Controlar um iPhone ou iPad apenas com os olhos? Apple anuncia a novidade!
Com a WWDC 2024 mesmo à porta, a Apple aproveitou a oportunidade para anunciar várias funcionalidades de acessibilidade que irão chegar em breve ao iPhone, iPad e outros dispositivos. A mais apelativa chama-se Eye Tracking e permitirá controlar o smartphone ou tablet utilizando apenas o olhar.
Eye Tracking Chega ao iOS e iPadOS
Naturalmente, esta nova funcionalidade destina-se a utilizadores com deficiências motoras que os impedem de interagir fisicamente com o ecrã do iPhone ou iPad. No entanto, estará disponível nas opções de acessibilidade de ambos os dispositivos para quem a quiser experimentar.
O que é interessante nesta funcionalidade que provavelmente veremos no iOS e iPadOS 18 é que irá incorporar o controlo do olhar de forma nativa. Anteriormente, a Apple permitia interagir com o iPad usando apenas os olhos, mas isso exigia a conexão de um acessório externo.
A empresa de Cupertino explica que a nova funcionalidade Eye Tracking utilizará a câmara frontal do iPhone ou do iPad para detetar e seguir o olhar dos utilizadores. A funcionalidade pode ser ativada e calibrada em segundos e tirará partido da aprendizagem automática executada diretamente a partir dos dispositivos para funcionar.
Embora seja provável que o controlo do olhar chegue ao iOS/iPadOS 18, isso não significa necessariamente que será exclusivo dessas versões do software. É muito provável que também se estenda a versões anteriores dos sistemas operativos, com o suporte final a ser anunciado na WWDC 2024.
Apple mostra como funciona o Eye Tracking
A Apple partilhou um vídeo que mostra como funciona o Eye Tracking. Este mostra uma jovem numa cadeira de rodas a interagir com um iPad utilizando apenas o olhar. A demonstração mostra-a a abrir uma aplicação, a navegar pelas suas diferentes secções e a realizar outras ações como reproduzir um podcast.
Para além do seguimento do olhar, esta funcionalidade do iOS e iPadOS 18 utiliza outra tecnologia já existente no ecossistema Apple. Estamos a falar do Dwell Control, que já está no macOS há algum tempo e permite realizar ações com o rato utilizando os olhos ou o rosto.
Com o Eye Tracking, os utilizadores podem navegar pelos elementos de uma aplicação e utilizar o Dwell para ativar cada elemento, acedendo a funcionalidades adicionais como botões físicos, swipes e outros gestos apenas com os olhos.
E não é a única novidade sobre acessibilidade...
Controlar um iPhone ou iPad com os olhos não será a única funcionalidade de acessibilidade que chegará com o iOS 18. Outra novidade interessante será a adição do Music Haptics, que utilizará o motor de vibração do iPhone para gerar uma experiência musical para pessoas surdas ou com dificuldades auditivas. De acordo com a Apple, esta opção já é compatível com milhões de músicas no Apple Music.
Além disso, o iOS 18 adicionará novos atalhos de som que permitirão aos utilizadores definir expressões personalizadas para que a Siri entenda e execute determinadas ações. E haverá também uma opção para ajudar a reduzir o enjoo ao utilizar o iPhone num veículo em movimento.
A Apple também planeia introduzir mais funcionalidades de acessibilidade nos Apple Vision Pro - legendas em direto, por exemplo - e no Car Play. Este último incluirá opções para controlar aplicações por voz e novas ferramentas para pessoas com daltonismo e deficiências auditivas.
Leia também:
Será algo similar como tenha nos óculos da psvr2 da ps5?
Olho para onde quero e o alvo situa-se lá. Será algo deste género provavelmente
É mais uma tecnologia saudável para o mercado. Os oftalmologistas e oculistas agradecem …
A Samsung ja o fazia em 2013 no S4….
tens toda a razão o que a Apple implementou é o mesmo que o smartscroll da Samsung… rolls eyes…
A diferenca e que a samsung faz primeiro mas faz mal, a apple faz muito melhor. Ainda se lembram do samsung watch antes da apple? Que medo!
Eu tive esse terminal e funcionava bem, não encontrei foi utilidade nenhuma; daí que não teve sucesso.
Samsung Watch vs Apple Watch: ganham os Amazfit, Huawei e outros. O baixo, eu e amigos temos vários destas marcas e temos bateria para dar e vender, recebem mensagens, têm Alexa, etc. a versão Samsung e Apple basicamente são versões chiques que passam mais tempo no carregador que a serem usados.
E resumindo os teus comentários: a Apple a inovar mais? Deves viver num mundo paralelo, porque na última década a Apple não tem feito mais nada (com excepções como os chips M e Rosetta 2) que não seja esperar que os outros façam, copia mas em vez de lançar a v1, v2, v3 … espera até ter uma v5 de laboratório e diz que lançou melhor lolol
E os Apple fans vão na conversa (digo fans porque eu também tenho Mac e iPhone mas tenho olhos abertos) como se no mundo da tecnologia fosse novidade… ecrã OLED fabulosos, dobráveis, telefones com boas câmaras e bateria, etc etc etc etc etc etc etc etc já existiam muito antes da Apple meter o dedo. A Apple faz excelente hardware? Sim. Software? Menos
A apple inova. Os apple silicon sao a maior revolucao do mercado que a concorrencia ainda não chegou la. Ter um portatil que desligado da ficha tem a mesma performance de ligado so a Apple tem. VIsion pro nova inovacao, tandem oled dos novos ipad e algo unico no mercado e a Apple foi a primeira a trazer….queres mais? Que inovacoes trouxe a concorrencia? Ate o android 15 so traz coisas que ja existem no ios 17 ha 1 ano
Tu tens acesso à internet ou só lês artigos Apple? Ou então estás a tentar iludir mentes simples com coisas falsas.
– A Samsung já tem ecrã OLED em tablet e tablet já aos anos, assim como os Snapdragon 8 Gen 1 e Gen 2 muito rápidos e poupados, mais que suficientes para tarefas dum SO móvel
– quanto ao iOS ou iPadOS ou mesmo o macOS… lol são as coisas mais tristes do mercado em inovação (não digo que são maus, digo em inovação) e mais uma vez só lês notícias Apple. É que 99% das coisas que já existem no Android ou Windows há anos e anos…só recentemente chegou à Apple
Há anos e anos no Android e só recentemente na Apple:
– multitasking e janela (no iOS ainda não, só iPadOS)
– widgets
– acesso integrado ao sistema de ficheiros (incompleto ainda na Apple)
– uso de teclado e rato físicos
– ajuste de ícones e widget à vontade (não existe na Apple, eventualmente no iOS 18)
– imprimir para PDF (incompleto, só através de subterfúgios
– OLED, câmara central em landscape
– USB C
– 120 Hz, OTG, ecrã externo individual (que não seja espelho) e muito mais.
Isto para dizer que a Apple tem implementado muita coisa existente no Android há muitos anos, já muito batidas e algumas até por imposição da UE. Os óculos de VR o maior flop da história deles. Num futuro terão ecrãs dobráveis “inovadores” e já irão os terminais Samsung, huawei e outros na 6 ou 7 geração…
Apple já ganhava alguma verdadeira coragem e, tal como a Google e Android ontem com o controlo de rato com a cabeça, tornava algumas tecnologias open source
Infelizmente a Apple, a empresa mais rica do mundo, não mete nadinha cá para fora para o bem de alguém. Zero.
Não vejo nenhuma outra a inovar mais que a apple. O ipad m4 pro com oled ate os novos intel de desktop papa em single core. E uma razia. Mas a inovacao e o tandem oled que ninguem fez e a apple inovou