente a falar sobre a tecnologia Face ID em geral. O que talvez ninguém esperava era que Edward Snowden se pronunciasse, mas também ele deixou o seu desabafo.

O famoso fugitivo norte-americano e denunciante do sistema de espionagem mundial levado a acabo pela NSA (National Security Agency) utilizou o Twitter durante o dia de ontem para expressar a sua opinião quando ao Face ID presente no iPhone X.

No geral, a opinião dada por Snowden quanto ao novo sistema de autenticação da marca da maçã é positiva. O norte-americano mostrou-se surpreendido e considerou que é um sistema bastante robusto em termos de segurança.

Além disso, o jovem de 34 anos elogiou o facto deste sistema se revelar bastante eficaz para resolver falhas comuns na segurança dos dispositivos.

 

Mas deixa o aviso

No entanto, Edward Snowden alertou para o facto desta tecnologia se estar a tornar banal e acessível a todos. Antigamente, esta tecnologia era apenas usada dentro dos governos como uma forma extremamente segura de autenticação e para permissão de acesso por parte de um indivíduo.

Defensores da privacidade online como Edward Snowden e certas organizações, como a ACLU (American Civil Liberties Union), temem que os governos e outras instituições tirem partido desta tecnologia para recolherem dados dos cidadãos.

De facto, o sistema já está implementado e isso pode ser demasiado tentador para que as autoridades mundiais tentem expandir o seu poder e comecem a tirar partido deste tipo de novas tecnologias. Assim, os sistemas de reconhecimento facial podem vir a ser usados para motivos de espionagem e, deste modo, tornarem-se numa invasão de privacidade.

Na área da informática não existem sistemas infalíveis e se um dia existir algum o Face ID certamente não irá constar na lista.

Sem dúvida, os meios que hoje temos à nossa disposição fazem com que a tecnologia avance cada vez mais rápido. No entanto, precisamos de tomar cuidado com as escolhas que fazemos e decidir de forma sábia que caminho devemos tomar. Os avisos de pessoas como Edward Snowden devem servir como alertas para que nos mantenhamos informados e tenhamos consciência daquilo que é possível fazer com a tecnologia de hoje em dia.

 

Leia também

Exit mobile version