Apple lança iCloud.com em fase Beta… mas já com preços
Apple não perde tempo e neste início de agosto coloca já à disposição do público em geral o serviço iCloud.com.
O iCloud no seu expoente máximo ainda é uma incógnita, isto porque até ao momento não param as informações de novos e fantásticos serviços derivados da cloud da Apple. Desde as características conhecidas até à interacção com os iDevices, como a própria componente multimédia dedicada à Apple TV, são factores ainda com muitas arestas por limar. O que se sabe para já é que haverá um serviço gratuito, com algumas limitações e haverá um serviço pago. Este último já tem preços e características quanto ao espaço a adquirir.
iCloud traz mais opções de Partilha
Mas para já o que está disponível é um iCloud.com muito "MobileMe" esteticamente melhorado, com comunhão gráfica iOS, onde reconhecemos ali a simbiose entre as aplicações residentes no Mac OS X e iOS como o Calendário, os Contactos e o Find My iPhone ou iWork e os mesmos serviços online encontrados no MobileMe.
Ainda não está tudo disponível, embora tenha uma conta MobileMe o passo de "mover" todos os meus mails, contactos, calendário e favoritos não está acessível, apenas os developers têm acesso completo ao serviço.
Para os que não têm uma conta MobileMe é-lhes mostrada a informação "To use iCloud Mail, create an @me.com email address by turning on Mail in your iCloud settings using iOS or OS X".
Este passo mostra que a Apple está confiante, pois lançou o serviço umas semanas antes do prazo que havia anunciado. Em estado Beta quererá dizer que os possíveis problemas existentes ainda serão resolvidos, evitando assim cometer os mesmos erros que cometeu com o lançamento do MobileMe.
Imagens dos serviços disponíveis:
Esta imagem mostra claramente um serviço online totalmente integrado com o nosso perfil, inclusive o aspecto gráfico e a estrutura que conhecemos da aplicação nativa Contactos, existente tanto no Mac OS X como no iOS.
O mesmo se passa com o Calendário. A optimização é um sinal de organização e a Apple serve cada vez mais um conjunto de serviços de altíssimo recorte técnico com o design sóbrio que lhe é característico.
O serviço Find My iPhone não traz nada de novo, nem mesmo a integração com o iCloud.com. Este está ainda sob a alçada do MobileMe e sem qualquer novidade. Quando refiro novidade estou claramente a apontar para algumas informações que davam como certa a nova extensão ao Find My iPhone que seria o Find My Mac. Este serviço iria localizar os computadores Mac tal e qual como actualmente existe para iPads, iPhones e iPod Touch.
iCloud for Keynote guarda as apresentações e mantém as mesmas actualizadas face às alterações levadas a cabo tanto nas aplicações existentes no Mac OS X como nas aplicações instaladas no iPad.
iCloud for Pages guarda os documentos produzido pela aplicação Pages, existente no iPad e na suite iWorks no Mac OS X. A funcionalidade de actualização também as podemos encontrar para este serviço e com a componente "versões", recentemente inserida pelo Mac OS X Lion.
iCloud for Numbers usufrui exactamente dos mesmos princípios que as suas aplicações irmãs e proporciona ao utilizador uma fiabilidade garantida, bastando activar no iOS o serviço iCloud para que nada seja perdido.
Estes serviço farão parte do pacote anunciado, na última Keynote, iWork.com. Com a Google e a Microsoft a disponibilizar as suas suites de produção gratuitamente online, a Apple contra-ataca e deixa os seus produtos iWork disponíveis na cloud. Não está por agora tudo claro e assumido, mas este é um passo importante para consolidar essa promessa.
Preços do serviço iCloud.com
Como sabemos, o iCloud tem uma modalidade gratuita onde oferece um punhado de serviços e 5GB de espaço em servidor. Agora, para quem necessita de mais espaço e pretende usufruir de um leque alargado de componentes cloud com integração com os sistemas operativos Mac OS X e iOS, a Apple comercializa um serviço de alojamento de 10GB por 20 dólares por ano.
Dobrando a capacidade, 20GB (25GB no total), como é actualmente o serviço MobileMe, a Apple irá cobrar 40 dólares por ano. Para quem necessita de mais espaço, o serviço com 50GB (55GB no total) custará ao utilizador que contratar o serviço 100 dólares por ano.
Estas são as informações disponíveis até ao momento, no entanto, espera-se que nos próximos dias sejam também dadas a conhecer alguns dos serviços que farão parte dos produtos comercializados. Tudo estará devidamente integrado e quando forem lançados a público o Mac OS X 10.7.2 e o iOS 5 estas serão as novidades que já conheceremos.
Homepage: iCloud
Este artigo tem mais de um ano
Vocês no pplware nem de noite dormem? Sempre em cima do acontecimento 🙂
O iCloud tem muito bom aspecto (ou talvez estejamos demasiado habituados ao aspecto sem sal do gmail).
Os preços parecem-me justos…
só tenho muita pena que não mantenham a Gallery do MobileMe.
Nós fazemos turnos 🙂 A notícia acontece …aqui!
é positivo este lançamento, vai mexer na cloud, o que é bom… agora os preços pareceram-me 1 pouco puxados
20$ por ano por 15 Gb
etc
Não te esqueças que filmes, músicas e fotos não entram nesse bolo!
Isto é, encher 5Gb vai ser complicado para muitos – embora ainda resta saber exactamente como é que o serviço se comporta em termos de gestão de ficheiros!
Acho que em preços anda dentro do que outros fazem.
Hmm, na Google 20 GB custam $5.00USD por ano. Isto para Gmail, Álbuns Web Picasa e Google Docs (que de gratuitamente têm, respectivamente, 7.6+1+1 GB).
Comparando com este, sim, é puxadote. Resta saber o que referes quanto à gestão de ficheiros.
A questão de gestão de ficheiros é como é que o serviço lida com o limite de espaço. Acho que o mais certo é que comece a apagar os ficheiros mais antigos, sem fazer perguntas! Tb não tenho a certeza se o Mail entra nestas contas – espero que não!!
Quanto a preços, não creio que o serviço da Google seja a melhor comparação, embora seja sem dúvida uma referência! Mesmo conseguindo lá pôr muitos ficheiros o facto é que ele está adaptado para ser usado no Google Docs, e não para qualquer tipo de utilização, como é o caso do iCloud em que qualquer aplicação pode tirar partido desse espaço e sincronizar!
Creio que a comparação mais correcta será com o DropBox e afins!
Sim, usa o Google Docs e não tem integração nativa com sincronização ao nível do Dropbox, embora hajam várias aplicações de terceiros que o fazem. Mas, tal como dizes, não consegue a integração e simplicidade que o iCloud oferece. Vamos esperar pelos próximos episódios! 🙂
Comparando o preço com o Dropbox, então, o iCloud
é uma borlafica ela por ela (tinha visto mal a quantidade de espaço)..Ou sou eu que estou mal habituado, mas estes indivíduos (Apple), qualquer coisa serve para vender até uma misera aplicação de sincronização de contactos tem um uma anuidade… Este comentário não foi feito com o propósito de desvalorizar o trabalho da Apple, pelo contrario, na minha opinião tem excelentes produtos, mas de certo que existe mais publico que tem a mesma opinião que eu.
Resto de Bom Dia
?? Mas por acaso viste o que é o serviço antes de fazer esse comentário!??
Em primeiro lugar, tens 5Gb sem pagar mais por isso!
Em segundo lugar, o serviço faz-te a sincronização de documentos de aplicações preparadas para o efeito – e podem ser as mais variadas! Para além disso faz-te o backup do teu iPhone/iPad/iPod.
Só pagas caso queiras mais espaço para guardar esses documentos!
http://technologizer.com/2011/08/02/icloud-pricing/
agora e só esperar pela resposta do android 🙂
Da Google queres tu dizer!
ele sabe lá o que ele quer dizer… XD lol
Resposta a quê? Já existe… esta foi uma resposta à Google. O que falta na Google que a Apple já tem é um backup completo do sistema Android (não disponível devido ao sistema em si, apenas com uma recovery adequada) e um Find my Phone nativo (só existe por terceiros).
A sincronização de fotos e vídeos pelo Google+ (já integrado no Android, mas opcional) também não contabiliza para espaço de armazenamento. As músicas há, para já, a possibilidade de alojar 20 000 gratuitamente. Estou também curioso do preço que a Google vai pedir quando o serviço deixar a beta.
btw, é grandiosa esta aposta da Apple. Todos os dispositivos integradíssimos na cloud e com a qualidade Apple. O desempenho certamente não irá desiludir.
É sem dúvida uma resposta à Google – diria que nalgumas coisas ainda está incompleta!
Contudo, consegue oferecer bastante mais que a Google no seu objectivo principal – sincronizar ficheiros de qualquer aplicação! Isso a Google ainda não oferece. E sincronização simples que permita trabalhar mesmo sem rede é o que as pessoas pedem! A Google continua a teimar que estará sempre tudo em rede…
Quanto ao Google+, é uma rede social, com as suas implicações, não me parece que entre no mesmo saco que o iCloud!
Espero que a coisa se desenvolva para além disto! Seria interessante se a Apple disponibiliza-se APIs para os programadores terem um interface através Web para os seus programas, no mínimo para visualizar, tal como no iWorks! Aí sim, acho que a resposta seria mais completa
Eu não uso o Google+ (enquanto rede social) e no entanto uso a sincronização de fotos que faz (antes usava uma aplicação de terceiros que usava o dropbox), para a secção “Fotografias do seu telemóvel”. Para usar a sincronização não implica que use a rede ou que me sirva dela enquanto rede social (apenas lá existo), por isso diria que sim, que a sincronização de fotos e vídeos entra no mesmo saco.
No resto que dizes, totalmente de acordo. O iOS consegue depender menos da rede… mas tende para começar a depender mais (serviços OTA) e será essa a tendência para o futuro, a Google é que se está a adiantar mais que as operadoras móveis com os seus planos (ou então as operadoras estão a aproveitar-se à grande!).
Não é a questão da poderes ou não ter proveito dum serviço desses, mas de ao usares uma rede social ficares refém das políticas seguidas em termos de privacidade, etc! Isto é, tem mais implicações para além do simples guardar fotos, que se calhar põe muitos de pé atrás!
Quanto a mais dependência da rede no iOS, não creio! Aumentou a complementaridade e funcionalidade, pois continuas a poder fazer o que fazias até aqui! O foco continua a ser em usar os recursos locais, e guardar localmente… a rede serve quase que só para a comunicação entre dispositivos e uma espécie de cache. E isso dá segurança a muita gente.
A filosofia da Google é diferente… e não me agrada muito
E se eu disser que é uma resposta ao Windows Phone 7 com integração com o SkyDrive (25Gb free)?
Desculpa mas o SkyDrive é quase a mesma coisa que a Apple tinha até aqui com o MobileMe/iDisk (que existe há muito mais tempo) – mais um local para arquivar documentos! É engraçado que têm feito uma grande festa por o Skydrive supostamente fazer streaming de música, mas o iDisk já há um ano fez isso!!
Se me falares no Mesh (5Gb) já me parece melhor, mas aí é tipo o DropBox, faltando-lhe ainda a integração com os smartphones! Falta-lhe tb a integração directa com aplicações.
Para além disso o Windows Phone neste momento está longe de ser a principal concorrência!
Eu concordo plenamente com isso.
Muitos não percebem o quão integrado está o skydrive com o Windows Phone 7.
Além de ser grátis faz muitas das coisas que o iCloud faz. Mas já fui “comido” aqui da ultima vez que disse isto. Nem me vou alongar!
Sim Diogo, já vi que não vale a pena..
http://explore.live.com/windows-live-skydrive
não encontro essa informação
podem apontar-me a página?
está bonito ^_^’
EHEHEHE, Monte-Gordo. Isto de escrever artigos para a pplware com os pés na areia é que é bom.
uiuiui, eu na agenda/calendário do Vitor só la vi a tarefa “Comprar pão” 🙂
E mai nada… vou ao pão e o resto não é comigo 😀
E as bejecas? 😮
É o Simões que trata disso. E é bom que não falhe!!!
É bom é… não às 3 da manhã, mas noutros horários é bom sim 😀
Apesar de logo no início do artigo dizer “Apple não perde tempo e neste inicio de Agosto coloca já à disposição do público em geral o serviço iCloud.com” estava a tentar aceder pelo iPhone e ele diz-me que é apenas “Beta for developers”. Não é assim tanto para o público em geral 🙁
Consegues aceder pelo computador, mas tb não consegues fazer muito mais!
Sim, como referiu e bem o Ppietra, se fores pelo browser (tive dificuldades com o Chrome e usei o Safari) tens acesso ao serviço.
Com o Opera, também não dá.
Experimentei e dá-me a mesma mensagem que tinha referido… Devem ter mudado as cláusulas de acesso!
Esqueceram-se da parte engraçada: https://www.icloud.com/enable_cookies/
😀
Olá Pedro. Não me esqueci, mas estou ainda a tentar perceber na sua plenitude essa necessidade…. além da necessidade “normal”. 😀
É mesmo isso. Experimenta bloquear os cookies no GMail (ou em qualquer outro site da Google) e vê o que acontece. Ou no Windows Live…
A culpa é do Tim Berners-Lee 😛
Experimentei e dá-me a mesma mensagem que tinha referido… Devem ter mudado as cláusulas de acesso!
Outras coisas que apareceram nos últimos dias:
– o iCloud estendeu-se tb aos filmes – não se aplica à realidade portuguesa mas não deixa de ser importante que o serviço permita acesso “eterno” a tudo o que foi adquirido na loja
– aumento do tempo de “preview” das músicas no iTunes para 90 segundos
A minha APPLE ID não me dá acesso :P.
Espero que no futuro tenha acesso com este ID, não sendo obrigado a criar uma nova ID.
Será que não vai haver problemas para quem tem ID do gmail? É que, não estou interessado em voltar a comprar outra vez, as aplicações.
Pois! Acho que nos entretantos eles puseram o acesso só mesmo para programadores registados. Eu ontem tive acesso, mas hoje já não
Pois o meu appleid também não funciona 🙁
Bom parece que vai ser um “serviço” vedado a quem tem o lion ou ios 5.
Não, há coisas do serviço que estarão disponíveis em qualquer lado – conteúdos, mail…! O que acontece é que algumas funcionalidades de sincronização só estarão disponíveis nos novos sistemas.
Pois! era isso que pensava mas ontem tentei aceder não consegui recebi pop-up com uma mensagem a dizer que se quisesse aceder para o fazer com um mac que tivesse lion ou ios 5.0, pode ser que seja só nesta fase de beta! vamos ver.
Como me estenderam o período de assinatura do MobileMe até junho de 2012, espero ter os 20GB já no iCloud. Paguei pelo serviço 79 euros e agora o mesmo espaço em disco e mais funcionalidades ficará ‘apenas’ por 28 euros… É a troika…
O iCloud Beta está diponível apenas para os inscritos como “Apple Developer”.
O iCloud para iWorks, para além da partilha de documentos, incorpora “iCloud for Documents, a new storage and sync feature that third party developers can incorporate in their own apps to allow their users to keep documents in sync across the users various devices, updating changes made on one machine across every other instance of that file, automatically”. É parecido com a integração que algumas app fazem com o Dropbox, umas melhor que outras. Com uma API para iOS a integração do “iCloud for Documents” nas app, dos vários equipamentos, deve ser mais fácil.
Está apenas aberto a quem tem apple id associado a conta de developper, e nao para quem tem lion ou assim, como vi escrito. Tenho Lion, e CHAPEU 😛 Nada de inuvens para ninguem 🙂 Resta esperar ja para Setembro, que é quando vao lançar o ios5, iphones e ….quem sabe, começarem a falar no novo macbook pro 2012.
“começarem a falar no novo macbook pro 2012.”
Começar a falar aqui ou ser a Apple a falar!? A Apple raramente fala sobre novos modelos de hardware já existente, sem que seja para começar a vender quase logo a seguir. Por isso modelos 2012 só mesmo em 2012!
Devia haver algum bug, pois quando tentei aceder com o Lion, também me apareceu o popup a dizer que não podia aceder porque não tinha o Lion… lol.
Hoje já me apareceu o popup a dizer que só para id’s registados como developers.
O que não compreendo é que estou registado como developer e diz-me que a minha conta não é de developer.