Chaves disponibiliza guia turístico móvel
Os turistas que visitem a cidade flaviense têm agora ao seu dispor um guia turístico móvel. A aplicação é gratuita e permite ao utilizador aceder a conteúdos turísticos e culturais de Chaves. A Orbcom, empresa com mais de 12 anos de experiência no mercado das TI, foi a empresa escolhida para o desenvolvimento da aplicação.
“Vive Chaves” é o nome da aplicação que permite aos utilizadores terem acesso fácil aos pontos de interesse, a informações sobre restaurantes, hotéis, monumentos, museus, termas, podendo ainda visualizar eventos e outras notícias sobre a cidade transmontana, em qualquer sítio. O guia turístico móvel é uma aposta da Câmara de Chaves que visa divulgar a oferta turística e atrair cada vez mais visitantes à cidade.
“Os utilizadores podem aceder à informação e qualquer parte do Mundo e quando os turistas visitarem Chaves podem facilmente aceder a o que visitar, onde comer, onde dormir, tendo assim acesso a toda a informação (…) e Chaves, com esta aplicação, em termos de turismo está no «top» nacional”, referiu o presidente da Câmara de Chaves. A plataforma móvel armazena conteúdos de índole turística e cultural geo-referenciados e trata-se de uma iniciativa pioneira tendo em conta que serão os próprios responsáveis pela hotelaria e restauração a introduzir a informação sobre o seu negócio, sendo posteriormente aprovada por técnicos do Município. Desta forma, os proprietários dos estabelecimentos flavienses poderão divulgar o seu serviço de forma detalhada, as ofertas disponíveis, assim como os trajetos para que os visitantes cheguem mais facilmente aos locais pretendidos.
“Esta aplicação móvel foi desenhada a pensar em qualquer tipo de turista, seja português, seja estrangeiro, (…) em que pode aceder a conteúdos sempre atualizados sobre a cidade de Chaves”, explicou Hélder Costa, CEO da Orbcom, empresa que desenvolveu a aplicação móvel.
Para aceder ao guia turístico móvel basta fazer o download através da Apple Store ou da Google Play. Esta aplicação diferencia-se também por ser compatível com todos os Smartphones e Tablets (sistema iOS e Android) e por apresentar estatísticas de utilização detalhadas. A aplicação é de acesso gratuito quer para os utilizadores quer para os empresários aderentes e está disponível em vários idiomas (português, inglês e espanhol).
O projeto foi desenvolvido através da candidatura “Chaves Monumental – Valores Culturais e Patrimoniais”, aprovada no âmbito do ON.2.
Em caso de dúvidas ou informações adicionais sobre este projeto clique aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Quem estiver curioso e quiser analisar pode ver aqui: http://www.vivemobile.pt/appchaves/
é que basicamente não passa de um browser para uma página web especifica
Não se trata de um browser nem de aplicações nativas mas sim uma aplicação híbrida (ionic is that you?!?).
Sem net nem abre. Mais de metade do conteúdo é texto, pelo que não vejo a necessidade de estar ligado 100% do tempo à net enquanto visito a cidade. Para mais duvido que os turistas estrangeiros estejam disponíveis para gastar net com os preços actuais de roaming.
O que é que funciona no smartphone sem net?
Há pessoas que ainda vivem no século passado.
mas isso não invalida que não seja uma app desenvolvida em ionic. Simplesmente tem a informação a chegar à app através de um web service. Mas aí já acho má prática, sendo um guia turístico, ninguém vai andar com os dados móveis ligados como falou.
Se realmente não funcionar sem ligação à net, atenção. Não experimentei a app sequer 😉
Lembrei-me de um site que vi a pouco tempo sobre monsaraz , e como a forma de quem fez um género dee uma app sem ir à store bastante intuitivo com fotos tipo google, parece-me algo diferente do que se costuma ver,marcou-me
Já que estão a tentar conhecer portugal via mobile…
http://www.cm-ribeiragrande.pt/cmrgapp/
é giro criar um guia turistico móvel, é um passo na direcção certa, mas para quando criar um DMS a serio?
eu gostava de ver portugal a criar algo digno de uma nação do século XXI
é ridículo ainda andarmos com sites como o visitportugal que são sites brochura, precisamos de criar um DMS(Destination Management System) com alguma urgência… eu sozinho não consigo, embora já tenha estado varias vezes no site da empresa na hora para me meter a fazer uma para criar esse recurso. Embora fazer uma empresa seja fácil tomar conta de uma é algo serio e ainda não criei uma precisamente por ainda não ter condições, mas não sei até quando me aguento sem por as mãos à obra…
PS:Um DM deve ser uma parceria publico-privada. pois é algo que abrange os dois sectores
fica aqui também a da Freguesia de Portimão
https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.jf_portimao.in
Fica aqui a da freguesia de Portimão totalmente desemvolvida in House
In freguesia de Portimão.
https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.jf_portimao.in
Fica aqui a da Freguesia de Portimão totalmente desenvolvida in house.
In Freguesia de Portimão.
https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.jf_portimao.in
Excelente iniciativa! É de facto bastante intuitiva e útil para quem pretende visitar a cidade!