PplWare Mobile

Como gravar rapidamente uma pasta para CD/DVD num MAC

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. João Sousa Faria says:

    Com um MAC, não necessitamos de complicar, porque existe tudo para nos servirmos. Basta procurar e instalar. Estou rendido a este sistema, após 2 dias de utilização.

    • Manuel Rocha says:

      Caro João Sousa Faria,

      Ai é que te enganas. Tu não precisas de procurar e instalar, porque basicamente tudo o que necessitas para fazer determinada coisa o mac tem.

      Ainda à dias queria passar um mini DVD daquelas cameras recentes da SONY e andava à procura de um software para fazer a conversão de DVD to AVI no mac até que um colega meu me disse para abrir o iMovie e mandar fazer uma importação dos ficheiros DVCAM. Não é que o iMovie retirou o conteúdo do DVD para avi e melhor ainda, por capitulos, pois a camera da SONY cada vez que começas e terminas uma gravação ela reconhece aquilo como um capítulo. O meu problema era o menu que a camera cria no dvd, até isso o iMovie conseguiu ignorar.

      O mesmo processo serve para converter os nossos DVDs com filmes. Tive curiosidade e experimentei e realmente também funcionou.

      Outro dia andava a arranjar maneira para encriptar uma pasta até que esse meu colega me indicou que o Mac já fazia de raiz.

      Ou seja, estava tão habituado ao Windows em para processos simples como encriptar um pasta com password tinha de ir à procura de um programa, que no Mac já estava a começar a fazer o mesmo.

      Simplesmente incrível. Por isso antes de começares a procurar algum tipo de programa para o Mac verifica se ele já não tem algo que o faz.

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

    • Diego Castro says:

      O mac é mesmo bom…. o meu preferido é o Big (mas sem pepinos)

      🙂

    • a Friend® says:

      Um conselho que dou a todos os utilizadores Mac, especialmente os mais recentes é que antes de intalar seja o que for, tentem conhecer ao máximo o sistema, porque grande parte dos programas que podem precisar no dia a dia, como por exemplo esta dica de gravar DVD’s, ele já trás tudo pronto e simples no sistema.

      Tentem pensar o menos possivel no Windows e conheçam de raiz o sistema, porque o pessoal tem tendencia a complicar muitos passos por habito ao Windows, que no Mac são bem mais simples.

      Usem e abusem, a manutenção fica por conta do sistema, façam é sempre os updates que ele pede para fazer. De resto não precisam de se preocupar com mais nada. 😉

    • Tiago Lopes says:

      Qual a dificuldade de fazer isto no Windows? :-O

      • Thiago says:

        Muito bem Tiago, com relação ao post, o Windows está bem simples também. Sem grandes avanços. Mas com relação ao comment do Manuel, o Windows não saberá o que fazer, ou melhor, tentará converter para seu formato: WMV. Insatisfeito, terá de recorrer a um básico download de um DVD-Decrypt ou um Shrink, ou até mesmo um famoso queimador chamado, Nero!

        Sou novo no ambiente MacOS. Mas desde que comecei a me aprofundar nessa plataforma, foi o único que me passou segurança quanto a armazenar minhas informações confidenciais. Digo isso porque, no Windows eu sempre tenho o receio de ter um “bichinho” a bisbilhotar minhas coisas.
        Linux eu fico perdido nos comandos….coisa que não me dá muita produtividade. Mas no MacOS é bem difirente. Simplicidade de ter tudo á mão.
        Fantástico!!!!

        Saudações!

        • 3biz says:

          Estamos a falar de que passo?

          Se é o de gravar pastas ou ficheiros para um DVD é de igual simplicidade.

          Se estamos a falar de copiar um DVD protegido por copyright, ai sim, é necessário utilizar o DVD Decripter ou equivalente – contudo continua a ser utilizado para crime pelo quanto sei, para o meu Mac ainda nao encontrei nenhum desencriptador de DVDs.

          Quanto ao processamento de um DVD caseiro, de novo, onde está a dificuldade em utilizar o Movie Maker?

  2. Bónus says:

    Um bocado “offtopic”, mas um aspecto curioso acerca das pastas:
    Podemos enviar uma pasta (ou várias) por email sem ter que a comprimir. Arrastamos essa pasta para o email a enviar e já está.
    Quem receber esse mail, se estiver a ver através do Mail do Mac, vê a pasta normalmente como se estivesse a ver no Finder.
    Se que receber, estiver em ambiente Windows, vê um ficheiro .zip correspondente a essa pasta.

    Deixo aqui esta dica, pois muitos utilizadores “zipam” desnecessariamente as pastas a enviar.

  3. Alexx says:

    Se o Mac já tem tudo, ou quase tudo o que precisamos também é certo que num mundo de interacção com outras pessoas, por exemplo não Mac, podemos ter alguns problemas. Por isso recomendo que verifiquem o objectivo de gravação do cd/dvd. Se for para oferecer a um utilizador windows, é bem possível que ele tenha alguma dificuldade em aceder aos conteúdos gravados.
    Eu utilizo o Toast, que me oferece a possibilidade de gravar para Mac ou Mac+Windows e assim evitar constrangimentos.

    • a Friend® says:

      É verdade.

      Mas isso era mais “antigamente”…

      Desde o MacOsX, que ele grava por definição no formato Hybrido (HFS Plus/ISO 9660) que é compativel com qualquer leitor, seja Mac, Windows, DVD Player, etc… 😉

      Já usei bastante o Toaster, hoje em dia já nem o tenho instalado, se bem que é um excelente gravador de CD/DVD’s.

      Há dias também perguntaram-me como se apagava um DVD regravavel, e é facilimo, basta irem ao “Disk Utility” e lá também é possivel fazer todos os processos de gravação, como ISO’s, etc…

      Basicamente é tudo à “lei” do … Mount, Drag & Drop…

    • NCB says:

      Mas o Toast é pago nao é? À falta de um programa de gravação decente no mac uso o Burn que pelo menos dá-me mais alguma versatilidade e liberdade de escolha quanto a formatos.

  4. kekes says:

    Isto Windows também faz… Agora estão a arranjar tudo para fazer um post? Não gosto dessa atitude 😛

  5. Danny says:

    **OFF TOPIC

    http://bumptop.com/mac/

    Muito interessante! Dava um bom post para mac.

  6. JF says:

    Por acaso era interessante fazer um apanhado de ferramentas do sistema no Mac que servem para processos tão simples como este…secalhar até já existe e se existir alguém que me diga onde, que quanto a mim já tenho “lixo” a mais!

  7. 3biz says:

    Este artigo é, na minha opiniao, perigoso para a maioria dos utilizadores.

    Vitor, em vez deste post, recomendo todas as pessoas que tencionam desactivar funcionalidades que, para elas, sao inuteis a utilizar este programa:

    http://www.snapfiles.com/get/vsoptimizer.html

    É a melhor maneira de o fazer. Além de ficar-se com uma copia de seguranca dos actuais servicos é intuitivo. Por exemplo:

    “Eu preciso de IPv6”
    “Eu uso o meu proprio antivirus, nao preciso do Windows Defender”
    “Tenho o meu proprio firewall, desligar Windows firewall”
    “Eu quero relatar erros do meu windows à microsoft”

    ao desmarcar ou marcar estas afirmacoes o programa automaticamente selecciona, activa e desactiva os servicos da forma mais correcta.

    Mexer directamente, não recomendo de maneira nenhuma – pelo menos ao comum utilizador.

  8. dppako says:

    É o programa que uso para gravar cds/dvds no meu mac, e cumpre perfeitamente!

    dasspavida.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.