PplWare Mobile

Definir “períodos de concentração” com Automator e iCal

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Rui says:

    Excelente artigo. Muitas vezes no trabalho somos interrompidos por emails e chats que nos custam horas de conçentração e nem damos conta disso.

    Tenho que testar melhor o Automator.

    Saudações

  2. EduardoSilva says:

    Olá Rui,

    Obrigado. Nunca pensamos muito nesse problema (interrupções “electrónicas”, o chamado “context switching”)… mas é realmente verdade: perdemos muito tempo com elas. Mas acho que o pior mesmo é que estas geram “sub-rendimento”, ou seja não conseguimos estar “concentrados” o tempo suficiente para estar a pensar só no problema em mão, e assim conseguir resolve-lo rápida e eficazmente. Há vários estudos a falar disso: basicamente quanto tempo demoramos a voltar-nos a concentrar uma vez que fomos interrompidos com algo que requer a nossa atenção (http://www.stevepavlina.com/blog/2013/01/please-dont-interrupt/ http://www.fastcompany.com/944128/worker-interrupted-cost-task-switching). Por isso acho que este tipo de truque são uma forma de criar esses momentos de completo isolamento dessas “distracções”… há outros (como a técnica “pomodoro”, sobre a qual escreverei um destes dias, e a qual uso também muito regularmente).

    O Automator permite fazer muitas outras coisas… iremos publicar novos artigos com novos “truques” muito em breve!

    Cumprimentos!

  3. Raclima23 says:

    bom artigo em ter em conta pois distraio-me facilmente em emails e chats e para voltar a concentrar-me torna-se uma chatice

  4. EduardoSilva says:

    Sim… é uma relação meio complicada, porque precisamos de estar ligados ao email/chat/etc. para comunicar durante o trabalho, mas estes geram muita distracção (pois não todos os emails necessitam atenção imediata), o que faz com que seja difícil conseguir trabalhar concentrados e sem estar com alguma parte do cérebro a pensar no email ou conversa no chat… daí a ideia de criar “momentos” em que fechamos essas aplicações completamente parece ser uma solução interessante.

    Cumprimentos!

  5. eduardo says:

    Não estou a ver muito bem a funcionalidade disto!
    Apenas faz determinada acção a uma certa hora, mas não impede que se abra ou feche o email no intervalo de tempo que supostamente seria para concentrar
    Se é só para ter o aviso basta usar o alarme do iCal só por si!

    • EduardoSilva says:

      A ideia é que tentes criar uma rotina de trabalho, onde apenas abres o email/chat durante determinados periodos do dia. O Automator permite-te criar “scripts” para automatizar esse abrir e fechar um grupo de aplicações, de modo a não teres de andar sempre a clicar em 2/3/4 aplicações para abrir e para depois fechar… o iCal simplesmente chama esses scripts nos momentos que defines. Usar o iCal simplesmente para notificar-te também pode ser feito… no entanto ai não tens uma forma sistematica de abrir/fechar o grupo de aplicações que queres… claro está que podes sempre abrir o email/chat quando quiseres… a ideia é que não o faças e te disciplines um pouco e “cumpras” com os periodos de concentração e periodos para ver email/chat.

      Não sei se existem aplicações para te “obrigar” a ter aplicações fechadas por um determinado tempo… eu pessoalmente não instalaria essas aplicações, pois quero ter a liberdade de abri-las se for necessário/quiser… Espero ter esclarecido as tuas duvidas.

      Cumprimentos!

      • eduardo says:

        é uma questão de perspectiva!
        para uns faz sentido para outros não

        • EduardoSilva says:

          Concordo completamente! Nem todas as coisas fazem sentido para toda a gente. Mas também acho que é sempre útil apresentar algo para que as pessoas que não conhecem possam aprender uma nova técnica/ferramenta/etc.

          Mas acho que no teu comentário anterior pareces referir que no artigo apenas apresenta uma técnica “só para ter o aviso”, e que se sim “basta usar o alarme do iCal só por si!”… quando se está a apresentar como fazer um workflow para abrir/fechar várias aplicações a uma determinada hora… esse é o ponto deste artigo, e este padrão pode ser usado em muitas outras aplicações (por exemplo: fazer backups a um determinado momento, etc.).

          Mas bom, uma vez mais, há coisas que não fazem sentido para algumas pessoas.

          Cumprimentos!

  6. fokogrilo says:

    Uma duvida, pode-se usar i automator para comprimir pastas? Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.