Apple também já usa o Google Cloud para guardar dados do iCloud
Os serviços cloud são, muitas vezes, muito mais do que realmente aparentam. Para além da parte visível, há grandes empresas como a Amazon, Microsoft ou Google, a fornecer estruturas a quem não as quer manter.
É precisamente isso que a Apple faz, para o seu serviço iCloud. A empresa revelou agora que também já conta com o Google Cloud, tendo abandonado o Azure da Microsoft.
A grande maioria dos serviços Cloud, que encontramos na Internet, estão assentes em estruturas de dados de um dos três grandes players do mercado. Tanto a Amazon como a Google ou a Microsoft estão preparadas e dominam o mercado.
Com o iCloud a Apple optou por alojar o seu serviço em várias destes serviços de clouds corporativos, aliviando o trabalho de manter e gerir toda estas estruturas.
Até agora sabia-se que o iCloud estava assente no S3 da Amazon e no Azure da Microsoft. Esta informação estava na documentação da Apple, referindo-o especificamente. Mas a documentação mudou recentemente e refere agora que, para além do S3, os dados no iCloud estão guardados também no Google Cloud.
Claro que todos os dados guardados nesses serviços estão seguros e protegidos ao acesso alheio e, mesmo que o acesso seja feito internamento pela Google, os dados estão cifrados.
A Apple garante esta componente de segurança ao fragmentar os dados em pequenas parcelas, aplicando-lhes de seguida uma cifra segura. Mesmo que o acesso aos dados seja feito, os mesmos vão estar incompreensíveis e não vão ter significado.
Já desde 2016 se falava da possibilidade do Google Cloud poder estar a ser usado pelo iCloud, mas só agora essa mesma informação foi confirmada, graças à documentação da Apple.
Este artigo tem mais de um ano
apple ama mesmo a google. só falta os fãs da apple
Coitados… nao teem dinheiro para criar os seus datacenter….
Ah pois… ia reduzir em muito os lucros… agora ja se entende porque dão tão pouco espaço gratis…
Mas pelo menos os ifan ja sabem onde mais vale guardar os dados (amazon/google) visto que o icloud ja se viu nao ser muito seguro…. e no fundo sendo mais barato para o utilizador, o dinheiro vai para os mesmos 🙂
1. o iCloud é seguro
2. a Apple está a construir os seus datacenters
3. todos os dados estão encriptados e a google não tem acesso a nada
4. Apple também já usa o Google Cloud para guardar dados do iCloud
E qual é o mal?
O Enfim continua preso a fake news.
Falando em iCloud, ouvi dizer que o auto-proclamado “Mr. Privacidade para todos” (Apple) forneceu acesso ao dados dos utilizadores não encriptados ao governo chinês http://appleinsider.com/articles/18/02/24/apple-to-move-chinese-icloud-keys-to-china-servers-opens-door-to-government-data-requests
E eu até tinha esperança Apple… tavas quase la…
Se tivesses lido o artigo que partilhaste irias ler que a migracao ainda nao foi feita. A lei chinesa de protecao de dados exige que os utilizadores da apple chineses tem de ter os seus dados guardados localmente – incluindo a chave de encriptacao.
A Russia tambem tem uma lei semelhante.
Privacidade e China ao mesmo tempo não é possível. Por qualquer razão estao a mover as contas para servidores chineses. Qualquer empresa que queira trabalhar com o mercado chinês o governo chinês tem que ter acesso a tudo. E neste caso acredito que o governo tenha acesso ás chaves de encriptação
A Apple (ou qualquer outra empresa) tem 2 opcoes, ou fazem o que o governo chinês pede ou perdem o privilegio que poder aceder ao mercado chinês.
E igual para os outros países todos. A malta é que prefere pegar num exemplo e generalizar. Isso tem um nome. E não é inteligente.
E o que é que eu quero saber disso se não sou chinês?
E quem vive na China, se está preocupado com isso em vez de (por exemplo) a censura aos órgãos de comunicação, e o facto de acabarem com os limites de mandatos, não terá as ordens de prioridades trovadas?
Informação incompleta:
A Apple usava a MS Azure e a Amazon’s S3. Deixou ambos
Peço desculpa, afinal está no artigo na segunda parte…
É o que fizer o serviço mais barato.
Engraçado, como para os pequenos, a vitória é servir aos grandes.
Como um clube de segunda divisão, a vitória é vender um jogador a um clube de primeira liga, e estes, é vender um jogador a um clube estrangeiro!
O mesmo se passa aqui, vitória é a Google conseguir uma fatiazinha dos serviços da Apple…
Mas é um bocado seca ser o único na liga dos grandes?
Não