Apple prepara-se para lançar iMac com resolução 8K em 2015
Os planos da LG para o segmento das televisões é claro. Os 4K estão a ficar comuns, em alguns mercados, e o investimento que vai ser feito a curto prazo deverá incidir já nos 8K, uma vez que os conteúdos para esta definição começam a surgir.
A sua força neste campo foi de tal forma grande que num anúncio, onde apresentou os seus planos para o futuro, acabou por revelar que a Apple estará a preparar-se para lançar ainda este ano um novo iMac, com 8K de resolução.
A informação sobre este potencial lançamento de um novo iMac com ecrã de 8K surgiu num blog da LG, onde esta apresentou os seus planos para desenvolver esta nova tecnologia e que o seu foco será os 8K.
De várias informações que surgem no artigo publicado, há uma que é clara e que indica que a Apple terá anunciado que este ano ainda lançará um novo iMac 8K, com uma ecrã de ultra alta definição.
Ainda não existia qualquer informação sobre este potencial equipamento, ainda para mais tendo a Apple lançado no final do ano passado o seu novo modelo 5K da linha iMac.
It has become clear that Japan is planning to launch an 8K SHV test broadcast and then promptly restructure the UHD service. Apple has also announced that they will release the ‘iMac 8K’ with a super-high resolution display later this year. Korea is also preparing to offer an 8K service demonstration at the 2018 Pyeongchang Winter Olympics. LG Display displayed a new beacon of the 8K era by revealing their 98-inch 8K Color Prime Ultra HDTV at CES 2015.
Sendo a LG um dos parceiros da Apple na construção dos seus iMac, em particular nos monitores que equipam estes modelos, esta poderá ser uma notícia que terá algum fundo de verdade e que poderá ter revelado muito mais do que seria desejado.
É, no entanto, importante lembrar que apenas o iMac de 27 polegadas conta ainda com um ecrã retina e que o de 21 polegadas ainda não sofreu a actualização para esta nova tecnologia.
Qualquer uma das empresas recusou confirmar esta novidade, mas a verdade é que mesmo depois de ter sido tornado (mais) pública esta informação, a mesma continuou presente no site da LG.
A resolução que um ecrã 8K consegue atingir é de 7.680 x 4.320 pixels, cerca de quatro vezes a resolução e o número de píxeis de um ecrã 4K. Até agora o computador da Apple com maior resolução é o iMac com ecrã Retina 5K, que tem uma resolução de 5.120 x 2.880 píxeis.
Mesmo sendo uma informação que necessita de confirmação, esta indica que será este o caminho que a Apple tomará num futuro próximo e que trará aos seus computadores ecrãs com resolução 8K, a máxima resolução que o olho humano consegue detectar.
Este artigo tem mais de um ano
É muito pouco provável que isto seja verdade! Uma resolução destas não faz sentido para o tamanho de ecrã do iMac e para a distância a que é usado, e face ao impacto na performance que teria! E isto quando só há poucos meses introduziu o 5K.
A LG no máximo até pode saber que a Apple está interessada nos ecrãs, mas não saberá onde é que serão aplicados… é bem mais provável que a Apple fizesse uso dum ecrã destes para um novo Thunderbolt Display de tamanho maior, para ser usado com o Mac Pro.
No fundo isto parece ser uma tentativa de publicidade “gratuita” da LG, que a Apple não verá com bons olhos! O comunicado até já desapareceu
E muito provável que sim, uma vez que para quem trabalha em edição de vídeo é sempre necessário ter um ecran com mais resolução do que o vídeo que esta a produzir, logo com um ecran 8k, seria possível ter os menus e o filme na resolução normal tudo no mesmo plano. o que tem toda a logica, seja para mac ou windows. NUNCA se deve ter o ecran com a resolução de saída, como acontece hoje em dia, dai os macbook pro retina já estão mais à frente pois conseguem ter o vídeo dentro do programa de edição de vídeo e rodar o filme (até FHD).
Por isso é que a Apple usou 5k no iMac! Passados poucos meses mudar de 5k para 8k no iMac simplesmente não faz sentido, a não ser que introduza um iMac de 30 ou mais polegadas, o que parece muito pouco provável dada a forma como a Apple organiza a sua oferta de computadores!
8k em 27 polegadas seria um exagero e potencialmente contraprodutivo para trabalhar em filmes na resolução nativa, não só pelo impacto em performance mas tb pela densidade excessiva que poderia mascarar pormenores que sobressairiam ao ser visualizado em ecrãs maiores – obrigaria a trabalhar noutra escala, anulando a suposta vantagem do ecrã de maior resolução!
8k faz muito mais sentido num grande ecrã para o Mac Pro que tem muito mais capacidade para trabalhar com maiores resoluções!
De acordo a 100%
Deveras de interessante… deve vir com 1 porta usb-c e um processador de há 2 anos… e custará 3 mil euros.
Enfim…
Até parece que a Apple utiliza alguma coisa que não seja o hardware mais recente.
#inveja
LOL!
Estás a falar a sério? Sim, para a Apple é novidade.
“resolução 8K, a máxima resolução que o olho humano consegue detectar.”
Fonte?
No limite a própria Wikipedia:
“One advantage of high-resolution displays such as 8K is to have each pixel be indistinguishable from another to the human eye from a much closer distance”
http://en.wikipedia.org/wiki/8K_resolution
Atenção, o que eles aí estão a dizer é que 8k permite estar mais perto da imagem sem que o olho perceba os pixeis.
O mesmo pode ser dito para qualquer aumento de resolução.
Não é esse “tipo” de resolução que permite dizer tal coisa! É antes a densidade de pixeis e dependeria da distância a que se vê
Pois, eu fui à procura da fonte depois de ler a notícia mas só encontrei essa frase na wiki que vai de acordo com que o que o Sharp disse.
Perguntei porque já ouvi dizer que o máximo que os teus olhos conseguiam distinguir (numa foto) eram 8 megapíxeis… (parece-me bastante fake isto).
É que isto é curioso pa tentar perceber até onde é que esta evolução vai chegar, a certo ponto tanta resolução já não vai fazer diferença, não sei é qual é as opiniões das empresas acerca disto
Nem fontes tem essa afirmação.
Não digo que esteja errada, porque 8K é qualquer coisa
Tipo se não há source (conforme os comments abaixo) retirem a frase sff, não induzam as pessoas em erro.
Cumps
já dizem isso desde o iPhone 4
Não sabia que o iPhone 4 tinha um ecrã de 8k
façam as contas à largura de banda que um bicho deste consome…
Destruía os computadores actuais…
são 50 gigabit por segundo… LOL… para a versão 16:9 a 60fps…
50 gigabit/segundo equivale á largura de banda de uma controladora de disco SAS PCI-E x8 a 3.0, em valores reais com 8 SSD SAS SLC em Raid 0… Não é qualquer PC… No entanto dado ao facto que o Mac Pro consegue ter 3 monitores 4k em simultaneo, é perfeitamente possível que um thunderbolt display de 8k pudesse ser suportado por ele (com ou sem upgrade de firmware e software).
o 8k foi feito para tvs com 80 polegadas ou mais comercializadas em 2020. Em tvs:
720p – ate 20”
1080p – ate 40 polegadas
4k – ate 80 polegadas
8k – 80polegadas +
[OFF TOPIC]
Sugestão de artigo
“Nova caixa para computadores feita em LEGO”
http://www.ubergizmo.com/2015/04/this-lego-computer-case-is-basically-modular-and-futureproof/?utm_source=mainrss
Muito interessante! 🙂
Quando tiver um monitor do tamanho da parede talvez seja interessante ter essa resolução
Na área da Radiologia já se começa a usar 5K e acredito que se vieram os 8K vão pelo mesmo caminho. Para um mero utilizador não, mas na saúde haverá quem os compre é certo!
Sim. Principalmente ressonâncias magnéticas. Faz todo o sentido.
Já agora façam um ecrã de 1000k para andar com ele debaixo do braço, a sério! porque aumentar a qualidade da imagem! isso é completamente insignificante, porque não em vez disso, focarem-se em tentarem inventar um telemóvel ou um monitor de pc todo em vidro e tatil!Isso sim! Eu não sei para que uma resolução tao maravilhosa se depois no final o uso é sempre o mesmo, ver filmes e designers a utilizar merdas de fotos…
Nem os filmes chegam a essa resolução…
E eu que ainda nem tenho uma TV ou ecrã 1080p em casa LOL
Vale mesmo a pena ter um imac i7 ou o i5 já é uma grande máquina?