Ao longo dos anos e de forma cada vez mais presente, a Apple tem trazido ao seus equipamentos móveis uma forte vertente de saúde e de apoio ao utilizador. São pequenos pormenores, mas que fazem a diferença toda nos momentos de maior necessidade, como por exemplo o modo SOS.
A importância deste apoio surge em momentos de emergência, como o que aconteceu com uma mãe e um filho, que tiveram de recorrer ao Apple Watch para pedir ajuda num acidente de carro.
Este é o mais recente caso conhecido em que equipamentos Apple ajudaram a salvar a vida dos seus utilizadores. Esta situação envolveu um acidente de carro em que um condutor alcoolizado bateu no carro onde seguia Kacie Anderson e o seu filho bebé.
Sem poder chegar ao seu iPhone, esta mãe resolveu usar o Apple Watch para contactar o serviço de emergência médica e pedir auxílio. O modo SOS é uma funcionalidade que está presente nestes equipamentos desde a chegada do watchOS 3, em 2016.
Ao descrever o acidente e os momentos seguintes, Kacie revelou como foi capaz de chamar as equipas de emergência recorrendo apenas ao Apple Watch.
No momento em que ele nos bateu, tudo dentro do carro voou. O meu rosto bateu no volante, no apoio para a cabeça, novamente no volante e depois na janela. Apaguei por cerca de um minuto e não consegui ver. Os meus olhos estavam abertos, mas tudo que via era preto.
As minhas mãos procuraram o meu telefone e então percebi que tinha o meu relógio e ordenei-lhe que ligasse para o 911.
Apesar de o seu filho não ter sofrido qualquer ferimento, no caso de Kacie a assistência médica foi importante dada a gravidade dos seus ferimentos, tendo sido assistida no local antes de ser transportada para o hospital.
A função que Kacie Anderson usou para se salvar e ao seu filho está presente no Apple Watch desde 2016. Basta um toque prolongado no botão lateral do relógio para surgir um menu com a possibilidade de chamar ajuda de emergência deslizando a opção SOS emergência, ou recorrendo à Siri que pode fazer chamadas telefónicas.
Nos Apple Watch série 1 e série 2, o utilizador pode usar esta função mas ainda necessita de ter por perto o seu iPhone. Agora, com o Apple Watch série 3, com LTE (apenas nalguns países, como é o caso dos Estados Unidos), já nem é necessário ter por perto o iPhone.
Esta função envia aos serviços de emergência o pedido de ajuda e envia a localização da pessoa que solicitou o auxílio.
Este é mais um exemplo concreto da forma como os dispositivos que usamos no dia-a-dia podem ajudar os utilizadores e em especial a forma como a Apple integrou essas ajudas nos seus equipamentos.