Pplware

Apple: O que esperar do evento de lançamento de novos iPhones em setembro?

Estamos quase em setembro e, todos os anos, a história volta a repetir-se: a Apple lança novos iPhones. É nesta altura do ano que os olhares do mundo inteiro se focam em Cupertino à espera de novidades. E este ano não será diferente.

Venha descobrir o que a Apple deverá estar a preparar para o seu grande evento anual de lançamento de hardware.


Quando será o evento?

Ainda ninguém sabe ao certo quando é que a Apple vai realizar este grande evento mas, quando os rumores não se vão embora é porque devem ser verdade.

Apesar da data ser ainda desconhecida, tendo em conta as datas escolhidas pela marca da maçã nos últimos anos, podemos fazer algumas previsões. Há pelo menos seis anos para cá que a Apple realiza os seus eventos na segunda semana de setembro, entre os dias 7 e 12.

Analisando com atenção o padrão dos últimos eventos, e partindo do princípio que as datas dos últimos eventos servem de alguma indicação para eventos futuros, o mais provável é a Apple realizar o seu evento de apresentação de novos iPhones no dia 12 de setembro, uma quarta-feira.

Para além disso, tendo em conta certos rumores que já chegaram até nós relativamente à data de pré-venda dos iPhones de 2018, e da qual vamos falar nos próximos parágrafos, o dia 12 de setembro parece ser a dada que aparecerá nos convites que a empresa de Cupertino ainda tem que enviar.

Onde será o evento?

O último evento de hardware da Apple foi uma estreia por várias razões. Foi o primeiro evento da Apple a ser realizado na nova casa, o Apple Park, pela primeira vez vimos o design que deverá acompanhar o iPhone nos próximos anos e foi também o primeiro evento a estrear o Steve Jobs Theater.

Este auditório tem o nome do co-fundador da Apple, Steve Jobs, devido ao enorme contributo dado à empresa. Para além disso, Steve Jobs adorava o dia de lançamento de novos produtos.

Nos últimos anos, a Apple lançou novos iPhones em vários auditórios e ainda este ano, em março, foi em Chicago que realizou o seu evento virado para a Educação. Mas, devemos assumir que este ano iremos voltar ao auditório com o nome de Steve Jobs para a revelação de mais um iPhone.

iPhone: O que vem a seguir?

Ao longo dos últimos anos tornou-se hábito o surgimento de rumores e descobertas bastante reveladoras acerca de novos iPhones ainda por apresentar. Assim, temos vindo a segui-los atentamente e a informá-lo sempre que surge algo de novo.

O iPhone X, lançado no ano passado, foi o smartphone mais vendido nos primeiros meses de 2018 e, este ano, a Apple deverá apresentar três novos iPhones, com diferentes tamanhos de ecrã, diferentes tecnologias e, acima de tudo, diferentes preços de entrada.

Ao que tudo indica, dois do modelos terão um ecrã OLED e o terceiro modelo deverá incluir um ecrã LCD, mas com melhorias ao nível da cor. Este último será o iPhone mais barato.

Segundo os rumores, o iPhone com ecrã LCD deverá ter um processador A10 Fusion, o mesmo processador que se encontra no iPhone 7. Para além disso, a Apple deverá excluir funcionalidades como o Touch 3D para ser capaz de colocar o Face ID e manter o preço deste smartphone perto dos 700 dólares.

Por outro lado, no que toca aos iPhones com ecrã OLED, existe informação que confirma o suporte do Apple Pencil. Nas últimas semanas, este rumor tem gerado alguma controvérsia pois, a Apple sempre se mostrou contra a utilização de estilete.

A verdade é que o Apple Pencil não é uma estilete nem é fundamental para operar o iPhone. Isto é algo que muita gente não entende. O Apple Pencil é um acessório, que só compra quem quer, e que ajuda a despertar o lado criativo do utilizador.

Outras características que merecem ser mencionadas são o armazenamento de 512GB que deverá estar disponível nos modelos OLED e o novo processador A12 Bionic ainda mais rápido.

Em termos de preços, a Apple costuma aumentá-los ligeiramente. Assim, podemos antever que em Portugal o novo modelo Plus com ecrã OLED deverá rondar o 1360 euros. Por outro lado, o modelo mais pequeno, também com ecrã OLED, poderá baixar para os 1000 euros. Segundo rumores, lançados por uma rede alemã, os novos iPhones ficarão disponíveis para pré-venda a 14 de setembro, dois dias depois da apresentação oficial.

Apple Watch com novo design…

O Apple Watch continua a ser o melhor smartwatch disponível no mercado e o dispositivo ideal para acompanhar o iPhone. Os dois formam uma equipa perfeita e, no próximo mês, esperamos ver um novo modelo com melhorias face à geração anterior.

As grande novidades deverão verificar-se ao nível do design. O novo Apple Watch Series 4 deverá possuir um ecrã até 15% maior face ao modelo Series 3, resultado da diminuição das bordas do dispositivo. Isto resulta numa experiência de utilização mais imersiva.

Por outro lado, devemos também ver o aparecimento de um novo conjunto de botões fruto de um novo sistema de de feedback mecânico. Com esta alteração o Apple Watch deverá ter melhor resistência à água e ganhar mais espaço interno que permitirá adicionar outros componentes.

São também esperados novos sensores de saúde e exercício físico. Por outro lado, um novo processador e o WatchOs 5 deverão garantir melhor performance ao novo Apple Watch Series 4.

 

No que toca ao preço, esperamos que tudo se mantenha igual, isto é, em Portugal o preço de entrada deverá ser 379€ para o modelo de 38mm.

iPad Pro com Face ID…

Em março deste ano, a Apple trouxe para o mercado um novo iPad de 9.7 polegadas mais barato e que suporta o Apple Pencil. Mas, segundo as informações que têm circulado ao longo dos últimos meses, a Apple deverá atualizar também a linha Pro já no próximo mês.

Espera-se que o iPad Pro sofra bastantes alterações ao nível do design. O Home Button deverá desaparecer, o que significa que o Touch ID será descartado. Assim, a marca da maçã deverá começar a utilizar o Face ID como novo sistema de autenticação no iPad Pro. No entanto, o novo modelo não deverá ter o recorte semelhante ao do iPhone, onde se encontram a câmara frontal e o sensor True Depth.

Existem outros rumores que confirmam o desaparecimento da entrada para auscultadores no próximo modelo do iPad Pro. Iremos finalmente ver um iPad à prova de água? Para além disso, espera-se que que o novo iPad Pro traga um novo processador, provavelmente chamado A12X Bionic, e mais RAM.

Alguma atualização ao nível do Apple Pencil ou Smart Keyboard também seriam muito bem-vindas, mas parecem menos prováveis.

Atualizar os Macs…

Em julho deste ano, a Apple atualizou os seus computadores MacBook Pro com os processadores Intel Coffee-Lake. No entanto, nem o iMac, Mac mini, MacBook ou MacBook Air receberam os novos processadores. Será que a Apple vai atualizar estes modelos no próximo mês?

Rumores sugerem que a Apple irá, finalmente, atualizar o modelo MacBook Air e Mac mini. A linha Mac da Apple não está propriamente a dar muito lucro à empresa e isso deve-se em parte ao preço dos computadores e ao facto de alguns modelos não serem atualizados há algum tempo.

Um MacBook Air com melhores especificações e, no geral, hardware mais atual, pode mudar rapidamente a linha Mac da Apple. Certamente, muitos utilizadores iriam agradecer.

Não existem novidades na Apple TV?

A quarta geração da Apple TV e a Apple TV 4K foram ambas reveladas em eventos realizados no mês de setembro. A primeira foi revelada em 2015 e a segunda em 2017.

Normalmente, a Apple não revela novo hardware da linha TV todos os anos. Assim, espera-se que as atualizações na Apple TV surjam apenas no próximo ano.

AirPower… finalmente!?

Vai fazer agora em setembro exatamente um ano desde que a Apple apresentou o AirPower, um tapete de carregamento wireless e a solução ideal para carregar simultaneamente vários dispositivos que suportem carregamento sem fios.

Segundo se sabe, a Apple encontrou algumas dificuldades com as quais não estava a contar e por isso adiou a chegada deste dispositivo ao mercado. Mas espera-se que fique disponível agora em setembro e que o anúncio seja feito no evento da empresa de Cupertino daqui a algumas semanas.

Novo software?

Em setembro deste ano, na WWDC 2018, a Apple apresentou novas versões dos sistemas operativos para todos os seus dispositivos. Neste momento, todos os sistemas operativos ainda se encontram em fase beta.

Apesar de, neste momento, já terem atingido uma fase de maturação elevada, ainda não foram lançados para todos os utilizadores. Espera-se que a Apple disponibilize a versão Golden Master (final), momentos após a apresentação dos novos iPhones para utilizadores que tenham aderido ao programa Beta da Apple.

As versões finais do iOS 12, macOS 10.14 Mojave, WatchOS 5 e tvOS 12 deverão ficar disponíveis para download para toda a gente poucos dias depois do evento. No entanto, a data ainda é desconhecida.

Conclusão

O lançamento do próximo iPhone está mesmo aí à porta e são muitas as novidades que esperamos no seu evento de lançamento.

A comunidade tecnológica está, neste momento, na expectativa e bastante entusiasmada. Vamos esperar e ver o que a Apple tem preparado para nos apresentar no próximo mês.

O que acha que vai ser apresentado?

Exit mobile version