Apple compra a poderosa app Workflow para iOS e está gratis
A Apple adquiriu hoje a popular ferramenta para iOS Workflow. Esta app permite aos utilizadores combinar as funcionalidades de várias aplicações por forma a automatizar processos mais complexos.
Esta app foi desenvolvida por uma equipa que integra o conhecido Ari Weinstein, um dos antigos promotores do jailbreak do iPhone.
O que faz a app Workflow?
Workflow funciona como uma ferramenta de automatização de tarefas para o utilizador. Com a facilidade de arrastar e largar combinações de aplicações, podem ser criados fluxos de ações a executar no iPhone, iPad ou Apple Watch.
Esta app inclui mais de 200 ações, concluindo aquelas para os Contactos, Calendário, Mapas, Música, Fotos, Câmara, Lembretes, Safari, AirDrop, Twitter, Facebook, Dropbox, Evernote, iCloud Drive e Saúde. mas há muito mais para acrescentar quando a usar.
Alguns exemplos do que poderá fazer com esta app:
- Fazer GIFs animados
- Adicionar ao ecrã do seu iPhone um ícone que liga direto para uma determinada pessoa
- Produzir PDFs a partir do Safari ou de qualquer app com ação de partilha
- Obter direções para um estabelecimento predefinido só com um toque no ecrã
- Fazer um tweet da música que está a ouvir
- Recolher todas as imagens de uma página web
- Enviar uma mensagem incluindo a captura de ecrã que acabou de fazer
- E muitas mais opções que podem ser criadas à medida das necessidades do utilizador
Dentro da app o utilizador poderá criar as combinações, adaptar o nome dessas ações e automatizar processos que demorariam mais do que um simples toque.
Mas porque razão a Apple adquiriu esta app?
Esta é uma aplicação que faz todo o sentido ser desenvolvida pela Apple para simplificar e automatizar processos no iOS. É um sistema que ajudará ainda mais a tornar o iOS simples, com mais funcionalidades à frente dos olhos do utilizador e que executa poderosos serviços num sistema com certas limitações de determinadas ações.
A Apple confirma isso mesmo na sua declaração após ser anunciada esta aquisição. É de lembrar que já em 2015 esta app havia ganho o prémio Apple Design Award, dadas as suas capacidades de acessibilidade:
“he Workflow app was selected for an Apple Design Award in 2015 because of its outstanding use of iOS accessibility features, in particular an outstanding implementation for VoiceOver with clearly labeled items, thoughtful hints, and drag/drop announcements, making the app usable and quickly accessible to those who are blind or low-vision.
A equipa de desenvolvimento também declarou esta venda, contudo, não ficou claro se ela se manterá dentro da estrutura da Apple:
We are thrilled to be joining Apple,” said Weinstein in a statement. “We’ve worked closely with Apple from the very beginning, from kickstarting our company as students attending WWDC to developing and launching Workflow and seeing its amazing success on the App Store. We can’t wait to take our work to the next level at Apple and contribute to products that touch people across the world.
Esta app torna-se assim presença no portefólio da empresa de Cupertino e está a ser distribuída de forma gratuita. Aproveitem porque poderá ser muito útil.
Este artigo tem mais de um ano
Onde andam os haters?
Chamaram?
Um pouco ao estilo do IFTTT mas com look&feel Apple
Removeram toda a integração com os serviços da Google(Maps, Chrome, Translate), a integração com o Pocket(da Mozilla), possibilidade de enviar variáveis via LINE/Telegram, (entre outros). Foi comprada para lhe cortarem as pernas:
Maps actions are now powered by Apple Maps
Translate Text is now powered by Microsoft Translate
Get Street View Image, Google Chrome, Pocket, LINE, Telegram, Uber, and Workflow Gallery submissions are no longer supported
Eu não vi isso nas release notes. Onde está essa informação?
Está disponível no website da App
https://workflow.is/whatsnew
http://my.workflow.is/whatsnew
Não, não foi.
Os advogados agora têm de assinar um contrato que autoriza a Apple a aceder a essas funcionalidades, e por enquanto, ainda não assinaram.
Da boca de um developer que tem interligação com a App.
Vai uma aposta que a integração com os serviços agora removidos nunca vai reaparecer?
Se não aparecer, será por culpa dos prestadores.
Claro que sim. Mas há dúvidas?
Vejam-me bem o ridiculo….já assumes que a Apple não terá culpa…de uma coisa que nem aconteceu ainda LOOOL
Deviam claramente fazer uma limpeza cerebral. Essas paranoias vão acabar por vos fazer mal a longo prazo 😛
É possível para alguns, embora a questão é que é também expectável que a curto-médio prazo a app saía da loja reaparecendo nalguma nova funcionalidade do próprio sistema. E o facto de a Uber ter ficado de fora leva a crer que é uma questão de contractos, já que a Apple não tem qualquer problema com a Uber, pois é uma aplicação que a Apple publicita bastante em termos de integração com outras aplicações e serviços da Apple no iOS.
Já existia o Flow da microsoft também gratuito e muito mais poderoso.
E quando é que o Windows tem um equivalente ao Automator do Mac, esse verdadeiramente potente e completo?
Que curiosamente não existe no Windows Mobile…
É o mais parco e fraco dos três(WorkFlow/IFTTT/Flow). No entanto há que ter em conta que o Flow e o IFTTT pertencem à mesma categoria, enquanto o WorkFlow enquadra-se na categoria do Tasker.
Boa tarde.
E para andróid qual a aplicação equivalente?
Ficar a chuchar o dedo.
Mas espera aí que já vêm os do costume dizer-te para fazeres root é instalares meia dúzia de programas bugalhudos e demasiado complexos que não fazem nada na pratica.
WOOOW por momentos pensei que ias responder algo sério. Até me espantava se dissesses algo de útil e que não fosse criticar a concorrência.
Que comichão te faz o Android, moço…
Para que serve isto? O ios ja faz o mesmo, e lixo
Alguma vez experimentaste? Há sites com Workflows públicas, pode-se ver exemplos, de “umas tirar outras” (… não é bem isto o que eu quero, mas modificando facilmente aqui ou ali faz o que eu preciso), e pode-se combinar diversas Worflows simples.
Cada Workflow que se cria é uma app que automatiza tarefas repetidas. Colocando um atalho para cada Worflow que se cria nos widgets da App está sempre pronta a usar.
O iOS, obviamente, não faz isso.
Agora, pode-se automatizar todas as tarefas. Todas não, mas ainda são bastantes. Com o pessoal da Apple envolvido é bem provável que a Workflow se torne uma das apps mais
P.S. Como as apps estão aqui ordenadas pela mais recente – tem graça que é exactamente uma Workflow para se abrir o que se pretende no Chrome, que era uma função nativa da da app, antes da actualização de hoje [Estou convencido que algumas funções que foram retiradas hoje vão voltar, deve ser uma questão de direitos. Abrir no Google Maps manteve-se]
importanteshttp://www.workflow-vcs.de
Agora, pode-se automatizar todas as tarefas – ? – . Todas não, (…) é bem provável que a Workflow se torne uma das apps mais – importantes