Apple domina vendas de Natal, mas não com o iPhone X
Com os grandes smartphones do ano de 2017 lançados e colocados no mercado, as marcas esperavam pelo Natal para reforçarem as suas vendas e conseguir ter ainda mais utilizadores. Esta é uma época propícia a compras e os telefones têm sido, nos últimos anos, a escolha mais óbvia para a maioria dos consumidores.
Os números do Natal deste ano repetem os que temos visto em alturas similares, com a Apple a dominar, mas desta vez com uma diferença. Ao contrário de anos anteriores, não foi o flagship desta marca a dominar as vendas.
Como tem sido normal no Natal de anos anteriores, as escolhas de presentes no campo dos smartphones recaíram nos equipamentos da Apple.
Mas, e dando força às notícias dos últimos dias, a Apple estará a atravessar um período menos positivo de vendas do iPhone X. No Natal de 2017 este não foi o smartphone mais vendido e nem sequer o iPhone 8 teve esse domínio.
A Apple dominou as ativações de equipamentos
O domínio da Apple no campo das ativações de smartphones na semana anterior ao dia de Natal é avassalador. A marca consegue reclamar para si quase metade dos equipamentos ativados. São 44%, o que significa que tem quase o dobro do seu concorrente mais direto, a Samsung, que este ano consegue crescer ligeiramente e atinge os 26%.
A Huawei, uma marca que tem cada vez mais mercado, ocupa a terceira posição, com 5%. De seguida temos a Xiaomi, a Motorola, a LG e a OPPO, com 3%. A fechar o top 8 temos a Vivo com 2%.
Não foi o iPhone X que deu o troféu à Apple
Analisando a lista de equipamentos da Apple que foram ativados neste período, podemos ver que o domínio está no iPhone 7, o modelo de 2016, que conseguiu uns expressivos 15,1%.
Na posição imediatamente abaixo temos o iPhone 6, o modelo de 2014, que consegue 14,9%. O iPhone X, a grande aposta da Apple para este ano surge apenas na 3ª posição, com 14,7%.
O iPhone 8 e o iPhone 8 Plus aparecem apenas na 6ª e na 7ª posição, com 8,7% e 8,1% respetivamente. Também aqui o iPhone 8 Plus domina face ao modelo de dimensões mais reduzidas.
Importa notar que, mesmo com estes resultados, os novos smartphones da Apple conseguem puxar a si quase 1/3 das vendas neste Natal, dentro do universo Apple.
Os phablets dominaram o Natal deste ano
Quando a análise recai no tamanho dos smartphones, este ano parece ter também seguido a tendência de anos anteriores. Os phablets, com ecrãs entre as 5 e as 6,9 polegadas, cresceram, tornando-se agora a escolha preferida dos consumidores, com 53%.
Os telefones de dimensões médias, com ecrãs entre as 3,5 e as 4,9 polegadas ficaram na segunda posição das escolhas, com 35%.
Estes dados são baseados nos números da Flurry, cuja ferramenta de análise de dados está presente em cerca de 1 milhão de aplicações e que dá acesso a dados de 2,1 mil milhões de dispositivos. O período em análise compreende a semana que antecedeu o dia de Natal.
Este artigo tem mais de um ano
Resumindo a historia que estava tudo a espera que o X ficasse a venda era tudo treta!
Também não é de admirar.Um smartphone que custa em média cerca de 1200 euros não é brincadeira nenhuma !! As pessoas não vão estar a comprar 1 iPhone todos os anos,por amor de Deus.A vida está cara e ninguém sabe o dia de amanhã. 🙂
Sempre fatalista.
https://www.rt.com/usa/414507-apple-iphone-throttling-apology/
É sempre, mas depois vamos a ver após estas noticias e lá virá a noticia anual em que a Apple perde quota de mercado face aos Android, em que estagnou nas vendas e as rivais subiram, face ao ano anterior, etc.
Conclusão são noticias que nada dizem porque na verdade a Apple está é quase a ser ultrapassada pela Huawei nas vendas anuais e fica estranho perceber porque é que é a que mais vende no natal, face todos os outros, porque é que os modelos novos vendem mais numa semana que outras num ano, mas na verdade resume-se depois a uns 10 ou 15% das vendas mundiais de smartphones e continua a decrescer na quota de mercado.
Como se faz as contas das activações?
Se me for dado um Iphone usado e eu não tivesse conta isso contava como nova actualização?
Se assim for todas as activações de Iphones mais antigos, não quer dizer que foram vendidos este ano.
Mesmo não sendo o mais vendido o X com o preço pedido são números fantásticos, só é pena não ser made in Portugal.
Tens no final do artigo a explicação, resumida. Esses srs têm uma plataforma de analitycs para apps e ao instalares uma delas num novo equipamento passas a contar como estando “ligado” a eles. De resto, é só fazer contas 🙂
Porque não é mencionado no artigo que esses dados englobam todos os smartphones Apple e apenas 2 smartphones Samsung s8 e note 8?
Estive a ler novamente a fonte desses dados e em lado nenhum refere essa informação. Onde a foste obter?
“Mas qual o motivo do número de vendas da Samsung ser tão menor? Basicamente, o gráfico agrupou todos os modelos ativamente vendidos do iPhone, enquanto para a Samsung, juntou apenas os dois tops de linha atuais da marca.” fonte tudocelular.com
Isso é a conclusão de outro site, não da fonte. Não tens qualquer referência a essa informação na fonte.
O modelo anterior, o 7 e até o 6(!) venderam mais que os modelos deste ano?! Algo está mal para os lados se Cupertino.
Para a Apple não interessa o que foi vendido (segundo gráfico), mas sim quanto (primeiro gráfico).
O facto da Apple ter uma range de produtos para mais carteiras fez com que pessoas com menos posses para comprar um flagship da Apple pudessem, de qualquer forma, comprar um iPhone.
Só que não.
Exceto que sim. Ganha modos.
Só diz que as pessoas (grande parte) afinal nem querem saber das grandes (ou não) novidades dos últimos modelos como muitas vezes se fala mas procuram algo fiável a um preço mais justo… afinal de contas as grandes novidades não são assim tão importantes para grande percentagem de pessoas que compraram o iPhone este ano…
Ainda no seguimento… 53% das compras de 2017 são modelos de 2016 e 2015. O que também revela que nem todos os utilizadores do iPhone querem (ou necessitam) do último grito…
Claro. O hype todo é coisa de Internet. As pessoas normais não andam preocupadas com isso como os haters querem fazer parecer. Esses é que querem sempre as últimas specs e vão entrar em discussões para mostrar como eles são mais espertos.
“SÓ diz que…”
Não é por nada mas “duvido” muito dessas vendas serem % tão superiores quando em Portugal o que mais foi vendido este ano foi Android de acordo com as lojas mas claro, quem sou eu 🙂
Abraço e bom ano e que sejam mais poupados 😉
Mudem de telemóvel a cada 3 anos sff, consumismo dia menos dia…. leva nos a ruina!