Apple lança novo iPad Pro com Face ID, USB-C e muito mais…
É verdade que o mercado dos tablets tem vindo a sofrer uma quebra e a oferta, por parte das marcas, para este segmento também tem abrandado. No entanto, a Apple continua a apostar forte neste segmento e acaba de anunciar o novo iPad Pro, fazendo também um balanço ao mercado dos tablets.
Tim Cook mostrou que a linha iPad está forte e que vende mais que os seus concorrentes. O que traz o novo iPad Pro (2018)?
iPad Pro com Face ID, USB-C....
Está anunciado oficialmente o novo iPad Pro. A Apple apresentou-o no palco do seu evento que decorre em Brooklyn, Nova Iorque.
Molduras mais finas, Face ID, uma porta USB-C e especificações muito mais poderosas do que o seu antecessor.
Assim como nos anos anteriores, o novo iPad Pro vem em dois tamanhos de ecrã, mas ficaram ainda maiores. O iPad Pro está disponível nos tamanhos de 11 e 12,9 polegadas.
Novo processador A12X Bionic
O novo iPad Pro de 2018 vem equipado com o novo chip A12X Bionic da Apple, com CPU de 8 núcleos e GPU de 7 núcleos. Isso leva a um desempenho de núcleo único 35% mais rápido e um salto para 90% mais rápido para tarefas multi-core.
Jogos com um realismo nunca visto num dispositivo móvel
Quanto à GPU, Jon Ternus, da Apple, disse que “o iPad Pro oferece desempenho gráfico de classe do Xbox One S num pacote muito menor”.
Agora o iPad Pro traz USB-C e pode carregar o iPhone
A transição do iPad da porta Lightning, proprietária da Apple, para o USB-C é um movimento que a empresa ainda não considerou adequado para os seus iPhones. Até porque, como vimos, os recém-lançados iPhones XS e XR continuam a usar o Lightning.
Agora, nos iPads a história mudou. Colocar o USB-C num iPad fortalece ainda mais o dispositivo como uma alternativa ao computador - se ainda não for uma substituição completa, como mostram os números na imagem de cima.
A nova porta abre novos recursos para o iPad Pro, tais como a carga para um dispositivo externo. Agora pode carregar o seu iPhone recorrendo à bateria do iPad Pro.
Apple Pencil está moderno... finalmente!
As novidades ainda estão longe de acabar, há ainda o lançamento do novo Apple Pencil.
Este dispositivo foi redesenhado e tem mais funcionalidades. Acabou o método de carregamento que era um pouco ridículo e esta caneta agora carrega de forma wireless quando, magneticamente, se cola ao iPad.
Os novos iPad Pros têm quatro alto-falantes que proporcionam um som estéreo mais amplo, uma câmara de 12 megapixels (capaz de gravar vídeo 4K / 60) e oferecem gigabit LTE em "modelos celulares".
Estes novos iPads trazem um carregador de 18 watts na caixa, e a Apple diz que a duração da bateria é boa para até 10 horas de uso contínuo.
Quando começar a usar a caneta automaticamente o dispositivo irá iniciar a app Notas.Há muitas outras aplicações com atualização para as novas funcionalidades da Apple Pencil.
Novo teclado e o fim do botão Home
A Apple ao acabar com o botão Home e ao trazer mais tecnologia de toque para o iPad Pro abre as portas aos programadores para criar elementos de interação. Novas formas de trabalhar e interagir são agora mais necessárias que nunca.
A empresa de Cupertino sabe que mesmo tendo o iPad Pro um ecrã fantástico e mais ações através dos gestos, o teclado é outro ponto fundamental. Assim, a Apple está a atualizar o antigo Smart Keyboard, agora chama-se Smart Keyboard Folio, para permitir que o iPad fique em dois ângulos de escrita diferentes.
E os preços?
Bom, a Apple refere que é um preço muito interessante e que o mercado não tem dispositivos com estas capacidades e a um preço mais baixo. Começa a ser vendido já hoje e será entregue a partir do dia 7 de novembro.
Custará nos Estados Unidos, o iPad Pro de 12,9", de 64 GB por 1129 euros. Este equipamento vem com armazenamentos de 64GB, 256GB. 512GB e 1TB. Os preços serão igualmente crescentes!
Estes são os preços no mercado nacional:
- iPad Pro 11" 64GB - 909 euros
- iPad Pro 11" 256GB - 1079 euros
- iPad Pro 11" 512GB - 1299 euros
- iPad Pro 11" 1TB - 1739 euros
- iPad Pro 12,9" 64GB - 1129 euros
- iPad Pro 12,9" 256GB - 1299 euros
- iPad Pro 12,9" 512GB - 1519 euros
- iPad Pro 12,9" 1TB - 1950 euros
O novo iPad Pro estará disponível em breve em todo o país.
Este artigo tem mais de um ano
Sempre que leio esta do chip bionic dá-me logo vontade de rir. E há que continue a embarcar nestas tretas…
+1000.
Arrogância não lhes faltam e as ovelhas vão atrás.
Bom produto…
Mas estou extremamente desiludido por não anunciarem um iPad mini 5 🙁
e tambem querias um iphone 3gs com ecra de 3.5 polegadas? Tens de evoluir, ipad mini tem o tamanho de um iphone xs max
o tamanho do ipad mini 4 cabe perfeitamenta um ecra de 9″ comprava na hora um ipad mini 5 (tenho o 4). é 4:3 muito melhor que qualquer smartphone para ler. os sabonetes sao bons para ter 6.5″ no papel..vai ler neles e tens que ler 3 palavras por linha…..super confortavel para a vista nao é? é claro que passa.te ao lado que nao deves ter dinheiro para ter ambos…compras um smarphone tabua de engomar e pensas que substitui um tablet. evoluir para menos conforto, nao obrigado.
Ainda estou para saber quem foi o inteligente que transformou telemóveis em tablets. Hoje em dia não se encontra nenhum android recente abaixo das 5.5′. Está tudo tolo?
Já não se usa uma só mão para navegar no telemóvel?
Nada a ver.
Eu gosto de portabilidade. Não gosto de andar com mini TVs atrás.
Eu uso um mini 4 diariamente, há 2 anos e tal e 0 problemas. É um produto maravilhoso, leve, e de tamanho perfeito, bateria com duração 5*. Cabe num bolso de um casaco, por exemplo.
O que é querer um tablet com tamanho razoável tem a ver com “evoluir”? Ecrã maior não é evoluir. É uma questão de preferência, e eu não gosto de ecrãs enormes.
E não, o mini não tem o tamanho de um xs max. Em segundo lugar, eu quero um tablet para a sua função de tablet, e o telemóvel para a sua função de telemóvel. Separados. E por último, o preço um iPhone X nem sequer é comparável a de um iPad mini
+1
Até por questões profissionais o mini é-me muito mais útil. Era bom que a Apple não desinvestisse dos minis
usb-c… LOL
qual é o problema com a porta USB-C?
Nenhum! O problema mesmo é que não meteram USB-C nos iPhone!
Falta de consistência.
Por acaso acho que poderiam uniformizar.
O problema é não ter saída de auscultadores. E teres que ter adaptadores diferentes para cada aparelho da Apple.
nao estou a ver o problema aqui… As marcas de telemoveis estao a deixar de lado a saida de auricular.
quanto a adaptadores isso é mais mito que outra coisa. O unico adaptador que uso é para ligar o Mac a um HDMI
Não sou propriamente um fã da Apple, nem vou discutir preços.
Mas parece-me haver aqui alguns pormenores engraçados neste aparelho.
Os preços das versões de 256GB até estão engraçados, mas com discos SSD M2 de 2TB a custar 500€ como é que é possível a Apple praticar estes preços para a versão de 1TB?!!?
Porque nao sao SSD desses.
Abc
Pois não, é a toshiba que faz os chips tanto para a apple como para os seus SSDs, vê-se que sabes do que falas…
ecra com 120 fps?
correr full photoshop e autocad?
1 tb de hdd?
estou impressionado!
“correr full photoshop e autocad”
Onde esta essa info?
Mostraram na keynote full photoshop a correr uma imagem de 12000×12000 com 157 camadas e 3.60gb sem qualquer lag no ipad pro, autocad full tambem e final cut vem ai 🙂
Full autocad, ou autocad 360?
Não existe autocad para esse processador.
Foi apresentado pela Adobe durante a keynote.
Va la pplware: “Bom, a Apple refere que é um preço muito interessante e que o mercado não tem dispositivo com estas capacidades e a um preço mais baixo. Começa a ser vendido já hoje e será entregue a partir do dia 7 de novo”
Really?
E? Foi a Apple que referiu, queres que altere o que disseram? 😀
Eles se dizem lá devem saber. Que é um preço considerável por um tablet, isso é, mas pode ser um preço que as pessoas paguem porque lhes vai ajudar em termos de mobilidade e produtividade.
Eles também disseram que no ultimo ano mais de 50% dos compradores foram clientes novos na Apple….
esqueceram-se é de mencionar que perderam outros 50% para a concorrência, já que a quota de mercado é a mesma,,,, quer dizer, entraram 50, Sairam 50 😉
Ah… o jogo de palavras é giro quando queremos usar a nosso favor mesmo que seja só meia verdade.
Nas tuas palavras eles perdem sempre, mas vimos o caso do Windows Mobile, que o jogo das palavras foi outro, e é nisso que temos de perceber como funciona a tecnologia. Repara que, como já te disse, eles conquistam novos e muitos são Cortanos, porque já os vi começar por menos 😉
Se fosse como tu apregoas, já tinham falido e não é o que parece. São eles que estão errados? 😀
E muitos isheeps hoje estão no Windows… não percebo a discussão.
Ganham 50, perdem 50… onde está a discussão?
Sabes bem que a principal fonte de rendimento da Apple é o iPhone e store.
Não sei lá a tua cena dos iSheeps, intitulas-te como iSheep e não faço ideia do que queres dizer com isso, mas acho que deves querer dizer que as pessoas escolhem o que querem e sim, a Apple ganha muito com o iPhone, com a Store, com os acessórios, com a linha Watch, com a Apple TV, com os Mac, com os iPads, com o Apple Care… mas é uma empresa ou achas que é a Santa Casa?
Cortano, sinto da tua parte uma magoa… um aperto no coracao…
Apenas espero que os preços dos modelos anteriores baixem para valores razoáveis no mercado de usados.
Mais do mesmo ou seja …. subida de preços.
Tu és mesmo copo sempre vazio, sem dúvida.
Mas desde quando um Tablet é um Notebook!?
De facto. Nem sei o porque da existência do macOS sendo que o iOS para eles é considerado um software de notebook. Applezices.
Porque meteram uma manta agarrada (a que chamam de teclado), e tem um lápis….
Nunca visto…. Nem a Microsoft chama de notebooks aos Surface (se calhar é porque não usam mantas).
Por acaso chama.
O sonho de todos mas ao preco que o deixa ao alcance apenas de alguns. Felizmente para esses ha xiaomi e android que é mais condizente com o bolso dos portugueses
sem duvida bastante baratos
Continua a vir com o iOS certo? É que por estes preços loucos…. ainda pensei que vinha com o osX!
A começar um 900€ sem teclado nem pen?
Ou seja, por muito engraçado que o aparelho seja, há de verdade gente que dá por um tablet com SO móvel 1000€ (Com teclado) ? Ainda por cima com 64 GB? Esteticamente é muito giro mas é preciso ser-se mesmo fanático para dispender desse valor por isto…
Eu pelo mesmo valor comprei um portátil com ecrã tátil, 100% sRGB, quad core 8a geração Intel, 8 GB RAM e Nvidia com memória dedicada. E já vem com teclado retroiluminado, pad e 512 GB SSD … (e HDMI, e USB C e leitor de cartões MicroSD e usb A …) e pouco mais pesará que um iPad 12.9 com o teclado e Hub usb c…
Mas ok, nem todos têm que ser racionais, mas que é um absurdo o valor pelo que oferece, é.
e consegues desenhar nesse teu portátil?
Sim consigo com a Asus Pen
Sabes que com 900€ compras um Surface Pro? Que, como sabes, dá perfeitamente para desenhar e, vê lá bem, até podes meter o Photoshop versão Desktop.
No ipad pro também consegues correr o photoshop completo.
Num PC podes correr qualquer software “completo” e com rato, além de jogos desktop e não apenas jogos de tablet.
Eu no meu Asus Flip 14 corro tudo para Windows, inclusive jogos, uso rato e gamepad a gosto, assim como jogos avançados. Ou posso dobrar para tablet e desenhar com a pen.
Adoro o design do novo iPad Pro e dá vontade de comprar, mas no final…é um tablet.
Mateus, podias dizer o modelo que tens? Queria comprar um pc e essas specs são mt interessantes.
Asus Zenbook Flip 14 com gráfica Nvidia MX150 (há sem gráfica dedicada). Até agora 5 estrelas.
Além disso na Windows Store tem uma app da Asus que limita o carregamento a 60 ou 80% para não danificar a bateria.
Ok, mt obrigado.
isso de limitar as baterias a 60 ou 80% é genial…
como se as baterias ja nao fossem pequenas e se queixarem constantemente disso, ainda arranjam maneira de ter menos tempo util XD
O que achei dos lançamentos:
– MacBook air – não traz nada de novo e pelo preço comprava um Surface Laptop com i7 (não vale a pena dizer mais nada
– Mac Mini – um gadget engraçado, mas estupidamente caro
– iPad Pro – um produto que realmente evoluiu. USB-C é um ponto forte. A caneta usar iman (como os Surface), é de valor e tal como carregamento quando está agarrada ao ipad. A MS podia fazer o mesmo com as Surface Pen, mas… um pilha numa Surface Pen dura meses – a minha só gastou ainda 3% em mais de 1 mês e uso-a frequentemente.
Não deixa de ser uma boa ideia o facto do Lapis da Apple carregar quando colada ao ipad.
De resto, muito, mas muito caro – pior será se o Lapis não vier incluido.
Ah, o teclado com 2 posições?!? LOL!!! Bem vindo ao Surface 2. Aquela Manta Apple é ridicula e nem touch pad tem.
Resumindo: O Ipad inovou, o resto… meh.
Retina e bla bla,,,, e chip xpto… bullshitadas.
Já agora, porque raio não meteram face id no MacBook Air?!?
😀
Face ID em portáteis está para vir , tem outro conjunto de problemas ….
Abc
Achei curioso quando compararam as vendas dos ipdas com notebooks da concorrência e vinha lá vendas da Microsoft.
Qual é o notebook da Microsoft que eles se referem?!
E comparar com as consolas?!? LOL
Estão a tentar impingir que aquilo é um notebook e a posicionar o preço, quando no fundo é apenas um tablet móvel “vitaminado”. Ainda há uns meses numa loja Apple fui ver o 10.5 a pensar que com tanto marketing, o iPad Pro e iOS teriam mudado radicalmente vm versus um antigo iPad que tive.
Apenas descobri que o iPad Pro e iOS quando conheço a trabalhar apenas dá impressão de fazer mais, quando na realidade continua a ser muitíssimo limitado. Quem sabe em 2020, mas atualmente só me deixa fazer 1/10 do que eu faço num desktop.
Realmente a microsoft nao define o Surface como um notebook… mas sim como um “computer”
se bem que um deles tem o nome de “surface laptop”
A comparacao com a xbox one S foi para dizer que a o iPad Pro consegue igualar a performance grafica dessa consola. Se bem que a nivel de jogos apenas tem valor se houver jogos disponiveis na store que use esse poder de processamente. A nivel de software ajuda na utilizacao de Photoshop e AutoCad por exemplo.
Laptop é uma categoria diferente de notebook.
sim, ams se fores directamente ao site da HP por exemplo, procura por Notebooks e ve o que aparece…. “Laptops”
O mesmo no site da Asus ou da Lenovo…