Apple – quem é o jovem de 14 que descobriu o bug do FaceTime?
Chama-se Grant Thompson, reside no estado norte-americano do Arizona e descobriu o mais recente bug do sistema operativo móvel da Apple, o iOS. Uma falha que afetava a privacidade do seu iPhone e das chamadas através do serviço FaceTime.
O erro ou bug foi descoberto durante a última semana e transformava o seu iPhone num microfone acessível a qualquer interessado. Mais ainda, até a câmara frontal do iPhone poderia ser utilizada contra a vontade do utilizador, violando as regras de privacidade.
Entretanto, a Apple já identificou a causa do problema mas, de acordo com as informações, a atualização só chegará durante a próxima semana. Chegará sob a forma de uma nova atualização para o sistema operativo iOS.
Grant Thompson, o jovem de 14 anos que abalou a Apple
“Aquilo que mais me surpreendeu foi o facto de este bug ter ocorrido em primeiro lugar” afirma Grant Thompson em declarações à imprensa internacional. “Tenho apenas 14 anos e encontrei este bug do iOS por mero acaso, ao invés de ter sido descoberto pelos engenheiros da própria Apple, pagos para evitar exatamente este tipo de erros”.
O pior de tudo? De acordo com este jovem e a sua mãe, ambos tentaram avisar a Apple durante cerca de uma semana. Ambos tentaram contactar a gigante tecnológica para que esta tomasse ação, infelizmente sem sucesso.
Tendo descrito, com grande detalhe, o bug exato no FaceTime do seu iPhone, nem o jovem ou a sua mãe conseguiram obter alguma resposta da Apple.
O bug do iOS ocorria quando alguém lhe ligava via FaceTime e iniciava um chat em grupo. Nessa instância o microfone e até a câmara frontal do outro iPhone ativava-se, sem que o utilizador tivesse oportunidade de sequer rejeitar (ou atender) a chamada via FaceTime.
Durante vários dias, a Apple terá ignorado este bug no iOS
Ainda de acordo com as declarações do jovem, “Foram necessários nove dias para obter uma resposta da Apple. A minha mãe contactava-os (Apple), quase todos os dias via telefone, email e até via Fax. Nem sei bem o que é este último, provavelmente algo mais velho do que eu”, ironiza Grant.
Seria apenas na última sexta-feira, quando o caso viralizou nas redes sociais que a Apple admitiu o problema. Foi também aí que a gigante de Cupertino agradeceu pessoalmente ao jovem de 14 anos que descobriu este bug no FaceTime.
Logo de imediato, a Apple desativou as chamadas em grupo no FaceTime, não sem que antes a privacidade de vários utilizadores tivesse sido posta em risco. Foi um erro crasso no sistema iOS que acabou por expor o iPhone de milhares de utilizadores em todo o mundo.
BREAKING: We’re launching an investigation into Apple’s failure to warn consumers about the FaceTime privacy breach & their slow response to addressing the issue.
New Yorkers shouldn't have to choose between their private communications & their privacy rights.
— NY AG James (@NewYorkStateAG) January 30, 2019
As repercussões deste bug do FaceTime foram imediatas. Poucas horas após o escândalo ter rebentado nas redes sociais várias figuras públicas norte-americanas manifestaram o seu repúdio e preocupação.
A violação da privacidade não passou despercebida
A procuradora-geral da cidade de Nova Iorque, Letitia James e o seu governador Andrew Cuomo, prometeram tomar as medidas legais necessárias para apurar a extensão da violação de privacidade, bem como o pagamento dos potenciais danos.
We deserve to know our phones are safe and our privacy is protected. @NewYorkStateAG and I are launching an investigation to get a full accounting of the facts related to Apple's FaceTime bug.
To Report Complaints Related to FaceTime Bug, Call1-800-697-1220 pic.twitter.com/Ac3xauS9kv
— Andrew Cuomo (@NYGovCuomo) January 30, 2019
A imprensa internacional descreve o jovem Grant Thompson como uma mente sagaz, aluno de notas máximas. Ao mesmo tempo, um jovem normal que gosta de desportos como o basquetebol e jogos online como o Fortnite.
Aliás, foi graças ao seu interesse no Fortnite que o bug no iOS foi descoberto pelo jovem norte-americano. Grant tinha acabado de preparar a sua Xbox para mais uma maratona de Fortnite e quis chamar os seus amigos para jogar consigo.
Para tal, Grant pegou no seu iPhone e começou por ligar a um dos seus amigos, Nathan, através do FaceTime. Fazendo uso das chamadas em grupo até 32 pessoas, Grant fez um deslize para cima (swipe) para adicionar mais contatos.
Foi aí que percebeu que algo não estava certo. Ao adicionar mais uma pessoa à chamada, começou a ouvir o que se passava no iPhone de Nathan. Enquanto isso, nenhum dos dois outros participantes na chamada tinha atendido ou rejeitado a mesma.
O bug do FaceTime para iPhone que assustou a Apple
A sua surpresa foi imediata e acabou por desligar a chamada, assustado. Ainda assim, a curiosidade tê-lo-á levado a tentar replicar o bug no FaceTime. De todas as vezes foi capaz de o fazer, apercebendo-se assim de que era uma falha no sistema operativo iOS.
Perante a prática reiterada, sempre com os mesmos resultados, o jovem avisou a sua mãe. A partir daí, começaram a tentar contactar a Apple mas, infelizmente, durante os próximos nove dias não teriam sucesso.
A Apple irá corrigir este bug no FaceTime. Nessa altura serão repostos os serviços, com uma atualização do sistema iOS. Esta atualização deverá chegar durante esta semana. Entretanto, esperemos para ver a que conclusões chegarão as investigações em curso.
Este artigo tem mais de um ano
“Tenho apenas 14 anos e encontrei este bug do iOS por mero acaso, ao invés de ter sido descoberto pelos engenheiros da própria Apple, pagos para evitar exatamente este tipo de erros”.
a prova que realmente não precisam de engenheiros, nos últimos anos foram os users que encontraram e deram feedback todos os tipos de erros, bugs, glitches em cada versão do iOS, já fica a parecer os androids 2.x
#notlie
“nos últimos anos foram os users que encontraram e deram feedback todos os tipos de erros,bugs,glitches em cada versão do iOS” Completamente de acordo com o que afirmou.Mas deixe lá que esses “engenheiros” tanto estão lá num dia como no outro não estão.A Apple não brinca em serviço.Há muitos engenheiros a sair das Universidades todos os anos e a Apple basta estalar um dedo e dar-lhes um bom contrato que eles vão logo.Saem mil,entram outros mil.Mas na boa. 🙂
Com 14 anos e deve saber mais do que engenheiros de informática que estudam/trabalham uma vida inteira !! Este rapaz é um prodígio !! Mete muitos a um canto.Há por aí muitos com mestrados e doutoramentos que são uns autênticos c*g***ões,pois só sabem o que vem nos livros.Na prática vai-se a ver e não sabem um c****** !! Olhem que esta,um miúdo com 14 anos e os engenheiros da própria empresa(pagos a peso de ouro !!),nem descortinam nada !! Os directores devem estar furiosos com esses tipos que trabalham(??) no iOS,que nem os podem ver !! Que cena. 🙂
A sério? Prodígio? LOOOl
Ele próprio afirma que encontrou o bug por mero acaso.
+1000
A vida deste jovem “prodígio” vai mudar para sempre… Mas pelo facto de não saber o que é um fax.
A parte do “…ao invés de ter sido descoberto pelos engenheiros da própria Apple, pagos para evitar exatamente este tipo de erros…” foi só para lhe anafar o ego, que com 14 anos já parece ser grande.
Ainda ele anda a aprender o que é uma inequação, e já se acha especial 🙂 já manda bitaites aos “engenheiros” lol
De reparar tbm que ele reparou num bug, não vasculhando o código (fechado) mas fazendo o que milhares de pessoas já fizeram, que foi, usam um programa, reparam que há alguma coisa que funciona mal e reportam a quem desenvolveu o programa, sem as manifestações do ego.
Quanto ao desenvolvimento do software em si, faço uma pergunta a quem é profissional da área, quem é que desenvolve software usando A abordagem TDD/BDD (test driven development/ behaviour driven development)?
E quem é que vos disse que a Apple desconhecia “este comportamento” da aplicação!?
Ou que nao era aproveitado para outros fins!?
Humm hummm???