DataDeposit – Faça um Backup do iOS via Dropbox
Por Rui Sousa para o PPLWARE.COM Para todos aqueles que tem um iDevice (iPhone, iPod ou iPad), é de conhecimento geral que apesar de dotados de um incrível SO (iOS), o mesmo apresenta uma série de lacunas, no que a funcionalidades diz respeito.
Mesmo que por meras impossibilidades técnicas ou por simples capricho da Apple, a verdade é que os utilizadores vêem-se privados de algumas funcionalidades que se em 2007 eram consideradas facultativas, hoje em dia fazem toda a diferença, tendo em linha de conta a concorrência feroz (Android, WM7) que o mercado dos smartphones vive nos tempos de hoje.
Por sorte, o jailbreak abre os iDevices para um mundo de funcionalidades que são colocadas à disposição do utilizador, fazendo do iOS um SO mais robusto e apto para concorrer com pesos pesados, como é o Android ou até mesmo o emergente WM7.
Hoje venho-vos falar do DataDeposit, que tem como função, fazer backup/restauro dos dados das apps no nosso iDevice, usando a Dropbox como intermediário.
São várias as questões que rapidamente vos podem surgir e tendo isso em linha de conta, eu vou tentar responder a algumas delas.
Como é que funciona o DataDeposit?
Ao DataDeposit assiste a capacidade de gravar e restaurar toda a informação referente às aplicações e aos jogos que temos instalados no nosso iDevice, seja os níveis que já passamos no Angry Birds ou as notas que temos no Awesome Note. Para isso basta ao utilizador ter um iDevice com jailbreak e proceder ao download da aplicação via Cydia (gratuitamente), nunca esquecendo a conta Dropbox .
Será que podemos fazer um backup total do nosso iDevice com esta app?
Não. O DataDeposit limita-se a gravar a informação encontrada na pasta Library e Documents; ou seja, informações como: as preferências do dispositivo, favoritos, contactos, localizações no Maps, passwords de redes wireless, (etc.) não são gravadas, uma vez que tal informação encontra-se gravada noutra localização.
Quais as diferenças de um backup via DataDeposit VS backup via iTunes?
Não despromovendo as vantagens de um backup no iTunes, com o DataDeposit temos, não só, a vantagem de fazer backup das nossas aplicações via OTA (funcionalidade que provavelmente ira ser implementada no iOS5), como também podemos especificar a aplicação que queremos restaurar ou fazer backup, sendo que ainda ganhamos a possibilidade de transferir as configurações de uma determinada aplicação para outros iDevices.
Pontos negativos
Como nem tudo são rosas, apesar de uma aplicação fundamental para aqueles que têm o seu iDevice dotado de jailbreak, alguns pontos negativos devem ser salientados, estando actualmente em falta:
- A realização de backup/restauro de varias apps em simultâneo, ou mesmo a possibilidade de seleccionar todas as apps listadas, o que obriga o utilizador a fazer o backup/restauro de uma app de cada vez.´
- Um sistema de pesquisa na lista de aplicações.
- Uma maior flexibilidade, no que respeita à escolha do directório onde queremos o nosso backup, assim como a possibilidade de trazer outros amigos (SugarSync, Mozy, etc) para a festa.
Conclusão
Em síntese, o DataDeposit é uma daquelas aplicações que apenas peca por não ter visto a luz do dia mais cedo, sendo uma mais-valia para a comunidade e, tendo a seu favor a simplicidade e o preço (gratuita). Apesar de alguns pontos menos conseguidos, ainda se trata de uma app bastante recente, actualmente na versão 1.0.3, tendo ainda uma grande margem de evolução.
Um “must have” para todos aqueles que gostam de ter as definições das suas aplicações em segurança.
Este artigo tem mais de um ano
nem parece teu hO Vitor…
então e os respectivos links?..
tirando isso, parece-me bem, parabéns pelo post
Bom e de facto o excelente trabalho não é da minha autoria, é do Rui Sousa.
Em relação aos links, como é referido todo o processo tem como base o jailbreak ao iOS e à instalação dos repositório do Cydia… tudo coisas do “além” 😉
O processo está descrito e quem já fez jailbreak aos seu equipamento (coisa que nos states não é ilegal) sabe que existem repositórios para sacar estas aplicações. É a partir daí que se descarrega esta app.
Não conhecia;) Bom post!
cumps!
Alugém me diz como se faz jailbreak? de forma seguro e pouco complexa. Implica a perda de dados?
Não implica qualquer perda de dados. Existem na net N de guias a ensinar a fazer.
Tudo o que acontece é que terás “dois cenários de obter aplicações” em paralelo: o tradicional via Apple app store e, um outro, de obter montes de aplicações de developers “outsiders” que estão em repositórios como o cydia, installous etc… isto tudo em grosso modo, pois há muito mais a dizer.
O BigBoss “Saurik”, o patrão do Cydia, tem no site uma tabela das ferramentas para jailbreak das várias versões do iOS (nesta altura continua a não haver para iPad 2). Geralmente dá preferência às do Dev Team. Eu também.
Tendo as app actualizadas no computador e fazendo uma cópia de segurança no iTunes antes do jailbreak em princípio não há grandes problemas. Mas há sempre qualquer coisa que pode correr mal para quem não esteja habituado, como seja confundir o modo DFU, necessário em alguns jailbreak, com o modo de recuperação (que volta a repor o iPhone/iPad como estava antes de se começar o jailbreak, a partir da cópia de segurança).
Convém ler os tutoriais mas falta sempre algum passo. Para quem tenha alguma habituação e não vá a correr atrás da primeira versão da ferramenta que faz o jailbreak de uma nova versão do iOS o jailbreak é praticamente isento de riscos. Para quem começa é capaz de ter alguns aborrecimentos.
http://thebigboss.org/
P.S. Ainda dou algum dinheiro a ganhar ao Cydia e, já há bastante tempo, não tenho app piratas.
Obrigado pela dica.
Quem ainda não tem o Dropbox pode seguir este link para se iniciar com 250MB de bónus: http://db.tt/5orGGPF
Incentivo ao jailbreak? hmm.. not so good…
Infelizmente é ilegal em Portugal
Em que lei é que isso está escrito ? Na “lei 31 de boca” ?
Boas,
Nao é ilegal. Embora possam inventar alguma coisa, mas nao tens a factura? Se tens o produto é teu, fazes o que quiseres com ele e ninguem tem nada a haver com isso.
iPhone sem jailbreak não faz sentido…
Porquê?
Porque é muito limitado.
Desactivar caracteres especiais nas msgs?
Relatórios?
Atalhos para activar e desactivar BT, 3G, Data, brilho, RR?
Themes?
Tirar fotografias c as teclas de volume?
Fechas todas as apps ao mesmo tempo?
Pastas dentro de pastas?
Gravar o ecra do iPhone?
Etc, etc, etc…
Coitado do iPhone sem o JB (mas isto é a minha opinião…)
Mas se conseguires fazer alguma dessas coisas sem JB, enlighten me sff.
oki..desses todos o único que sei é o de tirar o screenshot do ecrã… home button + botao de desligar.
eu não digo que não se faça…no sentido de ter aplicações grátis mas que devido à burocracia existente na Apple para o lançamento de aplicações, estas sejam obrigadas a sair num “mundo paralelo”. Agora, fazer JB para usar aplicações que custam valores inferiores a 1€…acho que não vale a pena….pois para uma pessoa é praticamente um valor simbólico e valoriza o trabalho de um programador…motivando-o a fazer mais e melhor…mas isto são apenas os meus 5cent de opinião…
Convem primeiro perceber o que é o Jailbreak e não conotar o mesmo com pirataria. Infelizmente nos dias que correm as pessoas habituaram-se (mal) a considerar tudo o que é paralelo de ilegal.
Esclarecer: o Jailbreak não é ilegal no nosso País, pura e simplesmente não está na Lei, caso contrário, agradeço que me informem qual a Lei onde o mesmo está contemplado.
Sobre o Jailbreak, e para não dizerem asneiras, aconselho a uma simples prorcura no Google ou na Wiki para começarem a perceber. Resumidamente, o JB permite ao dono do seu aparelho em causa, o acesso a root, e consequentemente fazer alterações no seu iDevice.
Se o Pplware me permite aqui colocar, vejam o link antes de falarem de coisas que não o são: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jailbreak_%28iPhone_OS%29
Estava a referir-me em gravar o ecrã em forma de video, com o intuito de fazer previews de apps ou mm tutoriais e não simples prints do ecrã.
Tal como disse o @Redhawk e bem, o JB permite ao utilizador que pagou por o equipamento fazer com ele o que bem entender.
Já nem refiro outrosfalar de outros defeitos do iOS, os quais ainda nem a comunidade JB arranjou solução, como:
– Capacidade de seleccionar vários pessoas ao mesmo tempo qd queremos reencaminhar um email?
Definir prioridades nas redes wireless?
Enfim… como disse e volto a subscrever, coitado do iPhone sem JB.
Agora só falta a mesma funcionalidade para o meu Android.
Entretanto,
Se quiserem inscrever-se no Dropbox e ganhar mais 250mb:
http://db.tt/U8uPqpI
Se quiserem inscrever-se no SugarSync e ganhar mais 500mb:
https://www.sugarsync.com/referral?rf=c6iy8xm76ivvd
Por falar em iPhones, vejam como se “aprisiona” alguém com uma bola dentro de três iPhones.
http://player.vimeo.com/video/23715004?title=0&byline=0&portrait
Mundial 😀
Rui,
Obrigado…realmente depois de perder algum tempo a ler sobre isso tens razão….peço desculpa por falar de algo que não sabia muito em…e vou fazer no meu iphone o JB tb…
Obrigado novamente.
Sérgio pode-mos ver o JB tal como a Internet, se bem usado, pode trazer ao utilizador inúmeras vantagens, se usado de forma incorrecta e por pessoas de má fé, pode ter consequências avassaladoras. Aqui entra o bom senso de cada um.
Para quem ainda não tiver o DropBox e quiser ganhar + 250MB é só fazer o registo através do link:
http://db.tt/PSQj6Nl
Depois da controvérsia toda do Dropbox, ainda acreditam nesse serviço?
Fantástico….
Ai se este artigo estivesse relacionado com algo da M$ e Dropbox…..
Como diria o nosso amigo Austin Powers, “oh behave!”
https://www.youtube.com/watch?v=kwrT2aCvzqs
https://www.youtube.com/watch?v=QiY8QB1fNAY&feature=player_embedded
desculpem mas acho que devia deixar isto aqui e talvez até o pplware possa abrir um topico para a um debate eu gostava de ouvir outros sobre o que se esta a passar embora associe sempre ao mau do zé em quem eu não votei…
obrigado