CTRL + ALT + DEL no macOS? Há algo parecido…
Um dos atalhos mais utilizados no Windows é se dúvida o CTRL + ALT + DEL. Muitos tendem a culpar o próprio sistema operativo da Microsoft, no entanto a maioria das causas que levam a recorrer ao CTRL + ALT + DEL, prendem-se com a má programação de determinadas aplicações.
No passado já mostramos como usar este super atalho no Linux. Hoje vamos saber como podem ter algo idêntico no macOS.
O atalho CTRL + ALT + DEL não existe no macOS mas o sistema operativo para Desktop da maça tem algo parecido. Para tal basta que o utilizador carregue em Command+Option+Esc para que aceda a uma interface que permitir "matar", sem dó nem piedade processos que estejam a correr no sistema. Depois de selecionar o processo, basta que carregue em Forçar saída!
Activity Monitor
Outra das possibilidades é através do Monitor de Atividade que além de oferecer informação detalhadas dos processos, permite também que encerrar processos do sistema. Para usar esta ferramenta basta que carregue em Command + Espaço e escreva Activity Monitor.
Já dentro do Monitor de Atividade basta que escolham o processo que pretendem terminar e depois carreguem no botão X na barra superior.
Como podem ver pela imagem anterior, por cada processo é possível saber várias informações incluindo o consumo ao nível da rede, Tempo de CPU, memória, energia, etc.
Para quem vem do Windows, é normal que quando uma app bloqueia se lembrem de imediato do CTRL + ALT + DEL. Esse conjunto de teclas não existe mas podem sempre usar o atalho Command+Option+Esc. Outra das alternativas é o Monitor de Atividade.
Este artigo tem mais de um ano
Felizmente no mac raramente é preciso usa lo ja no windows e todos os dias
É bem verdade!
Depois ninguém aqui no blog é tendencioso 🙂
Mas o Pedro respondeu que, ao contrário do Windows, no Mac este acto de forçar a fechar aplicações é usado raramente. O que alem de ser verdade, tem a ver com a arquitetura do próprio SO.
Dizer a verdade, que é algo que todos sabem que o Windows tem esta forma de ajudar quando o software ‘crasha’, não tem nada de tendencioso, apenas verídico. Para quê estares a enterrar a cabeça na areia? Sabes que é verdade.
Sr. Vitor M., apesar de todo o respeito que tenho por si, pelo seu projeto e pela sua cultura, ambos sabemos que você é, de longe, a pessoa mais tendenciosa a favor da apple do blog.
Se me falassem disto há uns anos, nos windows XP, Windows Vista, Windows 7…. eu até acreditava.
Agora, quem possui uma boa máquina com o Windows 10, isso não acontece. Simplesmente.
Posso dizer que nunca utilizei (que me recorde) o Control+Alt+Delete no windows 10 (ou terminar processo de forma manual) e já uso há quase dois anos diariamente.
Talvez estejamos a falar de coisas mal configuradas no windows (como o mac não dá para configurar, não há más configurações) ou software pirata… aí é normal que as coisas não corram bem.
Não fica bem um “É bem verdade” em resposta a uma frase “já no windows é todos os dias”. Isto é tendencioso, que queiramos quer não… é diferente dizer “no windows acontece com mais frequência que no mac” do que “no mac raramente, no windows todos os dias” – é bem verdade…
Se calhar dizer a verdade quando a conhecemos para ti é ser tendencioso, mas a verdade é a verdade, a minha que não tem de ser a tua (porque falamos de utilização) e de certeza que não vou dizer as coisas como elas não são para te agradar, isso podes ter a certeza absoluta.
No que diz respeito a esta funcionalidade e como diz no texto, se leres verás que é assim e por isso e que o Pedro se baseou e eu respondi ao que o Pedro tomou como base, antigamente os sistemas operativos Windows necessitavam desta funcionalidade como “pão para a boca”, já os Macs não, dificilmente até no passado isto acontecia, ou no Linux por exemplo.
Se um dia usares e entenderes como funciona os macOS verás a razão e explico isso no comentário, tem a ver com a arquitetura. Usei muitos anos, se calhar não eras nascido quando comecei a usar Windows e ainda bem que existia esta funcionalidade porque me salvou muitas vezes.
Atualmente, contudo, com o Windows 10 as coisas mudaram (mau era se não fosse assim) e o próprio sistema está mais “auto-reparador”, mas não deixa de ser mais necessário isto no Windows do que no Mac e não quer dizer que tenha a ver com o sistema em si, grande parte das vezes a culpa são dos drivers de determinado dispositivo ou de software mal concebido (a grande parte das vezes sem dúvida).
Quem ainda tem Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8 (uma grande maioria de quem usa Windows) ainda usa frequentemente este atalho, porque muito software exige da máquina recursos que são escasso e isso é outra causa dos tais “congelamento”. No macOS também acontece, muito raramente, mas acontece, o que tem de diferente, além de software mais cuidado em muitos casos, é um sistema mais exigente no que toca a drivers e mesmo a forma como as apps são construídas para a arquitetura macOS, basta leres um pouco para perceber como isso se processa.
Estes pontos nada têm a ver com o gostar mais ou menos, sim gosto muito mais do macOS mas uso ainda bastante Windows (praticamente todas as empresas têm máquinas Windows), mas por isso é que quem usa ambos os sistemas sabe que há essa diferença que te falei. Tu usas macOS? Certamente que não, se não saberias isto que te acabei de contar.
É bem verdade que quem não conhece interpreta as coisas como tu interpretaste de forma errada e com exemplos descabidos. 😉 Mas é só por isso.
hummm… pois.. nao sei o que fazem no vosso windows…
raramente uso o Task Manager no Windows 10…
No Windows 10, como referi, é cada vez mais raro… como está no texto.
é bem mentira, como utilizador diário do MacOS posso dizer isso…
É o que me acontece…os outros não sei 🙂
Em que circunstâncias?
Sempre que fazes qualquer coisa…
Não usas Windows já há muito tempo!
Usavas máquinas manhosas e mal configuradas então!
sim… porque tu nunca usaste….
é senso comum que o windows tem “travadinhas” de memoria constantes!
Constantes é relativo. A minha máquina no trabalho está sempre ligada sem problemas.
Mas é certo que algumas aplicacoes precisam de ser reiniciadas para “limpar” memória, principalmente o chrome que quando chega aos 3-4 GB de Ram começa a ficar 1 pouco lento.
Em relação ao Windows, reinicio a cada 2-3 semanas, fora isso está ligado 24/7
Gostava mais quando tinhas um garrafão
Estou de férias.
Então eu devo ser um sortudo que nem te conto! Utilizo SO de 64x à muito tempo.
Acho engraçado falarem mal de computadores de marca branca, que têem falhas constantes e que custam 100, 200 e 300€ e depois comparam com um MAC de 1.500 ou 3.000€!!!!!!! Mas a culpa é sempre do SO.
Em 2017, há muitos portáteis à venda para enganar o consumidor, inclusivé da HP, com disco SSD de 32Gb para o SO e um disco secundário de 500Gb HDD….. passados uns dias nem conseguem actualizar as máquinas, bloquiam constantemente e a culpa é do SO, claro!!!!! Estou esclarecido.
Quando quiseres comparar, escolhe o mesmo patamar de preços para comparares com um MAC, assim como não faz sentido comparar um Mercedes AMG com um Fiat Panda, pois não?
Eu tenho aqui um computador que é de marca branca (Placa mãe gigabyte), e que funciona bem 24/7, e custou isso…
Corre Linux
o teu senso comum está mal configurado!
A culpa disto é do software… vêm eles com as desculpas…
Claro, pode ser. Ninguém disse concretamente que é do sistema.
Nem por isso, eu uso muitas vezes… depende do que fazes / das apps que usas.
No meu caso não há muita diferença quanto ao Windows.
Como se diz no artigo: “prendem-se com a má programação de determinadas aplicações”
Eu uso Windows ja ha muitos anos, essa era uma realidade comum a muitas versoes antigas do Windows, mas no 10 nunca tive problemas, as vezes que isso acontece, e com o Kodi, ate porque eu uso sempre as versoes em teste, e como sabemos teem muitos bugs, e por vezes deixam de responder, de resto, nunca tive problema com qualquer outro Software. Ja no Linux, os preblemas e erros sao varios, e em demasia, tanto que desisti de Linux por mais uns tempos. Quando funciona sem problemas e otimo, mas quando resolve falhar perde-se por vezes demasiado tempo a corrigir situacoes problematicas, conclusao: atrasa mais que aquilo que ajuda.
raramente???? então se é assim tão raramente porquê criaram está funcionalidade?? vejo que tens 1 mac só mm para surfar na net e fazer gostos nas redes sociais..pff
É mesmo verdade. Posso dizer-te até que nunca usei.
Tu tens pneu suplente no carro?
Just in case, no?
Pplware, porque os meus comentários ficam sempre em moderação e outros não? Agradecia esclarecimentos
Viva. Um IP novo. Regras do software. Está tudo publicado.
Estou em rede móvel, o ip será sempre novo pois é dinâmico . Porque não fazem isso apenas para contas novas? Cumps
O software acaba por fazer, depois de certas regras serem cumpridas, ele coloca numa espécie de whitelist. Mas o SPAM também, por vezes, tem comportamento semelhantes. Há uns esquemas de “vendedores de empréstimos”… coisa magnífica, que estuda determinadas práticas para conseguir passar e poluir os comentários com centenas deles. Para evitar, acrescenta-se mais uma “linha” ao requisito.
Pode parecer fácil, mas com milhares de comentários em 40 mil artigos possíveis… não é fácil.
Ou com um option + clique no icon da Dock, em vez de aparecer a opção Quit, passa a Force Quit
Esta é a opção mais conveniente. Quando a aplicação não responde nem é preciso carregar em Option. A opção Force Quit aparece por defeito
Essa eu não sabia, muito boa, obrigado. No meu tive de usar o control + option + clique, já que o comando aparece no menu de contexto.
Boa dica, também desconhecia.
CTRL SHIFT ESC. Hoje em dia o CRTL ALT DEL é um pouco obsoleto e meio caminho para o que se pretende, que é verdadeiramente o CTRL SHIFT ESC.
Trabalhei em suporte numa média empresa com centenas de pcs, e meia dúzia de macs, e o pessoal que os usava era com var aberto. Sabem qual foi a primeira coisa que aprendi no mac? Foi fazer force quit. E não foi poucas as vezes que o usei… Portanto…
Eu tenho um amigo assim, ele não sabe sair das aplicações com CMD + Q ou ir a “Ficheiro >> Sair”.
Ele também não sabe instalar aplicações no macOS e olha que é só arrastar para a pasta “Aplicações” ou instalar directamente da App Store.
Já viste se te tivessem ensinado a executar o MS Installer no mac ou até, ou até, qualquer coisa!
Give us a break, will you? Like !
good story….e se nao conseguires fazer nada disso?? vais lá ao botãozinho é?? ah dsclp o mac nunca encrava peço dslp wrong post….-.-
Foi sim, acreditamos mesmo em ti!
experimentem correr phpstorm, 3 browsers, SQL e mais algumas coisas no OSX e digam se trava ou não… por vezes até o rato e teclado deixam de funcionar. no Windows é igual, Linux a mesma coisa… e atenção que o meu tem 16gb de RAM, quando tinha 4 era pesadelo… no Linux tenho 4 e não acontece, se calhar 1 vez por mês. limpar o PC e deixar de “inventar” muito que isso passa… usei Windows 7 durante anos sem nunca ter encravado pra nada. sempre tive problemas foi com gráficas, cheguei a conclusão que gráfica Intel embutida é a mais fiável pra trabalhar, então Linux esqueçam gráficas dedicadas… pesadelo autêntico
Ha coisas aqui que so na luta dentro da jaula, lutadores de mac contra os windows o pinguim era o arbitro
A verdade é que todos nós numa altura da vida usamos o tão lindo e maravilhoso OS Micro$oft Windows.
Eu, do tempo em que se escrevia “win” no comando do OS MS DOS (e antes disso até, quem não conhece o Word Star?), já nesta altura o OS X e qualquer distribuição de Linux (e usei muito Red Hat e Debian) batia aos pontos qualquer versão do Windows.
Qualquer que viesse, era uma tentativa de se tornar robusto e fiável, diziam e vendiam com esta promessa “agora é que é! é este! este não falha! este é sempre a andar!” e até o Windows Vista, “Vista” é que eles não tinham quando o fizeram! A única coisa que vos levou a usar Windows era, e é, o tão famoso e ensinado Micro$oft Office e o jogo Paciência — nunca na vida a maioria de vocês usou o PC para por à prova o OS e deixa-lo a pingar de suor.
Quem não perdeu um trabalho de horas com um simples “a aplicação deixou de responder” sem razão aparente! Ou ficarmos sem explorer (barra também) e ter de ir ao executar escrever “explorer”. E não era preciso fazê-lo correr muito, mesmo com grande hardware dentro da caixa.
Meninos que falam agora em Windows 10, Dez!?
Demorou a vir a dita robustez?! Não.
O W8 conseguiu esquecer o que são conceitos de “user friendly” e “user experience” e o W9 nem viu a luz do dia!
Se nunca usaram outro SO dia após dia, noite após noite, sem ser Windows não sabem do que falam!
São virgens fechadas num convento das carmelitas descalças.
Long live macOS, Long live Debian. Live long and prosper.