PplWare Mobile

Conheça o novo iPhone 5


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Ze androide says:

    Acho q finalmente vou trocar o meu 3gs 🙂

    • Manuel says:

      Por um Samsum galaxy SIII 😀

      • el cora says:

        por acaso hoje experimentei um, porque nao sou como certas pessoas que falam mal so por falar, antes de comprar gosto de criar uma opiniao pessoal ( não aquilo que os outros querem que eu goste), e devo dizer que não é de todo um telefone mau, mas aquilo tudo em plástico e com androides la dentro…. nao me convenceu. Se bem que achei o ics bastante mais avançado do que conhecia, mas mesmo assim não me convenceu, parece uma versão dos chineses do ios. Ja que vou gastar dinheiro, prefiro comprar uma coisa de jeito.

        • golias17 says:

          “parece uma versão dos chineses do ios”

          Isso só quem não sabe do que fala é que diz, podes gostar mais do ios, mas dizer isso loool.

          Devias experimentar um android de valor parecido ao iphone durante 2 meses nunca mais dizias isso.

          • el cora says:

            acho q tenho direito à minha opinião e à minha escolha? da ultima vez que olhei pela janela estávamos num estado laico, democrático, de livre escolha e de livre direito. A minha opinião pode-te não agradar, no entanto não passa disso mesmo, da minha opinião , para mim tem valor, para ti compreendo que esteja errada e que não valha nada, é o teu direito também, da mesma maneira que ºe o meu direito, gastar o meu dinheiro, onde eu entender que deve ser gasto sem “anjos da guarda” no meu ombro a tentar mudar a minha opinião impondo a deles. para mim esta guerrinha estúpida entre sistemas resume-se a isso mesmo, à falta de respeito que existe entre s pessoas, na qual se quer impor a nossa vontade apenas porque achamos que o que é melhor para nós, é o melhor para os outros. Nenhum utilizador ios veio para cá pedir a opinião de um utilizador de android, logo, não entendo fundamentalismos nem fanatismos seja de que parte for. Se prefiro gastar o meu dinheiro num iphone deve-se simplesmente ao facto de que sempre usei, conheço o sistema, faz aquilo que eu quero e a na minha opinião pessoal, que vale aquilo que vale, é melhor e mais agradável.

          • Giga-Byte says:

            Apoiado… não é a pegar no telemóvel 5 min que vais ver as potencialidades do Android.

          • el cora says:

            da mesma maneira que falar sem usar um dispositivo ios sem o usar sequer nao da para entender do que se fala, convenhamos que é a maior fatia de “iluminados”

          • golias17 says:

            Não se trata de onde gastas o dinheiro ou não, apenas digo o que digo porque sei que não sabes o que dizes por mim podes nunca usar um android na vida, mas não é por isso que se fala assim do sistema operativo mais usado no mundo.

            Lamento informar-te, mas não se trata de fanatismo mas de reconhecimento, usei pouco ios, nunca usei windows phone e não é por gostar de android ou achar melhor que digo que os outros parecem imitações chinocas.

            Só uma ultima coisa, esses outros SO chinocas tem tudo o que o ios 6 trouxe de novo. Ouve varias implementações no ios que foram pedidas por clientes que se inspiram no os chinocas, se pensares um pouco não devem ser assim tão más. Respeitar a concorrência faz bem.

            Não se esqueçam que sem concorrência nós é que perdíamos, espero que tenhas percebido o que estava a tentar transmitir, quando um usa o que mais gosta ou o que acha melhor.

          • el cora says:

            Continua a ser a mesma conversa, a tua opinião versus a minha, se eu acho dos chinocas, pra mim é e nao me refreio d eo dizer com medo de ofender alguem. O android não é realeza! o ios tambem não. se nao gostaste da minha opinião…simplesmente ignora! não lhe des a minima importancia.

          • golias17 says:

            Opiniões, gosto nem vale a pena discutir.
            Apenas disse o que disse porque uso android sei que tem defeitos cada vez está melhor e não consigo perceber as pessoas que falam sem saber do que estão a falar, tenho a certeza que tens essa opinião porque nunca usas-te android na vida, apenas acho que todas as pessoas antes de falar mal ou dizer o que quer seja têm de saber o que estão a falar sobre.
            É um grande mal dos portugueses gostam muito de opinar sem saber.

          • el cora says:

            não! enganaste, se digo que não gosto é porque já usei e não gostei, não tenho o mau hábito de criticar sem saber. Usei, não gostei simples. se usa-se e gostase nao teria o mínimo problema em compra rum android, ja te disse que não sou fundamentalista.

          • Golias17 says:

            Sendo assim não tenho nada a dizer. Espero é que tenhas experimentado um Android hi tec porque os low cost, não têm nada a ver, ficarias muito mal impressionado.

          • T. Castro says:

            el cora, há que admitir que android é o “ios dos chineses” não é uma opinião pessoal, já raspa a opinião técnica não fundamentada. O que quero dizer com isto? Que dizeres que não gostas porque não têm uma arrumação tão temática, ou que o “ambiente de trabalho” não é a mesma coisa, tudo bem. Mas IOS dos chineses, não, claramente. Eu comprei o iPhone desde que saiu, JB para cima assim que pude, para poder usar e abusar dele. E sabes que mais? Sinto a falta do android. Os widgets de acesso rápido (wi-fi, GPS, Data, tudo num toque apenas, sem ter que dar 3 toques como no iPhone). O puder organizar o ambiente não só com pastas, mas também com mini-aplicações, realmente uteis e práticas. Fluido, animado, vivo, programável em qualquer OS. Muito mais estável que o IOS (não e opiniao pessoal, dá uma vista de olhos:

            http://www.phonearena.com/news/Which-platform-crashes-more-Android-or-iOS_id26542

            http://www.forbes.com/sites/tomiogeron/2012/02/02/does-ios-crash-more-than-android-a-data-dive/).

            WMobile, é apelativo, mas a interface Metro não me enche as medidas, Tiles é giro mas na xBox 360 com kinnect, ai sim gosto, uso e abuso. Vamos ver como se porta WM8 ^^.

            Cumps

        • Alexandre Pinto says:

          Em 5 minutos nao ficas a saber nada de nada…
          Eu posso falar.
          Usei Android uns 2 anos.
          6 meses com o Lumia 800 (WP7).
          E agora mais uns 4 meses com o iPhone 4.
          No meio disto tudo, o unico que me deixou com vontade de voltar a dar nova oportunidade foi o Lumia.
          É de longe o modelo mais bonito (opinião pessoal). Além disso estou curioso com o novo empurrão que vai ter com o WP8.

          Entretanto estou a usar o iPhone 4 e estou satisfeito. Satisfeito apenas. Sinceramente acho tudo muito sem sal. É isto, funciona bem mas é só. Não te permite a personalização do Android nem te dá aquela pica de experienciar um SO diferente.
          Se queres mesmo ter opiniao sobre o Android, exprimenta durante pelo menos 2 meses.

          • el cora says:

            Isso nesse ponto concordo contigo, em termos de utilização o ios é um pouco linear, mas penso , não tenho a certeza, que o objectivo e a filosofia do sistema operativo é mesmo essa. No meu caso até agradeço porque quero um equipamento que simplesmente funcione, não o quero para joguinhos e experiências, mas dou-te a razão que para os utilizadores que gostam de fazer experiências e serem mais activos na maneira como definem o seu equipamento o android é mais apelativo. E sim tive um galaxy s2 juntamente com o 3gs desde que saiu ate à alguns meses quando o “doei”. Como nota pessoal e relativamente ao Win 8 mobile, pessoalmente foi o sistema operativo que está na linha de saída que mais curiosidade me puxou, gostei bastante do aspecto e da maneira como parece funcionar. Quem sabe a nokia acertou finalmente no rumo ao escolher este sistema operativo?!

          • Bruno M. says:

            el cora, JB é o inicio do futuro do android.

        • Marco Freitas says:

          A tua opinião (el cora) é livre, mas a minha também é, e sabes o que eu acho, das duas uma ou és doente ou a tua mãe deixou-te cair com a cabeça no chão quando eras pequenino, é que só pode para dizeres tamanha estupidez. Tu gostares mais do IOS tudo bem gostos não se discute, agora dizeres que o Jelly Bean (nestes últimos anos o android já evoluiu mais do triplo do IOS) é o IOS chinês lol, só podes ser ignorante.

          • el cora says:

            Camarada, se partes pro insulto pessoal nem te respondo porque nem te admito que me fales sequer, logo aquilo que tu falas é imediatamente lixo. Se quiseres conversar e argumentar como gente crescida tou aqui.

          • Hugo Cura says:

            Vamos lá a moderar a linguagem Marco, usa outras palavras.

          • Marisa Pinto says:

            Pois é, passa-se demasiado tempo na Internet! Eheh

          • carjakim says:

            El Cora says: “No meu caso até agradeço porque quero um equipamento que simplesmente funcione, não o quero para joguinhos e experiências,”
            Então para que compras um iphone? Para fazer chamadas e mandar mensagens? Para isso, compravas um nokia 3310, que o faz, com mais rapidez e qualidade, é nisto que eu fico chateado, as pessoas compram coisas que não precisam, para mostrar uma riqueza que não têm. Sê mais humilde, ter um telemóvel de alta performance, não questionando qual é o SO e apenas o utilizar para situações normais, como fazer chamadas e mandar mensagens, limitavas-te a ter um telemóvel simples e até mais rápido. Isto é apenas uma opinião pessoal .

        • Carlos says:

          Tenho o iphone 4S e o S3, cada 1 tem as suas virtudes, agora em termos de SO prefiro o Android. Dar a opiniao q tu deste é no minimo ridiculo….

      • Estou Junto com o Manoel, embora não discorde do el cora abaixo. No entanto já tenho o 3Gs e um IPad2, no entanto, estive testando o Galaxy SIII, e gostei de usá-lo como roteador do meu IPad2, gostei do flash, da tela, e da velocidade, tirando o monte de “plastico”, a novidade do IPhone 5, não me convenceu, sem contar que vou poder testar o IOS 6, no meu Ipad2.

        • Legion says:

          As pessoas tendem a confundir Hardware e SO neste tema.

          Sou um utilizador exclusivo Android e não comprava um SIII. Em termos de caracteristicas é impecável mas os plásticos… nunca mais deixam os plásticos.
          Pega-se no ONE X e no SIII e percebem o que quero dizer.

          • Bruno M. says:

            Ainda estou para perceber que raio têm contra os plasticos…

            O meu sgsIII já caiu ao chao umas quantas vezes e ainda aqui está sem vidros partidos.

            Já o meu legend de aluminio, quando caia era cada amolgadela…. até que o ultimo tombo foi a morte dele…

            As custas do aluminio o ecra foi-se…

  2. tb says:

    iphone 4 (8 Gb) free!?

    • Bruno Martins says:

      *Com contrato

    • Nuno says:

      Ya, tambem não percebi essa!
      xD

    • Serva says:

      É só para os STATES e com contracto , com já se esperava sem grandes novidades , pode ser que quem tenha o 3GS ou mesmo o 4 que se sinta tentado em mudar , mas já todos percebemos que o IOS 6 é chato muuuuito chato e aborrecido , só mesmo com jailbreak .

      Cumprimentos

      Serva

      • Renato M. says:

        Chato porquê? Eu estou com iOS 6 e não é nada chato. Tem coisas que não tinha antes. Podes dizer é que já estás farto sempre da mesma grelha de icones. Mas olha que tem inovações porreiras como na integração com o Facebook vai-te buscar contactos, põe a foto, etc… No calendário busca os eventos do Facebook e datas de aniversário! Nos sons tens opções como tirar vibração só para kdo não tem som ou despertar com uma música.
        Não te guies pelo que vês nos Keynotes e videos da net. Uma pessoa está sempre a descobrir coisas novas.

        PS: não trás Youtube de origem, mas a que está na AppStore é engraçada.

  3. Manuel says:

    este será mais um simples upgrade do 4S porque a nivel de hardware só vejo a integração da rede 4G LTE e melhorias da camera e um processador melhor… mas espera-se pelos feeds.

    • Miguel says:

      Mas afinal o que é que querias mais???
      Que tira-se finos e cafés???
      O tlm é qualquer coisa de fantástico e as novidades são mais que suficientes…
      Inveja é coisa feia meus amigooooos!!

      🙂

      • Carlos C. says:

        Lá vêm estes com “a inveja”, mas inveja de quê? mas que arrogância nojenta, dá-me a escolher entre um iphone e um galaxy s3, e vê qual escolho.

      • Joao says:

        E a vaidade tambem…

      • masahiro says:

        enfim lol o tlm nao trouxe nada de novo do que aquilo que ja existia. nem ecra HD tem. tanta coisa que so se podia comparar o galaxy s3 quando saisse o iphone 5. ele sai e vesse o resultado lol

      • Serva says:

        Miguel ,

        Uma das coisas que a Samsung fez com o lançamento do SGIII foi incorporar uma quantidade de software ao serviço do utilizador , nem falo do sistema de comandos por voz porque o da Google desde que suporta o Português Europeu está um mimo , falo de receberes um SMS e quereres telefonar em seguida para quem te enviou esse sms é so levares o telefone ao ouvido que le faz a chamada , falo por exemplo do sensor que não permite que o display entre em pausa se estiveres a olhar para ele , falo do software muito interessante da maquina fotográfica etc etc etc , como vez para além do hardware ainda existe muito espaço para inovar e tornar este tipo de equipamentos que são caros uma peça tecnológica que nos apoia durante o tempo que não estamos em casa .

        Cumprimentos

        Serva

        • Tiago Dias says:

          Serva,

          Concordando com tudo o que dizes, essas funcionalidades foram muitombem implementadas pela Samsung, não posso deixar de dizer que também existem inúmeras funcionalidades no iOS que proporcionam uma boa experiência de utilização semelhantes (não iguais) ao que o Android faz no SGSIII.

          Um exemplo. A funcionalidade de levares o SGSIII ao ouvido e ele telefonar para a pessoa que te enviou a SMS não é exclusiva. O mesmo gesto (elevar o telefone ao ouvido) também existe no iOS, a diferença é que realiza outra acção. Em vez de efectuar uma chamada, activa o Siri, e daí podes fazer o que quiseres.

          Exemplos como este há imensos. Pormenores do sistema que só conheces se fores utilizador. Por não ser anunciado em keynotes e apresentações, não quer dizer que não exista 😉

          • Serva says:

            Tiago ,

            Bom dia é verdade que só sendo utilizador é que conhecemos a fundo as capacidades dos SOs estou inteiramente de acordo contigo neste ponto , repara que só respondi ao post do @Miguel que diz já existir espaço para mais inovação , quando como é evidente todos os dias estes equipamentos ficam mais inteligentes como foi agora o caso dos novos Lumia anunciados .

            Cumprimentos

            Serva

          • Tiago Dias says:

            Serva,

            Sim, estás completamente certo, há sempre espaço para a inovação, há sempre algo a melhorar, disso não há dúvidas.

            Apenas alertei que há muitas funções, que mesmo que não sejam anunciadas como main features, estão lá. Os exemplos que deste de funções que a Samsung criou para melhorar a experiência de utilização ao utilizador, a Apple também o faz, também há esse tipo de funções e pormenores que melhoram a experiência. Alguns semelhantes a esses da Samsung, outros diferentes.

            Um abraço 😉

        • diogo says:

          E basicamente foi no software que o SIII mostrou uma grande evolução, pois a evolução de hardware mostrou-se no One X
          E só digo isto porque, e apenas, o One X saiu antes.

        • marco says:

          Boa resposta Serva.

    • NoBodyCares says:

      Diz-me então que mais querias, não há mais nada por onde melhorar.

      • Gil says:

        estas a dizer que lançaram o produto perfeito?
        há sempre coisas a melhorar e uma delas deveria ser seguir os standars, mas como a Apple gosta de ser casmurra tem que ser diferente.
        Nem o interface mudaram para melhor, assim o pessoal com acessórios antigos terá que comprar adaptadores ou acessórios novos. Se era para mudar a interface, porque não para micro USB? (que é o que toda a gente usa)

        • eduardo says:

          o iPhone já vem com o adaptador para os periféricos já existentes. As pessoas não precisam de comprar mais nada, excepto nalguns casos muito específicos.

          • Mondrulho says:

            a nova ficha foi criada para ser menor e dar mais estanquecidade ao iphone. era a ficha de conexão o seu ponto mais fraco aos elementos experiores como agua e pó.

      • Serva says:

        UAUUUU , então , que afirmação é essa não a mais nada para inovar tens mesmo a certeza do que dizes ou afirmas , se leres o meu post acima vais ver que existe muito espaço ainda de inovação e isso passa pelos SOs estarem cada vez mais ao serviço dos utilizadores facilitando-lhes a vida e não complicando .

        Cumprimentos

        Serva

  4. Pedro says:

    Graças a Deus que comprei o Galaxy S3!…

    • bcuraboy says:

      concordo plenamente 😀 muito mais que satisfeito com o SGS3, e o desenvlvimento e as atualizaçoes constantes,tranformam-no numa maquina brutal!!! e depois,temos os nossos amigos do xda sempre a ajudar 😉

    • Miguel says:

      Se sentisses isso nem fazias o comentário!!
      Erabom poder ter um iphone 5 não era??
      Ficas bem com essa maravilha do design qual é??
      Azul cueca ou mais ou menos branco?
      hihi

      • Rui says:

        miguel, só não tem uma carrada de tecnologias presentes em telefones mais antigos, á parte disso parece-me bem. único “downside” é que mudaram a porta do cabo de ligação ao telefone, e em vez de adoptarem standards usados por toda a gente (micro usb por ex.), criaram mais uma ligação proprietária.

      • Carlos C. says:

        “Se sentisses isso nem fazias o comentário!!” o mesmo para ti então, se é bom para ti ter um iphone 5 é problema teu, para outras pessoas era bom ter outro qualquer, acho triste o desespero por “estatuto psicológico”, porque ter um iphone, por muito que penses o contrário, é apenas o mesmo que ter 1 outro qualquer, são gostos.

      • Mykos says:

        quem é que gasta 700€ num telemovel pelo design????

        • Daniel Coelho says:

          Ahahah!

          Acredita, muiiiiiiiiita gente!!!

          Vivo em frankfurt e aqui ter um Iphone é status! Cerca de 60% das pessoas que vejo no metro têm um iphone 4!
          Muito sinceramente, pelo o que tenho observado, 50% desses utilizadores que vejo, apenas usam o telemovel para o whats app, mp3 e meia duzia de jogos…
          Enfim, tarefa que qualquer telemovelzito de 120€ consegue fazer…

          Há aqui uma loja da apple em frankfurt, dia 28 vai ser a p*ta da loucura…

          • Hugo says:

            É por pessoas como tu que o iphone tem fama de “é só status.” As pessoas que compram um iphone querem algo que não é complicado sem grandes rodeios na interface, com actualizações sempre garantidas, algo simples, que não é vistoso, mas que mantém uma construção excelente aliada a uma interface quase (porque infelizmente nenhum telemovel é perfeito) sem lags. As pessoas que compram um iphone querem um telemóvel que a nível de virus em relação ao android é muito mais seguro, as pessoas que querem um iphone querem uma appstore com a garantia que as aplicações que lá estão são de qualidade, e não apenas apps sem controlo de qualidade, quem compra um iphone quer qualidade, e a qualidade meu amigo paga-se.

          • Hugo says:

            grandes mp3 com qualidade cristalina deves ouvir com um “telemovelzito de 120€”. As pessoas tem que perceber de uma vez por todas, que o que interessa não é o que faz, mas como faz.

          • Hugo says:

            grandes mp3 com qualidade cristalina deves ouvir com um “telemovelzito de 120€”. As pessoas tem que perceber de uma vez por todas, que o que interessa não é o que faz, mas como faz.

          • Daniel Coelho says:

            Amigo Hugo!
            Vamos com calma chefe!

            Ninguém aqui falou mal do Iphone…
            O iphone obviamente é uma boa máquina, ninguém pode dizer o contrário, caso contrário neste momento não estaria nos tops…

            Contudo eu falo do que vejo! E aquilo que vejo em grande parte é por status! O Iphone até pode ser muito bom, mas também há alternativas muito boas, contudo, são menos exploradas (visto que socialmente não criam tanto impacto!)
            Para que serve um smartphone se apenas quero fazer chamadas e sms?
            O que me interessa ter o melhor player de MP3 se depois tenho umas colunas ou uns fones que não aconpanham as mesma qualidade…

            Eu disse que cerca de 50% da população tem um Iphone 4 (obviamente que este valor é apenas um reconhecimento visual e não estatístico)!

            Achas mesmo que 50% da população sabe usar as capacidades máximas de um aparelho como um Iphone?! A resposta é não! Logo, é um facto que o Iphone tenha um impacto social muito maior que qualquer outro telemóvel!

          • Daniel Coelho says:

            PS: OS mp3 não têm qualidade cristalina!!! 😉

      • Serva says:

        E diz lá ele não tem por causa do preço , é isso ???? então os 10 Milhões de SGIII vendidos praticamente ao preço do Iphone 4S eram o que , alguns pobretanas e alucinados que não conseguem VER QUE O IPHONE É O MAIOR , DIGO-TE UMA COISA MIGUEL AO ESTARES A REAGIR DESSA FORMA OFENDES QUEM POSSA EVENTUALMENTE NÃO TER CAPACIDADE FINANCEIRA , NÃO GOSTO NADA DA FORM PREPOTENTE COMO MUUUUIITOS DOS PROPRIETÁRIOS DE IPHONES TRATAM OS SEUS SEMELHANTES COMO SE NÃO HOUVESSE ESCOLHA SOMOS TODOS BURROS E PELAS TUAS PALAVRAS UMA QUANTIDADE DE TESOS , DA PRÓXOMA VEZ TENTA TRATAR MELHOR AS PESSOS DESTE SITIO QUE TÊM DIREITO COMO TU A SUA OPINIÃO E NÃO ESTAVAM A SER DESRESPEITOSOS COM NINGUÉM .

        Serva

        • Sergio says:

          Serva, claro que há utilizadores prepotentes com iphone. Mas por cada 1 que arranjas, encontras 10 invejosos. Basta veres a quantidade de haters que encontras aqui. Obviamente que há quem, como tu, não goste e sustente porque nao gosta, ou porque perfere a concorrencia. Mas na generalidade não é isso que vês

          • Serva says:

            Sergio ,

            Boa noite , claro que existem exageros de ambos os lados , mas o debate estava a correr bem até que se começa a usar o insulto , não foi comigo mas não gostei , porque no fundo os comentários até estavam a ser civilizados , não havia necessidade desse tipo de ataque cego que rebaixa as pessoas , se fosse ao contrario também criticava como aconteceu aqui no Pplware a bem pouco tempo .

            Cumprimentos

            Serva

          • Serginho M says:

            Repara, como podes falar em inveja, se todos os topos de gama estão ao mesmo preço (SIII, 4S, e por ai fora). E partindo do principio, Se fosse inveja, não achas que compravam antes um iPhone logo? Penso eu… 🙂

        • @lmx says:

          Subscrevo inteiramente as palavras do Cerva acima, e acrescento que, de facto os equipamentos moveis estão a ser usados para escamutear a falta de capacidade mental em analizar as coisas.
          Normalmente estas situações acontecem am pessoas:

          1- com muitas posses mas com um nivel de educação muito fraco, o nivel de inteligencia também não é nada por ai além…caso contrario perceberiam o ridiculo em que caem….

          2- em pessoas que são pobres e lutaram muito para ter um equipamento destes e ai vem a arrogancia, que muita das vezes se justifica pela falta de educação que os pais não puderam dar, pois havia que por comida na mesa…

          Destas duas situações a unica que me parece mais desculpavel é a segunda, e mesmo assim denota alguma falta de capacidade combativa por parte do tipo de pessoa em causa…pois não se consegue alienar de determinados standards parvos criados pela sociedade, e tenta a todo custo imitar aquilo que so por si é uma estupidez…andar com um equipamento so para mostrar ou dizer a alguém que “o meu é melhor ou maior que o teu”…

          Comprem o que mais gostarem 😉

          cmps

        • Alkapone says:

          Perdes a razão toda quando escreves em caps

          • T. Castro says:

            Não perde porque não bateu, nem ofendeu. Caps não magoa ninguém. Para mim não perdeu, e subscrevo ao comentário.

          • Serva says:

            Bom dia ,

            Não digo que não tenha exagerado em escrever em caps lock parte do meu post e ainda por cima com erros ortográficos , mas de facto o post do @Miguel aborreceu-me de tal forma que reagi assim , desde já as minhas desculpas ao fórum .

            Cumprimentos

            Serva

      • T. Castro says:

        Era bom ter um iPhone 5 não era?
        Não, não era, não tem nada que me seja sugestivo. Preço? Não vamos por ai. Tenho o 4 desde 2010 e não, IOS não.
        Maravilha do design?
        Caro Miguel, o quadrado/rectangulo já existe desde a idade da pedra, a roda foi inventada muito tempo depois. Gosto de coisas mais arredondadas, com curvas, sabes? Se calhar tu gostas mais de tabuas, mas ok.
        Azul cueca ou, mais ou menos branco?
        Azul cueca com cor tão escura? Não é preto, mas não deves ter visto muitas cuecas de tom azul de certeza. Mais ou menos branco, ao menos não é branco frigorifico ;).

        Opinião pessoal, cresce Miguel.

        • Miguel_PT says:

          ele merece a resposta sim, mas devias ter-te contido e não responder do mesmo jeito que ele criticando o aparelho …
          sou possuidor de iphone 4 e tenho um patrao que tem o SIII e todos os dias vem me perguntar como fazer algo antes ele tinha o iPhone 4 e devo de acrescentar que ele raramente me pedia ajuda.
          Gosto do meu iPhone? Sim muito, gostaria de ter o SIII sim muito, o IOS vs Android a mim pouco me interessa pois consigo me adaptar aos 2, material de construção??? os dois quebram-se na mesma!! agora um pouco de gosto pessoal claro na escolha e claro a verdade seja iPhones ou Androids tem muitos possuidores que nao fazem o devido uso das capacidades deles, mas o dinheiro é deles e prontos deixam-os felizes assim. Fico parvo com os insultos partilhados aqui hehehe o pessoal leva isso muito a peito, seja hardware ou software o que interessa é que cada um que o tenha esteja satisfeito com ele.

          • T. Castro says:

            Pois, precisamente quando as coisas tomam um caracter mais ofensivo que respondo da mesma moeda.
            Repara que eu não disse mal de nenhum equipamento, nem critiquei, como tu afirmas. Respondi sim as perguntas retoricas. Se nao gostasse do iPhone minimamente nao o usaria, diariamente, exaustivamente, a 2 anos.

          • Drakul says:

            Caro Miguel_PT, eu tive o iPhone4 e como rapazinho de computdores gosto de explorar software ou hardware novos. Foi-me dada a hipotese de ter o S2 à 1 ano e meio, “a cavalo dado não se olha o dente”, roguei pragas à google e à Samsung pois não entendia ou não achava as funções. Mas pus um prazo 2 meses se continuar a não gostar mudo para o iPhone4S.
            Posso dizer que passar de iPhone para Android custa mais que de Android para iPhone. Porque o iOS é mais simples mas também mais limitado e por isso mais facil de adaptar-se.
            Conclusão continuo com o S2 e não tenho qualquer vontade de voltar ao iPhone. Para quem faz só chamadas, ouve musicas e joga um joguinho acho completamente normal gostar mais do iPhone mas como vi aqui um comentário qualquer telefone de 150€ faz isso bem ou mal.
            Já experimentei o S3 e acho-o um excelente upgrade do S2 embora seja muito grande. O iPhone5 gostava de o ver mas até agora pelo que saiu não vi nenhum desejo de o ter.
            PS: Tive um Asus Transformer e agora tenho o iPad3 e aí sim o android não bate o iOS.

    • Dominique says:

      Sem duvida , tem que caminhar muito , mais do mesmo , sempre e sempre , mas os fãs da marca não querem ver isso. Eu comprei o Samsung Galaxy S3 quando saiu, antes de sair em Portugal e foi a melhor escolha .

  5. Carlos Reis says:

    Com estes preços e o iphone 4 free, já estava na hora nao? 😀

  6. Raul Sacramento says:

    Boa tarde;

    cito “«dívidas relevantes para com outros clubes e/ou para com funcionários e/ou referentes a impostos e taxas sociais» fim de citação.

    Dia 28 de Setembro é a data prevista para Portugal!

    Cumps.

  7. Pedro Miguel says:

    Agora o iPhone é gratuito?? o.O

  8. cristiano says:

    isto é que ia envergonhar o S3? looool

  9. Pedro Miguel says:

    Agora o iPhone 4 é gratuito?? o.O

  10. diogo says:

    O iphone 4 é grátis?

  11. Ricardo N. says:

    “Mountain Lion”

  12. Melo says:

    Vou exigir um destes à TROIKA para abater no que me estão a tirar.

  13. MP says:

    Esperava melhor em termos de design :\

  14. cris says:

    alguem me explica para que o 3 microfones? lol

  15. el cora says:

    Ehhh os aziados do costume 😀 nao demoraram muito tempo 😀

    • Blasphemy says:

      Nem mais, ficam à espera que a Apple tenha sempre paço de gigante e depois saem-se com isto.

      Enfim. Pessoalmente já não esperava muito do iPhone 5 (Ou dos caminhos que a Apple podia decidir tomar) portanto a desilusão não é muita.

  16. Alexandre says:

    Não tem NFC????

    • Pedro Pinto says:

      Não ouvi ninguém falar nisso 🙂

      • Miguel says:

        NFC?? Fala-se muito desta nova forma de comunicar…mas que realmente tem sido pouco aprofundada. Para já e em Portugal queres NFC para que? Para ires pagar ao Pingo Doce que nem multibanco agora aceita? Ou será para ligares as colunas portáteis da Nokia com uma pilha AA?…ah lembrei-me…para passar fotos de um equipamento para outro, sim sem dúvida que é indispensável.

        • João Gouveia says:

          NFC poderia ser usado por exemplo na bilheteria online, onde tu chegavas ao local do evento e passavas com o telemóvel e ele verificava que eras tu…outro exemplo será ires pagar um café ou outra coisa com o simples aproximar do teu telemóvel…pode ser realmente a tecnologia do futuro…se achas que não investiga mais um pouco

          • Hugo Cura says:

            Há projectos que o utilizam como chave de uma porta, seguido de um PIN. Há dezenas de utilidades interessantes para NFC e de certeza que vai vingar… fora da Apple.

        • Alexandre says:

          Caso não saibas, esta é uma tecnologia em expansão de serviços… Não é a toa que marcas como a Nokia, Samsung e HTC estão investindo nos seu terminais… deve ser por não ter espaço no novo Iphone que dizem ser o mais fino smartphone do mercado! Ops… esqueceram de ver o Motorola Razr com 7,1mm de espessura! uahuauaha

        • luis says:

          E em certos museus já podes usar o nfc para saber mais informações sobre quadros, etc …
          Cada vez mais aparecem novas aplicações do nfc.

          • Miguel says:

            Mas estão a falar em que País?? Portugal????

            Por favor alguém me diga onde posso utilizar esta tecnologia em Portugal? À semelhança do 4G, à semelhança do Bluetooth 4.0 e à semelhança de centenas de outras tecnologias que tem sido desenvolvidas e muito bem, mas que infelizmente e porque somos Portugal não temos direito ao mesmo que os outros Países tem, demoramos imenso tempo a implementar seja o que for, por isso digo, são tecnologias muitos boas e com grande potencial, mas que em Portugal não funcionam.

        • Bruno M. says:

          A partir de Outubro VISA e Mastercard vão começar a investir em portugal formas de pagamento através de NFC.

  17. Pedro says:

    Visto que são tão poucas as diferenças compensa dar um pouco mais pelo iphone 5 do que pelo 4s?? é que estou mesmo a pensar comprar um iphone mas agora fiquei indeciso!!

    • Dimu says:

      Mais vale comprar um lumia 920 ou um SIII.

    • NoBodyCares says:

      depende, se achares que o ecrã do 4S for pequeno, achares que queres um processador mais rápido uma câmara que d~e para tirar panorãmicas e mai outras características compra-o.

    • m4nr says:

      Eu tenho um iPhone 4S (32Gb) e acho que é bastante bom.
      E, comparando com este iPhone 5, o 4S ainda é o que se adapta mais às minhas necessidades.

      Não uso LTE, nem Wi-Fi “a”, o ecrã de 3,5″ é suficiente para mim e a espessura está óptima.

      O que eu gostei menos neste iPhone foi a parte de trás.
      Sim, ficou mais resistente, mas não me pareceu muito “uniforme”. Mas este aspecto foi necessário para as antenas.
      Ainda assim, acho que me iria habituar.

      Acho que a desculpa mais plausível para comprar um iPhone 5 cá em Portugal é a maior capacidade, já que já não vão vender o 4S com mais de 16 Gb.
      Se precisares de mais, vais ter de ir mesmo pelo 4S.

      Ah, e a fotografia panorama também vai estar disponível no iPhone 4S, já agora.

      Se vais gastar muito dinheiro num smartphone, é melhor comprares um iPhone, que não fica tão desfasado tão depressa em relação aos outros iPhones. Além de teres actualizações assim que são lançadas e por um período maior de tempo (olha só o iPhone 3GS, que foi lançado à 3 anos e vai receber o iOS 6).

      Os Androids são ultrapassados pelos outros Androids muito depressa, então gastas um dinheiro agora e amanhã já há um melhor. Além do mais, as actualizações nem sempre são garantidas e demoram até chegar a determinados modelos.
      Mas sempre tens mais escolha, sim.

      Os Windows Phones são um intermediário.
      Tens actualizações, não ficas desfasado muito depressa em relação a outros Windows Phones. Além de teres mais escolha, também.
      Mas ainda há relativamente poucas apps para WP.

      Espero que isto te seja útil!

      • m4nr says:

        Ah, voltando aos iPhones.

        Como já disseram, se quiseres um ecrã maior e 16:9, o iPhone 5 é mesmo a tua única escolha.
        Será melhor para ver filmes, por exemplo, e para jogar alguns jogos.
        Além de adicionar uma quinta linha de ícones ao ecrã inicial (sem contar com a dock).

        No entanto, acho que, se estiveres a segurar o iPhone pela parte debaixo (como é normal), se tiveres os polegares curtos podes não conseguir alcançar o topo do ecrã.
        Mas isso é algo que tens de ser tu a ver.

        E esqueci-me de outro pormenor: o conector Lightning e os auriculares novos também são importantes.

        Além do conector ser mais pequeno, não há uma “maneira certa” de o encaixar, o que pode dar jeito.

        E os novos auriculares parecem muito promissores, então, se ouvires muita música com auriculares, eles devem ser muito melhores e agradáveis que os redondos antigos.

      • m4nr says:

        Errata: Se precisares de mais capacidade vais ter de ir pelo iPhone 5.

      • El Lentinho says:

        Muito bom comentário. É dos poucos por cá.

    • Rui says:

      @Pedro, na lógica das actualizações e do melhor hardware, mais vale comprares o 5. Como proprietario de um iPhone 4 sem o S, eu optava pelo 4S. Excelente equipamento!

    • Alkapone says:

      lol, então o rapaz quer saber se vale a pena ficar com Iphone 4s ou o 5, e os primeiros 4 tentam impingir tudo o que podem desde que não seja Iphone. Mais palavras para quê?

  18. joao says:

    e o ipod 4g nao vai receber atualizaçao?

  19. Nils says:

    @Pedro Pinto.

    “Relativamente ao iPhone 5, ainda não há datas para a chegada ao mercado português.”

    Pareceu-me ver na keynote que Portugal estava no lote de países que recebem o iPhone5 a 28 de Setembro.

    Alguém confirma?

  20. Gabriel Cunha says:

    Desculpem, mas é este o equipamento que ia envergonhar o Galaxy S3?! Por estas “inovações”, este bem poderia chamar-se até um “Iphone 4SS”!!

    • Ricardo Moreira says:

      Sinceramente eu não vejo grande motivo para haver esta “guerra” entre iPhones e iOS. Vamos lá ver, há coisas que se fazem melhor no iOS do que no Android e vice versa.

      Tenho equipamentos Android e Apple. Cada um tem a sua especificidade e pontos fortes e fracos em relação aos seus pares.

      Honestamente acho que uma questão de “gosto” e utilização.

      • Rui "ALL" Sousa says:

        Nem mais!

      • Serva says:

        Bom dia ,

        Penso que de facto os comentários de o meu é melhor que o teu são completamente desnecessários e seria salutar fazer um hard reset a este argumento , o que penso que verdadeiramente está em causa e sem querer ser tendencioso é que este Iphone 5 não traz nada de novo para além do display , já percebemos que o 4G não vai funcionar na Europa excepto na Alemanha o IOS 6 vai ser comum no 4S e nos outros Iphones receberão pedaços deste upgrade , portanto a conclusão que se tira é que a Apple parece não ter ideias concretas para a sua jóia da coroa e assim penso que as coisas tenderão a agravar-se caso continuem estas incongruências e o cortar com o seu passado recente de dinâmica e criatividade , vejam o caso do SIRI a quanto tempo está a Apple de volta do SIRI e ainda não passou da fase beta , a opção dos mapas também não fica nada acertada , hoje já podemos dizer isso , parece para nosso mal que a Apple chegou aonde chegou e agora engasgou , o grande problema é que polémicas dos tribunais a parte a concorrência mais directa tem sabido inovar e apresentar produtos que vão certamente colocar o IOS em maus lençóis e não vai só ficar-se pelos Iphones vai ser extensível ao mercado de tablets , veja-se o que quer a Google com o nexus 7 ou a Microsoft estão a fazer para percebermos que temos de baralhar e dar de novo .

        Queria só acrescentar só mais uma coisa , acerca da Samsung , com todos os defeitos de design e falta de gosto que os Orientais têm que concordo são factos , o que é certo é que a fase do copianço já passou a história e souberam criar um produto que fica entre os 2 segmentos , falo como é evidente da serie note que está muito bem concebida e com funções extremamente inovadoras , eu se fosse a Apple preocupava-me menos em colocar acções em tribunal e dedicava-me mais a criatividade e inovação .

        Para terminar sem duvida que com este lançamento do Iphone 5 as debilidades face aos seus concorrentes são enormes para este ano e para o próximo que se avizinha , o estado de graça já deu o que tinha a dar e têm sido desilusões atrás de desilusões , não me parece que desta vez seja os Ipods que salvem de novo a Apple pelo menos com os pergaminhos que os proprietários conscientes desta marca exigem .

        Termino para resumir que é uma pena ver uma marca que na sua história tem tido estes altos e baixos que estão como é óbvio muito ligados ao seu team leader .

        Aceitem os meus sinceros cumprimentos

        Serva

      • marco says:

        Bom comentário.
        Também tenho um android e um ios e cada um com as suas coisas.
        não se deve fazer comparações

    • Joao Monteiro says:

      Concordo contigo no facto de poder ser o iphone 4ss. Temos de ser sinceros, o Steve Jobs faz falta na apple! Pois sempre achei os iphones dos melhores smartphones do mercado ( apesar de ter um samsung sii) , mas neste momento a apple esta a cair na repeticao e nao traz nada de novo….

    • Tiago says:

      Não é Iphone 4SS é Iphone 4L (4s é o short e o 4l é o large 😛 )

  21. Tomás says:

    Para quanto ira ficar o preço do Iphone 4S Em portugal? (que acham?) visto que o 5 vai sair ao preço do 4S

  22. Carlos C. says:

    o telemóvel parece estar bom, mas bom bom era se os preços fossem os que estão na imagem, iphone 5 16 gb a $199, mesmo que até fosse €199, isso sim arrasaria a concorrência.

    • Nils says:

      É capaz de não andar muito longe mesmo em euros e em Portugal.
      Mas…e há sempre um mas, não te esqueças que estes preços são para um contrato de 2 anos…

      • KaPutnixZ says:

        Mesmo que seja com contrato de 2 anos é bem mais barato do que paguei pelo meu iPhone 4 há 2 anos atrás.. Salvo erro foram 400 e qualquer coisa mais 2 anos de contrato..

    • José Teixeira says:

      Aquilo são os preços com contrato!

      Aqui também podes comprar por preços baixos, tal como lá, mas depois tens que pagar o tarifário todos os meses dependendo da duração do contrato.

    • spinado says:

      Isso são preços subsidiados pelas operadoras nos Estados Unidos da América, ou seja para quem compra o iphone com contrato. Aqui em Portugal os preços serão os mesmos do 4S

  23. Luis Fernandes says:

    Bem, só novidades tecnológicas !!
    Ecra de 4 polegadas, NFC, camara com modo panorama, e browser com full screen!!
    Incrível! Nunca vi nada assim no mercado! oi…afinal já, tenho um nexus s de 1928 no bolso que já tem isso tudo

  24. Ricardo Trigo says:

    Os precos que estao na imagem e para contratos mensais. Ex: Iphone 4 free + $xx por mes.
    Se nao estou em erro por essas terras nao se vende iPhone livre de operador.

  25. Paulo Rodrigues says:

    ola boa tarde a todos!
    Acompanhei o evento da apple, e muito sinceramente nao me deixou nada boquiaberto, sendo a apple uma empresa que visa pelo design e vanguarda, neste momento nao surpreendeu em muito ou mesmo nada no que toca ao novo iphone, pelo menos para mim, a apple é uma empresa que chama muito a atenção quando há o rumor de um novo equipamento, logo toda a gente tenta arranjar informações acerca desse mesmo produto, e isso tem se visto ao longo dos anos, logo quando chega o DIA D, toda a gente fica um pouco indiferente tal como aconteceu neste evento, com isto não estou a dizer que o telefone é feio, até gosto do preto loool, mas é assim, pelo que vi, n me faz ir a correr comprar um, dos rumores existente, estava á espera que tudo nao passa-se de uma das inumeras replicas patenteadas feitas pelos chineses, para que mais uma vez a luta pelas patentes seja faça correr mais tinta.
    Mas afinal era verdade, e mais uma vez a apple nao consegui o “WOOOOOOW” que tanto queria por parte das pessoas, digo eu claro. Mas é claro isto não irá influenciar o numero de vendas do novo aparelho.. até pk quem tem iphone ou outro produto apple sabe bem a qualidade que os produtos têm, mas para as pessoas que gostam de andar com produtos de ultimo grito, suponho que este nao seja o que elas procuram, agora se for uma pessoa da “ultima moda” aí sim o produto tem saída, porque alem de boa também se tornou uma marca da moda. Para terminar, hoje o mercado é tao grande que nos é apresentada uma montra enorme de dispositivos que satisfazem em muito as nossas necessidades, ha para todos os gostos e carteiras, mas pronto vamos esperar pelos numero.

    P.S- não sou ifan lol tanto tenho Android como IOS.. por isso calma

    Cumps
    Paulo Rodrigues

    • Nils says:

      Subscrevo.

      No entanto, no meu caso estou mesmo a ponderar comprar para acompanhar o meu “velhinho” iPad. Será o meu primeiro iPhone.

      • Paulo Rodrigues says:

        Esperei alguns meses para ver a nova gama de telefone que iriam ser lançados, isto falando na hipotese de perder a cabeça e ir comprar o meu primeiro iphone, mas acho que ainda n é desta nem da proxima pk pelo andar da carruagem se o proximo for o 5s a musica vai ser a mesma, mas acho que vou mm é perder a cabeça e comprar o galaxy nexus. pronto nao é o mais bonito mas para aquilo que quero ja me xega e sobra e ao preço que está ainda me sobra uns trocos para beber uns cafés looooool

        abraço

  26. José Janeiro says:

    Para todos os queridos FanBoys e tendo trabalhado numa apple store como técnico e de novo me encontro com este material mas desta vez em vemda de equipamentos móveis, podem dizer, chorar e espernear, que o I-Phone embora uma boa maquina se não olharmos ao preço, e comparado com alguns SONY de gama média 299€, ao lado da maravilha de tecnologia criada pela samsung o SGS III, meu Deus mas por onde vocês têm andado, há pois eu esqueço-me que as maquinas apple duram muitos anos tal como os utilizadores, porque param no tempo, dizem que não ha mais a melhorar ????? até me fazem rir, se soubessem o nº de clientes descontentes com os mil e um problemas que os I-Phones dão ( napple nunca dá problemas) e compararem com a familia GALAXY que raramente se vê numa assistência e o mais normal é tudo se resolver com uma simples reposição de valores de fábrica…. Mas enfim, Apple é que é bom… Também a Volvo e neste momento é chinesa, até a Huawei criou um bichinho que envergonha o novo I-Phone quanto mais os anteriores, e quanto a preços é melhor não dizer porque os FanBoys preferem um carro a gasolina que só dá 150km/h e consome 20litros/100 do que um que dá 200km/h consome 5litros/100….

    • Nils says:

      Depreendo do teu post que já trabalhaste numa apple store mas também numa samsung store para estares tão bem informado quanto às assistências da familia GALAXY.

      Obrigado pela info 😉

      Assina: Apple fanboy agora elucidado

      • José Janeiro says:

        Se pusermos na mão de alguem não conhecedor um smartphone I-Phone e outro SGS II ou SGS III ou mesmo umSony Xperia S e lhe falarmos das caracteristicas de cada um dos modelos, vos digo que o I-phone é sempre deixado para trás, esse smartphone apenas se vende aquelas pessoas que entram na loja e querem um porque é moda, aqueles que são fanboys ou alguem que tem dinheiro e acha que porque custa muito e o vê muito nos filmes deve ser bom.

    • Fanbôi says:

      O único fanboy aqui és tu… Se vens para uma noticia sobre o iphone “evangelizar” o teu querido galaxy, é porque te doí algo… E o teu maravilhoso SGS III tem um pequeno problema: Não tem appstore…. headshot!

    • Miguel says:

      Podes mencionar alguns dos problemas que dizes que os iphones tem? Seria fantástico ter alguém que já trabalhou na Apple revelar alguns desses segredos. Até porque eu pessoalmente já tenho iphones desde o primeiro modelo que saiu e até hoje passados 5anos do iPhone ter sido colocado no mercado não tenho nem nunca tive nenhum problema nem sequer de bateria com nenhum deles.

      Acho uma certa piada a Malta anti Apple que há força falam em android, mas caro amigo, o android não é nada mais nada menos que uma copia do IOS desenvolvida e apoiada por um grupo muito grande de autodidactas que trabalham em fóruns com todo o mérito em sistema freeware e open source para que a Google tenha lucros absolutamente extraordinários.

      Ainda um grande termo de comparação e não deve ser difícil aceder a esses dados é o facto de estarem constantemente a comparar o Share de mercado com o iOS e o android esquecendo que o iOS roda em 4 ou 5 equipamentos enquanto que o android roda em centenas de milhares de equipamentos de todas a marcas e feitios.

      Portanto não será bom falar antes do tempo quando se diz que o S3 vendeu 10 milhões em 3 meses…vamos ter paciência e esperar para ver o que acontece com o iPhone 5.

      Porém apenas um apontamento. Apple está a pecar porque não consegue guardar os seus segredos e lançamentos de novos produtos. Sabe-se antes de serem apresentados. Isso não acontecia quando lá estava o steve jobs e essa para mim foi até o steve jobs falecer a melhor arma da Apple, porque nesse tempo a Apple criava expectativas em cada um dos seus lançamentos.

      Por fim e mais uma apontamento em relação ao S3 e à sua inovação. Parece que a Apple só não conseguiu colocar no iOS6 o detector de sonolência, o NFC para pagamentos no pingo doce e ouvir Musica na doc da Nokia com pilhas AA, porque tirando essa parte o iPhone 5 fica muito atrás do S3 em termos de produtividade, gráficos, Displays, materiais de construção, sistema operativo etc…

      • Joao Monteiro says:

        “Porém apenas um apontamento. Apple está a pecar porque não consegue guardar os seus segredos e lançamentos de novos produtos. Sabe-se antes de serem apresentados. Isso não acontecia quando lá estava o steve jobs e essa para mim foi até o steve jobs falecer a melhor arma da Apple, porque nesse tempo a Apple criava expectativas em cada um dos seus lançamentos.”

        Concordo plenamente!!!

        • Nils says:

          A Apple não consegue manter os seus segredos, é um facto. Mas penso que estas errado quanto ao motivo. A cada ano espera-se que revolucione o mercado ( pode ver-se pela quantidade de post dos que se congratulam porque esta não lançou nada de novo apenas melhorou um produto já por si excelente). Assim sendo também é compreensível que seja muito mais vigiada. Todos querem ser os primeiros a informar sobre os novos produtos e essa informação é valiosa.

      • luis says:

        olha que eu já tive o primeiro IPhone e tive alguns problemas. Sorte a tua que te correu sempre bem.

        • Miguel says:

          Pois parece que o José Janeiro não nos consegue identificar alguns desses problemas…porém acredito que como todas as máquinas o iPhone tenha problemas, muitos deles derivados de Jailbreaks mal feitos e de ficheiros corrompidos devido a instalações de apps que muita gente nem sabe para que serve (obviamente apps do Cydia e afins) isso sim apanhas muitos problemas que levam muitas vezes a deslocações à assistênica técnica porque simplesmente não sabem formatar o equipamento ou fazer um reboot ao mesmo. Mas tudo bem, são outros quinhentos escudos.

      • João Tavares says:

        Muito bem!

      • Drakul says:

        o meu iPhone4 foi 2x à reparação, micro nao funcionava ( e não foi esquecimento do butão) e a segunda deixou de apanhar 3G.
        Portanto não 100% viavel como dizes.

    • Miguel says:

      Oh amigo comprei o Galaxy S 3 usei 2 semanas e foi-se para a garantia xD Vais ter e me contar onde arranjas esses Galaxys que não avariam ok?

      Façam como eu uso os dois eu tenho Android a minha rapariga IOS uso os 2 e gosto o que não consigo fazer num faço no outro e vice-versa 😉

      Sejam Felizes
      Abraço

  27. The Man says:

    Tava recetivo, depois de ver o site da apple e ver o video, fiquei convencido, que qualidade.

    Lindo Lindo…

  28. The Man says:

    Sim o NFC no android tem sido uma coisa por demais… ainda não lhe vi utilidade nenhuma zero mesmo.

    • Carlos André says:

      Nem eu estou a ver a utilidade dos 3 microfones.

    • Nelson B says:

      Eu uso o NFC quase todos os dias para pagar o almoço na cantina na PT Inovação (piloto do TMN Wallet).
      O NFC vai ter utilidade no futuro, assumindo a função que há alguns anos atrás teve o porta-moedas MB. E agora com as empresas a começarem a deixar de aceitar multibanco para valores inferiores a X, vai ser a tua futura carteira para pagamentos de baixo valor.
      E já começam a surgir acessórios que fazem o processo de emparelhamento por NFC. Já não vai ser necessário andar a fazer procura e colocar pins para emparelhar o auricular.

      • The man says:

        Sim vai ter utilidade no futuro, ade sair o iphone 5s, 6 e ainda não se usa NFC.

        • Serva says:

          Não digas isso , tenho de te perguntar uma coisa extremamente simples , a quantos anos é que a Apple anuncia o fim do FLASH e ele continua ainda vivo da silva , o NFC vai fazer parte em Portugal do projecto da PT para rivalizar com a UNICRE actual instituição que controla os pagamentos electrónicos em Portugal , só por este facto compreende a grande mais valia do NFC , penso que a Apple por aquilo que se analisa de uma forma mais crua esqueceu-se da Europa aonde aliás têm perdido cada vez mais cota de mercado e também Nr. de vendas porque são coisas distintas perder cota de mercado ,mas ainda assim vender mais equipamentos não é o caso e compreende-se isso perfeitamente o Iphone e o actual IOS têm um sem Nr de funções que só servem mesmo para os STATES até neste aspecto a arrogância é enorme e mais tarde ou mais cedo estas coisas pagam-se caras .

          Cumprimentos

          Serva

    • marco says:

      ainda nao soubeste de uma das inovação do galaxy s3 (de plastico) que se encostares dois o ficheira que tens aberto passa sem lhe tocares.
      E nao precebo tanta coisa em bolta do plastico do galaxy s2 e s3, ainda nao vi nenhum com o ecra partido e iphones de vidro e de aluminio é as carradas.
      tenho um galaxy s 2 ja deu montes de tombos e nao se passa nada. afinal la esta o plastico a ser util.

      Ps: nao sao fanbou da samsung porque tambem tenho ipad e gosto dos dois.

  29. Legion says:

    Um equipamento que apenas apanha a concorrência e por pouco tempo.

    As características apresentadas são boas mas também qualquer coisa abaixo disto seria ridículo ser lançado no mercado.

    Dirão os Macf#gs:
    -“Queriam que trouxesse mais o quê?”

    Para começar design. A única maneira em que poderiam espantar era no aspecto que fez a Apple ganhar tantos adeptos.. design design design.

    Há duas grandes agravantes negativas e duas coisas que não foram mencionadas.

    Como agravantes temos a falta do NFC e toca a comprar periféricos novos. Daqui a um ano podem comprar o iphone5S com mais upgrades espectaculares como do 4 para o 4S.

    Quanto às coisas deixadas por explicar fica a memória e a bateria. Ainda vamos ver o que vai sair deste tema porque se os rumores continuarem a confirmar-se a bateria será apenas de 1440 mAh.

    Boa sorte a tentarem roubar mercado à HTC, Samsung e Nokia..

  30. João Ramiro says:

    A Nokia a livrar-se dos cabos e a Apple a criar um novo…
    Ainda ninguém referiu que a Apple copiou a Samsung por lançar um equipamento fino, leve e com um ecrã maior? damn 😛

    • José Janeiro says:

      nimguem refere que a apple acusa os outros de os copiarem, nomeadamente a samsung ( maior fornecedor de hardware da apple ate se ter armado em esperta, agora tem a foxconn como fornecedor principal de hardware, informaticos vao perceber que isso diz tudo)mas o que quase nunca é referido é que quem vai ganhar esta guerra do “copiar” vai ser uma empresa coreana que muito antes da apple ou samsung ou outras terem aquele aspeto. Exemplo essa empresa cerca de 8 anos antes do i-phone ou i-pad ja tinha equipamento com design identico apenas com um botao central quadrado e nao redondo.

    • The man says:

      Pensem antes de falarem a serio…

      A nokia a livrar-se de cabos??

      Qual é a diferença entre ligar um aparelho a tomada “Sim ligar um aparelho a tomada” para por um telefone em cima a carregar.

      Ou ligar o telefone a tomada?

      Expliquem que eu nao percebi.

      • João Ramiro says:

        foi uma piada mas agora que referes isso vê o outro lado dessa característica, a Nokia fez parcerias com companhias aéreas, restaurantes, etc para adoptarem a tecnologia. Aí já é diferente, coloca-se o aparelho em cima da mesa e ele carrega. Em casa, isso tanto faz

  31. pharaoh says:

    iPhone 4s Plus.

  32. pintamanta says:

    Este iPhone 4XL está assim meio… coiso. O mesmo design (sim já sei mudar para quê se é tão maravilhoso), poucas novidades face à concorrência, mais uma conexão proprietária (quem não adora ter uns quantos cabos pela casa) e um possível processo da Samsung.

    O ecrã de 4″ estendido é que não percebo mesmo, já não gostava do iPhone por causa disso este 4S esticado ficou mesmo muito pouco estético.

    Pelo menos no 4S apresentaram o Siri, que não sendo novidade absoluta veio trazer uma novidade de pompa. Estou curioso para ver se as vendas deste vão ser como as dos anteriores.

  33. Jorge Vicente says:

    “EarPods are designed to direct sound into the ear.”

    Loooool, os outros produtores de phones andavam mesmo a dormir…
    3 anos de desenvolvimento e foi isto que concluiram….looool.

    Isso e a inovação do Maps e do panorama na camera…nunca ninguém conseguiu isso… Vou ficar triste se não conseguir ter essas funcionalidades super inovadores rapidamente….

    • Rui says:

      “EarPods are designed to direct sound into the ear.”
      Realmente está brutal
      Ri tanto com esta frase como a frase da Samsung
      “Designed for humans”
      Não lembra a ninguem!
      LOLOLOLOL

  34. Ivo Fernandes says:

    Boa noite,

    Está-se novamente a falar em suporte para LTE mas, segundo percebi pela apresentação e pelas especificações, o LTE não é compatível com os operadores portugueses, certo?

  35. João Burgo says:

    Como diz o povo:

    Outra vez arroz.

    Os topos de gama da Nokia e da Samsung metem este a um cantinho. Nunca digam que a apple é simbolo de inovação. Só se estão a enganar a vocês próprios.

    • Serginho M says:

      Amigo João Burgo. Já disse isto várias vezes. A maioria do pessoal que compra iPhone. Apenas compra, porque os outros compram. É aquela cena: porque tens um iPhone? Oh, porque sim!… É famoso, os Dj’s tem, os jogadores da bola (analfabetos) tem, enfim, também quero ter um…

      • Rui says:

        Alguém já te explicou que na appstore existem 700 mil apps? e que o iPad é o melhor tablet que por aí existe? e que quem tem um iPad e compra algumas aplicações, ficam disponiveis também para instalar no iPhone? e que existe muita integração entre os diversos equipamentos da apple e que se escusa de andar com trabalheiras e a sicronizar tudo?

        E curiosamente há pessoal que gosta de iOS, como existe pessoal que gosta de Android’s, Nokias, WPhone, Blackberies, etc.

        É dificil aceitar que outros gostem de coisas diferentes dos teus gostos? Alguém já te pediu dinheiro para comprar um iPhone?

        Que estereótipos mais estranhos!

        • Serginho M says:

          Sim, no Android também! No Windows Phone só tem 100.000. E se eu te disser que dessas 700.000, 400.000 não passam de lixo eletrónico! Quantas usas no teu? Quantas APP’s na realidade são úteis? Pois é… No Windows Phone (que eu uso) dentro dessas 100.000, tem as que eu preciso, as que realmente são úteis. Abraço… 🙂

          • Rui says:

            Boa, então depois pega na tua app que comrpas-te para WP e tenta usar noutro lado, tipo num tablet 😀

            É dificil aceitar que outros gostem de coisas diferentes dos teus gostos? Alguém já te pediu dinheiro para comprar um iPhone?

          • @lmx says:

            partilho da tua ipiniºao…ja no MEEGO a mesma coisa, não é preciso um milhão de apps, ate porque o que farias tu com um milhão de apps??

            cmps

        • RickPinto says:

          No android também tens sincronização completa entre tablets e telemóveis…

          E quanto as apps…
          Nem comento…
          Não faltam apps equivalentes/alternativas no SO da google.

          • Serginho M says:

            E no Windows Phone também, ou o Skype não existe para PC? É só rir à tua conta ó Rui… Só dizes asneira. 🙂

          • Rui says:

            @RickPinto, o que quis dizer é que, para quem compra um ipad, é completamente natural comprar um iphone, porque a integração é feita em grande parte pela Apple e depois as apps compradas para ipad são utilizadas sem qualquer custo adicional para o iphone. Se tens 2 sistemas, tens de comprar a app 2X.

            @Serginho M, abre um bocadinho as palas e talvez consigas ver algo mais e deixes de escrever comentários ridiculos.

        • Tiago says:

          É tanta sincronização, que depois para passar uma simples musica é preciso ter o iTunes instalado no PC…..
          Tenho um android e faço daquilo a minha PEN. Chego a qualquer lado ligo o cabo e pronto.
          Conheço tanta gente que tem um iPhone e não lhe poe musicas pk nem sabe como fazer (porque mesmo com o iTunes aquilo é preciso um curso para quem não percebe muito).
          Agora não percebo quem é que da trabalheira a quem

          • Bruno M. says:

            Tanto em Linux como em Windows, basta ligar o cabo ao aparelho android e pc que é logo detectado e fica como se fosse uma pen…

            Tanta vezes partilho variadissimas coisas através do tlm quando estou online 🙂

      • marco says:

        Isso é verdade, tenho muitos amigos aqui da terra que estão na franca suíça e por ai fora que teem um e nao tiram 70% do partido do telefone mas é só porque os outros teem

  36. Luís Fialho says:

    Alguem me sabe dizer a quantos FPS (frames p/ segundo) grava a câmara traseira deste tlm?

    • m4nr says:

      No site da Apple diz que é a 30 fps.

      • Luís Fialho says:

        ok, obrigado!
        Mas sinceramente estava à espera de mais :/

        • m4nr says:

          Na verdade, é uma velocidade boa.
          Tendo em conta que é para gravar vídeo em velocidade normal, é perfeita.

          Quantos mais FPS, mais lento é o vídeo.
          Mas tenho a certeza que sabes disso (se não não tinhas perguntado uma característica tão específica).

          • Tiago Dias says:

            Há aí alguma confusão… Por exemplo, podes gravar um vídeo a 30 ou 60 fps e vê-los à mesma velocidade.

            Mais fps (frames per second) significa que vais ter mais “imagens isoladas” (frames) no mesmo intervalo de tempo. Ou seja, permite-te colocar o filme em slow motion sem que o vejas aos soluços.

          • m4nr says:

            Ok, desculpem pelo erro.

            Sempre tive essa ideia, pois os filmes em slow-motion são gravados com mais FPS.

          • Miguel Maia says:

            @m4nr
            é ao contrário

            podes reproduzir a 30 fotogramas por segundo uma captura a 60fps onde os 60 fotogramas captados num segundo vão demorar dois a ser reproduzidos
            se tiveres uma captura a 12fps e reproduzires a 6 também, mas já *vês* os fotogramas a ‘passar’
            há equipamentos que suportam a reprodução a 60fps onde fica em ‘tempo real’
            outros equipamentos ‘deitam fora’ os fotogramas pares e reproduzem 30fps em ‘tempo real’

    • Fanbôi says:

      Com a app SloPro grava a 60fps(reais) a 720p no iphone 4S. Tenho esperança que com o 5 seja possível chegar ás 60 fps em 1080p

    • Luís Fialho says:

      exacto! Quanto mais fotogramas, menos arrastamento vês. Se moveres a câmara rapidamente vais notar arrastamento, sobras e por vezes algumas ondas na imagem que são sausadas pela sobreposição de frames! 😉

  37. wishmaster says:

    Só vos digo uma coisa:

    A SAMSUNG está a abrir garrafas de champanhe a esta hora…

  38. PLAY4FUN says:

    E informações detalhadas sobre o ipod touch? :c

  39. José Frota says:

    Muito bem… mas voltemos ao início: o que esse aparelho tem que os outros não têm a nível de hardware? Parece que o espírito inovador da Apple morreu juntamente com Steve Jobs… Claro que ter um iPhone continua a ser a melhor opção para quem utiliza outros produtos da marca, mas será a melhor opção para outros consumidores? E mesmo para quem usa macs… estarão a pensar em trocar seus iPhones 4 ou 3G por este novo? Realmente não me parece um produto que faça brilhar os olhos de qq amante das novas tecnologias.

    Já com o 4S tinha sido assim. Nos últimos tempos (e isso é o que eu penso) apenas a samsung com seus SII e SIII fizeram algo que chamou a atenção.

    Será disparate esperar pelo Windows 8 e pelo WPhone 8 para ver o que fazem juntos? Estou prevendo que a Apple, não tarda, levará outra dentada na maçã (e vai mudar o logo).

  40. Joana says:

    Ora bem, por onde começar.

    Estou desiludida com o tamanho e resolução do ecrã.

    A Samsung com o S2 à mais de um ano e agora com o S3 à poucos meses, provou que é possível ter um óptimo compromisso entre um fabuloso grande ecrã com resolução HD e um telemóvel de tamanho e peso ideais.

    Como é que é possível que o iPhone5 signifique apenas um ligeiro upgrade de 3.5” para 4”, para uma resolução não HD.

    Basicamente este iPhone 5 é produto para os actuais utilizadores iPhone, que se vão encantar com a “enorme evolução” de 0.5 polegadas.

    Não acredito que isto impressione a grande maioria de utilizadores Android Topo de Gama, com ecrâs, resoluções e eventualmente specs superiores ao iPhone5.

    O sucesso da App Store a nível comercial também força a uma opção mais conservadora de utilizadores iPhone continuarem a comprar iPhones para irem acumulando todo o investimento que fizeram na App Store.

    Enfim, a Apple continua sublime no marketing. Aqueles videos que metem no site oficial a vender o peixe como estivessem no paraíso, vale ouro porque conseguem mesmo convencer as pessoas de que eles são únicos em pequenos pormenores que se calhar os outros também já fizeram à mais tempo.

    Mas dou os parabéns pelo trabalho nos acabamentos e pela redução do peso (um dos principais defeitos do 4S) e espessura.

    Não me convence. Mais um S3 vendido 😛

    • Sal says:

      Sabe o que é Retina display?

    • Nils says:

      Ora bem por onde começar 😉

      Será que Apple não consegueria fazer um iPhone com ecrã superior a 4″?
      Acho que todos (inclusive os mais teimosos 😀 ) concordaram que poderia, mas não seria a mesma coisa… Qual é o argumento? Fala-se no tamanho adequado para permitir uma utilização a uma mão. Eu já tentei usar o s3 só com uma mão (num centro comercial) e tive que para chegar aos cantos usar a outra. Razão suficiente? Talvez sim para uns, talvez não para outros. Há também o argumento de que com ecrã maior menor autonomia. Ou ainda maior peso.

      Acrescente-se o ecossistema Apple (iOS e hardware) mais uns posinhos de design que não faz mal a ninguém (os olhos também comem) e voila … Temos um produto vencedor.

      • p2mc says:

        Concordo plenamente, na minha opinião o S3 tem dois grandes problemas, um é o plástico o outro é o tamanho do ecrã, exagerado para um telemovel. Espero que o iPhone 5 tenha o melhor dos dois mundos, aumentar o tamanho do ecrã, continuando a ser compacto.

  41. looool says:

    Nao querendo causar a confusao aconselho a lerem a transcriçao cnet pag5 minuto 6:21acerca do lte referente á europa ou ler declaracoes ceo da apple na apresentacao:-).
    Esquecam a imagem onde aparece tmn

  42. Bruno says:

    Mais uma vez não consigo perceber o porque de existirem tantos fanboys que simplesmente não dizem nada de util, que apenas estão aqui para mandar abaixo uma marca (O mesmo acontece em posts sobre androids, etc).
    Quanto a este iphone5, nunca esperei nada de radical. A concorrencia esta bastante mais forte (Lumia,Galaxy,Htc,etc) e acredito que a tendencia seja cada vez mais esta, jogar pelo seguro.
    Mas no entanto o update do hardware, comparando com o meu iphone4 é bastante tentador, mas vou esperar para conseguir testar um e ver se realmente vale a pena trocar.

    Cumprimentos

  43. Ricardo Rodrigues says:

    Começo por dizer, que sou um aficionado pelos produtos Apple, sim porque caso não mencione este pormenor “importante” corro o risco de ser acusado de invejoso etc etc, enfim comentários na minha sincera opinião desnecessários.
    Bom, falando agora no novo Iphone 5, tenho a dizer que estou muito mas mesmo muito desapontado com a Apple de T.Cook,passo a citar o porquê da minha decepção. Nunca tinha visto um telemóvel da apple ser conhecido meses antes da sua apresentação oficial, sim todos nós sabemos que isto que vimos hoje, foi o confirmar daquilo que já todos nós sabíamos, todos os rumores que rolavam por esse mundo fora vieram hoje deitar por terra uma das principais armas até ao dia de hoje que a apple nos habitou a usar…a confidencialidade dos seus produtos, pois bem nada do que hoje foi apresentado para mim foi uma novidade, foi apenas o confirmar de muito que já tinha lido. Outra das grandes falhas que aponto apple é o facto de se limitar a seguir a estratégia de marckting mais fácil, ou seja, atingiu o expoente máximo de vendas com o Iphone, e com isso na minha modesta opinião, acomodou-se no que á inovação diz respeito…pois como podemos verificar, no que ao aspecto do Design do telefone diz respeito, pouco ou nada foi alterado, (discordo de-terminantemente quando leio aqui alguém a dizer que o design não é importante, e que ninguém compra um telemóvel pelo seu aspecto). não me agrada a ideia como cliente da apple gastar consecutivamente 700€ num produto novo, e que está sujeito a ser confundido com os modelos anteriores (iphone 4 e 4s), isto no que ao aspecto físico diz respeito claro, obviamente isto não me agrada.
    Talvez seja meu o problema, e tenha colocado a fasquia demasiado alta…Por todos estes motivos, talvez não venha adquirir este novo iphone 5, e possa começar a pensar em algo que me parece de facto inovador, como por exemplo Nokia Lumia 920.

    • Alexandre says:

      Concordo com tudo o disse.

      Tive iPhone 4 2 anos , tenho iPad 3 e um iMac .

      Actualmente ando com um sony xperia s e já fiz a reserva do novo Lumia 920.

      Isso sim é inovação !

      Cumprimentos.

    • André Gomes says:

      Tá visto, compras o último modelo para mostrar, não para usar… se te incomoda que o teu equipamento último grito de 700eur seja confundido com o modelo anterior… just saying…

      • Ricardo Rodrigues says:

        Quer me parecer que para teres uma afirmação desse tipo, não estás muito por dentro do maior, dos maiores dos conceitos da Apple, o DESIGN de equipamento…o cuidado com cada pormenor construtivo dos seus produtos, foi isso que deu esta vantagem esmagadora á apple nos dias de hoje, vai daí a minha preocupação com o sentido estético de qualquer compra que faço. Quanto ao resto, com essa afirmação está uma vez mais a dar-me razão André, o telemóvel não é de todo uma novidade, ao nível do software não me surpreende, pois todos já sabemos que com a apple podemos contar com o melhor, mas também gostava de pode contar com o melhor no que ao design de equipamento diz respeito, e nesta matéria tenho a dizer que esperava mais do que um simples limar de arestas do iphone 4s. Enfim… é só a minha opinião, obviamente respeito a dos outros, espero que também respeitem a minha.

  44. Rui Carriço says:

    E a montanha pariu um rato… pela segunda vez consecutiva!

  45. José Leite says:

    Quem não o compra sei eu bem 🙂 🙂 onde é que cabe na cabeça de alguém,que alguma pessoa que tenha comprado o anterior(iphone 4gs),ainda nem há um ano,e vai comprar este novo??Por amor de deus…são mais de 500 euros,meus amigos,mais de 100 contos,na moeda antiga!!Com 500 euros passo um mês à vontade,a comer,a beber,a dar umas voltas,a fazer tudo o que me apetece.ele até já me disseram que há pessoas que têm iphones desde a primeira versão!!!Esta é a sétima,se não me engano,não é??Ah,ah,ah,já vão nos 3.500 euros gastos(mais de 700 contos)!!Fosga-se 🙂 o que é nítido é que estes telemóveis vendem-se que nem ginjas.mas também é só nos grandes centros urbanos.podem acreditar que nas médias cidades há uma média de 1 iphone pra aí por 500 pessoas.acreditem,não estou a mentir.incrível é o número de comentários que já estão por aqui publicados neste artigo-perto de 100!!Fogo 🙂 e vai aumentar,pois à hora que escrevo,ainda são 21h30m,muito pessoal ainda vai querer deixar o seu comentário.um abraço,malta.bom e elucidativo artigo,pedro pinto.como sempre 🙂

  46. Carlos says:

    E… hum… a tomada micro USB?

    É que em 2009 a Apple e vários outros fabricantes de telemóveis (e não só telemóveis) concordaram com a Comissão Europeia que todos os novos modelos (a partir de 2011) teriam uma tomada micro USB para carregar.

    Ou vai vir com um adaptador? É que é uma norma europeia que *todos* os smartphones têm de cumprir. Os Nokia novos dão para carregar pela tomada micro USB. Os Samsung também. Os HTC também. Os LG também. Os ZTE também. Os Sony/SonyEricsson também. E todos os outros de todas as marcas *exceto* a Apple.

    Ou a UE vai fazer como com o iPhone 4S e continuar a fingir que a Apple não está a violar uma norma europeia e um “memorando de entendimento” que assinou livremente em 2009?

    • Serva says:

      Boa noite infelizmente o mais certo é ignorarem Carlos , já lá vai o tempo em que a Apple chegava a industria discográfica e com eles no sitio mudou as regras , infelizmente longe vai esse tempo , no post de acompanhamento da keynote estavam online muitos utilizadores do nosso sitio , muitos como eu que gosto de tecnologia esperavam bem mais da Apple , infelizmente a chama começa lentamente a apagar-se .

      Cumprimentos

      SERVA

    • eduardo says:

      Ao contrário do que afirmas não é uma norma europeia, mas um acordo entre empresas patrocinado pela União Europeia para suportar um standard de carregadores para smartphones. O adaptador é permitido por esse acordo pois há compatibilidade com as características eléctricas do USB – o iPhone foi dos primeiros a poder ser carregado por USB.
      Ou será que os aparelhos têm que ficar reféns dum conector que com o tempo fica ultrapassado? É que neste momento o microUSB só permite USB 2. Ninguém vai ter velocidades do USB 3 com esse conector. Tudo indica que o novo conector da Apple virá a suportar velocidades mais elevadas.

  47. jaugusto says:

    …não percebi aquela cena dos três!! microfones….

    • Legion says:

      Os 3 microfones servem para cancelamento de ruido. Fazem 3 leituras diferentes da tua voz e eliminam os elementos exteriores para a tua voz soar mais nítida.

      É uma solução que existe já há muito tempo em headphones gamming topo.

      🙂

  48. LeonelF says:

    Isto é o iPhone 5 ou um iPhone 4s+ ?

    Para mim é mais um 4s kitado (dai o +)

    Acho que a Samsung está a deixar para trás a Apple, quer a nível de inovação quer a nível de design.

  49. Diogo says:

    Sinceramente não estava à espera de um grande avanço tecnológico, muito menos grandes diferenças no design (não era fácil melhorar).
    Vejo aqui muita gente a comparar o IPhone 5 o Galaxy S III. Eu tive a oportunidade de experimentar o Galaxy mais do que uma vez e não gostei, olha-se e é apelativo mas a meu ver podiam investir mais na qualidade dos materiais. Plásticos e mais plásticos. Já viram os materiais e os acabamentos deste IPhone? É da água para o vinho.
    Eu estava satisfeito com o ecrã do seu antecessor, mais do que suficiente. Não gostei do Galaxy S III muito por causa do seu tamanho. Querem maior andem com um tablet.

    • diogo says:

      POr acaso uma coisa a mudar no design do Iphone são os cantos inferiores traseiros que podiam ser mais suaves (arredodados), já que a sua forma muito “quadrada” torna-se um pouco chata para uma utilização intensiva.

      E sinceramente não sei qual é a aversão aos plásticos, já pensaram que podem ser mais resistentes que o aluminio.

    • Mykos says:

      Eu entendo o porque de achares que os plásticos são piores opções que o metal e vidro, olhas para um S3 em plástico e para um iphone em metal e vidro e pensas que tem melhor contrução porque os materiais são mais resistentes.
      O metal e o vidro são mais resistentes e são mais rigidos que o plástico, logo quando é sujeito a impactos não os consegue absorver e deforma e até pode quebrar (o vidro tem comportamento frágil, por isso quebra), já o plastico tem uma grande capacidade de se deformar e voltar a recuperar e por isso absorve muito bem os impactos, precisamente por não ser tão rigido.
      Em termos de engenharia talvez o plastico seja uma melhor opção.
      Podes argumentar que os smartphones não são para andar a sofrer impactos, mas se fores realista verás que imprevistos acontecem e além disso o plastico apresenta resistencia mais que suficiente para ser uma opção muito válida e há plásticos extremamente resistentes (http://en.wikipedia.org/wiki/Carbon-fiber-reinforced_polymer#Aerospace_engineering).

  50. Complex says:

    outra vez este design? tenho vários produtos deles e já me começa a chatear a falta de originalidade….
    é caso para dizer (a nível de aparência) “mais do mesmo”

  51. Eu mesmo says:

    não estou convencido, nada de novo, mais uma vez onde está a inovação da Apple? Nada

    • Eu mesmo says:

      uma coisa há que reconhecer por parte da Apple, os updates do iOS a tempo e para (quase) todos

      agora de resto tenham juizo, há muito que a Apple deixou de marcar o passo nesta corrida

    • Vítor M. says:

      Era de estranhar se estivesses… era de estranhar muito. Mas isso só confirma que cada vez gostas mais da Apple, ou a tua participação nos posts da Apple seria outra 😉

      Estou a gostar de te ver por cá, não tarda estás a escrever sobre apps iOS.

  52. Texugoelectrico says:

    Bem, uma coisa é certa, a continuar assim nunca ninguém vai acusar a Apple de copiar quem quer que seja, afinal os telemóveis deles são todos iguais, muda uma coisita pequenina e pronto.

  53. gaguiel says:

    Oh Vitor? Vitor, estás por ai?

    Tantos comentários e ainda não te vi por aqui hoje…

    • Legion says:

      AHHAHAHAHAHHAHAAHAHAHAHAH!!!Melhor comentário de todos!!!

      Gaguiel GANHAS-TE! HAHAHAHAHAHHAAH!!! LINDO!!

      Venham lá esses comentários de inovação e pioneirismo Sr Vitor!!!

      • Eu mesmo says:

        eu digo-te o que ele vai dizer:

        “mágico”
        “fantástico”
        “inovação”
        “o melhor do planeta terra e arredores”
        “revolucionário”
        ” 4″? podia já existir antes mas a apple é que conseguiu finalmente fazer bem”
        “LTE 4G inovação, os outros já tinham mas a apple é q implementou bem”
        “n é grande demais, tem o tamanho certo”

        agradecia q quando censurassem os comentários dissessem q regra infringiu

        • Eu mesmo says:

          ainda estou para ver um apple fanboy criticar a apple

          eu que posso ser considerado um android fanboy critico como muitos android fans criticam a google e os seus OEM:

          updates lentos, mesmo para os nexus demora demais

          o SG3 tem 1 design q foi feito por advogados

          gostava de ver 1 unico apple fanboy conseguir criticar a apple 1 vez que fosse.

          • Vítor M. says:

            Tu estás sempre cá 😀 vá, compra um iPod nano e vai entrando devagarinho, ou ainda morres de desejo… estás sempre por cá sempre… é que já não enganas ninguém 😉

          • Eu mesmo says:

            Por acaso há alguns meses que cá não vinha, mas decidi visitar depois do grande anuncio de ontem…

          • Serva says:

            Gostei principalmente da parte do SG3 ter sido desenhado por advogados , de facto o sentido estético dos Orientais e nulo , já estava na hora de contratarem uns designers a séria , quanto aos updates mesmo dos Nexus também concordo contigo demoram demasiado tempo a estarem disponíveis , esse aspecto é ainda mais estranho que os updates demorados das marcas , este é um ponto a rever com toda a urgência pela Google .

            Cumprimentos

            Serva

          • Miguel Maia says:

            @Serva

            o sentido estético dos orientais não é nulo

            é.. diferente do nosso

            toda e qualquer pessoa pode avaliar a beleza e agradabilidade visual de algo
            podemos é ter outros padrões

    • Vítor M. says:

      gaguiel estou cá, eu ando sempre por cá 😉 estava a encomendar o meu iPhone.

      Não gosto do iphone branco, por isso vou comprar o preto. Nao gostei de algumas novidades que havia já visto e até havia já escrito.

      Ao contrario de outras marcas, a Apple fez um smartphone elegante, como alguém já disse, com smartphoen com requinte, sem parecer um trambolho como o Galaxy SIII.

      Trouxe um pouco mais do mesmo, é verdade, não inovou em termos de design mas isso não era esperado. No hangout que fizemos ontem eu comnetava isso memso, a Apple ivestiu milhões neste tipo de estrutura e iria de certeza rentabilizar ao máximo este investimento.

      Quer gostem quer não é mais uma peça que vai vender muito, é mais um smartphone que vai passar a concorrência, pena não trazer o que o Lumia oferecer, carregamento por indução, fantástico, parabéns ao Lumia, fora isso cpntinua a ser Apple no seu melhor, só compra quem pode e quem quer, os outros, os que não dão valor, não sabe avaliar, não conseguem comprar ou não precisam… fiquem com as outras ofertas, os outros também têm de viver.

      mas lembrem-se, Apple é Apple e por isso vocês estão sempre cá, sempre 😉 é muita a curiosidade e a vontade de ter não é? Pois é, eu sei que sim, o Legion, o Eu mesmo… sempre por cá… porque será? 😉

      Todos sabemos o porquê, todos sabemos porque razão hoje, na keynote, estavam pendurados no pplware.com no post da keynote cerca de 1500 visitantes, ao ponto do servidor do Sapo ter problemas temporários (o Sapo também não está habituado a isto, não consegue lidar com esta situação em tempo útil), porque será?

      Porque será que os posts da Apple são os mais comentados, os mais visitados, porque será que esgotam em poucos momentos os iPhones nas Apple Stores, porque será?

      😀 porque é bom o produto, porque tem qualidade, porque é requintado, porque é mais que uma peça de plástico, é algo que podem usar com estilo e utilidade, é algo… unic 😉

      Independentemente dos comentários de terceiros… contra factos, meus caros, não há argumentos…

      Mas tenho de dar o braço a torcer, desta vez compro o preto.

      • Jarda do Demonio says:

        Talvez pela palhaçada que é a Apple e o seu marketing..
        (Sim porque quem é que não está interessado em ver o melhor sistema operativo mobile do mundo?)
        Talvez pelos remendos que a própria companhia faz sem nunca assumir que o “perfeito” deles não é assim tão perfeito…
        ( Ponha a mão no ar, quem passou a ter que atender o telefone com a mão esquerda por causa da antena. Resumindo o Iphone é perfeito vocês é que não sabem pegar nele)
        Talvez pelos processos de patentes que a Apple tenta a todo o custo eliminar a concorrência através desses meios…
        ( Galaxy S1 e S2 são parecidos com o Iphone é verdade sim senhor…
        Barra de notificações do Iphone também é parecida com a do Android e ninguém processou a Apple por isso… Então este novo Ipod Nano para mim faz me lembrar os Lumia…)
        É por estes e muitos mais motivos que todos gostam de estar nos posts da Apple..
        Para dizer a todos, que a perfeição que a Apple é não é assim tão perfeita quanto isso…

        • Jarda do Demonio says:

          Quanto ao Android, não é o melhor sistema do mundo e quase todos sabemos que tem problemas..
          E quem tentar dizer que Android é perfeito, só lhe digo (para mim) o maior problema dele:
          Updates meu caro… Updates…
          Compra Nexus…
          Tenho um telemovel melhor que Nexus mas sou obirgado a comprar Nexus porque o meu fabricante não me dá os updates?
          Pois….

          Quanto a WP também há de ter os seus problemas mas não me posso pronunciar pois não tive tempo suficiente com um para isso…

        • Vítor M. says:

          Jarda do Demonio se o dizes é porque és entendido no tal marketing de palhaçada e os milhões que compram são todos influenciados por isso e tu és um iluminado. Seja, haja algum.

          Logo se vê que dominas o conhecimento profundo dos problemas da antena, nota-se que sabes a descendência do Android e de onde apareceu tudo o que é hoje o Android, se falas na barra de notificações porque não falas nas patentes infringidas pelos programadores do Android que pertence à Apple por exemplo?

          Sabias que a Samsung para à Microsoft royaties por cada Android que vende?

          Ó sabes lá tu… sabes nada verdade 😀

          Não, a Apple não é perfeita, até porque se fosse era aborrecida… eu sem um rebootezito ao iPhone de vem em quando até ficava aborrecido.

          A Google não processou a Apple? Tens a certeza disso, nem patrocinou outras empresa a fazê-lo? 😉 Ai ai essa (agri)cultura tecnológica meu deus 😀

          Abraço. Fica bem.

          • Jarda do Demonio says:

            Iluminado sou quando tenho tenho luzes acesas por cima.
            E sim acho o marketing abusivo de perfeição da Apple uma palhaçada mas lá está são opiniões.
            Não digo que o IOS seja algo mau porque não o é mas também não digo que o Android ou o WP sejam perfeitos porque não o são.
            Quanto às patentes, podes ser um aficionado de IOS e não ver o quão ridículo que elas são nalguns casos ( Casos Apple ) e quem começou essa guerra para eliminar a concorrência.

            Mas dou a mão à palmatória, quando me dizes que tens que fazer um reboot ao IOS de vez em quando, a maior parte dos utilizadores IOS não o admitiriam.
            Mas pronto são opiniões.
            Apesar de não gostar de algum fascismo do Steve Jobs, para mim a Apple morreu com ele.
            Afinal ele foi o “iluminado” que criou o conceito de PC e hoje em dia chamar PC a um computador da empresa “dele” é provocar uma guerra com um utilizador MAC.

        • Miguel Maia says:

          “quem passou a ter que atender o telefone com a mão esquerda”
          eu atendo com a mão esquerda desde a primeira vez que tive de escrever o recado [sou dextro]

      • Ricardo Silva says:

        Pelo mesmo motivo de o Morangos com Açucar o filme, ter sido dos mais vistos este ano… Vão vender muito é verdade, mas que já andam a nanar há dois anos andam e fico-me por aqui…

        • Vítor M. says:

          Ou a Porsche que vende muito verdade? Pois, esses exemplos não dás tu, não te dá jeito 😉 Eu como não vejo os morangos suponho que tenhas um conhecimento intrínseco que te suporte a comparação… 😀 e por aqui me fico…

      • Eu mesmo says:

        pq a apple e o iphone costumavam marcar o patamar, o produto a bater em termos de inovação, foi assim com o iphone original

        mas será ainda assim? cada um é juiz de si mesmo, mas na minha opinião o iphone não trouxe nada de novo, é a concorrência que tem feito a inovação, NFC, LTE, carregamento sem fios… a Apple só agora tem 1 telemóvel com LTE, quando antes era a primeira agora é a última a chegar ao mercado com verdadeiras inovações

        não tenho dúvidas que o iphone 5 será um campeão de vendas, mas da mesma forma que a saga twilight atraí tanta gente, ou as telenovelas têm muitas audiências… é 1 hype, quem compra iphones são na sua maioria hipsters e gente que não percebe muito da coisa, o tipo de pessoal que compra macbook airs para ir ao facebook…

        agora vitor vou ter que te corrigir, não compra apple só quem pode, quem compra um lumia, ou um sgs3 ou note, enfim, um android topo de gama pode perfeitamente comprar uma última geração do iphone, se não compra é pq não quer e não pq, como diz a apple, foi enganado pela semelhança dos produtos… são escolhas, opções e isso irrita e muito a Apple…

        mas estou convencido que a Apple já não é o que era, quem vende produtos com a etiqueta “LTE” quando o “LTE” não funciona na Europa, engana sem escrúpulos os proprios clientes, os seus produtos não me atraem minimamente, mas é bom haver escolha mesmo que para mim a escolha seja entre um SGS3 e um Galaxy Note 2

        PS: pensava que o ecrã de 3.5″ era perfeito “o tamanho ideal”, “4′ são aberrações”, “ninguém quer um smartphone grande” palavras de quem?

        como alguém disse em relação ao novo iphone “é dificil ficar excitado em 2012 com um ecrã de 4″ e antena LTE”

        • Serva says:

          Bom dia ,

          Mais uma vez a questão do poder monetário vem a balha , isso entristece-me porque ara além de ser um falso argumento é por si só um argumento condenável e discriminatório , o poder de compra não tem nada a ver com a compra do Iphone , tem como o @Eu mesmo escreveu com o hype que se construiu a sua volta , quantos dos que compram Iphones não se endividam a 3 anos ou fazem um contracto com a sua operadora extremamente lesivo , quantos adolescentes não dão cabo da cabeça dos pais até ao tutano para que um brinquedo destes lhe seja comprado só para estarem inseridos no grupo da ribalta , este fenómeno da Apple já não é um case study mais , os elementos estão devidamente identificados .

          Mais uma vez friso que os argumentos d meu é melhor que o teu não deveriam fazer parte da discussão , entra-se por vezes numa espiral que depois é difícil de parar e entra-se no campo da irracionalidade .

          Termino só para fazer uma pequena comparação com a minha pessoa eu supostamente por usar Linux deveria provavelmente ter o PC mais antigo e usava Linux como último reduto para que o meu PC ainda estivesse vivo , mas…. e aqui é que é importante enfatizar este MAS , eu não tenho um PC desses e até investi num SSD o custo de um PC de secretária actual , será que sou eu que estou enganado ??? eu penso que não , gostos não se discutem , não existem 2 pessoas iguais e cada 1 sente empatia ou não com o produto X ou Y , se começarmos a pensar assim evitamos muitos dos mal entendidos e falsos argumentos que por aqui se espalham .

          Aceitem os meus sinceros cumprimentos

          Serva

          • Vítor M. says:

            Fazes bem usar Linux 😉 e dizes o que eu sempre disse e digo: cada um usa e compra o que mais lhe agrada, o que consegue o que lhe é mais útil.

          • Eu mesmo says:

            sabes que o argumento do poder de compra agrada particularmente aos apple fanboys, pq estão convencidos que quem compra 1 iphone pertence a uma elite, e q todos os q decidem nao comprar é pq n podem, são ralé, são pobres, coitadinhos não compram pq n têm dinheiro nem para a comida e que eles compram pq são ricos e melhores que os outros…

            quem gasta 550€ ou 600€ num android pode gastar num iphone, mentalizem-se disso, e se decidem comprar android é de livre vontade, n conheço ninguem q tenha comprado 1 galaxy a pensar q era um iphone

        • Vítor M. says:

          @Eu mesmo, são só argumentos vazios e só acreditas que a Apple não é o que era para satisfazer o teu ego pois a Apple é mais do que aquilo que era, agora tem mais produtos na sua gama de oferta e volta a ter a preponderância numa gama, nos PCS, que noutros tempos perdera. Mas isso são outros mil que não te devem interessar.

          Eu nunca disse que a questão é somente monetária, mas garanto-te que a maioria é monetária, garanto-te. mas depois há as escolhas, mas sabes bem que 80% dos utilizadores Android têm equipamentos abaixo de 150 euros, por isso é que existem tantos Android, são os tais telemóveis de mexer com o dedo 😉

          A questão das 4″, repara que a Apple volta a seguir por outro caminho, será o certo? Será o errado? deixa o futuro dizer, mas conseguiu lançar um smartphone requintado e elegante, fora do trambolho que é o Galaxy S III (nem falo no Note).

          Quanto ao LTE… bom, a questão está nos parceiros, assim como escolheu ter nano sim e tu hoje ainda não tens nano sim… mas vais ter porque a Apple assim o quis, assim como os Galaxy foram atrás dos iPhones quando estes escolheram um Micro SIM, verdade?

          Olha em frente homem, a Apple tem o seu rumo e não precisa de olhar para trás para ter o seu próprio segmento, a Apple cria segmentos… o ipad é prova disso 😉

          Quanto ao resto que falas… é o chamado “verbo de encher”.

          Abraço.

          • Eu mesmo says:

            quanto ao design é subjectivo, este design do iphone 5 para além de ser quase igual às anteriores 2 versões não me seduz e já é um design cansado, mas repito que não tenho dúvidas que vai vender aos milhões… fruto da lealdade e do hype à volta do branding, mas por quanto mais tempo é que a Apple vai conseguir manter os consumidores “na mama”? vai chegar uma altura em que o consumidor, por mais ignorante que seja, vai começar a reparar que “então mas o teu android faz isso? mas o meu iphone que custou tanto ou mais não consegue fazer?”

            olha que a Microsoft também já esteve no topo, foi a empresa mais valiosa de sempre, se tivermos em conta a inflação a Apple precisava de valer cerca de $850 Bn actuais para superar, e olha onde está, quanto mais alto sobes maior é a queda…

            mas não desejo isso, o que eu quero é concorrência, concorrência leva à inovação, e inovação faz o mundo avançar, mas infelizmente não temos a assistido disso por parte da Apple, não podes negar que se têm desleixado nesse aspecto, onde antes até eram pioneiros!

            Esse espírito critico que é fundamental ò Vítor onde anda?

          • Vítor M. says:

            Em relação ao design, repara que a Porsche também não sai da linha que todos conhecemos e não é por isso que deixa de ser a marca que é.

            Não gosto do modelo em branco, confesso e por isso a minha escolha será o preto, mas muitas das vezes temos de avaliar o conceito para perceber que há mudanças radicais que nãos e justificam.

            Repara, volto-te a dizer, eu tenho um Samsung Galaxy SIII, maquinão, sem dúvida, grande som, grande ecrã… mas trambolho em termos genéricos. Para o que uso no dia a dia é um exagero, tem ecrã demasiado grande para receber e efectuar chamadas, não é prático para ligar só com uma mão, não é prático com uns botões super sensíveis e aborrecido no painel frontal.

            A Apple teve em conta, na minha opinião e no meu sentido crítico, que ser maior mas não mais largo poderia trazer vantagens e vamos ver se terão ou não razão. Dessa forma continua a ter um ecrã ergonómico e não perde o aspecto clássico e requintado que a marca sempre pautou. Por isso é que as linhas não mudam muito em termos de imagem, mas vemos isso em todos os conceitos. Há ciclos, é verdade e vimos isso no novo Nano e vimso isso em tão pouca coisa….

            E nem por isso as pessoas são alheias ao facto de quererem comprar pela qualidade dos produtos. Chama-lhe hype, marketing… oq ue quiseres, eu chamo-lhe qualidade do produto, bom gosto, requinte e preocupação pela peça em si. Um ano depois de teres comprado um Galaxy, passas a ter um smartphone, um ano depois de comprares um iPhone tens… um iPhone. Isso é verdade e o mercado tem-no provado.

            Vendem-se mais iPhones 3GS que Galaxys 1 e olha entre um e outro há anos… de mercado 😉

            Já reparaste na gama de oferta que a Apple tem agora, no segmento smartphone?

            iPhone 3GS
            iPhone 4
            iPhone 4S
            iPhone 5

            Já viste agora os preços que vão ser praticados?

            Isto sim é sentido analítico de mercado, espírito critico com base no passado e não em crenças meu caro. A história recente sustenta o que te estou a dizer e não estou focado em pretensas adivinhações 🙂

            Quanto à Microsoft… já foi grande? Porque, não é ainda das maiores do mundo? E já agora, sabes porque perdeu o trono?

            Eu conto-te, porque não tem ecossistema. 😉

            Vá, fica bem.

      • gaguiel says:

        “Tu estás sempre cá 😀 vá, compra um iPod nano e vai entrando devagarinho, ou ainda morres de desejo… estás sempre por cá sempre… é que já não enganas ninguém ;)”

        Tens razão e já não é a primeira vez que o digo, venho sempre mais que duas vezes por dia aqui ao pplware, sabes bem! Gosto de comentar pouco e bem como é sabido por ti! Quanto ao entrar devagarinho nem vou dizer ao tempo que entrei no mundo apple para não ficares triste… olha não tem um mês reformei não o meu ipod nano mas sim o meu imac e comprei um imac 27: 3.1GHz mas pronto se calhar tu é que como não podes tiveste de entrar com um ipod nano e depois por ai acima, gosto sempre de atualizar o meu mundo apple de forma bienal…

        “gaguiel estou cá, eu ando sempre por cá 😉 estava a encomendar o meu iPhone.”

        Agora que já encomendaste o teu iphone, vou te perguntar em que sitio do meu post falei mal do iphone? Não consigo ver uma palavra a falar mal do iphone, mas compreendo por certo, que se calhar até nem revelas assim tanta intelegencia como parecias… procura em posts anteriores onde eu até valorizo face a concorrencia o ios, mas eu ao contrario de ti, não tenho que vir para aqui falar bem do ios só porque me patrocinam ou não consigo perceber que há mais para alem da apple. Consigo perceber bem, não vou dizer melhor que tu para não ficares mais arreliado, (diga-se que no geral o iphone 5 ficou muito abaixo das expectativas, sabes bem), que existe mais para alem do ios. Podes argumentar que vai vender mais, que é melhor, que tem sempre muito audiencia… Não vou dizer aqui que também o queijo da serra que vende mais é o melhor, depende dos gostos, ou da forma como o produtor de queijo ludibria os seus clientes.

        Olha vou ter de ficar por aqui pois estou a ficar sem bateria no meu ipad e tenho de trabalhar… ah e hoje quando for fazer a corrida diária vou ouvir música no meu one x com os meus u r beats, que desde já aposto são muito melhores que quaisquer earpods.

        Mas de qualquer forma desculpa se foi deveras tendencioso nos meus comentários.

        Abraço e continuem assim, pois as minhas visitas diárias serão sempre garantidas, qualquer que seja o tema abordado aqui.

        • Vítor M. says:

          Não estava a falar para ti, mas ao que parece serviu a carapuça, o resto que falas… fazemos um hangout para te responder pessoalmente. Não tenho paciência para tanta lenga lenga que deixaste. ,)

  54. Mário Mendes says:

    1º Esperava mais do Design,acaba por ser igual aos anteriores com um display maior.
    1ºB Possivelmente o Software pouco mudará no aspecto.
    2º Em termos de material utilizado é muito superior ao galaxy,porque quer se queira quer não o galaxy é feito em plastico com outro nome 700€ por um smartphone em plastico.
    3º Apesar de achar o mesmo do Galaxy notes (com respeito a carcaça )talvez seja o equipamento com mais utilidade.

  55. Filipe Monteiro says:

    Desiludiu me o design. vamos ver as reacções na bolsa amanha

  56. lol a dobrar says:

    Mas é isto que vai envergonhar a concorrência? Autêntica comédia.

  57. Zéi says:

    É com muita pena que assisto à estagnação do iPhone, não pelo fraco hardware porque uma vez mais a qualidade é notória mas porque o iOS está “mais do mesmo”!

    Este ano, para mim claro, com iPhone desde o 3GS, que julgo que o GS3 ganhou a batalha deste ano (e ainda bem para a apple acordar)!

  58. André says:

    “o iPhone 5 irá envergonhar o Samsung Galaxy S III“-Terry Gou(Presidente da Foxconn)

    Aonde? Em quê?

    Fala um simples user que não odeia a Apple e detesta a Samsung pelo mau apoio aos equipamentos, péssima qualidade de construção e sobretudo diferenças abismais entre a gama média e alta dos equipamentos que produz…

    O Iphone não trouxe nada de novo. 0 de imaginação…0 de design… Hoje é novo amanhã já é repetido e gasto.

    Há que ser honesto e sobretudo tirar as palas na guerra “samsung vs apple”.

    É nada mais que um upgrade caro a um telefone já de si exageradamente caro para o que oferece.

    É tão só e apenas a MINHA opinião.
    Cumpts.

    • misterious says:

      E tu 0 de cabeça.
      porque que eu tenha constatado o alumínio que é usado nao o encontro em mais nenhum outro telemovel. encontro-o sim… ah espera… nos portateis da maça.
      E para informação o alumínio é um material que dissipa bastante bem o calor, e que demora a aquecer.

  59. Eu sou proprietário de um Galaxy SIII e estou completamente satisfeito, e não estou a dizê-lo com inveja de não ter um iphone 5 porque pelo que já vi o Iphone 5 implementou características que o Galaxy SIII trouxe, por isso acho que ter inveja de não ter um telemóvel mais fraco que um SIII era ser muito ingénuo. Não tiro mérito ao Iphone 5 que é bom telemóvel como já o disse mas melhor… só se for do que os seus antecessores. 🙂

  60. Aderito says:

    Lol eu comentei a incompetência de quem estava a seguir o evento e publicou uma foto sobre a camera do iphone 5 no perfil de facebook do pplware e fui bloqueado no perfil. É assim que tratam os vossos leitores? Eu apenas comentei a incompetência de quem colocou uma imagem e como descrição colocaram que o iphone teria uma camera de 28mp… Enfim…

  61. Fanbôi says:

    E outro ano passou, e mais uma vez sai um novo iphone (fabricado na china), e mais uma vez, uma noticia sobre um produto apple é inundada de comentários de utilizadores android com azia, cheios de argumentos a dizer que os telefones deles (tb fabricados na china) é que são bons, desesperadamente a tentar convencer os fanboys da apple a comprar os telefones que eles compraram para a marca deles é que ser a mais cool :trollface:

    • Legion says:

      Estás enganado. As pessoas estão a comparar equipamentos. Sabes, aquela coisa chamada argumentação comparativa?

      Pois… tu não sabes o que é isso. Representas tudo aquilo que é fácil apontar e gozar num utilizador de iphone cego.

      Isto é um forum tecnologico. Não é um iforum.

  62. Rui "ALL" Sousa says:

    Bem, disto tudo o que eu gostei mais foi do iTunes, pena que só vai sair em Outubro 🙁

  63. Anjos says:

    Olá a todos, vejo que todos os que comentaram aqui têm um iphone ou android, e não falam de mais nada a não ser comentar o iphone vs Android, mas se esquecem do Windows Phone, que a Nokia e a Samsung anunciaram à pouco tempo os Novos modelos, no caso da Nokia o Lumia 920 e o 820 e na Samsung o Samsung ATIV S. Já tive um Iphone, um Android, e agora estou com um Windows Phone, o Samsung omnia 7 os da primeira geração, e digo vos que não trocaria por nada este excelente software da Windows, so para ficarem a saber o meu processador é de 1gb e o telemovel é de uma rapidez fabulosa. Este novo Iphone que acaba de sair parecer muito bom, melhor que os anteriores claro, mas não é prefeito, comparado com o novo Nokia lumia 920 que ja foi anunciado. Em termos de design o iphone é o que já era, mas o Nokia Lumia fica muito mais à frente, quer em design quer em características. Gosto muito do iphone, mas já era tempo de mudar um pouco o aspeto do seu IOS, o android é um bom software mas fica lento com o tempo e é muito parecido em aspeto de visualização com o iphone. Mas agora se pegarem num telemóvel com Windows Phone, vão ver que o aspeto magnifico do ui “metro” do Windows phone não se compara a nada do que alguma vez já saiu para um telemóvel, um aspeto inovador, futurista e com elegância. Espero não levarem a mal falar um pouco mais do Windows, do que o IOS ou android, mas é a minha opinião.

    • Joao says:

      Achei interessante o teu processador é de 1GB. De resto concordo inteiramente. Este pessoal só fala de android e ios. fandroids a defenderem android e ifans a defender a apple. Não entendo como pode haver tanta gente cega. Eu tenho um iphone e um galaxy e consigo perfeitamente dizer o que ambos têm de mal sem estar a ser fan de qualquer um deles.

      No entanto, nunca encontrei nenhum ifan com capacidade critica. São todos cegos…

      O windows phone de facto merce mais atenção. Ainda não o consegui testar mas estou bastante curioso quanto ao novo lumia. Esse sim trouxe uma boa inovação. Gosto bastante da apple e tenho vários produtos da marca, mas desta vez sinceramente foi uma completa desilusão. Mais do mesmo. A morte do jobs é realmente sentida agora…

  64. R!cardo says:

    Sinceramente… não percebo, estava a espera de um salto bem grande mas… nada de novo!

  65. Mike says:

    Tenho um iPhone 3GS, e gosto dele, mas noto que tá a dar o berro e a ficar mais lento com as actualizações. Tava a pensar comprar um novo, e como gosto do que tenho pensei em ponderar em comprar um iPhone 5, mas pelo que estou a ver o preço ainda vai ser bem maior que o 4S 😛 provavelmente vou pra uma gama Nexus ou Galaxy, porque o que faço, faço em ambos os S.O., ou seja produtividade tipo agenda, emails, gps, internet e tudo pela google account.

    O iPhone 5 ta uma maquina e em preto aluminio parece tar um luxo, deixa-lo cair ao chão deve ser pra ter um micro ataque do coração 😀 mas acho que o iOS 6 nao tras nada de novo, embora gostei da situacao do panorama.

  66. Pedro says:

    e eu que estava a espera que não fosse assim… 🙁 🙁
    andava a espera para comprar um iphone… mas agora acho que não… esperar pelo 6 maybe, talves seja mais estreito xD
    o meu SGS2 ainda vai fazer muito quilometro sendo assim 🙂

  67. Serginho M says:

    Depois o iPhone tem uma coisa muito boa. Foi feito para cair uma única vez. É todo em vidro, cai uma vez, e puff, mais 100 euros para um visor. Chamam a isso qualidade?! Falem de coisa Sérias…

    • misterious says:

      tenho um plasma Pioneer de 5500€ na sala.
      e como é obvio tem vidro a frente, por isso é que é mau??? lol poupem-me!
      Se querem andar com o telemovel aos tombos no chao comprem um 3310. Se querem bom material de construçao e leve, milagres nao ha!

      • Serginho M says:

        Estas de brincadeira comigo, seu malandro… 🙂 1º Tu não andas com um LCD na rua. 2º Não acredito sinceramente, que nunca deixas-te cair o telefone. Acontece com quase toda a gente! Eu falei isso, porque tenho um amigo desastrado, que por acaso tem o iPhone 4, e com o ecrã estalado, por ter caído, ele nem o quer mandar reparar, tal é o rombo…

        • misterious says:

          lol sim foi mesmo no gozo maximo. Mas o intuito foi mesmo de que se alguem quer ter algo Bom, tem que saber ter certos cuidados.
          é como tudo na vida.
          compras um Opel Corsa, tens que ter os cuidados de fazer as revisoes a tempo e a horas. Compras um ferrari tens que tar consciente que é um carro que precisa ainda mais de cuidados [por exemplo uma revisao de um ferrari é para levar tudo e mais alguma coisa de peças de desgaste].
          Apesar de ser mais caro, nao impede de precisar de cuidados.

          E sim ja deixei o meu telemovel cair e partir o ecra. Mas isto foi o meu iphone 3G. Sabes o que fiz? arranjei-o e apos isso apartir dai sempre usei capas. nunca mais tive problemas.

          • Serva says:

            Não percebi a tua analogia , quem é que tu identificas como sendo o Opel e qual é que é o Ferrari ,mesmo depois desses pontos esclarecidos continuo a não ver qual o método empírico que usaste para fazer esta comparação .

            Cumprimentos

            Serva

          • MisticMe says:

            O opel usa material mais barato que o ferrari. Certo?

  68. Helder7 says:

    Tipo, em todos os posts da android ou iOS há sempre aquelas guerras entre users.

    Os dois sistemas sao bons, cada um tem os seus pontos fortes, tal como iPhone vs Samsung… E claro também ando tem pontos fracos…

    Eu acho que mais concorrencia é bom para nos e ainda nao é suficiente, pois estes telefones de topo continuam a ser vendidos por um preço que “é um roubo”.

    O que eu recomendo, um modelo que que tenha por exemplo saido ha um ano atras faz quase tudo o que os xpto fazem e se for preciso compra se por metade do preço.

  69. @carlosaaranha says:

    Sempre a mesma historia de comentários….. iPhone isto Galaxy aquilo… android não sei que… ios não sei que mais… a minha pilinha é maior que a tua etc…

  70. Sal says:

    Eu enquanto não tiver um na mão para analisar não me prenuncio mas devo dizer que há aqui muita gente que deve ser MUIITTOOO bem paga pelas marcas, para as defenderem com unhas e dentes…credo.

  71. Rui says:

    Viva,

    Cá vou deixar a minha opinião enquanto utilizador dum iphone 😀

    Os pontos negativos:

    – o mesmo design com um pouco mais de altura. Enfim, aumentaram a dimensão do raspador de gelo!
    – mudaram o conector e podiam ter aproveitado para introduzir o mini usb. realmente não se entende esta fixação em portas diferentes dos outros.
    – o ecrã de 4. Continuo a ser daqueles que acho os 3.5 um tamanho aceitavel. Vale-se que a largura é a mesma e ainda ficou mais leve.
    – A fuga de informação sobre o design deste iPhone é lamentável.

    Os pontos positivos:
    – Boas caracteristicas de hardware e o facto de não ter NFC não me choca nada. Ainda não vi ninguem a usar por isso não percebo o drama de muitos comentários.
    – O meu raspador de gelo continua com o design actual.
    – Para quem tem o 3GS vê NOVAMENTE o seu telemóvel actualizado ao contrário da concorrencia que necessita de andar em foruns á procura de actualizações.

    Quanto aos normais comentários dos aficciondados de android, lembrem-se de uma coisa, há quem goste mais de iOS e de iPhones do que de Android. Fazem-me lembrar aquelas sras que apareciam à tarde a bater à porta e a pregar a religião delas! Isto significa que há muita gente que compra um iPhone não por “estar na moda” mas simplesmente porque é aquilo que gosta.

    Quanto a mim, vou continuar com o meu iPhone 4 que ainda cá está para as curvas 😀

    Saudações

  72. SS says:

    acho piada a muitos comentários que vi…
    apple fanboys vs droid fanboys…
    Acho que o hardware tem evoluído e o software tambem… acho que muita gente nunca imaginou ter processadores quad core em telefones…
    a nivel de design… bem… acho que tem havido alguma estagnação…
    Agora iOS vs Android… acho piada numero de coisas que foram copiadas de um para outro… nenhum é inocente nesta “estória” de copiar “features”.

  73. dude says:

    Estava a ver que não saia um novo ipod nano 🙂 iiiii isto sim vou comprar, apple para mim é ipod e mac.
    Continuem com a discussão….

  74. popy says:

    e o novo Ipod Nano que, externamente, é uma cópia do Lumia?

    • Tiago Dias says:

      Outra vez… Vê a linha de iPods Nano desde o inicio. É que antes do Nano do ano anterior, havia outro. E antes desse, ainda outro.. E por aí adiante… 😉

      • wishmaster says:

        Precisamente!

        E mais uma vez também volto a confirmar.

        O Lumia é, para mim, um ipod nano com um ecrã grande e por essa razão nunca o comprarei. Prefiro, sei lá, o HTC One X ou outro que vá sair agora…

        Nisto defendo a Apple: foi a Nokia que copiou o design (e olhem que estou sempre contra a Apple :P). Tenho um ipod vídeo desde praí 2007 e conheço muito bem cada um deles, nanos etc…Quando vi o evento da Nokia e vi o telemóvel até me ri 😀 e exclamei: “oh, é um ipod nano gigante!” lol hihi

  75. Sérgio says:

    O facto de ter boas características, ter emagrecido e encolhido tornam este iphone interessante.. mas as fotos por vezes enganam e prefiro ver um ao vivo.

    Seja como for, a apple não me seduz e os novos Windows Phone vão mais de encontro ao que mais do valor.

    E assim contribui para chegar aos 500 comentários lol

  76. The Man says:

    Os 1ºs hands on review que vi, é so “parece uma peça de joelharia” é brutal segura-lo nas mãos, é algo do mais bem construído que se pode ver….

    E vem estes gajos falar de NFC??? lol acordem

    Estonteante…

    • Alexandre says:

      lá está, nem sequer quer saber de novas tecnologias do actual mercado, como o NFC. Significa mesmo que só se gaba por ser um objeto construído…. cai no chão e puft… lá se vai a belíssima construção de alumínio esculpida com diamante de marte e nao sei mais o quê… :p

      • The Man says:

        É o belo do plastico do frigorifico da samsung que é bom…

        • MLeite says:

          Ao menos é mais flexível. É melhor para as quedas.

        • Bruno M. says:

          Meu caro, esse plastico pelo menos não amolga nem parte os visores quando amolgado devido à pressão, para além de que não se torna um pisa papéis…

        • Eduardo says:

          @ MLeite & Bruno
          talvez mudem de ideias quando virem como o iPhone aguenta mais que o Galaxy
          http://www.androidauthority.com/iphone-5-vs-samsung-galaxy-s3-drop-test-116898/

          • Bruno M. says:

            Isso é subjectivo…. basta qualquer um deles ter uma pancada seca e tem o destino como os outros…

            De qualquer maneira, um telemovel ser destruido não é sinónimo de qualidade até porque a máquina propriamente dita é que interessa, o pacote interior, as suas specs e neste campo o S3 bate o iphone5 a larga margem!

          • eduardo says:

            Não é isso que os testes têm dito!
            http://www.anandtech.com/show/6324/the-iphone-5-performance-preview
            https://www.youtube.com/watch?v=GKrvRN6G3jM
            https://www.youtube.com/watch?v=MqK8vBcU7Sk

            O iPhone mostra-se mais rápido que o S3 na maioria dos testes!

            E em desempenho gráfico nem vale a pena falar, pois já o iPhone 4S era tão bom ou melhor que o Galaxy

          • eduardo says:

            @Bruno
            Não deixa de ter piada que menosprezasses a durabilidade do iPhone, mas depois de te mostrarem que será melhor do que o Galaxy, a durabilidade já passa a ser algo de subjectivo, e nem é o que interessa.

          • Bruno M. says:

            @Eduardo, esqueceste-te foi de mencionar que o link do youtube refere-se à versão dos states, que é dual core em vez de quad core.. 😉

            Quanto aos testes do outro link aprenta antes testes a comparar o S3 com o JB visto que são os dois novos terminais e só um deles trás o novo SO, o outro ainda não veio de raiz pelo que vale apena comparar com as roms cozinhadas de jb (ainda, porque mais umas semanas e ja ca está a versao oficial de JB da samsung, com novos benchmarks).

            Anyway.. daqui a umas semanas voltamos a falar em testes… 😉

          • eduardo says:

            @ Bruno
            Se reparares bem nos testes da Anandtech, vem os vários modelos do S3. Mesmo nessa comparação o iPhone apresenta em muitos testes melhores resultados.

            Mas independentemente disso, a questão de ser 2 ou 4 núcleos é algo falsa! São poucas as aplicações que tiram partido de mais do que um núcleo, de modo que dificilmente atingem esse limiar de performance. De modo que a performance de um só núcleo é tão ou mais importante do que o máximo teórico de todos os núcleos. Isto é, o modelo do States irá na maioria das situações ser melhor.

            Sobre a tua necessidade do JB, por esse prisma vamos andar sempre à espera de algo para poder fazer a comparação. O iOS 6.1 certamente que tb dará melhores resultados, e assim sucessivamente.

          • Bruno M. says:

            @Eduardo, ok, o iphone até pode ter mais durabilidade que o sgs3, mas relativamente ao software/so/benchmarks faz todo o sentido de se comparar estando os dois em pé de igualdade, ou seja, com software (oficial) equivalente senão é a mesma coisa que estar a comparar o que acontece muitas vezes, ios 6 com android 2.3 por exmplo.

          • eduardo says:

            @ Bruno
            Que eu saiba estão em pé de igualdade ao usarem o sistema fornecido pelo fabricante – a equivalência é essa.
            As comparações são feitas no momento e são válidas, pois é o que está disponível para o utilizador. Se houver modificações das condições oficiais então faz-se nova comparação. Mas isso não é ser mais ou menos justo, mas sim uma avaliação racional do que está disponível para o utilizador comum.

  77. Boss says:

    O da foxconn falava de revolução nos smartphones e não sei quê, não tou a ver inovação comparando-o com o 4s, so melhorou num aspectos de resto não vejo nada que um windows phone ou até o android não possuem, se fosse eu preferia comprar um huawei ascend d quad, que isto…. até na bateria ganha, se o ios é leve, não entendo pk a apple tem tanta dificuldade em optizima-la, só significa que não conhece o telemovel em questão, mas de resto não vejo que será algo de revolucionario, pk certamente irá custar 599€, logo fica a perder com o que possui

  78. João Miranda says:

    Boa noite,

    Pena nao ter NFC. Não que se use muito, mas como todos sabemos, se o iphone tivesse NFC, seria o BOOM da tecnologia em todo e lado, e certamente esta chegaria perto de nós mais rápidamente!

    O design… acho que nenhum dos iPhones bate o meu velhinho iPhone 2G 🙂

    Cumprimentos!

  79. Design e fofura says:

    Bem, alguém já reparou que a capacidade do processador, A6, é o dobro da do Ipad 3 ? E com menos consumo ?

    E que traz LTE que funciona na Europa, ao contrário de outros afamados smartphones ?

    Só lhe encontraram a falta do NFC que ninguém usa ?

    Para lançamento de um produto Apple até que as críticas não estão nada más 😉

  80. Marco Faria says:

    Boa noite,

    Quando é que começam a moderar melhor estes comentários?

    Quando é que vão proibir comentários de Samsung ou Android em posts Apple ou iOS e vice-versa?

    Quando é que este povo ganha um pouco de bom senso e pensa antes de abrir a boca?

    Já estou como a Lucy “nossa que biolência” só falta de bom senso e moralidade por esse mundo fora…

    • wishmaster says:

      E uma ditadura..? Também não queres..?

      Já ouviste falar em liberdade de expressão..? (com os conhecidos limites como é óbvio, não podemos andar por aí a insultar os outros ou ferir a sua reputação como bem nos apetece).

  81. Valter Nisa says:

    Estava à espera de ver este iPhone 5 para chegar ao Natal e comprar o meu próximo telemóvel. Estava indeciso entre iOS e ICS. Já fiz a minha escolha. Vou para WP8.

  82. L. Mata says:

    Plonk. É o que me vem a cabeça.

    Até os novos Windows Phone 8 são melhores em specs que o iphone 5.

    Alguns factos. Pela primeira vez na historia a Apple foi alvo de Leaks atrás de Leaks. Quando chega o anúncio já se sabe tudo do novo iPhone. E depois estava toda a gente a espera de uma anúncio brutal com uma grande novidade. Nada. Zero.

    A Apple perdeu a sua veia inovadora? Até a moribunda Nokia apresenta coisas bem mais interessantes. Enfim…

  83. Tiago Dias says:

    Sinceramente fiquei desapontado.

    Já “temia” que o design fosse mesmo aquele, mas ainda tinha alguma esperança que eles surpreendessem tudo e todos e apresentassem algo diferente. Não que o design seja mau, muda pouco, é certo, mas é um design que nesta altura não é novidade, está batidissimo por toda a internet e arredores.

    Gostei de ver as actualizações nos iPods. O Touch, pelo qual sou apaixonado, teve bons upgrades.

    Esperava ver mais sobre o iOS 6. Coisas novas que tivessem esperado por esta altura para desvendar. Há coisas que faltam que começam a ser ridículas.

    Pior de tudo, os leaks em avalanche que chegaram por todos os lados nos últimos meses. Uma das coisas que admirava na Apple era o facto de serem rigorosos, não se sabia nada, ou quase nada, antes do lançamento. Isso não aconteceu agora.

    Este lançamento, e falo do facto de já se conhecer há muito este design e pormenores relacionados com o novo iPhone, pareceu de uma empresa amadora,múmia empresa da esquina sem qualquer controlo. Desaponta-me isso, mas acredito que consigam voltar ao que eram nestes pormenores.

    Resumindo, gostei da redução de espessura e peso, e a parte traseira não parece assim tão má, venha ele para cá para verificar tudo isso e quanto vale na verdade o iPhone 5!

    Conclusão: Trocaria o meu iPhone 4S por qualquer outro smartphone? Não, nem pensar. Compraria qualquer smartphone do mercado em vez do iPhone 5? Não. (no entanto os lumias deixam-me água na boca). Neste momento, qual seria o smartphone que me faria trocar o 4S? IPhone 5, sem dúvida. Note-se que isto para utilização no dia a dia de um único equipamento. Obviamente que, se pudesse, tinha-os todos, desde Samsungs a HTC, passando pelos Nokias e companhia.

    • SexOnaSal says:

      para que um ipod quando se tem um telemovel que faz de player? (podendo ser mesmo um iphone ou qql outro tlm)

      Compensa o preço gasto e andar com dois bolsos ocupados? (um p tlm e outro p mp3?)

      • Tiago Dias says:

        A questão é que o iPod Touch não é simplesmente um Music Player. É muito mais que isso. O meu primeiro device com iOS foi um iPod Touch, e comprar esse iPod foi das melhores decisões até hoje.

        Um iPod Touch é um autentico computador pessoal no bolso. É um iPhone mais modesto. É o equipamento ideal para quem iOS e não quer um iPhone, seja por não querer um smartphone ou por usar outro smartphone qualquer.

        Dando o meu exemplo, antes de ter o iPhone usava um Nokia E71. O iPod Touch era o complemento perfeito. O Nokia com a sua autonomia invejável, um telefone excelente mesmo! O iPod com tudo o resto. Mail, browser, notas, centenas de apps úteis e outros tantos jogos, casuais ou não. É um equipamento excelente, a um preço, que não sendo barato, não é nada mau.

        Entretanto apareceram os tablets, principalmente os de 7”, que fazem bem este trabalho. Mas não substituem um iPod Touch.

        Este modelo está muito bom mesmo! As câmeras, o flash, o ecrã, o processador.. Melhorias excelentes em todos os aspectos. Infelizmente já nao acompanha o iPhone como acompanhava antes, fica-se pelo A5, mas é de qualquer sãs formas excelente!

        Alonguei-me demais, mas respondendo directamente á tua questão.. O iPod Touch é mais que isso.. É mais que um player. Talvez nao faça sentido para quem ja tem um smartphone (de média-alta gama). É um smartphone para quem não quer um smartphone. 😛

        • SexOnaSal says:

          Excacto, porque quem quiser um smartphone

          Mais vale comprar um iphone ou outro smartphone do que um smartphone e o ipod touch

          • Tiago Dias says:

            Não percebeste bem onde queria chegar.. Um iPhone custa o dobro.. Um smartphone de 100€-200€ não é comparável ao iPod Touch. Um telemóvel tradicional mais um iPod Touch pode ser a solução (exemplo que dei do Nokia E71+iPod Touch)

    • Tiago Dias says:

      Depois de ver parte da Keynote a minha opinião melhorou. Continua sem impressionar, mas não esta assim tão mau. Venha ele para cá 🙂

  84. Ricardo Valério says:

    Todo post em relação ao Iphone é o mesmo mimimi, devo ser o único humano na face terra que anseia pelo WP8 aqui logo aqui no Brasil.
    Abraços

  85. Sinceramente a apresentação do Iphone 6 e do IOS6 desapontou-me bastante. 1º ponto ja corriam demasiado boatos de como seria o design e pelos vistos correctos, e para mim desagrada-me num tamanho de 4 polegadas ser tão “esticado”. Depois inovações não vi muitas, câmara com panorama shot?! bahh algumas apps a não se redimensionarem ao novo tamanho?! E finalmente o ios, sinceramente nada de novo, pura e simplesmente a ver, o mesmo do anterior. Ja possuí 2 iphones o 3s e 4s, 2 android com o ice e tenho agora lumia 800 e sinceramente acho que a microsoft e a nokia levam vantagem nos seu futuros smartphones. A fluidez de um iphone, e o exelente metro design do SO. Mal posso esperar pelo Lumia 920

  86. Francisco Monteiro says:

    Relativamente ao aparelho, a característica que me deixava mais curioso era se já traria um ARM Cortex A15 ou o Cortex A9.
    Para meu espanto tem o A15, ( http://en.wikipedia.org/wiki/Apple_A6 ) contudo o chip gráfico é um PowerVr (que foi abandonada no mercado dos PC’s) o A9 é o que têm actualmente o Galaxy S3. A diferença é bastante grande entre estes dois processadores.

    Claro que ninguém compra só um telemóvel só por causa do processador.
    Para mim a liberdade de poder mexer no sistema operativo,
    poder colocar a ROM que eu quiser (até boot2gecko),
    programar em qualquer computador de forma nativa e não ter que pagar uma fortuna para o fazer,
    programas de acesso ao terminal linux que é o S.O. em questão
    as personalizações,
    o avanço abismal no software (não estou a dizer que é o melhor apenas que a sua evolução é galopante (Gingerbread vs JellyBean))
    Tenho um nexus e por acaso em termos de design adoro (botões físicos ou poças a servir de botões na parte da frente dispenso), mas para mim é suplementar esse aspecto.

    Afinal o telemóvel é meu ter acesso a este tipo de coisas, para mim faz diferença.
    Não sou a pessoa ideal para falar da interface do IOS porque usei por pouco tempo, de qualquer forma parece-me muito (espero que não se ofendam a intenção não é essa) infantil que nos deixa fazer só coisas muito básicas para não podermos estragar nada.

    Isto é só uma opinião e vale o que vale, como é óbvio dependendo do perfil de utilizador estes pontos podem ser irrelevantes ou não.

  87. Mário says:

    Afinal quais foram as novidades? conseguiram por mais uma linha de icones?

  88. Jarda do Demonio says:

    Onde estão aquelas inovações que quando acabou a keynote no inicio do ano todos diziam que a Apple ia apresentar quando apresentasse o Iphone novo?
    Onde está aquele WOW que a Apple costumava trazer com a apresentação do novo Iphone?
    Ao menos que pusessem NFC no Iphone para conseguirmos dar mais uso a isso…
    Mas pronto..
    Para mim Iphone 5 mais do mesmo…
    Ipod Nano ( Lumia alike ) fabulastico…

  89. Vitor Costa says:

    Boa Noite!

    Este post de certeza que vai bater recordes 🙂

    Para quem entender:

    “Less is more” and “keep it simples, stupid”

    São as duas coisas mais dificeis de realizar em qualquer profissão
    neste planeta!

    Nem me vou cansar muito a criticar ou defender!

    Design – keep it simple!

    Parece tudo igual mas na realidade apenas os botões são iguais, tudo o resto
    foi alterado, melhorado e foi redimensionado e o próximo será igual
    nunca esperei diferente até porque o mister “Ive” disse á imenso tempo
    que o form factor não iria mudar porque é quase como qualquer grande
    desenho-design-projecto-obra! As suas linhas daqui a 10 anos nimguem as vai esquecer,
    quanto as outras marcas daqui a 10 anos já nimguem se vai lembrar de como era o seu desenho!
    São formas de estar e pensar…

    Cumprimentos a todos 🙂

    • Tiago Dias says:

      Gostei dessa forma de analisar 😉 Na verdade faz sentido e vai de encontro ao que é a Apple e a sua linha evolutiva,

      Vejam-se os macbooks, os iPods (todas as diferentes versões). Pouco vão mudando na sua evolução. Está-se a verificar o mesmo em relação ao iPhone.

    • Filipe says:

      Todos os que tem adoram, os que nao tem dizem mal porque sera? Apesar de nao ser a inovacao do seculo continua a ser o melhor e mais credivel tlm que se pode comprar. O galaxy s3 com quadcore laga mais que o iphone 4 singlecore e appstore nem e comparavel a loja da google. .
      Nota : nao sou fan da apple nem tenho iphone, provavelmente a comprar sera o nokia lumia 920.

    • Filipe says:

      Todos os que tem adoram, os que nao tem dizem mal porque sera? Apesar de nao ser a inovacao do seculo continua a ser o melhor e mais credivel tlm que se pode comprar. O galaxy s3 com quadcore laga mais que o iphone 4 singlecore e appstore nem e comparavel a loja da google. .
      Nota : nao sou fan da apple nem tenho iphone, provavelmente a comprar sera o nokia lumia 920.

  90. Paulo says:

    Não existem moderadores por aqui? 🙂

    Rica guerrinha de fanáticos temos aqui, com insultos, e os moderadores na boa a deixarem rolar a conversa! interessante…

  91. Paulo says:

    o engraçado é que há muita malta aqui que não aceita o gosto dos outros.

    como também é engraçado que em tempos muito dificeis em Portugal, haja malta que gaste tempo (inutil) em novelas deste genero.

    interessante. apanho cada uma 🙂

  92. Xis says:

    Pessoalmente gosto do tamanho do ecrã, para mim 4″ é o ideal. Não é pequeno para os olhos nem grande para as mãos.
    Mas em relação à resolução, é uma vergonha que o ecrã não seja 720p. Não venham com a história do “Retina Display” que isso é uma treta de marketing, mais resolução não é pior para os olhos mas é melhor para a aparência das imagens.

    Quanto ao resto não vale a pena comentar, não há nada a dizer, é igual…

    • Xis says:

      Já agora…
      Não há informações sobre o processador?? Apenas que é um A6??

    • Tiago Dias says:

      Xis,

      Mas tu já olhaste para um iPhone 4 / iPhone 4S / iPhone 5 / iPod Touch 4G / iPod Touch 5G / iPad 3 para depois criticares a resolução?

      O “Retina Display”, como a Apple o apelida, tem esse nome pois a densidade de pixeis já atingiu (e ultrapassou) um ponto em que o olho humano não consegue distinguir os pixeis entre si. Aumentar ainda mais essa densidade não melhora em nada a forma como vês as imagens, como referes.

      Isso é de fácil percepção, e foi largamente criticado quando foi apresentado o iPhone 4 (sim, diziam que era mentira, que era marketing). Quando chegou ao mercado, e viram que era verdade a tal história dos pixeis que a Apple estava a “inventar”, todos se calaram. Pensei que isso já estava ultrapassado.

      • Xis says:

        Para começar o ipad 3 tem uma densidade de pixeis bastante inferior a essa denominada pelo retina display.

        Por outro lado:
        “De acordo com Raymond Soneira, da DisplayMate Technologies, este tem vindo a referir desde 2010 que a uma distância de 30 cm, a distância a que normalmente colocamos o telefone, o olho humano consegue distinguir 477 ppp. Mas se o aproximarmos para algo como 20 cm poderemos distinguir até 716 ppp.

        Quer isto dizer que a conversa da Apple não é mais do que mero Marketing, apesar de ser certo que existe uma distância ao olho no qual a densidade usada efectivamente é o máximo que o olho humano capta, e como tal digna do nome Retina. Mas também é uma realidade que não é a resolução a que normalmente trabalhamos com o telefone.”

        O facto da apple dizer que essa é a densidade que o olho distingue não quer dizer que seja verdade. É verdade que o iphone tem grande qualidade de imagem, mas também é verdade que falharam em não ter um ecrã 720p, para variar são eles contra os standards…

        • Miguel Maia says:

          a “20 cm poderemos distinguir até 716 ppp”
          se.. conseguires focar…

        • Tiago Dias says:

          Xis,

          Há um tira-teimas muito simples.

          Eu mostro-te um iPod Touch 4G, um iPhone 4, um iPhone 4S e um iPad 3. Nos iPhones e iPod até podes tentar a 2 cm do ecrã. No iPad a 10-15 cm. Se conseguires identificar os pixels, tens razão.

          Eu, e toda a gente a quem mostrei, não conseguiram identificar.

          Diz-me o que iria melhorar, ou qual o benefício, de um ecrã a 720p para estas dimensões? Irias ter mais densidade, e isso não irias notar com os teus olhos.

    • Misterious says:

      Que nabo que tu abortaste.
      A resolução de um ecrã nao é tudo. É bom mas nao é tudo.

      Vais-me dizer que um ecrã de 42″ com resolução de 1080p é melhor ou pior que um com 55″?
      A densidade de pixeis interessa bastante!

      • Xis says:

        Tendo em conta que ecrãs desse tamanho devem ser vistos a metros de distancia, não vais notar grande diferença entre o ecrã de 42″ para o de 55″ (se bem que eu não me lembro de ver nenhum deste tamanho para ter uma noção real).

        Tendo em conta que o telemóvel é para ser utilizado de perto, sim, a resolução faz diferença.

        Uma vez que 1280x720p é uma resolução HD standard, não vejo o porquê da apple não a utilizar…ah espera, já sei!!! Eles nunca usam o que é convencional, porque os outros são todos burros, já me tinha esquecido disso.

        • misterious says:

          La está… quanto mais próximo do ecra mais imperfeições da imagem consegues ver. Mas se aumentares o numero de pixeis e diminuires o tamanho deles, nao conseguirás notar os pixeis.

          Pensa um bocado pq a densidade de pixeis do iphone 4 é maior que a do recente ipad3. O uso do telemovel está mais perto da vista que o tablet.

          Muito boa gentinha pensa que so o 720p ou o 1080p fazem milagres e é o topo.

          • Xis says:

            Não vale mesmo a pena…há gente que não quer entender e pronto.
            Se achas que para ti não é importante a resolução e a
            qualidade da imagem basta dizeres.

            Agora dizer que é melhor ter menos resolução…
            quer queiras quer não 1280×720 > 1136×640 e sendo assim é melhor.

          • misterious says:

            vai ao wikipedia aprender algumas noções sobre ecrãs.

            encontra-me la qual a melhor resolução entre 720p e 1080i, por exemplo.

          • Tiago Dias says:

            Xis, tal como dizes, 1280×720 > 1136×640. Mas as melhorias desse aumento de resolução, num ecrã com as dimensões do iPhone, não irias conseguir notar! É disso que se fala aqui.. nos níveis em que já está a densidade de pixeis, um aumento não beneficia em nada o que vais ver…

        • eduardo says:

          @Xis
          Qual é o teu problema com a resolução actual do iPhone?
          A densidade de pixeis é tal que ninguém nota a diferença se puseres mais. Mas imagino que o que tu gostas é de TV e filmes, pois confundes um standard de video com as necessidades dum ecrã dum aparelho mutifacetado!
          Alterar para essa resolução no iPhone complicaria e muito a compatibilidade das aplicações com o aparelho – ou será que não sabes que uma das grandes dores de cabeça do Android é haver mil e uma resoluções de ecrã?
          Da forma como é feito é muito mais fácil para os programadores manterem as aplicações compatíveis. O que indicas não traria qualquer vantagem para o utilizador.

  93. JP says:

    Boas características, boa relação tamanho ecran vs portabilidade. Acho que está aqui uma bela máquina para comprar…daqui a um ano, quando baixar o preço.

    Regra nº 1 que sigo há muitos anos quando compro tecnologia: nunca comprar o último grito. Comprar sempre equipamento em fim de ciclo, quando o substituto é lançado. Vantagens: preço mais baixo e na altura já haverá acesso a relatórios de teste e mais testes e correcções de bugs.

    Voltando a este iPhone 5: não será o topo de gama e o último grito da tecnologia. OK. E depois? Se cumprir bem as suas funções – telefone + câmara foto/video + gps + web browser + N apps (há muito por onde escolher no iOS) – está óptimo.

    Tenho um iPhone 4 e penso seriamente fazer um upgrade para este (daqui a um ano, lá está) pelo tamanho do ecran, câmara muito melhor e velocidade do processador. Haverá melhor em Android/Windows? Muito provavelmente sim, mas eu para já não considero mudar, por uma razão que normalmente não é referida nas eternas – e estúpidas, perdoem-me o termo – flamewars iOS/Android: o “vendor lock-in”. Tendo um par de anos de uso de iOS, são muitos € em aplicações investidos na plataforma. E nem só €€: é também um workflow optimizado para o uso que quero fazer destas _ferramentas_ (não são acessórios de moda), através de aplicações específicas ou tweaks do Cydia. E aqui um parênteses: só comprarei este quando tiver certeza de que há jailbreak para a versão do iOS que estiver na altura a correr. iDevices sem jailbreak são OK mas com demasiadas restrições para o uso que _eu_ lhes quero dar.

    Fica o meu bitaite sobre o equipamento, talvez este ponto de vista ajude alguém que esteja a considerar um investimento destes. Eu pelo menos aprecio testemunhos pessoais baseados na experiência de utilização dos equipamentos, mais do que as discussões sobre quem tem a pila maior.

    E sobre isto, o pplware podia exercer alguma moderação nos comentários. É sempre a mesma conversa da treta, que os Androids isto, os iPhones aquilo, os Windows queloutro. Cansa. São telefones pessoal! Ferramentas! Não são coisas que venham a trazer a paz no mundo ou a resolução da crise. Concordo com o Paulo, para quê gastar tempo nestas novelas? Quem aqui vem quer ter informação sobre como poderá investir os seus €€ ganhos com esforço num equipamento que lhe satisfaça as necessidades.

    Se o equipamento que escolheram vos satisfaz, óptimo! Expliquem como, contem o que fazem deles, informem os demais. Agora, não entrem numa onda de achar os outros estúpidos. Nem todos os usos são iguais.

    Assina um satisfeito utilizador de iPhone mas que também aprecia a abertura do Android e a fluidez do Windows, que tanto usa windows como linux, há vários anos, e que acima de tudo acha que mais importante que as ferramentas, é o que cada um faz com elas.

  94. Ricardo Sequeira says:

    Boas, alguem me poderia ajudar? devo ir no final do mes /inicio de outubro aos estados unidos, há alguma versão de iphone 5 que esteja livre e que funcione com as redes de cá? qual a versão que tenho de comprar para que seja compativel por ex com a tmn? obrigado

  95. Sergio says:

    Estive a ver os vídeos do novo iPhone con mais atenção. O que vou dizer padece de contacto pessoal com o equipamento e poderei mudar completamente de opinião. Dizemos que o visual não mudou, mas será tanto assim? É verdade que na parte frontal pouco mudou além do obvio e do écran ocupar mais espaço nos topos ficando menos espaço morto. O design do antecessor caracterizado pelo muito vidro com o contraste do aro metálico. Primeiro ponto: o aro desaparece logo desaparece esse contraste. A parte lateral e traseira passa a ser um corpo metálico. Portanto muito diferente. Juntemos-lhe o facto de ser extremamente fino e extremamente leve, dimensoes compactas, robusto e com materiais nobres e creio que estamos perante um novo fruto de desejo.

    Vou fazer uma analogia que muitos perceberão. Quando o SII saiu e tivemos o primeiro contacto o primeiro pensamento foi um uau porque era extremamente leve e fino. A sensação desvaneceu-se por causa dos materiais que lhe davam aquele aspecto fraco (demorei a escolher um adjectivo que amenizasse o queria dizer) de gadget.

  96. Filipe Campos says:

    A Apple demorou a seguir a tendência de aumentar o ecrã, mas la o fez neste novo modelo.
    Quem defendia o iphone 4 dizia sempre que um ecrã de 3.5´ era o tamanho perfeito porque conseguia chegar com o dedo em todas as áreas. Agora estou curioso saber se estas pessoas não vão comprar este novo modelo porque já não tem o ecrã ideal, ou então talvez o dedo destas pessoas tenha crescido…

    Em todo o caso um ecrã de 4´ foi a moda a 2 anos atrás, a concorrência tem ecrãs de 4,5´ para cima, pelos visto a apple não aprendeu a lição e continua atras.

    Já sei que a maior novidade do iphone 6 será um ecrá de 4.7´

    • The man says:

      Eu nunca compraria um ecra acima de 4.

      A cima disso compro um tablet. eu ando com o telefone no bolso, não quero andar com um tamanco.

      • Eu mesmo says:

        “A cima disso compro um tablet. eu ando com o telefone no bolso”

        isso é o que diziam antes sobre o 3,5″, agora 4″ é o novo 3,5″

        vocês são ridículos, o q os android andavam a dizer sobre ecrãs maiores chegaram vocês à conclusão 2 ou 3 anos depois 😀

        • The man says:

          Caro, se eu quisesse um telefone com o ecrã maior tinha, simples, já pensaste nisso?

          Se realmente é isso que importa tinha comprado. Como dou valor a muito mais coisas não comprei 🙂

      • eu says:

        interessante quando saiu o 3.5 tb diziam o mesmo 😀

    • Misterious says:

      Que praticidade um ecrã de 4.5… Enfim! Tenham um bocado de juízo.
      Telemóvel é diferente de tablet.
      Eu cá continuo a dizer que um telemóvel tem de ser pratico de se segurar com uma mao e de se usar só com um polegar.

      • Filipe says:

        Todos os que tem adoram, os que nao tem dizem mal porque sera? Apesar de nao ser a inovacao do seculo continua a ser o melhor e mais credivel tlm que se pode comprar. O galaxy s3 com quadcore laga mais que o iphone 4 singlecore e appstore nem e comparavel a loja da google. .

  97. Só cá vim para ler os comentários 😀
    Ahaha! Anda tudo tolo.

  98. Dlencastre says:

    Realmente consegue-se que o ios anda na mesma…
    está com o mesmo aspecto desde que saiu pela primeira vez…
    Estava à espera de mais. Não me importa se é estável. o meu iphone 3g não falha, mas mudar para que? É quase igual tirando mais capacidade de maquina que não necessito. É a mesma coisa que mudar de Audi A4 2.2 para um 2.6… Comprei um Samsung Galaxy W e embora seja mais lento que o meu iphone 3g é mais dinâmico.

  99. dsantacruz says:

    Bom dia,

    alguém pode confirmar se este novo Iphone não tem a tecnologia NFC?

    Obrigado

  100. Ainda nem o iPhone 1 comprei, fara o iPhone 5! lol

  101. pfaria says:

    Realmente o pessoal entra muito em stress com estes assuntos.

    O IP5 é bom? Deve ser… O SG3 também deve ser… O HTC One X. é de certeza! Para mim. É o meu. Cada um puxa a brasa à sua sardinha e assim será sempre!

    Mas já agora, essa pipa de massa nesse brinquedo da maça e nem um radiozinho para ouvir as noticias? lol

    • The man says:

      Lol concordo contigo.

      Na ultima linha, diria que sim o radio pode ser importante para alguns. Mas eu diria que mais importante era as nossas operadoras terem pack’s de dados melhores para ouvirmos radio em stream. Sabes que la fora os gajos tem pacotes a homem, não justifica ter um radio.

  102. Paulo Bastos says:

    + de 345 comentários and counting…como diz o outro falem bem de mim, falem mal de mim, o importante é falarem de mim, só digo uma coisa tenho pena de não ter dinheiro para comprar um.

  103. NoBodyCares says:

    Ainda não precebi uma coisa, toda agente se queixa que o iPhone é caro, só se esquecem que o s3 também é caro, não é justo comprararem um iPhone de 64gb com um s3 de 16gb, é simplesmente injusto.

  104. Nuno Costa says:

    Grande balde de água fria mais uma vez, agora é mais fininho e comprido lol. Qualquer dia vamos a uma loja de electrodomésticos e confundimos um IPhone com uma tábua de engomar.
    Mais valia não lançarem nada, para depois poderem lançar algo inovador.
    No mercado estão equipamentos bem melhores que o Iphone e a um preço mais acessível, podem não ter a mesma qualidade de construção é verdade, mas também se formos a ver eles são construídos por uma empresa que usa trabalho quase escravo e sem condições.
    Antes de comprar procurem bem há muita escolha.
    Se queres um só para dizeres que tens fazes muito bem

    • The man says:

      A Samsung ta cheia de processos por fabrico em piores condições não digas asneiras.

      Quanto ao resto nem comento, a ignorância é assim.

    • Serva says:

      @Nuno Costa ,

      Na área da exploração humana ninguém tem as mãos limpas nem mesmo a Nokia que passou toda a sua produção para a China infelizmente é verdade , temos o Mundo virado ao contrario porque quem idealizou o comercio livre Mundial esqueceu-se de um pequeno grande pormenor , as condições laborais e os direitos do Homem , por isso hoje quer nos USA quer na Europa estamos a assistir a um desemprego sem precedentes , o mais grave de tudo isto é que a própria China começa ela também a sentir os efeitos desta crise porque não tem a quem vender ,temos o Mundo virado ao contrario e isto um dia vai ter um fim que espero seja positivo para o nosso Planeta , não quero pensar nas outras opções .

      Cumprimentos

      Serva

  105. Marco says:

    Ecrã de 4″, câmara de 8MP full HD, processador ARM dual-core, NFC, LTE… Olha! Lançaram um Samsung de 2011.

  106. The man says:

    Lol é tão lindo ver isto… 300 e muitos post’s… o iPhone é mesmo muito importante.

    Quem mais escreve são os que tem odio pela marca pelos produtos. Sabem o que é odio? enfim.

    Para muita gente daqui, era bom a apple morrer, desejam decadência, morte, banca rota. Nunca vi tal coisa.

    Têm mesmo que mudar essa forma de pensar e agir, porque tudo isto faz parte de um mundo que só é bom para o consumidor.

    Eu não gosto de android, nem do conceito etc. Mas sou o 1º a dizer que quero que as marcas puxem e puxem e puxem o mercado para a minha preferia Apple continue com os produtos que tem.

    E voces deveriam olhar para isto da mesma forma, se a apple puxa e puxa, as marcas e produtos que voces gostam evoluem e acompanham e ultrapassam.

    Isto é bom para o mercado e para o consumidor. Odio é muito feio e penalizador para todos nos.

    • Marco says:

      Eu não odeio a Apple. Aliás, trabalhei na Apple. Eu odeio os fan-bois da Apple, cegos e idiotas que compram gato por lebre.

      • The man says:

        E os android fanboy’s nao são iguais?

        E o facto de agora adorarem uma marca que toda a vida foi seguidora em tudo? a samsung?

        Compravas a 3 anos atrás um portátil samsung? e um telemóvel compravas?

        Eles podem inovar, ou até diria melhorar o que existe. Mas vão sempre atrás da tendência e nunca antes.

      • The man says:

        Marco e não compram gato por lebre, compram o produto que gostam e querem, e continuam a fazê-lo e vão continuar porque gostam e estão satisfeitos, e adoram. Se fosse como pintam ng o tinha. Então quer dizer que ha milhões e milhões de pessoas burras no mundo?

        Não submetas os outros aquilo que tu pensas ou achas, deixa cada um pensar por si e escolher o que quer, e mais uma vez tas a odiar… que é uma coisa feia. Odeia quem é criminoso não quem gosta e defende uma ideia/produto.

    • Nils says:

      O mais giro, é que agora os que odeia a Apple sem razão aparente e vangloriam o S3 (concorrente directo com toda a justiça) no futuro também serão os mesmos que virão criticar quem quer esteja no topo.

      É mais forte do que eles. Eu gosto de Apple, admito. Mas não conseguirá manter-se “ad aeternum” no topo. Ninguém consegue.

      Veja-se o caso da Microsoft. Há uns anos atrás era o alvo a abater com o monopólio dos PC. Que malandros…. Depois veio a Google e logo gritaram: Cuidado querem dominar a internet…Agora é a Apple: Não comprem…são uns vilões, os seus produtos só vendem porque quem os compra é parvo.

    • Xis says:

      Tens toda a razão, é bom que as marcas puxem uma pelas outras.
      É por isso que a gente está aqui a criticar.
      Tal como tu dizes, era bom que a apple puxasse, mas infelizmente ela lança produtos inferiores aos já existente, isso não é puxar, isso é seguir os outros.

  107. DaveMares says:

    Não sei se aqui já deram conta, ninguém lê 300 e tantos posts :p

    Mas aqui fica: Iphone não utiliza o 4G de Portugal e da maior parte das operadores europeias…
    Fonte:
    http://visao.sapo.pt/iphone-5-nao-esta-preparado-para-o-4g-utilizado-em-portugal=f685954

    • Nils says:

      Existe uma versão de iPhone5 que opera na frequência 1800Mhz (GSM).

      Também sei que os três operadores nacionais adquiriram licenças nessa banda entre outras .

      A minha dúvida é se a rede actual utiliza a banda 1800 ou em caso negativo se será fácil migrar (entenda-se acrescentar os 1800 ao serviço actual).

      Aguardemos então por dia 28 😀

  108. The man says:

    Pedro Pinto “Tim Schiller”? 🙂

  109. Pedro Peixoto says:

    A CNET fez um comparativo bastante completo iPhone 5 vs Galaxy S3 vs Lumia-920.

    http://reviews.cnet.com/8301-19512_7-57510802-233/iphone-5-vs-galaxy-s3-vs-lumia-920-by-the-numbers/

    Final verdict
    If we had to recommend just one handset of the three based on these specs right now, we would (narrowly) choose the iPhone 5.

    Here’s why: Out of these three phones, the iPhone 5 isn’t the most innovative, but it is a reliable, intuitive package that earns top points for software and hardware reliability. Solid, strong design, LTE speed, and a proven camera that just gets better and better meets iTunes and app store robustness and the new iOS with turn-by-turn voice navigation.
    The Samsung Galaxy S3 has a ton of really neat, innovative new features, but it also has far more trip-ups, which make for a less smooth experience overall. We still love the GS3, but the rich, highly customizable Android 4.0 interface is too much for some users, and many of Samsung’s innovations, especially in content-sharing, are more complicated to use and not very universal.
    We’re also very excited to review the Lumia 920, which offers NFC, wireless charging, and promises of a gorgeous display. However, we’re less enamored of Nokia maps, getting multimedia still isn’t as robust as iOS or Android, and there’s a question hanging over the camera, a major selling point for us. We’d also like to see how well wireless charging works; a stumble here would be a major stumble indeed.

  110. jpng81 says:

    Isto é para quem não sabe o que compra e só compra porque é moda. –> https://www.youtube.com/watch?v=rdIWKytq_q4&feature=player_embedded
    Como se costuma dizer a porcaria é a mesma só o cheiro é que é diferente.
    Mas isto já toda a gente sabe, não é novidade nenhuma.

  111. Pincas says:

    Ja tenho o mesmo smartphone iPhone 2G (iphone classic) à mais de 4 anos e meio, comprei novo na altura e até hoje muitas quedas e acidentes sofreu, mas continua 100% no activo sem nunca ter precisado de nenhuma assistência e nunca ter trocado nada, com uso diario intensivo. Isto para mim já me diz muito acerca da qualidade desta marca (tenho também 2 iTouch’s 2ª e 3ª geração).
    Além disso outra vantagens é o facto da Apple continuar a dar suporte a nivel de software ás gerações de equipamentos que vão ficando para trás.

    Fiquei desiludido quanto ao design deste iphone 5, talvez por ter sido desvendado muito antes da sua apresentação, mas após ter visto a keynote, a minha opinião começou a mudar e aquele aluminio tem bom aspecto.

    Só faltou saber a quantidade de ram, mas muito provavelmente deve ser a mesma quantidade que o 4s.

    Vai ser desta que vou fazer o já merecido upgrade, mas antes tenho de ver bem o menino nas minhas mãos 😀

  112. R1 says:

    Fui hoje à FNAC de proposito para testar o SIII, e mesmo comparado com o 4s prefiro ficar pela apple… Não que seja fan boy, mas porque o iPhone me dá aquilo que preciso da forma mais eficaz que podia pedir. Para não falar dos materiais… porque a sensação que fiquei do SIII é que no bolso é extremamente desagradável e super frágil… o azul cueca então uii

    • Bruno M. says:

      O branquinho caro amigo… o branquinho é simplesmente lindo!

      Quanto à fragilidade, desenganem-se.. ele até pode ser de plástico mas frágil não é e os tombos que o meu já deu não foram assim tão poucos 😛

  113. Serginho M says:

    Leiam a comparação real entre todos os topos de gama da atualidade (http://faixamobi.com/2012/09/12/atencao-fabricantes-concorrentes-podem-comemorar-o-lancamento-do-iphone-5/) Agora digam-me um motivo para comprar um iPhone. Resumindo para não discutir mais com fanáticos. Apple iPhone 5 “fail of the year”. Fui… 🙂

  114. Serginho M says:

    Vitor M, gostava que me explicasse o seu conceito de “ecossistema” Para dizer, que a Microsoft não o tem. (http://www.techtudo.com.br/platb/microsoft/2011/01/31/o-ecossistema-integrado-da-microsoft/). Para alem disso, com a chegada do WP8 e do Windows 8, vão ser 3 plataformas partilhando o mesmo software (kernel). Tablet, PC, e Smartphone. E vem dizer que a Microsoft não tem ecossistema. Começo a duvidar dos vossos conhecimentos…

    • Vítor M. says:

      Serginho, pois é pois é… A Microsoft ainda procura o seu ecossistema, mas não duvides dos nossos conhecimentos, porque andamos pos cá há muitos anos e já dominamos os conceitos até a dormir 😉

      Sabes, em 2008, eu o Pedro Pinto e o Pedro Simões, estávamos de visita à Microsoft e em conversa com um SENHOR dentro da Microsoft, chamado Miguel Caldas ele dizia que a Microsoft estava atrás de um sistema que conseguisse acompanhar o que já, naquela altura, se previa ser o futuro dos sistemas operativos para smartphones, pois o modelo Windows Mobile estava esgotado.

      A Apple desenvolveu o hardware, a Microsoft não, a Apple desenvolveu um sistema operativo móvel moderno em 2007 (lançou-o em 2007) que trazia novidades a um mercado dominado pela Nokia, nos telemóveis e pela Microsoft nos PDA’s, a Microsoft não conseguiu até à saída em 2011 do Windows Phone, uma resposta à altura.

      A Apple lançou uma loja onde vende apps, música, serviços, livros, etc… a Microsoft deu há pouco tempos esses passos, a Apple interligou o sistema operativo mobile a serviços cloud e mesmo ao sistema operativo dos seus desktops, a Microsoft ainda não conseguiu isso, ainda procura isso com o Windows 8.

      Queres mais provas que a Microsoft ainda não tem um ecossistema?

      Queres mais alguma informação? Não duvides dos nosso conhecimentos, temos milhões de linhas escritas sobre isto e muito mais que desconheces 😉

      • Serginho M says:

        Isto já parece um discurso de político. Falasse muito, mas não se diz nada. Não me explicou o que é o conceito “ecossistema”. Vou contrariar a tese de toda a gente, por dois motivos.
        1º Ando na informática à 17 anos.
        2º Ate sou Comunista (risos) e gosto de contrariar toda a gente.
        Olhar por a sua ordem de ideias, nenhuma das três plataformas, tem ecossistema então. Repare: Onde esta o serviço de Email da Apple?
        Onde esta o sistema operativo Android para Desktop?
        Um ecossistema, tem de englobar todos os serviços disponíveis na mesma plataforma: hardware, software, email, cloud, etc… O que vocês vêem, são pequenos ecossistemas, dentro dessas plataformas. Já reparou, quantos serviços engloba uma “ID” do Windows Live? Email, Xbox, Cloud. Isso por si só já era um ecossistema pelo seu ponto de vista, mas não chega! E por esse ponto, nenhum deles esta completo então. 🙂

        • Vítor M. says:

          O sistema de mail da Apple? Então em 17 anos foi isso que aprendeste para defender o conceito de ecossistema? Tem lá paciência, mas em 17 anos deverias saber que um ecossistema funciona com as peças devidamente encaixadas. A Apple tem mail, eu tenho o iCloud que além de mail tem muitos outros serviços, o iCloud é parte integrante desse ecossistema, mas nem é isso que está em causa, é mesmo o factor hardware, software e serviços.

          Agora estás a dizer-me que isso é retórica? Tem lá paciência mas em 17 anos deverias saber que o conceito criado pela Appe está agora na mira de todos os outros, ou achas que é por acaso que a Microsoft começou a ter também hardware com a aparição do surface?

          Achas que a Microsoft lançou o MarketPlace para quê se nunca teve tradição? Achas que vai intimamente ligar o Windows Phone 8 ao Windows 8 para quê se não tivesse interesse em aproximar esses conceitos como a Apple fez entre o iOS e o Mac OS X?

          Mail? XBOX? Cloud? A Microsoft tem muito mais que isso meu caro, mas está de tal forma fragmentada que está paulatinamente a estruturar o seu puzzle de forma a dar mais com mais qualidade sem dissipar serviços, e vemos o caso do novo serviço de mail o outlook.com, para veres como nem tudo é um dado adquirido mesmo tendo anos de vida do Hotmail, este afinal não é o futuro da Microsoft 😉

          Em termos de Android… esses é um sistema com os dias contados.

          • Serginho M says:

            Só para espicaçar um bocadinho… 🙂 Eu ando na informática à 17 anos, sim. E podia estar aqui toda a noite, que o conseguia contrariar, aposta? 🙂 Não vou fazê-lo, porque ate sou vosso fã. Se não, não estava aqui a comentar! 🙂 Eu acho que o ecossistema Microsoft esta praticamente pronto (falta sair os novos “SO” para o mercado) e aí, vão sobreviver duas grandes marcas: Microsoft e Apple. A partir dai, vamos ver o que nos reserva a tecnologia dos concorrentes. Abraços… 🙂

          • Vítor M. says:

            Mas podemos sempre por os pontos nos í’s meu caro, apenas vamos ser sinceros e argumentar directamente. Eu não me importo de dedicar tempo a explicar o meu ponto de vista, porque posso ganhar o vosso ponto de vista a aprender alguma coisa, aprendemos sempre, mas gosto de argumentos válidos.

            Não ligues às provocações 😉

            Abraços fica bem.

      • Jorge Carvalho says:

        Hmm , Vitor não metas o Miguel em confusões 🙂

        Abc

  115. Basílio Baptista says:

    Ora Boas!

    Alguem m sabe dizer s o preço deste iphone5 vai ser o mesmo q o 4s quando saiu ? Pq ha quem diga q vai ser ainda mais caro … E q dar 700€ pelo iphone é um bocado abuso, sei que o 4s de 16GB ta na tmn por 599€.

    Abraço

  116. Barreiros says:

    off topic: Vejam este vídeo, dão a experimentar o Iphone 4S, dizendo que é o iPhone 5:

    https://www.youtube.com/watch?v=rdIWKytq_q4&feature=player_embedded

  117. João Reis says:

    Foi uma desilusão sem dúvida, isto porque estamos a falar da Apple. Este lançamento equivale a lançarem um Galaxy 3.

    Actualizaram o telefone, é um iPhone 4SS S de Streched mas esqueceram-se do mais importante para a Apple, de 2 em 2 anos lançam inovações ora este não teve nada. É um mau presságio para 1º lançamento de iPhone deste novo Boss da Apple.

    Foi mau demais, o iPhone é só a cash-cow da Apple e neste momento acabou de dar um valente tiro no pé. Eu por cá até agradeço pois ou demoro mais 2 anos para trocar de telefone ou daqui a 1 ano troco para Windows Phone 8 em Samsung ou Nokia que estão a dar cartas e para mim é a melhor alternativa, Android simplesmente é ainda fraco como SO mesmo com milhoes de Apps, parece que estamos a mexer num brinquedo de crianças quando comparado com a sensibilidade e comunhão que temos ao mexer num iPhone, as Apps não sei, parecem mal desenhadas, por crianças é feiinho.

    Não quero começar mais uma discussão até porque sou bastante critico quanto à Apple também, e acho que nem devemos comparar iOS com Android nem com Windows Phone, são tão diferentes que quem gosta de Android é impossível gostar de iOS e vice-versa, são produtos completamente diferentes.

    Para terminar acho que isto vai dar força para a Samsung começar a fazer telemóveis de jeito, sem ser de plástico, e para a Google começar a reinventar um Android em que possamos ter os updates directamente da Google na hora de saída e não passado 1 ano ou a experimentar ROM´s Costume.

    Bem-vindos serão estes próximso Samsung que se lembrem de deixar para trás a sensação de chinoca que transmite ao sentir o plástico.

    Eu irei adquirir um se mudarem este rumo para algo mais profissional e até um pouco mais restrito se tiver de ser.

    Aproveitem que a Apple acabou de dar um tiro no pé talvez com validade de 2 anos, embora seja muito estúpido não quebrar com o design já no próximo visto este ter sido um grande FLOP. Lá está quando estamos habituados a algo de muito bom e inovador tudo o que vier abaixo disso é treta.

    • Eu mesmo says:

      desculpa mas com que base dizes que as apps para android são mal feitas? que telemovel usaste? por quanto tempo?

      tendo em conta que grande parte das apps são em tudo semelhantes entre iOS e android acho um pouco estranho esse comentário

      iOS é mais maduro? oiço muito isso, é natural, não mudou quase anda desde que foi lançado, mas existe uma palavra melhor é: antiquado

      • João Reis says:

        Uso um ACE 2 lançado este ano, em Fevereiro e por incrível que pareça (a mim parece-me bastante grave) ainda só tenho acesso à versão 2.6 quando já saiu a 4.1 para alguns.

        Uns são filhos outros enteados..? Claro que não pode acontecer se a Google quer ter o seu mérito. No fundo copiou um sistema iOS, e fe-lo para preencher uma grande fatia de mercado com telemóveis mais baratos o que foi bom para nós mas o sistema operativo esse fica à mercê e limita por estar disponível para milhentos aparelhos.

        Sim também experimentei um Galaxy S2 várias vezes e é plástico na mão com um ecrã muito bonito mas lá está, o sistema laga na paginação nota-se entrave na troca de página de apps coisa que não notas no iOS num iphone 4 ou 4s. Existe uma sensibilidade ao toque nos iPhones e iPads que ainda não conseguiu ser replicada, uma comunhão entre o toque e a App e o ecrã, parece que vive.

        Poderia-te falar imensas coisas mais podes ter a certeza é que a Google irá mudar o Rumo, e agora que a Apple está a mancar, seria a altura ideal para lançar uma coisa bombástica e realmente revolucionária coisa que não o fez até hoje se fores bem a ver as coisas.

        Quanto a marcas de telemóveis a seguir à Apple está com certeza a Samsung mas também cabe à Samsung desenvolver novos materiais para fugir ao plástico que aterroriza os seus equipamentos de topo, é-me completamente impossivel imaginar gastar 500€ num Galaxy simplesmente porque não valem isso, valem metade a nível de produto final como objecto com tudo o que gira à volta do seu desenvolvimento não ves 1 coisa que te impressione no design nos materiais, é mais um.
        Como smart-phone lá está já é uma opinião pessoal e talvez valha isso para alguns porque realmente tem um motor e componentes potentes mas tem um S.O. que o faz mancar.
        Imagina um Bolt a mancar, pronto é isso que é um Samsung Galaxy 3 com Android 🙂

        • Eu mesmo says:

          queres dizer 2.3.4? Gingerbread

          Pois, mas devias experimentar um android com ICS ou JB, mto leve e fluido

          diz me uma coisa que faças com o iOS que não fazes no android? pq eu posso-te dizer umas que o iOS n tem e q o android tem

          acho injusto comparares um Ace com um iphone, se queres comparar tens q usar um topo de gama

          • João Reis says:

            De acordo que o Android tem mais funções algumas práticas e que gostaria que existissem no iOS, a mais fundamental um SBSettings de raíz era fundamental.

            De resto não me podes pedir para usar um outro telefone quando este deste ano comprado a poucos meses não tem essa hipotese. Tens de gastar mais de 400€ para ter acesso ao melhor do Android? É ridiculo.
            Ainda hoje mexi num Galaxy S2 e não sentes a sensibilidade e perfeição ao toque e sentes visualmente a diferença na transição de Menus além de que as Apps são na maioria horríveis os Menus e letterings acho que é aqui nestas 3 que perde o Android.
            Sobre a costumização do Android se por um lado é uma vantagem eu já configurei 3 Androids e aquilo é uma grande mas grande confusão não é intuitivo encontrares os Menuns, tens demasiadas opções dentro de opções.
            E deveria estar restrito a bons fabricantes. Andei a experimentar um Optimus Madrid que eu próprio configurei e o HAWEII ou lá que é fez um pessimo trabalho, encrava e tens de tirar a bateria mesmo com tudo actualizado no 2.3.4. Ora isto não abona nada e nem há vistas de vir a melhorar por parte da Google. Deveria estar para a HTC, SONY, SAMSUNG, LG e nada mais, gama baixa deveriam criar outro S.O. independente do género de Android se quiserem para marcas brancas e que não cumprem requisitos mínimos.

            Estou a dar dicas a Google porque deve se especializar é agora, dar tudo porque a Apple está aleijada mas continua no Topo. Quem tem iPhone dificilmente troca, pode demorar mais 2 anos se não gostar desta actualização mas tenho amigos com o 3GS e funciona as mil maravilhas. Durabilidade dos materiais, actualizações sempre disponiveis para ele desde o 1º dia. Isto não pode ser visto como um luxo tem de ser uma necessidade hoje em dia é impensável dar mais de 200€ por um telemovel que não me dê as actualizações todas no dia que é lançado o “gelado” ou outro boneco qualquer que apelidem.

            WP 8 será provavelmente o que me irá deixar mais curioso agora para a frente.

      • João Reis says:

        Já agora também te digo, se fizessem os preços que fazem nos States, um amigo meu que vai lá viver 1 ano comprou à coisa de 2 semanas um Galaxy S3 por 200$ US Dollars.
        Por esse preço quase acabado de sair eu de certeza que também o comprava cá era mais que suficiente para mim pois não ganho muito e nem uso assim tanto o telefone.

        • Ricardo Mendes says:

          São mais baratos mas os planos de fidelização são por norma muito mais caros que os nossos. Pagam pelos planos mais baratos perto de 80$ mensais 😉

          • João Reis says:

            Dá mais ou menos 50 e poucos euros mas com 5gb de trafego e chamadas de borla. Ok continuo a preferir esse tarifário deles. Os de cá pagas o telefone por inteiro quase e ficas a pagar 40€ lol

        • Ricardo says:

          Se fizeres bem as contas a diferença é pouca. Ao câmbio de hj o tarifário mais simples da AT&T dá 65€ mês. Pelo mesmo preço pago à cabeça cerca de 150€ tens o tarifário da TMN por 60€ que só peca por ter apenas 2GB de dados. Para mim não compensa de todo uma vez que uso o de 30€ mensais e sobra, seria deitar dinheiro à rua.

          • João Reis says:

            Estás a falar de um tarifário para iphone 4s, diz-me quando sair na TMN o iphone 5 se é na mesma “cerca” de 150€ por ele e mais esse contrato.

            Peca por muito mais os nossos tarifários é um Cartel de preços estabelecidos pelas 3 operadoras não duvides.

            Tal como no fixo não há entidade que regule coisa alguma, faz que regula como nos combustíveis. Estamos no topo de consumo per capita Mundial mas a pagar pagamos como os outros. Alias num país como o nosso tem de dar muito dinheiro uma operadora se existe 3 diferentes para 10M e todas praticam o mesmo preço sensivelmente. A melhor até ao nivel de preço é a Optimus mas não tem clientes suficientes para entrar na corrida dos outros 2.

  118. Alexandre Cunha says:

    Estava à espera deste lançamento. Não pelo produto, mas pelo facto de que qualquer lançamento da Apple, Samsung, HTC ou Motorola, provocam reduções de preços e pequenos melhoramentos das specs dos concorrentes. Por exemplo, SIII vai ter de sair rápido com versão 64gb.

  119. Serginho M says:

    É só rir à conta dos fanáticos iPhonicos. Vocês nem percebem nada de tecnologia, e comem gato por lebre. Vejam este video, onde infelizes, tomam o iPhone 4S pelo 5… (http://faixamobi.com/2012/09/13/video-programa-de-tv-coloca-iphone-4-na-mao-das-pessoas-dizendo-que-e-o-iphone-5-e-acreditem-elas-adoraram-a-novidade/) É só rir… É a tal coisa, vocês só compram, porque os outros também compram. Não percebem nada de tecnologia.

    • Ricardo Mendes says:

      Serginho, por falar em fanatismo, o que te leva a ti a ajuizar categorizando as pessoas! Achas que só tu és inteligente neste mundo? A maior parte das pessoas que tem que coisas importantes para fazer não está a par daquilo que para ti é a extrema masturbação cerebral. Vai para o Rossio fazer a mesma coisa com outro telemóvel e verás que o resultado é igual. Enfim, há quem não perceba que cada um compra o que quer!

    • Nils says:

      Caros colegas Apple Fan Boyistas (no qual me incluo como é evidente)

      – Parem tudo. Fomos enganados. Vejam! O grande guru da tecnologia falou.

      – E o que disse ele?

      – Pois disse que nós só compramos porque os outros também compram.

      – E em que se baseou ele para afirmar isso?

      – Num video do youtube… lol

      P.S.: o video até tem graça, mas fazer disso uma arma de arremesso ainda dá mais vontade de rir lol

    • Vítor M. says:

      Serginho M estás a falar tanto do iPhone que me parece estares é dentro da vontade de o ter. homem, compra um vá, se é essa a tua vontade, avança. Não digas que não é que, à luz da psicologia, estás totalmente apanhadinho por um.

      Enfim… 😀

      • Serginho M says:

        Por acaso não! Tenho um Lumia 800, e estou muito feliz! Gostava de ter o Lumia 920, que para mim foi o lançamento do ano. Mas infelizmente, o Passos Coelho (risos) pôs o meu orçamento em Stand By…

  120. Miguel says:

    Toda esta Keynote foi um flop porque não conseguiram guardar o segredo do que iam lançar, semanas antes já todo o mundo sabia o que ia dar (falha do Sr. Cook, com o Steve nada disso acontecia).

    Outra grande falha deste lançamento da Apple, é que as pessoas não se mentalizam que o iPhone 3Gs e o 4 foram um sucesso tecnológico e que neste momento só um milagre é que salvaria a Apple deste acontecimento, mas para isso era necessário que lá estive o sr. Jobs, caso contrário impossível.

    Porque vejamos uma situação, se a Apple tivesse colocado NFC, Sensor de sonolência, e wireless charger já seria o melhor iPhone de sempre?? Na minha opinião, estaria a colocar tecnologias que ainda não mostraram muita coisa, ou seja, iriam apostar em tecnologias que ainda não estão no seu total desempenho, o que poderia ser bom, mas poderia rapidamente tornar-se num erro muito grave.

    Mas sim o consumidor quer é novidades atrás de novidades sejam elas boas, úteis ou não. Não se preocupam em perguntar se vão usufruir destas tecnologias mas sim porque sim, estão lá e o meu tem e o teu não tem, simples!

    Outra situação bastante interessante é o facto da Apple ter mudado o conector de carga, será que foi tudo dito?? Não acredito, algo deve estar preparado para este conector não me parece que seja apenas uma questão de espaço mas o tempo o dirá.

    Enfim, melhores dias virão, novas tecnologias serão lançadas nos próximos minutos e daqui a 2 anos estamos a falar do mesmo…

  121. RRzink! says:

    que apresentação mais ridicula , o 5 deveria ser 4SS , simplesmente ridiculo.

    • Ricardo Mendes says:

      Poderás tu então justificar a evolução de nome Galaxy S para Galaxy S2 e S3? Devem ter existido algumas mudanças extremas que eu não apanhei! Não tens de gostar nem tens de comprar, nem o iPhone tem de fazer torradas e aspirar para poder evoluir e mudar de nome! Se assim fosse que seria desse carro tão ridículo chamado Porsche 911?

  122. Ricardo Mendes says:

    Está na hora de trocar o meu telemóvel com 2 anos e digo que muito possívelmente irei optar pelo novo menino da Apple.

    Quando vejo por aqui escritos os avanços tremendos nos últimos anos, dos Droids e Samsung em particular, penso para mim que de facto só conheci 2 avanços realmente dignos desse nome nos últimos anos.

    O 1º avanço chama-se IOS quando apareceu em 2007 e o 2º avanço chamado SIRI. Ambos mudaram aquilo que conhecía-mos como telemóvel (apesar de ainda estar mt longe da perfeição… e do Portugês lol)

    Quando comprei o meu primeiro telemóvel com relógio não disse que poder ver as horas era um avanço tecnológico… PORRA, as horas já eu via em todo lado! E ter um ecrã maior não é um avanço!

    Ao fim ao cabo, tudo o resto não passa de tecnologias que importadas para os telemóveis e que existem há anos, GPS, Máquinas fotográficas, NFC, 4G, etc. e que em nada alteraram o telemóvel no seu conceito.

    Quanto aos que dizem em que o iPhone apanhou a concorrência, permitam-me a franqueza, mas tirando uma franja mt pequena da população, o 4G e o NFC nunca fez realmente falta a ninguem.

    Compreendo a customização apetecivel dos Droids e as preferências por ecrãs maiores, mas com comedição, há limites para tudo… os Notes são um exagero e se precisam de um coisa realmente grande para trabalhar arranjem um tablet, não venham com coisas que o tablet não cabe no bolso e que por isso os Notes são fantásticos, para mim não pega.

    Numa opinão mt pessoal prefiro a GUI do IOS, quanto a mim bastante mais simples e arrumada. E como já vi aí dito se preferir acesso a algumas funções e settings só com um toque, basta um pouco de pesquisa e um Jailbreak. Ora aqui falo do maior defeito dos iPhones: TODOS DEVIAM TER JAILBREACK DE FÁBRICA !!! 🙂

    Quanto aos Widgets dos Droids, para mim, só causam ruído na GUI.

    Resumindo de facto esperava mais do iPhone 5, mas nem por isso deixo de o considerar o melhor smartphone para as minhas necessidades.

  123. Pincas says:

    Citando… “Quem espera revoluções constantes nos produtos na Apple que tire o cavalinho da chuva.

    Apple é evolução e aperfeiçoamento dos produtos não é revoluções…

    Quem compra Apple encontra produtos com boa qualidade de construção e materiais premium, uma relação perfeita entre hardware e software, quem é cliente Apple sabe reconhecer isso, só compra quem gosta e acha útil.

    Apple é sinónimo de qualidade, sofisticação e coerência.

    Prefiro que os produtos Apple sigam uma evolução/melhoramento natural e suave do que ter produtos completamente descabidos e sem identidade.

    Se virem as grandes marcas de automóveis é assim que funciona fazem apenas pequenas alterações e seguem sempre a mesma linha base a essência e identidade estão lá as pessoas identificam-se com a marca… as marcas mais “comuns” e acessíveis é costumam alterar os designs por completo porque só assim conseguem chamar alguma atenção.

    Até pode nem valer de nada mas daqui a uns anos olhamos para um telefone da Apple e sabemos que é Apple porque reconhecemos o design característico em quanto outras marcas serão apenas um pedaço de plástico como tantos outros no mercado na sua época.”

  124. Pincas says:

    “O iPhone 5 tem:
    – um design novo
    – novo CPU
    – o dobro da memória
    – é mais leve quase 30g
    – ecrã retina de 4″
    – melhorias ao nível da wireless
    – melhorias ao nível das camaras, sendo que a frontal já dá 720p
    – melhoria do sistema de som
    – os novissimos earpods
    – novo conetor
    e iOS 6

    Que queriam mais?”

    • The man says:

      Esquece estes gajos, acham que nesta altura e como esta o mercado, queriam que tirasse finos, fizesse tostas mistas…

      Sabes pq? porque é o que queriam que os deles fizesse, como não fazem estão a espera que a apple desenvolva para no ano seguinte os outros seguirem a tendência.

    • Nils says:

      Deixa. Eu até os compreendo. Andavam todos aflitos. Como o iPhone 5 é tão só uma evolução natural do 4S (de facto não revoluciona novamente o mercado), respiraram fundo e resolveram vir para aqui debitar os seus complexos de inferioridade… ai desculpem não queria ofender … de superioridade.

      • RM37 says:

        Epah, é por gajos como tu (sim, com esse comentário és um gajo), que a apple não deixa de ter associada a si uma imagem de mer**.
        Achas-te superior por possuíres um iPhone em quê?
        Achas que quem deu 750€ por um sIII, por exemplo, não poderia ter comprado um Iphone5 se assim o entendesse?!
        Opah, trata-te, apenas isso..

        • Nils says:

          Confirmo, sou um gajo. Mas não tenho um iPhone … Ainda 😀 Tenho um iPad 1 e imagine-se um android Boston … Achei-o parecido na altura com o 3GS.

          Gostei do teu comentário. Fiquei a saber que a concorrência também tem produtos caros caindo assim por terra aquele argumento de que os outros são mais baratos.

          Voltando ainda ao teu comentário, achei-o um pouco tenso. Já agora uma pessoa inteligente como tu com certeza sabe fazer a diferença entre a arvore e a floresta. Respira … que a imagem da Apple recomenda-se.

          • RM37 says:

            Realmente nota-se que a tua inteligência não é suficiente para te permitir contra-argumentar, é triste… Também não sou Santo António para orar aos peixes 😉
            Quanto à tensão, tomaras tu ter a paz de espírito que eu tenho garoto..

            (PS:Windows Phone User)

          • Nils says:

            @RM37

            Contra-argumentar o quê?
            Já te confirmei que era um gajo.
            Já te expliquei que não tinha um iPhone…por enquanto 😀

            Desculpa insistir mas continuo a achar-te tenso. Não leves as coisas tanto a peito.

            P.s. Já agora se o teu PS em
            “(PS:Windows Phone User)” quer dizer “Post scriptum” não precisas pôr os parênteses. Fica feio e alguém pode pensar que es um garoto.

    • Re0 says:

      O problema é que metade dessas supostas melhorias estão já completamente ultrapassadas…

  125. Kevin Guerreiro says:

    Epha..so SII para o S3….o design é o mesmo….vejo , grandes mudanças de hardware? pfff nada. A apple mudou praticamente tudo, menos o design…e é criticado…LoL
    Quem gosta de material Apple e tem um iphone4 , nota as diferenças….

  126. Francisco MJesus says:

    Já tou é farto de virem para aqui falar do SIII. Se vale a pena comprar um iphone? Pá não sei, é verdade é caro. Mas um SIII também não comprava nem um SII nem nada se tivesse 800EUR para gastar. IOS é tão melhor que Android, muito mais estável, com muito menos bugs. Era o que mais faltava não ser mais caro. Tenho android e iOS em casa, 2 ou 3, adoro android, fui o primeiro a dizer quando saiu ha anos que era o unico OS que podia fazer frente à Apple mas ainda assim iOS ftw sem dúvidas. E se um gajo fala bem da Apple ja é fanático e não percebe nada de tecnologia. Pá já cansa. Sempre que se fala em iPhone têm de vir os patrões falar do SIII e que iPhone é merda e não sei quê que tem melhor ecran etc. Pá mas continua a ser Android que na minha opinião é muito instável. è a mesma coisa que comparar um Windows com 40gb ram e 50TB de disco com um mac. Pá é Windows, tem virus etc. Uso o Android como segundo telemovel e acho genial para o preço mas não melhor que iOS. Se o preço do iPhone é demais? sim, como em qualquer coisa da Apple e por isso tenho o 3GS e com este me fico.

    • RM37 says:

      Já agora, que telemovel android tens??!
      Instável? Bugs? Vá, compra lá um dos novos “android’s” com JB e depois tens permissão para fazer um comentário dessa natureza..

      • Francisco MJesus says:

        AH BOA. Por acaso nunca exprimentei o JB mas se está tão bom como dizem a única coisa que tenho a dizer é que pronto, só chegou ao nível do iOS agora. E sim quanto muito está ao nível, e não superior. Nçao há nada de muito diferente que tenhas num Android que não tenhas num iOS. E tenho o Galaxy Gio, que muito bom é ele para o preço que me custou.

        • Bruno M. says:

          Caro Francisco, contando com o facto que o androide quando apareceu o Ios já estava num nivel de maturidade avançado é normal que só agora o android tenha ficado tão bom não é?

          Mais, é complicado para vcês fan boys engolirem o que vos incomoda tanto, que é o android começar a resolver os seus problemas e a ficar cada vez melhor e acima do patamar do ios em tao pouco tempo!

          • Francisco MJesus says:

            Mas qual fan boys pá. Vocês é que são os fan boys da google, estão mais tarados que os da Apple alguma vez estiveram. Gosto de iOS mas fui o primeiro a dizer que também adoro Android e quando mexi num ha 2 anos para aí, que duvido que soubesses o que era Android nessa altura sequer, disse logo que era o único concorrente possível e de jeito. Vocês é que se tornaram nos haters da Apple e qualquer coisa que se diga bem da Apple vêm logo vocês mandar abaixo dizer que Android é que é bom. Tornaram-se naquilo que vocês nos chamavam. Tenho 2 iPhones e 2 Androids em casa e gosto dos dois mas se me pedissem para escolher escolhia iOS. Por isso pede para cagar e sai que o teu comentário não faz sentido nenhum, nem deves ter lido bem o que disse.

          • Bruno M. says:

            Li perfeitamente bem e quis dizer mesmo o que disse…. Neste momento o android está ao nivel do ios (senão mais avançado, com JB).

            Quanto ao ultimo post (de pescada) que mandaste/respondeste, não me apetece arrear o calhau, logo nao vou pa sanita.

            Felizmente há mais de 2 anos tinha mexido no Hero (aparelho em que o design nunca me agradou) e nessa altura o android ainda não me chamava a atenção (tinha um blackberry).

            Depois, há dois anos, tive o htc legend com o eclair feito depois o upgrade oficial para o froyo e posteriormente fiz root ao aparelho e aventurei-me pelo mundo do XDA experimentando varias roms…(que maravilhoso é o mundo LIVRE do android……)

            No ano passado comprei o HTC DHD em que fiquei desapontado, com todo aquele aluminio e máquina…

            Desta vez acertei no aparelho e comprei o SGSIII em que estou extremamente satisfeito e a espera que saia JB via oficial para mais tarde fazer root e instalar/brincar com roms (mais uma vez, que maravilhoso o mundo android é….)

            Já agora, sabes o que é root? Sabes o que são roms? Já instalaste alguma? Que aparelho android que “mexeste” foi? E por quanto tempo?

            É que mexer durante uns minutos não é a mesma coisa que mexer todos os dias, todas as horas……

            E sim, já tive um mÊs um iphone 3 e um iphone 4 em minha posse e sinceramente? Senti-me claustrofóbico….

            São bons aparelhos, mas nao valem metade do que eles custam!

            Como vez, sei bem o que é android….

          • Francisco MJesus says:

            Sim eu percebo o que tás a dizer. E sei o que é root etc aliás, fiz root no meu. Não tou aqui a falar sem saber o mínimo. Percebo que gostes de poder alterar tudo no Android etc mas é aí que depois se torna num sistema mais instavel com virus etc. Ainda não exprimentei JB e acredito que esteja bom porque aliás, precisa mesmo de tar bom e estavél sem bugs para poder chegar ao nivel de iOS que tu dizes. Até lá acho que prefiro a simplicidade do iOS. Para uma pessoa que se gosta de aventurar com Launchers e roms etc claro que Android é melhor nao deixando de haver tambem o jailbreak para iphone mas percebo o teu lado. A unica coisa que me irrita é vocês estarem a exagerar no hate à Apple. Hate só mesmo aos Blackberrys que custam 500 e são a maior merda que o mundo já viu.

  127. João Meixedo says:

    O novo iPhone foi basicamente o que se esperava. Uma versão mais potente, maior e mais leve do 4S.
    Pessoalmente acho que a Apple faz bem em manter +\- estável o design do telefone, tendo eliminado o disparate da traseira em vidro.
    Analisar esteticamente algo é tremendamente subjectivo, porque o gosto pessoal varia enormidades de pessoa para pessoa. Numa coisa todas as reviews que li são unanimes e é na qualidade de construção e dos materiais do novo terminal.
    Acho normal que o telefone não venha anunciado com grandes funções novas, porque os smartphones já fazem tanto, que não há muito mais para fazerem. Surpreende-me sim a ausência do NFC, mas tal provavelmente deve-se a limitações de espaço. Para ser mais fino e leve que a concorrência provavelmente tiveram de fazer escolhas.
    Acho que as 4″ é suficiente para um telefone. Já usei um SGIII (que é um estupendo telefone apesar de feio IMHO) e achei-o grande demais. Eu pessoalmente nunca usaria um NOTE, mas acho que se justifica a sua existência e à quem dele tire grande proveito. Com as 4″ ganha-se uma fila de ícones e sinceramente dou mais importância á qualidade do ecrã que ao tamanho. Não digo com isto que seja o melhor ecrã, basta-lhe que seja dos melhores.
    Naturalmente, a qualidade dos smartphones evoluiu e o iphone já não é revolucionário e hoje os topos de gama andam a par, o que é excelente para os consumidores das várias plataformas.
    Eu para além do meu android, uso um iphone 4 e sinceramente não sinto vontade de o trocar pelo 5, nem confesso por nenhum outro, porque este me faz tudo e corre todo o software que preciso de forma mais que satisfatória.
    Hoje em dia o que as marcas como a Apple, Google e Microsoft procuram fazer é criar micro universos de serviços que se complementem em multi-plataformas de modo a fidelizar os clientes. Nesse campo, a tremenda fragmentação do Android, com o fraquíssimo suporte que a maioria das marcas dá à actualização das Roms dos seus terminais, pode acabar por prejudicá-los a longo prazo. Se bem que o facto de ser gratuito permite instalá-lo em praticamente todo o lado.

  128. ergos says:

    Depois do novo iPad, utilização do 4G do iPhone 5 está comprometida…

    http://wintech.com.pt/content/view/12863/1/#.UFI4t43LJCQ

    • Re0 says:

      lol
      É a tal superioridade do equipamento objectivamente comprovada pelo cliente 😀
      E já agora o argumento normalmente usado contra os smartphones não apple – fragmentação – continua a fazer sentido tendo em conta os diferentes equipamentos Apple com resoluções/tamanhos de ecrã diferentes?

  129. Norberto says:

    Retirado do Macforums, fica aqui a lista de upgrades do 4S para o 5.

    Display Improvements
    4″ Screen
    In-cell touch
    44% greater color saturation
    Full sRGB support
    Higher brightness
    Less glare

    Performance Improvements
    2x CPU
    2x GPU
    Better battery life

    Enclosure Improvements
    20% Lighter
    18% Thinner
    Increased durability

    Wireless Improvements
    LTE
    DC-HSDPA
    Dual band 802.11n

    Camera/Video Improvements
    Sapphire Crystal (more durable)
    40% faster capture speed
    Better low-light performance
    Improved noise-reduction
    720p HD Facetime camera
    Improved video stabilization
    Still photos while recording video
    A6 post processing of photos

    Audio Improvements
    Better Earphones
    Three microphones
    5 magnet speakers
    2-way noice cancelling earpiece
    Wideband/HD Audio

    Connectivity Improvements
    80% smaller dock connector
    Reversible dock connector

  130. Serginho M says:

    Enquanto houver crianças nas linhas de montagem, que produzem o iPhone, nunca vou comprar nada dessa marca. Por melhor que seja! Leiam as revistas da Deco, iam fazer bem a muita gente.

    • Vítor M. says:

      https://pplware.sapo.pt/pessoal/samsung-acusada-de-utilizar-mao-de-obra-infantil/

      Pois, mas dessa forma que telemóvel terás tu????

      Cuidado, pois podes ter de te esconder, depois desta tua saída à herói 😉

      • Serginho M says:

        Não tenho problemas em dizer abertamente, do que gosto, e do que tenho. Nunca fui um fã da Apple, assumo. Tenho um Lumia 800, e estou muito satisfeito, diga-se! Aliás, desde que vocês lançaram a APP para o WP, eu venho mais aqui, porque a vossa APP esta sublime, diga-se! Para mim o melhor lançamento deste ano, foi o Lumia 920, mas infelizmente e por culpa do Passos Coelho (risos) não vou poder comprar um. Isso da mão de obra infantil é verdade, e só foi visto nas linhas da Apple, saiu na revista deco-proteste. Embora a Apple, tenho assumido que iria averiguar. A ver vamos.

  131. Pedro says:

    99999 comments depois — Compro o que quero porque gosto nao porque acredito na opiniao de qualquer comentário que aqui esteja, quem gosta de android e é relutante a apple que fique na “porcaria”, eu nao tenho problema nenhum com isso, estas guerrinhas nao fazem sentido.

    É fácil, apple fan boys que usem apple, o resto que use o que lhes apetecer e fique todo contente na sua ignorância de que conseguiu fazer a melhor escolha.

    just my 2 cents

    • gaguiel says:

      Se não acreditas em nenhum comentário que está aqui porque razão os vens ver aqui e criticar? Não resistes não é, apesar de mostrares bem o que gostas… Já agora só quem usa apple é que não é ignorante? Ignorante é aquele que não compreende tudo o que o rodeia para depois meditar e chegar à conclusão daquilo que lhe é mais útil…

      Mas pronto eu acho que nem te vou chamar ignorante como tu chamaste a todos os que aqui vieram comentar pois não te quero elogiar de forma alguma ao chamar-te de ignorante…

  132. loool says:

    A pergunta que eu faço é a seguinte, não será um mau negocio comprar um iphone 5?
    Estou em querer que antes do verão 2013 a apple lança uma bomba iphone 5S, tipo.., mais memoria um processador xpto LTE compativel em todo o mundo e o sistema NFC, este ultimo não entendo pq não equipou este equipamento e só encontro explicação na pura estratégia da apple, dá meio passo à frente para poder vir a dar dois de uma vez num futuro próximo.
    Dá que pensar pq não o NFC já!!! se até já têm a mer#%# da patente http://macmais.com.br/noticias/itravel-nova-patente-da-apple-mistura-passbook-com-nfc/

  133. loool says:

    Parece o sistema NFC vem em força em Outubro para Portugal através do Visa e MasterCard. Não me parece que seja uma realidade tão distante…
    http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=57067
    http://www.nfc-phones.org/certified-phones/

  134. João Machado says:

    Só quero acrescentar 2 reparos: 1º o ecrã não é 16:9 (por pouco, mas não é, se não acreditam, façam a conta); e 2º: estes senhores dos telemóveis estão a perder originalidade, este telefone não traz nada de novo a não ser pequenos upgrades e melhorias em relação ao 4S. Aliás, nem Nokia, nem HTC, LG e outros que tais estão verdadeiramente a inovar. Limitam-se a sacar do CPU mais XPTO a que deitarem a mão, massacrar os consumidores com especificações que não provam nada acerca do telemóvel e na realidade nada acrescentam a não ser euros no PVP.

    A última empresa a tentar inovar alguma coisa foi de facto a Samsung, com as tentativas de humanizar o GSIII – bom começo, mas incipiente na minha opinião.

    Tragam-me verdadeiras pérolas de usabilidade num telemóvel a preço de gente e depois falamos.

    Como disse um senhor chamado Oliver Goldsmith:
    “If frugality were established in the state, and if our expenses were laid out to meet needs rather than superfluities of life, there might be fewer wants, and even fewer pleasures, but infinitely more happiness.”

    Tenho dito.

  135. Os android fanboys não apertam a parafusada toda says:

    Post do pplware “Análise: Samsung Galaxy S III, … este sim, o melhor Android do mundo!”, 156 comentários

    https://pplware.sapo.pt/gadgets/analise-samsung-galaxy-s-iii/#comments

    Vejam lá se há algum comentário, chamem-lhe de um Apple fanboy se quiserem, a chatear alguém, a dizer que que Apple é que é bom e a querer convertê-los à sua “religião”.

    Agora comparem com os comentários dos Android fanboys neste.

    Dou só exemplo dos dois primeiros comentários num caso e noutro:

    Galaxy S:
    “Este telemóvel é realmente espantoso! Nota 20!!!!!!!!!”
    Resposta: “Concordo, quase perfeito”

    Iphone 5:
    “Acho q finalmente vou trocar o meu 3gs”
    Resposta: “Por um Samsumg galaxy SIII 😀 ”

    Sinceramente acho os androidfanboys apancadados.

  136. DaveMares says:

    É um bocado ao lado do lançamento da maravilha tecnológica, mas a empresa de Cupertino não está um pouco paranóica com as patentes???

    http://www.publico.pt/Tecnologia/depois-da-samsung-a-apple-quer-levar-a-tribunal-uma-mercearia-polaca-1562871

  137. Ricardo says:

    Muito bom dia,

    Estive a ler os vários comentários aqui presentes e como é normal respeito a maior parte e prefiro ignorar alguns (por uma questão de educação e respeito pelo pessoal bem porreiro que aqui escreve). Contudo há certos reparos que acho importante referir que, na minha opinião, ajudam a perceber o porquê de a Apple e o novo Iphone 5 voltarem a singrar no mercado.

    Sou economista e como tal tenho sempre um “olho” nos mercados internacionais e se repararem os próprios mercados como o NASDAQ reagem aos eventos da Apple, nomeadamente em alturas de lançamento de um novo Iphone.
    Ora o que quero dizer com isto é que não podemos ver o Iphone como um dispositivo móvel que realiza X ou Y funções, é mais do que isso, e o mais próximo de nós é mesmo o facto de dar Status Social.
    Contudo para mim o Iphone terá sempre sucesso por muito ou por pouco que inove porque é algo que satisfaz uma necessidade criada pela Apple, ou seja, o objetivo não é ter o MELHOR telemóvel para aquele nível de preço e características, o objetivo é ter um Iphone.

    Por isso é que é difícil compreender tanto entusiasmo em torno do Iphone se até não impressionou tanto como o primeiro (isto na minha opinião claro!).

    Não devemos olhar “a olho nu” para o iphone, porque analisar apenas pelas caraterísticas técnicas e de software vamos sempre ter estas “batalhas” entre Android users e IOS users.

    Quero aqui salientar que sou utilizador de Android e IOS, daí ter dado este tipo de opinião. Não estou aqui a defender nenhum deles, apenas estou a tentar dar uma PRESPECTIVA para se conseguir perceber melhor o porquê do sucesso do Iphone.

    Cumps JL

  138. Do melhor, finalmente um tlm ainda melhor em tudo e em breve disponível pela Vodafone e no meu site online, aos interessados disponham e falem cmg.

  139. Jorge Carvalho says:

    518 !!! comentários ….

    Bolas, para um produto tão “reles” chama muita atenção e aparentemente mais do lado de pessoas que usam o Sandwich de gelado ou o Compota de feijão 🙂

    Abc

  140. Os android fanboys (...) says:

    Diz quem sabe:

    O iPhone 5 é “Um Rolex pelo preço de um Timex”, e “Um Rolex num mar de Timexes”.

    P.S. Esta é só para chatear, sabe-se lá quem 😉

    http://www.valuewalk.com/2012/09/munster-apple-inc-aapl-iphone-5-a-rolex-for-the-price-of-a-timex/

  141. Carlos Monteiro says:

    Terei sido o único a achar a apresentação do iPhone 5 completamente ridícula? Acho que fui insultado, ter o ecrã como main feature da apresentação foi demasiado forçado, porra..
    É um telemóvel bom que até estou a pensar adquirir se tiver oportunidade, mas o conjunto de qualidades que eles tentaram impingir por ter o ecrã maior foi completamente ridículas..

  142. Serginho M says:

    Fotos mostram futuro do iPhone, e já se vê como vão ser as próximas versões. iPhone 10 iPhone 20, e por ai além…
    http://www.tecmundo.com.br/iphone-5/29952-iphone-5-mal-foi-anunciado-e-ja-foi-zoado-na-internet.htm… 🙂

  143. NANDO says:

    Enfim vejo aqui de tudo um pouco mas o mais gritante é comparar o incomparável só quem conhece a Apple há 5 anos desde que saiu o iphone e foi abençoado com o andróide vive neste sonho e a leste da realidade senhores basta pensar assim a Apple faz o sofwhere para o seu próprio hardware ou seja o mesmo e trabalhado a pensar na maquina no iphone tudo mexe como deve ser o design nem vale a pena falar o material aspas aspas quem defende o andróid e como aqueles que nunca querem ser pela maioria basta ter os dois nas mãos e percebe pq a samsung imita o iphone mas mal inporcamente plásticos cores berrantes e claro esta aquele sistema operativo nascido do ar que mais parece os tel chineses.tenham piedade Apple esta e estará sempre uns 5 anos a frente do resto só não vê quem e teimoso deixem se dessas ladainhas para não falar do Ipad do Imac do Mac etc e um mundo há parte só para alguns que apreciam a perfeição o resto e só balela….

    • Marcelo Barros says:

      Obrigado pelo seu post, é muito esclarecedor, o iPhone é melhor e mais nada, desculpe estar a rir.
      O iPhone tem coisas melhores e piores, em geral o chassi é melhor, mas existem muitos mais aspectos.

      Mas nem vou perder aqui tempo a enumerar, deixo este video, imagino que seja um fan-boy destes

      https://www.youtube.com/watch?v=rdIWKytq_q4&feature=player_embedded

      • Bruno Bastos says:

        Já tinha visto esse video e é fenomenal!!! O gajo é um génio! Eu uso iPhone(3GS) e tenho mac e estou contente com ambos! Mas este video é brutal!!! Só me queria atirar para o chão!! Há que ver que as pessoas que foram entrevistadas não percebem muito daquilo!! xD

        P.S. Boné de Dave Matthews Band no primeiro gajo!! =)

  144. Michael Dias says:

    Boa noite a todos,

    Vou recomendar que leiam este review que na minha opiniao esta excelente.

    http://www.imore.com/iphone-5-vs-samsung-galaxy-s3

    • Eduardo says:

      Isso não é uma review! Nem tiveram acesso ao iPhone, como é que é uma review?
      Pegaram nas poucas coisas que sabiam do iPhone (uma semana antes de sair), supuseram outras, e deram uma opinião.

  145. Dominique says:

    Mais do mesmo , as versões iphone 4 , 4S e 5 é mais do mesmo. A unica versão que trouxe algo de novo aceitável foi a transação do Iphone 3 para 4 , o resto é tudo uma forma de tentar fazer frente as outras marcas. Quando saiu o Samsung Galaxy S II a Iphone começou a temer a perda de vendas e realmente tinham razão, porque era um telemóvel com força para derrubar qualquer um. Depois veio a explosão total , o telemóvel melhor do mundo, considerado por muitos estudos e inclusive pela maioria da pessoas e por mim ,Samsung Galaxy S III ( meu telemóvel atual) e então ai a iphone morreu de velho tanto para a Samsung como para outras marcas, e desde então tem tentado alcançar , mas não chega nem perto.

    Não sou fã da Samsung nem nunca tive nenhum telemóvel deles ,usei algumas marcas , mas a mais utilizada foi NOKIA, tive a oportunidade de testar um Iphone 3 e cheguei a utilizar algum tempo( mas por troca com NOKIA durante 1 mês),a meu ver a Iphone tem uma vantagem para mim apenas , é as aplicações , fora o resto não me diz nada.

    A Iphone que lance algo mais revolucionário se quer continuar a meter algum respeito.

    Cumps

  146. luis marinho says:

    se me derem um ficaria muito grato eu tenho 12 anos e nao suporto ver os meus colegas com um e o meu pai nao mo da diz que é muito caro.por favor respondam.obrigada.ficaria muito feliz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.