Pplware

Apple remove a conta da Epic Games da App Store

Há mais um episódio a começar da novela Apple vs Epic Games. Desta vez a empresa de Cupertino cortou as pernas à criadora de jogos e removeu a conta da Epic da App Store.

Em termos práticos, isto significa que quem já tinha feito o download do jogo Fortnite poderá continuar a jogar. No entanto o responsável por este ou por outro jogo inserido na plataforma da Epic não vai conseguir enviar novas aplicações ou atualizações aos jogadores.


Conta da Epic Games na App Store removida pela Apple

Depois que o tribunal deu parte da razão à Epic Store, no sentido de inibir a Apple de remover o Unreal Engine, agora a marca da maçã fez a sua movimentação de ataque.

A Apple encerrou a conta da Epic Games da sua loja de aplicações App Store, o que traz consequências para utilizadores e programadores. Ou seja, quem já tinha instaladas apps da criadora de jogos, como o popular Fortnite, em princípio poderá continuar a jogar. Mas os programadores não vão conseguir enviar novas aplicações e atualizações, o que limitará certamente a experiência dos jogadores do iOS.

A Apple confirmou a remoção da Epic Games através de um comunicado oficial:

Estamos desapontados por termos que encerrar a conta da Epic Games na App Store. Trabalhamos com a equipa da Epic Games por muitos anos ao longo dos seus lançamentos. O tribunal recomendou que a Epic cumprisse as diretrizes da App Store enquanto o processo avança, as mesmas diretrizes que eles seguiram na última década até criarem essa situação. A Epic recusou-se. E em vez disso, eles enviam repetidamente atualizações do Fortnite para violar as diretrizes da App Store. Isto não é justo para todos os outros programadores na App Store, e os utilizadores estão no meio desta guerra. Esperamos poder trabalhar juntos novamente no futuro, mas infelizmente isso não é possível agora.

Para além disso, a empresa de Cupertino referiu ainda que a Epic tem colocado alguns obstáculos de suporte no encaminhamento dos utilizadores descontentes para o serviço AppleCare.

Depois da remoção, Apple coloca o PUBG no top dos jogos para iOS

John Voorhees, editor da MacStories, partilhou no Twitter o encerramento da conta da Epic Games. Mas também deixou o curioso registo da publicidade que agora a marca da maçã está a dar ao jogo PUBG, rival do Fortnite.

Este problema começou com a eliminação do Fortnite da AppStore devido às manobras da Epic Games para receber pagamentos diretos e contornar o pagamento da taxa de 30% à Apple.

De seguida a criadora de jogos meteu uma ação contra a marca da maçã, e o tribunal deu-lhe parte da razão, mas o jogo continuará banido até que a plataforma cumpra as regras da Apple.

Mas esta remoção agora da Epic Games não deverá afetar o funcionamento do Unreal Engine.

Exit mobile version