Pplware

Apple afirma taxar menos de 1% dos subscritores do Spotify Premium

A disputa entre o Spotify e a Apple entra agora num novo capítulo. Ao propósito, recordamos a escalada de tensões entre ambas as empresas líderes no mercado de streaming de música. A empresa sueca apelidou a norte-americana de monopolista e fez queixa à Comissão Europeia, citando também o Apple Music.

Entretanto, vimos novos desenvolvimentos, agora com a Apple a ripostar de forma assertiva.


De acordo com a resposta da Apple, o Spotify paga uma taxa de 15% por cerca de 0,5% dos seus subscritores pagos. De Cupertino veio assim uma resposta que levanta agora dúvidas sobre a rival no streaming de música. Sobretudo quando a Comissão Europeia já está também a par e a investigar o caso.

O novo capítulo da saga Apple e Spotify

Recordamos ainda que o Spotify denunciou a Apple como tendenciosa. Isto é, socorrendo-se do seu domínio da App Store, utiliza as políticas da mesma para suprimir a concorrência. Em causa, de acordo com o Spotify, estão as taxas aplicadas ao seu serviço de streaming de música devido ao seu plano de subscrição premium.

Por sua vez, a Apple responde agora com alguns números aplicados ao serviço rival. De acordo com esta fonte, o Spotify não paga a taxa mais alta de 30% em caso algum. Aliás, está a ser-lhe aplica a taxa mais baixa, de 15% que é aplicada aos dividendos gerados por cerca de 680 mil subscritores pagos do serviço de música.

Em suma, a responsável pelo Apple Music quis evidenciar o quão insignificante são as taxas aplicadas à empresa sueca. Veja-se que a referida taxa de 15% apenas se faz cobrar a 0,5% de todos os utilizadores pagos do serviço rival. Desse modo, torna-se evidente que o impacto desta cobrança dificilmente afetará as suas contas.

Apple Music vs Spotify – o mercado de streaming de música

Estas são as duas maiores figuras do mercado, com o Spotify a liderar por boa margem. Além disso, vemos a empresa sueca a crescer a bom ritmo, mesmo com as “taxas monopolistas” da norte-americana. É exatamente esta a mensagem que a empresa de Tim Cook quer fazer passar, atacando assim as pretensões da rival.

Por sua vez, o Spotify está abrangido pela taxa mínima da App Store face à sua escolha por não alinhar com o sistema de pagamentos dentro da app logo em 2016. Entretanto, a empresa líder no streaming de música pronunciar-se-ia vezes sem conta face a estas mesmas taxas. Em todas as instâncias, apelidando-as de injustas.

Já de acordo com a imprensa alemã, a empresa sueca negou prestar declarações face aos novos argumentos da rival norte-americana. Desse modo, prevemos que o conflito entre o Apple Music e o Spotify continue na agenda tecnológica. Seja como for, o caso promete continuar a dar que falar.

As motivações que deram aso à queixa enviada para as autoridades europeias podem ser aferidas no artigo, em seguida:

Exit mobile version