Pplware

Apple quer iPhone a cair de pé

A Apple nos últimos dias tem enfrentado alguns problemas com o iOS e com o seu site, como demos a conhecer aqui e aqui.

Independentemente destes problemas, há um problema maior que tem assombrado a empresa da maçã desde o iPhone 4, falta de inovação de forma a superar a concorrência, como fez até ao lançamento da quarta versão do iPhone.

Depois dos últimos dois lançamentos abaixo das expectativas, os consumidores e investidores estão com uma expectativa a um nível altíssimo o que esperam que a empresa da maçã no novo iPhone, que será apresentado este ano, traga funcionalidades realmente inovadoras, não só a nível de software

Das várias funcionalidades que já vimos até hoje nos equipamentos móveis, e que tal uma que faça com que o equipamento quando está a cair virar e ele cair de pé?

O blog Apple Insider, descobriu recentemente que a empresa de Cupertino registou uma patente no gabinete de registo de patentes americano no passado dia 21 de Março de um sistema que, através de vários sensores, seja capaz de detectar a altura e a velocidade a que um equipamento está a cair e o faça cair de pé, protegendo o dispositivo de vários danos que a queda poderia provocar, como a quebra do ecrã.

A invenção pode ser aplicada a todos os equipamentos electrónicos com processador, o que pode ser um smartphone, um tablet ou mesmo um computador portátil, no entanto o iPhone é bastante referido como exemplo no texto de descrição da patente.

Os sensores ou o sensor, podem ser os tradicionais sensores, giroscópio e acelerometro ou então um sensor de posição. No entanto, também é referido tecnologias mais avançadas como o GPS ou sensores de imagens, independentemente do que for usado, terá de ter capacidade de detectar que o equipamento está em queda livre, a que altura está do chão, a que velocidade vai e em que posição o equipamento está, de forma a que o sistema faça o equipamento cair sem causar muito dano.

O sistema requer um mecanismo de reorientação do dispositivo durante a queda livre, ou de um mecanismo para proteger os componentes mais sensíveis para o caso de haver mesmo uma queda. Neste sentido, a patente exige várias soluções como um movimento de massa dentro do equipamento, um mecanismo de ar comprimido para suspensão aerodinâmica, etc.

Basicamente, o(s) sensor(es) envia(m) um sinal ao processador para determinar se o equipamento está em queda ou não, se for positivo, o mecanismo de protecção é activado. Das várias formas ponderadas, o reposicionamento do equipamento é o mais focado.

Linha 28 da descrição da patente:

In one example, the protective mechanism is configured to alter the device orientation as the device is falling. This may allow a less vulnerable portion of the device to impact the surface at the end of a freefall. For example, the protective mechanism may be activated to rotate the device so that it may impact a surface on its edge, rather than on a screen portion. Similarly, the protective mechanism may alter the device orientation by altering the angular momentum of the device. As the angular momentum of the device is altered, the orientation of the device (as it is falling) may be altered. For example, the device may be rotating around a particular rotational axis when it first enters freefall and the protective mechanism may cause the device to rotate around a different rotational axis.

Via: Apple Insider | US Patent & Trademark Office

Actualmente não existe tecnologia capaz de realizar um sistema deste nível o que será muito improvável ou mesmo impossível de vermos estas funcionalidades nos próximos tempos / anos.

Exit mobile version