Pplware

ECG do Apple Watch é útil para crianças durante a terapia do cancro

O sensor ECG e sem dúvida um dos maiores trunfos do Apple Watch. Fiável, útil e que traz aos utilizadores uma ferramenta importante na vigilância de certas condições cardíacas. Vários estudos já confirmaram a utilidade do ECG de uma derivação e foi já apontado como elemento fundamental ao salvar vidas humanas. Agora, o Murdoch Childrens Research Institute, na Austrália lançou um novo estudo para validar a aplicação ECG do smartwatch da tecnológica americana em crianças durante e após a terapia do cancro.

Os vários dados recolhidos pelo relógio poderão ser muito importantes para ajudar a cuidar das crianças enquanto combatem a terrível doença.


O Murdoch Children’s Research Institute (MCRI) é o maior instituto de investigação em saúde infantil da Austrália e os três principais institutos de investigação em saúde infantil a nível mundial pela qualidade e impacto das suas investigações.

O estudo prospetivo em pacientes pediátricos, adolescentes e jovens adultos com idades entre os 7 e 18 anos, visa validar a utilização da função de eletrocardiograma (ECG) do Apple Watch na medição do QT prolongado durante e ou após a terapia oncológica.

 

O que é o QTc e como se pode verificar com o Apple Watch

O intervalo QT é uma medida que representa o tempo total desde a despolarização ventricular até à repolarização completa. Este processo começa no início da onda Q e estende-se até ao fim da onda T.

Porque temos a necessidade de criar um número para o normal, foi criada uma fórmula matemática, conhecida como fórmula de Bazett. Esta foi concebida para corrigir o ritmo cardíaco do paciente. O “c” em QTc significa “corrigido”. Se ligar algumas variáveis a uma fórmula de QTc, obterá um resultado numérico.

Compara-se então este número com os dois valores normais (masculino 0,39, feminino 0,41). Este método permite aos computadores em 12 derivações calcular rapidamente o QTc e imprimi-lo no registo ECG. Também permite aos paramédicos avaliar rapidamente o intervalo QT.

Cada quadrado corresponde a 40ms.

Um smartwatch pode avaliar de forma viável e fiável o intervalo QTc

Para o caso em apreço, o QT prolongado é o termo médico para um intervalo prolongado entre a contração do coração e o relaxamento. Esta condição pode aumentar o risco de uma pessoa experimentar ritmos cardíacos anormais e uma paragem cardíaca súbita.

A fiabilidade das medições de QTc entre o ECG standard e o do smartwatch foi também demonstrada com uma análise Bland-Altman utilizando diferentes fórmulas. Estes dados mostram que um smartwatch pode avaliar de forma viável e fiável o intervalo QTc.

DICA: Se nunca verificou o seu QTc, pode fazê-lo facilmente utilizando a aplicação QTc-Calculator no seu relógio Apple. A aplicação é gratuita e está disponível na loja App.

Dica prática: quais os valores normais de intervalo QT corrigido (QTc)?

  • Homens – QTc normal entre 340 ms e 450 ms
  • Mulheres – QTc normal entre 340 ms e 470 ms

 

Esta aplicação permite aos médicos calcular rapidamente o QTc. Pode introduzir o ritmo cardíaco ou a duração do intervalo RR e a duração do intervalo QT.

O intervalo RR é a distância entre duas ondas R sucessivas (incluindo uma onda R). No ritmo sinusal o intervalo RR deve ser constante. O intervalo R-R é medido desde o início de uma onda R até o início da próxima R. A sua duração depende da frequência cardíaca.

Nos eletrocardiograma com ritmo regular pode ser calculado sabendo o valor da frequência cardíaca (veja calculadora do intervalo RR).

Haverá até três resultados para o QTc, usando três de nove fórmulas diferentes: Bazett, Fridericia, Framingham, Hodges, Goto, Mayeda, Kawataki, Rautaharju a, e fórmula b.

Também é determinado o intervalo RR ou ritmo cardíaco e estimativas de QT dependendo do ritmo cardíaco.

Existem seis ondas registadas no resultado do ECG. São elas: P, Q, R, S, T e U.  Cada onda, intervalo ou complexo representa uma fase da passagem dos impulsos elétricos responsáveis pela atividade elétrica cardíaca.

Quais os objetivo do MCRI no estudo do Apple Watch?

Este novo estudo australiano tentará compreender o seguinte:

Objetivo primário:

Objetivos Secundários:

A hipótese central é que o aproveitamento da tecnologia wearable existente para monitorização do prolongamento do QTc tem a capacidade de conseguir alcançar estratégias de monitorização de rotina em grandes populações, o que pode facilitar os cuidados ambulatórios.

A utilização do Apple Watch para monitorizar o QTc  prolongado neste estudo melhora os resultados dos pacientes, facilitando a monitorização em tempo real de potenciais irregularidades, a vigilância generalizada, a deteção e o início mais rápido de soluções de tratamento.

A aplicação em conjunto com o dispositivo (Apple Watch) registará uma leitura de ECG V1 (pulso esquerdo) ou V2 (tornozelo esquerdo). Estas medições serão realizadas no Dia 1 e no Dia 4 de internamento hospitalar.

Em resumo, com o passar do tempo e com mais investigação, fica claro que o Apple Watch se tem transformado não só num dispositivo de ajuda para o utilizador controlar o seu bem-estar como numa ferramenta de monitorização constante da saúde da pessoa. Além disso, este tipo de tecnologia, não só da Apple como de vários outros fabricantes, pode ajudar a monitorizar constantemente pessoas com alguma cenário de doença e que necessite de constante vigilância.

Exit mobile version