PplWare Mobile

Apple acusada de “roubar” ideia de estudante

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. FDAD says:

    Acho muito bem!

  2. João Dias says:

    Bem, o Estevão Trabalhos bem avisou que os melhores também copiavam…Pá, se lhe oferecerem um emprego e bom salário na Apple, a coisa pode resolver-se.

    • Hi World! says:

      Mas era isso que no final na notícia diz.

      Aliás, se ele não patenteou o software ou a imagem da aplicação e se os códigos não mostrarem notórias semelhanças de cópia, será muito difícil decidir quem criou primeiro… :S

      • Ecchin says:

        A verdade é que a aplicação está de facto à venda há um ano…

        • Hi World! says:

          O problema é mais no sítio onde a app era vendida… :X

          Acaba por ter, curiosamente, o mesmo problema que o Android Market. O facto de não haver nenhum controlo nem nenhuma forma de proteger a propriedade de quem programa arruína qualquer hipótese de fazer sucesso.

    • hum? says:

      aonde e que diz que lhe oferecem emprego e dinheiro? apenas lhe pedem o curriculo !

      • Ciscobald says:

        Deve ser a primeira vez que vens ao mundo!!!! Querias o quê? que a apple lhe dissesse claramente que lhe arranjava emprego e bom salário para se calar?? OMG

  3. Meh says:

    Cydia Store NÃO é concorrente à apple store! se não estou em erro Cydia é só mesmo para telefones com jailbreak, acho estranho meter o que quer que seja a venda no cydia visto que só vejo app’s free lá, qualquer das maneiras se foi lançado para a cydia é porque não era 100% legal, logo não foi aprovado.

    E no meu ponto de vista esse rapaz foi genial! “inventou” a troca de informação por Wi-Fi…. Sinceramente lol. Não sou um apple fan boy nem tão pouco mais ou menos, mas este rapaz é mais um que lhe vai sair tudo furado, se ele leu a EULA sabe que o que fez é motivo de “nega” nos tribunais 🙂

    • Rui "ALL" Sousa says:

      “ho estranho meter o que quer que seja a venda no cydia visto que só vejo app’s free lá”

      Errado!

    • Jorge Gil says:

      Pelo que percebi ninguém disse que o rapaz inventou alguma coisa. Simplesmente, desenvolveu uma aplicação que permitisse sincronização over wi-fi, que diga-se era uma das funcionalidades que faltavam no iOS.

    • aver says:

      Vai ao Cydia, pode ser com o browser
      http://cydia.saurik.com/

      Clica em Cydia Store Products
      Tens uma lista de algumas das app pagas. O Wi-Fi Sync vem á cabeça. Clicas nele e podes ver o vídeo no YouTube

      Inventar o iCloud provavelmente não inventou. O iCloud não se inventa, faz-se, com múltiplas funcionalidades, que não são só “sincronizar” o iPhone por WiFi.

      Agora que criou uma app que permite sincronizar o iPhone com o iTunes por WiFi inventou e pôs à venda, legalmente, no Cydia.

      Há muitas mais ideias que a Apple tem ido buscar às app do Cydia. Não lhe ficava nada mal pagar aos developers.

      • Vítor M. says:

        Tens razão, acho que não lhe ficava mal, no entanto este tipo de estrutura vive dependente de trabalho e suporte da Apple… de forma menos “legal”, permitindo obviamente que terceiros tirem proveitos financeiros do investimento da Apple.

        Isto, como referes, não é de agora, a Apple também usa os repositórios outsiders como cobaias, servindo-se posteriormente dos sucessos para seu proveito.

        É uma troca não convencionada mas tolerada por ambas as partes. Logo ninguém se pode queixar. Será ético ou sensato o jovem dizer que contornou as regras dos produtos da Apple para seu proveito?

        Enfim… Na minha opinião a Apple nestes casos deveria ter mais abertura…. se bem que a argumentação destas empresas poderosas tem outro impacto quando interpretam a lei.

        • aver says:

          Pois, segundo Engadget, a app no Cydia custa 10 dólares e foi descarregada 50.000 vezes, o que dá uma quantia jeitosa: 500.000 dólares.
          Se pagar uma comissão de 20% ao Saurik (o patrão do Cydia que faz anualmente uns milhões de dólares) ainda sobram uns 400.000.
          Segundo o Engadget nem está muito chateado, já sabia que isto podia acontecer.
          Muitas app do Cydia aproveitam bem o “mercado” das insuficiências do iOS, enquanto duram, mas se algumas valem o dinheiro outras nem por isso. http://www.engadget.com/2011/06/09/wi-fi-sync-developer-says-he-was-fairly-shocked-by-apples-sim/

          • aver says:

            … agora, como está no link acima do Engadget, acho um abuso a Apple ir buscar o mesmo nome para a app e praticamente o mesmo símbolo. Por isso devia pagar ao developer.

          • Vítor M. says:

            E ainda se queixa? Sorte tem ele da Apple tem benevolência face ao aproveitamento financeiro deste tipo de “comércio paralelo”.

            Enfim… viva à publicidade.

        • Paulo Martins says:

          Qual comércio paralelo. Pelo que li da noticia a aplicação foi proibida por usar API que não são permitidas. A Apple tem um conjunto de regras muito restritas, se eu criar uma API para criação de aplicações para iPhone e tu usares a minha API para criar um programa não há nada de ilegal no processo mas a Apple vai recusar a entrada da tua aplicação na Apple Store porque não é criada usada as API’s nativas.

          A aplicação que o rapaz criou não é ilegal nem vai contra nenhuma lei, a Apple apenas disse de como não foi desenvolvida usando a sua API não pode ser colocada à venda na Apple Store e este colocou-a à venda noutro local.

          Agora se a Apple reaproveitou a ideia do rapaz para criar o iCloud ora acho muito bem que tenha que pagar direitos de autor ao rapaz.

    • Apagador says:

      LOL, mais um fanboyzinho disfarçado!

      1 – Esse site tem aplicações pagas
      2 – Por incrível que pareça, o Meh deve fazer parte das minoria de pessoas que a Apple NUNCA rejeitaria uma aplicação de um anónimo estudante de algures no Mundo, só para integrar a ideia dele num produto (aliás, o tão elogiado e revolucionário interface da apple, nem sequer foi inicialmente roubado – sim, ROUBADO – á Rank Xerox, portanto nem têm histórico de serem uns ladrões de ideias alheias, certo? certo?)

    • jo§e says:

      Acho que ele ainda devia ser processado pela Apple, pois roubou uma ideia do Steve Jobs de 1996 ou 1997 🙂

    • Gonçalo Farinha says:

      A propriedade intelectual tem que ser paga…

  4. Sérgio says:

    o que é que a sincronização wifi entre pc e iphone via wifi tem a ver com o icloud. A única coisa em comum é mesma essa. O icloud é muito mais que isso

    • Meh says:

      Concordo, e sync pc-iphone por wifi existe aos pontapés na apple store :/ Gosto muito desses “processos” sem sentido 🙂

    • Hmarques says:

      ““Wi-Fi Sync”, que tinha como objectivo a sincronização de ficheiros entre dispositivos com iOS…” sabes ler? É que eu li entre dispositivos com iOS. Ou estou enganado?

      • Sérgio says:

        Continuas a não perceber o verdadeiro alcance do icloud

        • Hmarques says:

          Eu apenas te alertei para o facto de estares a diminuir a aplicação para um simples sync com o pc, quando de facto faz sinc com todos os aparelhos com iOS atraves de Wifi. É um bocado diferente não achas?
          PS: Ninguem falou que ele inventou o iCloud. Mas sim que inventou o sincronismo através de Wifi que está presente no iCloud.

          • Sérgio says:

            achas que o icloud fazia outro sentido que não via wifi?
            Se até a videochamada pela apple foi desenvolvida sobre wifi…
            O Wifi é apenas o meio de transmissão. O icloud não é isto. Até poderia ter sido implementado via cabo usb que o conceito era o mesmo. Claro que nos dias que correm não fazia qq sentido.
            Pegando naquela publicidade bacoca do BES. O Gutemberg inventou a imprensa logo…

          • Hmarques says:

            Discutir com fanboys não é fácil mas eu vou tentar explicar isto de forma a que tu entendas:

            -o iCloud tem sincronismo por Wifi
            -a aplicação do gajo era sincronismo por Wifi.
            -a aplicação dele foi recusada.
            -depois aparece como parte do iOS5
            -até os ícones são parecidos

            problem?

          • Ppietra says:

            @Hmarques
            Devias ler as notícias com mais atenção. Isto não tem nada a ver com o iCoud! O iCloud representa os novos serviços via internet da Apple, enquanto que isto é um serviço local entre dispositivos.
            O que o rapaz está a apontar é para a funcionalidade “Wifi Sync” que a Apple anunciou para o iOS5, coisa que nada tem a ver com o iCloud. E na minha modesta opinião, tendo em conta que a ideia que ele concretizou já existia antes, não faz qualquer sentido acusa a Apple de copiar, a não ser que tenha havido alguma cópia de código que ele escreveu.

          • Ppietra says:

            @ Hmarques
            Só para resolver a tua confusão sobre o Wi-Fi Sync. Ele só funciona entre um computador com o iTunes e o dispositivo utilizado, como serviço local. Não tem nada a ver com o iCloud, aliás é exactamente a mesma coisa que já existe actualmente de cada vez que se liga o dispositivo por cabo ao computador.
            Quanto ao símbolo. Caso não saibas o símbolo que a Apple usa há muitos anos para o WiFi é o semi-círculos concêntricos, e tem outra aplicação (o iSync) responsável pela sincronização de ficheiros, que tem como símbolo duas setas em circunferência em fundo metálico. Juntas os dois e ficas exactamente com o símbolo que a Apple está a usar para o Wi-Fi Sync.
            Por isso por muito injusto que possa parecer, não há nada que a Apple tenha feito de errado ao rapaz – a não ser que se venha a provas que aproveitou código escrito por ele!

          • Hmarques says:

            peço desculpa, eu quis dizer iOS5 e não iCloud. Não tenho nenhuma confusão com o Wifi Sync. A aplicação do rapaz é demasiado semelhante à da Apple. Dai a razão para o rapaz ficar chocado e querer justiça. Vê as coisas desta forma: fazes uma app para iphone e mandas para a Apple, esta recusa a tua app por uma qualquer razão e depois na proxima actualização do iOS a tua app está incorporada. achas bem?

          • Ppietra says:

            @ Hmarques
            a única coisa que a tal aplicação faz é permitir que a sincronização se processe por Wi-Fi e não por cabo! Vais me dizer que o rapaz é que inventou a ideia de usar o WiFi em vez de cabo para fazer sincronização??
            Não estou a dizer que ele não teve mérito, agora não foi, com certeza, o primeiro a ter a ideia, pois era algo mais do que óbvio.
            Se me provares que a Apple usou código escrito por ele, então sim, dou-te razão!
            E deixo-te esta ideia! Para além desta funcionalidade a Apple apresentou outras que pisam em muitas outras aplicações que estão disponíveis na App Store. Ninguém dessas empresas disse que a Apple roubou as suas ideias, pois nada mais eram que a evolução natural para um produto face à concorrência – aliás para muitos é uma oportunidade para tornar os seus produtos ainda mais úteis e visíveis adicionando funcionalidades que a Apple não disponibiliza de origem!

        • Sérgio says:

          Hmarques, fanboy!!! eu!!! Deves estar a gozar. Não sou é um hater
          A ideia do icloud é tu poderes sincronizar o teu dispositivo com a núvem, não com outro equipamento em especifico e ao mesmo tempo não estares dependente de equipamentos terceiros para a sincronização. Logo havia duas alternativas, ou faziam o sincronismo via 3G (que não fazia muito sentido – ver exemplo do facetime) ou faziam sincronismo via LAN. Ora, os outros aparelhos da Apple vão fazer via LAN e o iphone não ia?!? A ideia é não teres o iphone ligado a nada. Sinceramente não percebo a tua.
          Sim o icon roubaram-no ao moço, mas só isso.

      • Vítor M. says:

        O iCloud vai mais longe que um simples sincronismo WiFi com o computador. O serviço iCloud será o elo de ligação entre o serviço Apps Store, BookStore, serviço de Backup e serviço de sincronismo de documentos.

        O serviço irá extrapolar o actual MobileMe mas terá também um serviço de storage, Photo Stream e será suporte para o novo serviço iTunes Match.

        Além disso será também usado como suporte informativo para o actual serviço Find My Iphone e para o futuro Find My Mac que, segundo parece, será uma nova feature do Lion, na versão final.

        Como tal e como podemos antever, será muito mais que um simples sincronismo WiFi com o computador. Além disso, outros produtos serão também alocados ao iCloud.

        A interacção do Lion com o iOS terá um denominador comum, o iCloud.

        Onde está a parecença entre o serviço do jovem e o iCloud da Apple?

    • André Meireles says:

      Um carro são muito mais que as rodas, mas (pelo menos para já) sem elas o carro não anda!;)

  5. Rui "ALL" Sousa says:

    E vamos nos de novo…

  6. iPlagiator says:

    se o puto deixasse-se de tretas, acabava mase era a treta do curso e enviava o curriculo para eles e ficava caladinho e trabalhar lá!

    • Vítor M. says:

      😀 realmente deveria ser esse o melhor caminho… acho que tens razão sim senhor.

    • NeMewSys says:

      Também pensei isto. Que miúdo imbecil, tudo quer, tudo perde.

    • Ricardo Amaral says:

      À falta de princípios claro que ficava caladinho, parece que isso falta a alguns…

      • João Dias says:

        Com isso não concordo. Desenvolver Software ou qualquer outra aplicação dá trabalho. Dispendemos tempo, paciência e muitas horas de sono.

        Especialmente esta, que fazia o que nunca nenhuma antes tinha feito.

        Se ele teve o trabalho todo de criar a aplicação, acho que se deve pronunciar sobre isso. Porque a Apple disse-lhe que não, mas depois foi buscar a ideia.

        O fim da discussão seria a Apple aceitar o rapaz na empresa, que isso era mais que justo. Já que o novo sistema de notificações do iOS 5 foi feito por um programador externo à Apple (que tinha a sua app na cydia também), que acabou por ser contratado pela empresa para trabalhar para lá, era justo que este rapaz também fosse chamado.

        • Vítor M. says:

          João, concordo que a Apple, como fez a esse outro developer, poderia integrar o jovem na sua estrutura, mas repara, já viste os lucros que ele já teve a vender uma aplicação que interage de forma ilegal com os produtos que a Apple?

          Achas isso justo para todos os developers que estão na App Store sob regras da Apple?

          • Paulo Martins says:

            Sem o devido conhecimento da aplicação podes-me explicar o que é ilegal na aplicação do rapaz.

            Como eu coloquei no post anterior, se eu criar uma API e tu desenvolveres esta aplicação através da minha API é tudo legal mas a Apple não vai deixar que a coloques na Apple Store porque foi criada usando a minha API.

            A Apple tinha acesso ao código fonte da aplicação e se o usou sem autorização ou conhecimento prévio de quem a criou, meus amigos, ninguém trabalha de graça se queres ter lucro através do meu trabalho vais ter que me pagar algum a mim.

          • Ppietra says:

            @ Paulo Martins
            Estás um pouco enganado sobre a questão das APIs.
            O rapaz usou APIs privadas da Apple, coisa que é proibida pela Apple.
            No entanto, não posso dizer nada quanto ao código que ele escreveu e se a Apple usou algum dele. Mas tudo o que foi dito até agora apenas dá a entender que o rapaz ficou chateado porque a Apple rejeitou a aplicação dele e agora existe algo parecido.

  7. Hmarques says:

    Quando se falava que a Samsung estava a copiar a Apple era só comentários a favor da Apple processar a Samsung, agora que a grandiosa Apple copia um conceito que um estudante desenvolveu está tudo contra o rapaz.
    O que é que se há-de fazer..
    Fanboys… sigh.

    • Jorge Gil says:

      É por essas e por outras que eu acho que submeter aplicações para a Appstrore pode ser “perigoso”. A meu ver, ninguém garante que uma aplicação, que cumpra todos os requisitos impostos pela Apple, seja aceite simplesmente porque é uma grande ideia e depois essa aplicação é rejeitada e vem como uma funcionalidade na nova versão do iOS.

      • Ricardo Amaral says:

        Nem mais!

      • João Dias says:

        Pois, nessas alturas é que se deve ler a EULA 🙂

      • Vítor M. says:

        Sim a Apple também não deixa de ser uma empresa que visa o lucro e é obvio que, como neste caso, uma aplicação de terceiros poderia ser complicada estar à venda na App Store e ser depois integrado o conceito (parte de um major service) no seu iOS.

        A Apple desde há uns anos que está a desenvolver este serviço, o iCloud.

        Agora o Hmarques misturou as coisas, alhos com bugalhos e não se entendeu bem o que ele estava a tentar afirmar. Agora… se o jovem tem razão e com o que já ganhou com a aplicação (não tenham dúvidas que o jovem está é preocupado com os milhares que aquilo lhe rende) pode avançar para tribunal (eu aposto que ele nem se mexe pois esteve estes anos todos a vender uma app ilegal, perante as regras da Apple) 😉

        Mas… isto não para por aqui, appstore Cydia é uma óptimo campo de estudo para a Apple.

        • Apagador says:

          LOL!
          “vender uma app ilegal, perante as regras da Appl”, LOLOL!

          QUANDO o puto for preso, ou for a julgamento por isso, venham cá falar de ilegalidades. Até lá, são apenas tentativas de empresas geridas por megalomaníacos como o Steve Jobs que se arrogam o direito de INVENTAREM o que julgam ser leis:). As “regras da apple” nºao valem nada para o resto do mundo, se não forem apoiadas por legislação:) e violar “regras da apple” não dá o direito aos bacanos de roubarem ideias alheias, só porque acham que em o direito a elas.

    • DCA says:

      Precisamente, tocaste na ferida e por isso é que os fanboys nem te comentam!

      Mas uma coisa é certa, se tens uma ideia regista-a, se desenvolves a ideia regista-a!
      O mundo é cão e se não queremos ser comidos temos mesmo de registar estas tretas todas…e uma regra fundamental antes de um registo: nunca revelar nada a NINGUÉM.

  8. Carlos M says:

    a final a apple não faz inovação. loool

  9. Paulo says:

    Ora bem vamos lá ver se esta “inovação” nao vai fazer sentido….
    Se nao fizer sentido nenhuma marca vai lançar algo semelhante….

    acredito que vao dizer que já existe software semelhante a este…. mas funciona?? esta implementado???

  10. Jesus says:

    Bem ele inventou uma app tudo bem, os meus parabéns. O iCloud é um serviço disponibilizado pela Apple na sequência de um desejo do SteveJ de melhorar o Mobile.Me, parece que conseguiu isso e muito mais. O jovem que não misture alhos com bugalhos, pois acaba por perder libras num tribunal e se calhar um promissor emprego na Apple.

    • lmx says:

      Boas…
      a questão é que o miúdo pelos vistos já não quererá trabalhar na Apple…pode sempre escolher outras multinacionais e continuar a ganhar muito dinheiro…
      Pois quem é que quererá trabalhar numa empresa onde a própria empresa usurpa direitos de autor???vocês ainda iriam dar mais dinheiro a ganhar a esta empresa…???Só se fossem compensados e bem pelo mal cauado, mas …algo que nasce torto tarde ou mal se endireita, e a Apple a pensar que por se tratar de um miudo podiam usurpar os direitos e a ideia… 🙂
      o mais estranho é mesmo a mentalidade medíocre que vai na cabeça destes gajos…”é par tu ainda es um miudo, não tens corriculo de monta…epá vamos fazer assim…acabas o curso e nós vamos tentar fazer o favor de te arranjar emprego mais tarde” …
      As pessoas são mesmo limitadas…

      cmps

  11. Jose says:

    Não percebo qual o problema dele, então a Microsoft chegava a frente e “Ah e tal a Firefox copiou a nossa ideia de Browser de Internet, por isso vamos fazer queixa, nós chegamos primeiro com o Internet Explorer”.

    Exemplo mais fácil impossível.

    • Paulo Martins says:

      A MS não se atreveria a tal processo porque foi processada pela Netscape e perdeu o processo e levou uma grande multa às custas disso, quando introduziu o IE.

      Outra coisa é que o Firefox é código-aberto gratuito e portanto a Modzilla não é suposto lucrar com o produto portanto não pode ser processada nesse campo.

      Para além disso é a MS que têm “copiado” as inovações de outros browsers para o seu não o oposto.

    • SatoMew says:

      O problema no teu comentário é que o IE não foi o primeiro browser existente 😀

  12. Rik says:

    mas se ele ia ganhar um lugar na apple porque é que ele foi reclamar

  13. André Bastos says:

    a menos que o rapaz tenha patenteado a ideia, não se safa com tribunais. existem por ai fora muitos projectos que surgiram de ideias de outros, o facebook é exemplo disso. O iCloud vai mais longe do que apenas a sincronização via wi-fi e se formos ver bem também pode vir a google dizer que a ideia de docs e calendario na cloud é deles.
    enfim…

    • lmx says:

      boas..
      não é preciso patentear…a tecnologia usada esta coberta por licenças…licenças estas que não estão a ser pagas pela Apple.
      e sim a sync por wifi é uma das tecnologias que se não estiver presente no icloud…este não funciona…como é que sincronizas algo sem software para sincronizar?????
      Para que a coisa funcione tem que haver mecanismos de programação concorrente a funcionar…caso contrario o icloud não passará de uma miragem, este ou outro…
      exemplo imaginem um cliente de IM qualquer sem mecanismoc de programação concorrente…para que serve????Para nada!!!
      Logo o rapaz tem razão no que diz, a tecnologia dele permite a apple criar algo muito maior, mas sem a sua tecnologia, este algo maior não existe.

      cmps

      • lmx says:

        Mas isto leva a uma questão de fundo, que é…
        Então a Apple não tem programadores competentes ao ponto de fazer uma coisita destas???
        Por amor de deus, neste tipo de noticias descobre-se o verdadeiro poder a nivel de Conhecimento que estas empresas teem, ou seja quase nulo.

        cmps

  14. André Bastos says:

    cá vai mais uma noticia de outra empresa que quer tirar uns trocos a Apple: http://www.macrumors.com/2011/06/10/icloud-communications-files-suit-against-apple-over-icloud-name/

  15. Ppietra says:

    A não ser que a Apple tenha copiado de algum forma parte do código feito pelo rapaz, não há forma de dar razão a uma queixa, pois sincronização sempre houve, simplesmente não se usava WiFi. E usar WiFi dificilmente é uma ideia original, pois já havia muitas funcionalidades quer no iPhone quer noutros dispositivos que permitiam alguma forma de intercâmbio entre dispositivo e computador via WiFi.

  16. Pedro says:

    Ninguém disse que ele ia trabalhar para a Apple. A apple disse para ele enviar currículo, nada mais. Nada estava garantido.
    E se estivesse à espera de emprego e se ele se mantivesse calado, não ganhasse esse tal emprego, e depois ficava com o quê? Não sei quanto tempo depois ouvia-se que a Apple tinha copiado a ideia dele… Já era tarde demais. Think people. Foi a escolha mais acertada dele. Quem sabe outra empresa o convida para trabalhar.

  17. Claudio says:

    “Depois das novidades apresentadas durante o Worldwide Product Marketing da Appl (WWDC 2011), o mundo está rendido aos produtos e serviços da Apple. Mas serão os serviços apresentados, mais concretamente o iCloud, assim tão original?”

    O mundo esta rendido aos produtos e serviços Apple ?!?!?!? não sou anti nada nem fanboy de nada, mas pplware já chega de “favorecer” a apple, depois do comentário da foto da nova app mail no WWDC 2011 “18:30: Uma versão completamente nova do Mail do Mac Osx Lion. É lindo!” é lindo ?!?!? mas aquilo tem alguma coisa de especial senão a continuação do design da apple ? cuidado que digo isto mas gosto muito desse design…só nunca li aqui artigos sobre outras marcas a dizer o mundo está espantado ou é tão bonito que o mundo não será o mesmo….

    enfim…

    • Pedro Pinto says:

      hum.-..Boas Cláudio, Eu também pertenço ao clube “Anti Nada” e não tenho qualquer equipamento Apple. Mas temos de ser verdadeiros….a Apple mudou muita coisa (bem ou mal) e hoje são o centro das atenções..

  18. kekes says:

    Mas alguem tem duvida que é isso que a Apple tem vindo a fazer? A Apple aproveita-se dos desenvolvedores, eles criam algo util e depois se vai em contra os seus desejos a Apple pumba, saca-as da Apple Store e implementa a sua maneira. Aproveita-se de ideias e faz delas suas.

    • Se lerem bem as condições… bem está lá descrito 😛 a apple tá pior que a microsoft

      • kekes says:

        Pois o facto é que muitos não leem bem aquilo. Depois dizem que eu critico a Apple só porque sim eu critico a Apple por ser sempre politicas deste genero, e já sei do que a casa gasta, as mentes por detras daquilo são do “piorio” se me fiz intender.

    • Morcegolas says:

      A Apple dá a todos os desenvolvedores de software a possibilidade de alterarem o seu programa para o verem na AppStore, só não o faz quem não quer…

      • kekes says:

        Ya, ya, deves estar muito off do que se passa na realidade… Quando lhe da na telha que não é não e tira apps da store só porque sim, ou porque lhe cheira 😉

    • Ppietra says:

      Achas!?
      Diz-me uma coisa, achas que o rapaz foi o primeiro a ter esta ideia!????
      Muita gente já pedia algo semelhante antes dele vir com isto, e já outros dispositivos tinham algo parecido nalguma medida. Até o iOS tinha capacidade para ligar ao iTunes do computador via WiFi, só não copiava era os ficheiros.
      A não ser que a Apple tenha copiado código criado por ele, eu não vejo onde é que há razão de queixa.
      Só para rematar diz-me, por acaso já olhaste para as regras que existem nas outras lojas de aplicações (Windows, WebOS…)?? É que caso não saibas a grande maioria delas são muito parecidas. E no Android há lá muitas regras que a Google não implementa mas que dum momento passa a implementar (já há alguns exemplos disso nos últimos tempos).

  19. desculpem uma cena.. mas esta dita nova funcionalidade que saiu agora, ao fim de meia dúzia de ILIXOS não existia já noutros telemóveis muito mais antigos??? acho fantástico as pessoas adorarem estas novidades com alguns anos que já existem noutros dispositivos a serem adoptadas por um suposto telemóvel de topo… Nunca tive nenhum, mas cada dia que passa mais contente fico por nunca ter tido nenhum… uma maquina tão boa com um software tão fraco, parece a mesma coisa de se ter um PC super apenas para correr solitario

    • Morcegolas says:

      Gosto da ignorância de algumas pessoas que falam sem conhecimento nenhum, mas ao menos estão entretidos a escrever e não incomodam quem está à beira deles…
      Se não for muito pedir isso diz-me lá quais são os telemóveis que juntamente com outros dispositivos ( no caso da Apple é o iPhone, iPad, iPod e Mac ) que sincronizam entre eles fotos, vídeos, jogos, aplicações, documentos, livros, musica, e o faz automaticamente sem o utilizador ter de mexer um dedo? E já agora que sincronize também o estado de cada aplicação ( save games, página do livro aberta, notas, entre muitas outras coisas que o iCloud faz ).
      Realmente ainda há mais ignorantes que analfabetos neste país…

  20. aver says:

    Off Topic
    Com esta coisa de se ter que andar à procura de combustível mais barato, para quem não está perto da fronteira, há duas app indispensáveis: Gasol (da Optimus) e GASonline.
    Para quem tiver uma navegador GPS instalada no iPhone, basta escolher o posto de combustível que qualquer delas abre o navegador já com o posto fixado como destino.
    A GASonline parece-me que está preparada apenas para o TomTom. A Gasol está preparada, pelo menos, para TomTom, Navigon e NAVV.

  21. Pintamanta says:

    Tenho subscrito via RSS o site da ppleware mas estou seriamente a pensar remover a subscrição, porque para um site que se diz de tecnologia e novidades é bastante tendencioso. Depois de ver as “novidades” apresentadas na Key Note só consegui pensar: “Mas eu já consigo isto com o meu Android e o Windows 7, estes senhores estão outra vez a fazer hype de uma banalidade.” Eu acho o design dos produtos da Apple bastante apelativos, mas não a ponham num pedestal no que toca à inovação! Quem usar os serviços gratuitos da google já consegue ter a grande maioria destas “novidades” que foram agora apresentadas mas em diferentes plataformas! O tracking dos dispositivos também está disponível em muitas marcas. Vão chamar-me de hater mas não tem mal. O Sr. $teve Job$ agradece.

    • aver says:

      Sr. $teve Job$ … antes era M$$$oft.
      De facto a conversa de hater é um bocado monocórdica e aborrecida.

    • Vítor M. says:

      Vejo que estás a ser tendencioso e ameaçador… sim é sobre liberdade que falámos, faz o que entenderes… mas para quem gosta de Android… não encontrarás site que te dê informação com a qualidade que aqui deixamos… nisso não falas tu… mas ok. 😉

      Seguindo o teu raciocínio, nós apenas deixamos as informações sobre o mundo da tecnologia, que ultimamente tem estado com um olhar mais atento à Apple e aos seus mais recentes produtos.

      À parte disso, mostramos muitas ferramentas para Android e Windows 7… são a maioria. Não gostas destes? Ok, vê os que gostas, provavelmente os utilizadores Apple não vão espreitar os posts Android… isso chama-se pluralidade e liberdade de escolha.

      Denotas falta de conhecimento, quando avalias os produtos e serviços apresentados pelo “Sr. $teve Job$”, não és um hater, és um “desinformado”.

      Além de não conheceres a realidade, o que é normal, visto seres utilizador de outros sistemas e de bons sistemas, criticas de forma leviana e com ameaças, tens de admitir ser um comportamento infantil.

      Não somos tendenciosos, bem pelo contrario, adoramos tecnologia, por isso quase todos temos experiências proveitosas com equipamentos Android, Symbian, iOS, Windows, Mac OS X, Linux, bada, Windows Phone 7, BlackBerry… e adoramos cada um destes sistemas com os seus serviços anexos.

      Por isso, diz se desistires da tua “assinatura anual”, nós devolvemos-te o dinheiro 😉 mas é uma pena perder um leitor como tu.

      Grande abraço e bom fim de semana.

      • Ricardo Amaral says:

        Ui, são o melhor site de Android do mundo e eu não sabia? Um bocadinho de modéstia fica bem a toda a gente…

        Não quero menosprezar o trabalho de ninguém, mas relativamente a Android, tenho uns quantos blogs melhores que o Pplware. Aqui é quando vejo as novidades pela segunda vez. Desculpem lá mas é a verdade.

        • Vítor M. says:

          Não falei no mundo, falei em Portugal, e alguma projecção considerável dentro da lingua portuguesa.

          não é falta de modéstia é apenas uma resposta cabal a quem estava a interpretar à sua maneira a nossa linha editorial. Mas pelo que vejo tocou-te a ti também.

          Aqui vês as novidades testadas e não cópias fuleiras sem as testar e sem prestar cavaco aos utilizadores quando estão enrascados e Ricardo… eu sei quem tu defendes (Nazgulled rules 😉 ) 😉

          Não custa nada meter uma imagem, um link e traduzir a descrição da app… como tu sabes que muitos desses, que gostas… o fazem.

          Desculpa lá ó Ricardo mas é a verdade.

        • Pedro Pinto says:

          Boas Ricardo,

          Modéstia ou não, mas em Portugal não conheço nenhum site que seja superior ao Pplware no segmento Android. A nível mundial conheço alguns que se dedicam exclusivamente a Android.
          Quanto as novidades….O que consideras uma novidades quando são lançadas “paletes” da aplicações por dia?

          Abraço

      • kekes says:

        Tenho que concordar aqui com o Ricardo, o PPlware de facto não é o melhor em Android, é razoavel, com a vossa area de abrangencia seria pedir muito que fosses fossem excel numa delas.
        E o facto é que voces tampoco apresenta demasiada importancia ao mundo da Apple, de facto fazem poucos posts dobre esse lado, o problema é que dão demasiada importacia por vezes a pequenas coisas DITAS pela Apple. A uns tempos tive uma discussão sobre um assunto qualquer não ser apresentado contigo e tu me disseste que o PPlware tem como base uma dar informação revista, sintetica e realmente informadora, que é o que muitos utilizadores vêm ver, quando se fala da Apple isso não acontece as vezes e é por isso que vemos comentários deste tipo as vezes.
        Espero que percebas o que eu quero dizer, que como leitor de muitos anos do PPlware gosto de dar criticas constructivas é esse é um problema que tenho detectado por vezes, mas o site é vosso e como tu disses-te voces não devem nada a ninguem, assim como eu tambem não devo e não tenho qualquer obrigação de dizer o que opino.

        • Vítor M. says:

          kekes tu concordas hoje e discordas amanha, desde que seja contra a apple tu alinhas sempre 😀 mesmo que seja a favor do que tu és a favor… mas se for contra a apple.. tu adoras que lhe malhe. Coisas tuas verdade? 😀

          A verdade é que não somos nós que damos importância ao que a Apple faz ou diz, nós temos visto que é o mercado tecnológico que o faz e não é por nada que vens com esse discurso há mais de ano e meio e continuas a não ter razão perante os factos… mas gostas de teimar… és dos que vais na auto-estrada contra a mão e queixas-te que os outros vão na direcção errada… não te esqueças da tua paixão assolapada pelo iPad 😉

          Não te disse nada disso, aliás estás a truncar o que te disse e o tipo de informação que prestamos é a que see tem pautado como correcta, visto a evolução que o mercado levou. Diz-me se não estou certo.

          Como leitor fazes sempre a mesma critica aos posts da Apple, por isso não a levo já em conta, já a tive em tempos, estes teus devaneios são repetidos e já os tive em conta como leitor atento que és.

          Por falar nisso, sempre compras-te o iPhone? Não me disseste que estava à espera de um em Espanha, onde trabalhas? Já veio?

          • Pedro Pinto says:

            eh eh he…eu acho que o Kekes é político 🙂
            O que diz agora, já não diz a seguir.

            Kekes queres “Excel”? Olha que eu vou fazer-te a vontade, mas tens de colaborar comigo. Pode ser?

          • RCS says:

            A informação passada pela apple tem uma dose muito forte de marketing. O problema neste caso é que muitos blogs (pplware incluido), retransmitem as palavras da apple. Não fazem uma análise muito crítica.
            Isto pode ser por várias razões. Por exemplo, o trabalho já vem bem feito da parte da apple, e então transmitindo a palavras da apple conseguem cativar as pessoas.
            Outra hipótese é a apple conseguir convencer-vos genuinamente de tudo o que diz.
            Ainda não percebi bem qual das duas opções é a que está mais perto da realidade. Se calhar uma mistura de ambas…

      • Rui "ALL" Sousa says:

        Realmente é uma afirmação curiosa, eu raramento entro em posts que tenham como tema o Android, pq raio o inverso acontece?!

      • lmx says:

        Android é linux…é Google/linux,….mas é linux e bada…é linux/bsd,…unixlike

        cmps

    • kekes says:

      Eu de certo modo concordo contigo alias eu sou um dos principais “lutadores” contra fanatismos pro Apple, uns chamam-me desinformado , eu considero-me bem informado esta é uma prova disso. Um facto é que o PPlware é um site de muitos, muitos escrevem para ele mas apenas alguns conseguem manter a neutralidade em muitas situações, a Apple actualmente é o Hype. Existem as modas das sapatilhas a das camisolas, etc. Eu gosto de ter a minha propria moda, quando ninguem andava de camisa eu andava, agora é moda andar de camisa, eu continuo a andar. Agora é moda de falar das “inovações” da Apple deixa-os falar pois por essa internet fora não vais encontrar neutralidade em lado nenhum, quando visitas un site deste tipo tem uma lista de posts e tens dois botões fundamentais o page up e o page down se não gostas de algo ou tas farto que batam no ceguinho usa-os, eu uso muito, as modas são para se falar é se levares na desportiva vais ver que te divertes muito, olha a moda das calças pelos joelhos, quando eu era criança era moda ai de quem não tivesse umas calças dessas, agora é triste. O mundo das tecnologias é um mundo muito engraçado dá cambalhotas a toda hora, é por isso que é gosto de ler as suas noticias.
      Eu neste momento abandonei o RSS leio só o que me aparece a frente assim evito entrar em mesquisses e em conflitos de ideias com outras pessoas, ganhei muito mais saude 🙂
      A neutralidade neste mundo é coisa impossivel, apenas nos resta ser criticos…

      • Vítor M. says:

        Lá está, tu gostas de ser desalinhado e os outros é que são fanáticos? heheheh

        Kekes no seu melhor. Repara tu podes andar por onde andar mas a verdade é que o mundo da tecnologia talha a evolução de muitos segmentos da nossa sociedade, isso desde há séculos.

        Hoje em dia a tecnologia está mais próxima das pessoas, interage com a sua vida e tem um papel importante no meios onde as pessoas coabitam: seja no trabalho, na família, da sociedade em geral, tudo tem um toque tecnológico importante. Não serão “modas” mas tendências.

        Essas tendências são geradas pela evolução, pelos comportamentos da humanidade e pelos mercados de consumo. Faz parte do dia a dia e tu és influenciado por essas tendências. Tens as tuas opiniões sobre as tecnologias existentes e escolhes o que te interessa, o que te serve e o que podes obter. São esses os principios por que se rege o interesse de cada um de nós.

        Serve o nosso sentido critico e prático avaliar o que não nos interessa e se juntarmos um pouco de bom senso podemos ter uma opinião correcta do que nos rodeia, respeitando o que não é do nosso gosto ou escolha.

        Falta-te esse ponto, ter respeito pela opinião dos outros, assim como eu tenho pela tua. Respeito-a, interpreto-a e filtro, como todos o fazemos.

        Assim e interpretando-te, digo com clareza que temos imparcialidade pois dámos a conhecer tudo o que está em voga no mundo da tecnologia, cada um escolhe o que gosta e nós só testando, usando e comparando, podemos dizer que na nossa opinião e na nossa experiencia, isto ou aquilo são bons ou maus produtos.

        O mundo da tecnologia não dá cambalhotas…. o mundo da tecnologia evolui 😉 é diferentes do conceito das cambalhotas e das tuas modas 😉 que tanto falas.

        A neutralidade não existe, é um moralismo que serve de desculpa aos desajeitados, pois ser neutro é não ter opinião. Quem opina já avaliou e nunca agradará aos Gregos e aos Troianos 😀

        Pensa nisso…
        Abraço.

    • OmeuNOME says:

      1º de tudo a maior quantidade de artigos do pplware deve ser de programas para Windows!

      2º, as novidades na área da tecnologia não é controlada pelo pplware! (pelo menos que eu saiba :D)

      3º, podes fazer muita coisa com o teu Android e Windows 7 mas não é a mesma coisa com um iPhone 4, e falo por experiência, não por adivinhar…

      Aquilo que para ti parece ser banalidades para muita gente ainda é novidade, e um grande evento como a Keynote do WWDC merece sempre uma análise e respectiva divulgação do que lá se falou.

      Hoje em dia o pplware tem divulgado a tecnologia em todas as plataformas, e só tenho a agradecer por isso, visto que nem sempre foi assim, pois quando me iniciei no mundo linux e no mundo mac não tinha artigos como existem agora, que acho bastante úteis para quem se inicia e para quem pretende obter mais informações quer antes quer depois de fazer a mudança.

      • Vítor M. says:

        Pois essa é a verdade. É claro que não agrada a quem é demasiado “futeboleiro” e leva tudo como um desafio de futebol com adversários e equipa da casa. Está mal. Devemos encarar a tecnologia como um trampolim para a nossa vida profissional e social.

        Devemos usar a tecnologia que seja a melhor para nós.

        Hoje escrevemos mais de Windows e Linux e pouco de Apple, mas haveremos de crescer nesse campo, assim como está a crescer o mercado Apple no mundo.

        isto sem perdermos a identidade e sem deixarmos de fazer excelentes artigos sobre as outras plataformas. 🙂

      • coiso says:

        em relação ao 3º; é diferente porque? camabda de fanboys, e sim tenho um iphone, e sim, é tudo a mema merd@…

  22. antjpcdrogas says:

    Gostam tanto de responder aos comentários quando e um dos moderadores a postar para mandar postas de pescada….

  23. R3000 says:

    por causa de uma notícia é preciso o post já ir por agua abaixo? não podem ver uma notícia apple que já vão todos falar coisas que nada tem haver com o assunto. pessoal moderem-se

  24. OmeuNOME says:

    A Apple até conseguiu planear, construir e equipar o datacenter em tempo record, desde que roubou a ideia do miúdo até ter o datacenter que suporta o serviço a funcionar para o iCloud!!!
    Ah espera, afinal o datacenter já estava em fase bastante avançada quando o miúdo submeteu a App e deu a ideia à Apple…

    O Jailbreak é permitido nos Estados Unidos, mas no Reino Unido não me parece… o gajo se fala verdade podia ter aproveitado um emprego na Apple, assim ainda se vai queimar.

    Se ele tivesse muito talento como tenta dizer que tem, a Apple teria feito como fez com o tipo das notificações, que programava para a Cydia e a Apple foi buscá-lo para as notificações do iOS 5.

    • Morcegolas says:

      @Omeunome está tudo dito. 😉

    • lmx says:

      Boas..
      claro que o miudo tem categoria…ja fizes-te programação concorrernte a este nivel????parece não saberes o que estas a dizer…!!!
      a questão nem é essa mas sim a Apple que é um gigante ter que ir buscar alguem para fazer as notificações, porque não tinha ninguém capaz, mas…a Apple não é a Apple gigante e cheia de conhecimento…não conseguia faze-lo ela???
      isto é que é estranho…é preciso roubar a ideia a alguém…ainda por cima a um miudo…Credo!!…isto vao prejudicar e muito a imagem da apple, olhem…ja caiu muito na minha consederação…afinal fica provado que não dominam nada de jeito a nivel de tecnologia…

      cmps

      • Ppietra says:

        Parece-me que não tens muito a noção do que é o crescimento duma plataforma e duma empresa!!
        É mais do que visível que a Apple tem vindo a crescer e que se movimenta em vários ramos ao mesmo tempo. Tens a Apple TV, iPhone, iPad, iPod, Mac, software profissional (FinalCut…). Sempre aproveitou bem toda a sua força de trabalho para os seus projectos… É mais do que natural que com todo este crescimento procure cada vez mais pessoal, e ir atrás daqueles que têm experiência numa determinada área não é mais do que boa politica para recursos humanos e desenvolvimento!
        Quanto a roubar ideias a alguém, não vou pôr as minhas mãos no fogo pela Apple, pois já teve casos evidentes em que se aproveitou… agora, a não ser que tenha usado código criado por este rapaz, este caso certamente que não é deles! A sincronização sempre houve, e a ideia de aproveitar o WiFi para isso já muita gente pede há anos e certamente que não foi o rapaz o primeiro a ter a ideia. Que o rapaz merece respeito pelo o que fez, sim… mas de modo algum a sua ideia foi roubada.

  25. aver says:

    Não apanhaste a consequência de o jailbreak ser legal – posso instalar app de developers independentes sem ter que as comprar no App Store.

    E sim, é um moço com talento. Já ganhou 500.000 dólares como produtor independente de uma app de que a Apple copiou o nome e o símbolo, além de funcionalidades. Verdadeiramente as notícias são sobre isso, porque ele nunca disse que inventou o iCloud e os data center.

    http://www.engadget.com/2011/06/09/wi-fi-sync-developer-says-he-was-fairly-shocked-by-apples-sim/

    • OmeuNOME says:

      Eu sei para que serve o jailbreak, como sou programador uso-o para motivos educacionais, mas isso nada tem a ver com a legalidade do mesmo noutros países fora dos US.

      Ganhar muito dinheiro à margem da lei sem pagar impostos até os traficantes de droga o fazem, embora não esteja a comparar o acto em si, mas só porque se ganha muito dinheiro de forma rápida não faz de alguém ser talentoso.

      A Apple sempre foi criticada pelas regras restritas na aprovação de aplicações, mas sempre foi bem claro que não aprovam aplicações com APIs que não as deles, e pela simples razão que dessa forma conseguem garantir que as aplicações continuam a funcionar em actualizações do iOS.

      Quanto ao ícone, que juntem também à lista de comparações o ícone do iSync, que já existe à vários anos na plataforma Mac OS.

      • aver says:

        A Apple pode aprovar o que quiser para vender na loja deles, ninguém questiona isso.
        O que interssa é que quem tenha app reprovadas no App Store, ou simplesmente as queira vender noutro lado o pode fazer legalmente. Se não for assim fica-se anos à espera que a Apple desenvolva funcionalidades que se metem pelos olhos dentro.
        Um exemplo. Só agora, com o iOS 5 é possível apagar individualmente uma chamada da lista de chamadas – antes tinha que se apagar a lista toda. Não sei como os outros fazem, mas se quero fazer uma chamada vou à lista de chamadas e em 99% dos casos há-de lá estar a pessoa que quero (a outra forma é ir aos endereços, abrir o grupo respectivo e procurar o endereço que é mais demorado). Isto só funciona se a lista não tiver lixo.
        Com esta ideia simples um developer criou uma app, Call Delete, que pôs à venda no Cydia por um dólar e qualquer coisa e que muita gente comprou. Tão simples quanto isto. O papão da ilegalidade é um disparate. Ilegalidade é piratear as app à venda no App Store, não é usar app de developers independentes.

        • lmx says:

          concordo e digo mais…
          ilegalidade é sacar filmes da net, mudicar e usar software pirata e sistemas operativos piratas, e….
          o Rapaz vende uma aplicação como a M$ a Apple,e todas as empresas legais…qual o problema…?!!

        • Gerardo says:

          Cada vez que descubro estas pérolas mais contente fico por não ter nada Apple. Parecem anedotas. No MAC OS X é a cenas de copiar 2 pastas com o menos nome que apaga 1. INVENTARAM o merge agora com o Lion.

  26. Pintamanta says:

    Vitor desculpa se achaste que o meu comentário foi ameaçador, não foi de todo a minha intenção. Apenas quis alertar para o facto dos artigos da pplware estarem a ficar tendenciosos. Pelo facto da Apple ter vindo a aumentar o número de utilizadores isso não serve de base para dizer que transportam a bandeira da inovação. Afirmar isso é ignorar completamente os desenvolvimentos que os principais concorrentes tem feito nos últimos meses. Em termos de real inovação e utilidade das aplicações desenvolvidas pela Apple estão vários passos atrás em relação à Google ou até á Microsoft. Não é por acaso que de Redmond ouviu-se que estavam lisonjeados. Isto em termos de software, no hardware é exactamente a mesma coisa, mas aqui acho um perfeito disparate os preços que a Apple cobra. A Apple é melhor que todos os outros no marketing, e é só. Basta comparar a apresentação do Windows 8 (que até foi bem melhor do que o habitual) e a Key Note da Apple, quando o Steve Jobs deixar de apresentar os novos produtos lá se vai o hype e o brilho exagerado dos produtos Apple.
    Peace.

    • Vítor M. says:

      Pelo o que percebi estás bem informado quando à actualidade da marca Apple no mercado. Tens notado pouco incremento tecnológico e tens visto que os produtos estão melhores mas ainda assim estão caros. É isso?

      Não partilho de todo da tua opinião… nem o mundo. A quota de mercado da Apple aumentou substancialmente, a Apple e hoje a marca mais valiosa do mercado tecnológico e a Apple teve resultados que já não lembram a ninguém ter nestes dias conturbados de crise mundial.

      É um empresa que vai aumentar o seu quadro de pessoal em 20% ao criar um campus novo em Cupertino até 2015. É apostar no futuro já hoje.

      Lançou os mais atractivos produtos de vários segmentos e aumentou os segmentos existentes.

      Tem máquinas poderosas, lindas e de excelente construção. Não pretendem ser baratos mas isso é como tudo, dentro dos mais variados segmentos.

      A Microsoft, de facto, tem uma evolução extraordinária, se bem que nos últimos anos foi a Xbox que inovou ao ponto de trazer para o mercado um conceito novo de jogabilidade e uma nova janela de oportunidades para outros segmentos com suporte no Kinect.

      Tem o Windows 7 fantástico e um Server 2008 R2 muito muito bom. Ao nível de software de produção… está no topo.

      Terá provavelmente um Windows 8 com algumas inovações mas muito dentro do que conhecemos para desktops e uma nova interface para equipar o segmento Tablet, onde a Microsoft ainda não conseguiu entrar. Na minha opinião quando conseguir entrar com um tableta será um sucesso dentro do segmento industriam e comercial.

      A Google é mais inovadora do que a Apple em quê?

      A Google lançou um sistema operativo com base no iPhone OS, onde a estrutura de navegação é muito similar e tem um aspecto, na GUI original, siames do que a Apple lançou nos primórdios do iPhone.

      A Google, copiando a Apple, lançou uma market que tenta ombrear com a App Store. Não escolheu nenhuma outra estrutura de vendas, limitou-se a copiar um modelo de negócio que, por sinal, está a crescer a olhos vistos (mas a Google não foi a única), sim a Appe também copiou de outros sistemas, pois o Windows Mobile já por cá andava… assim como o Symbian e o WebOS..

      A Google não tinha um telefone dedicado. Apenas fornecia o SO aos fabricantes que nem eram, ou são, dedicados à Google (a HTC vendia equipamentos com Android e Windows Mobile, por exemplo). A Samsung comercializa Smartphones com Windows Phone 7, bada, Android e Symbian (descontinuado mas ainda no mercado)).

      A Google lançou um fiasco, o Nexus, na tentativa de chegar a uma estratégia muito popular na Apple, a fidelização. Falhou redondamente e, como o Nexus S, voltou a falhar. Os equipamentos são caros e são rapidamente ultrapassados em termos tecnológicos, ou não concordas?

      A Google, mais concretamente uma comunidade substancialmente menor do que a que existe dentro e fora da App Store, tem equipado o Android com tecnologias ainda não vistas no iOS, mas algumas dessas tecnologias já existiam no Symbian, WebOS e até no Windows Mobile. Fora o problema do malware cada vez mais problemático no Android.

      O Android equipa centenas de modelos de smartphones. Equipamentos que vão desde os 30 euros até aos 800 euros… muitos andoids… de muitas versões… o que origina muita fragmentação. Se comprares hoje um Android poderás daqui a um ano não conseguir meter uma versão nova nesse smartphone. A Apple, esta semana que passou, informou que o iPhone 3GS será suportado pelo iOS5, sabes de que ano é o 3GS?

      O novo iOS vem trazer de forma nativa alguma novidades para o iPhone e iPad, pequenas coisa preciosas. Sim existem no Android mas repara: o iPhone não é só um equipamento, o iPhone é um serviço composto por um equipamento com design e materiais ricos, é um serviço de loja de apps, a App Store (a melhor store actualmente), é composto com o serviço MobileMe (futuramente integrado no iCloud), é um serviço com atendimento personalizado por parte da Apple (precisei de uma ajuda, mandei um mail e recebi um número de telefone de um técnico que só descansou quando resolvi o problema, sem que pagasse seja o que fosse). Além disso é um equipamento que tem uma estrutura super optimizada quando o assunto é interactividade com os Macs ou com os iPads ou com a Apple TV, ou com as Impressoras Wireless ou mesmo com a Time Capsule.

      Usar um iPhone vai mais além de ter isto ou aquilo que o Android faz, é ter acima de tudo um serviço super completo e garantia de inovação ano após ano.

      A Google lançou já o Honeycomb…. que está a léguas do iPad com o actual iOS 4.3.3. Quem o diz não sou eu, que ainda não toquei num Xoom mas é quem já os viu. Basta veres a qualidade do equipamento e a qualidade de apps desenhadas para o mesmo. Apps… então aqui é uma superioridade tremenda, não só na quantidade mas na qualidade. As apps para iOS estão com muito mais qualidade gráfica, têm um look&feel próprio e familiar, o mesmo não se passa no mundo Android. Eu todos os dias utilizo o Acer Liquid Metal com um cartão empresarial, digamos que é um smartphone de trabalho, a par disso, tenho o iPhone como o meu telefone pessoal, se bem que é tão ou mais requisitado que o Acer e sinto essa diferença. Para falar do preço… claro o iPhone custou-me 800 euros e o Acer custa 400. Mas ok, a diferença está à vista.

      A Google tem muito por onde crescer face à Apple, mas nenhum produto da Google tem tido o crescimento que ombreie com os lançamentos da Apple. Para não começares a fazer contas de quem é que tem mais smartphones equipados com os SO’s em questão, podes adicionar ao iPhone, os iPods Touch e o iPad e assim terás o iOS com muito menos equipamentos mas com muito mais mercado mundial.

      Enfim… nem vou entrar no mundo do novo Lion, claro que eu prefiro Windows, pela abrangência de tarefas e programas, principalmente programas de produção e gestão. Mas no dia a dia pplware, e nas tarefas informáticas ligadas à familia e trabalhos fora do âmbito profissional, uso o Mac. Mas 80% do meu trabalho é com Windows.

      Bom, mas há coisas que deverias ver ao vivo, felizmente tenho essa “sorte”, poder testar e ter alguns dos mais recentes produtos que chegam ao mercado, desde tabletas a smartphones de vários fabricantes. Gosto de Android, principalmente dos equipamentos Samsung, acho que a Samsung está numa rota de sucesso.

      Como vês, e sem entrar em grandes detalhes, mostro-te porque actualmente refiro a Apple como a empresa que mais inova. Usa o marketing para se promover, como todas as outras o fazem. A Google oferece uma conta de mail para vender publicidade (quem sabe outras coisas) e isso não me parece que seja outra coisa se não marketing.

      Faz parte do mundo da tecnologia.

      Mas volto a dizer-te que eu uso vários sistemas operativos de vários fabricantes, porque o que me importa é o sucesso do meu trabalho e esse sucesso depende de todos, cada um com o que melhor me servir.

      Quanto à tendencia… não somos nós, é o mundo e basta ver tudo o que tem envolvido os produtos Apple, nós até falámos pouco em Apple, há quem o faça em exclusivo, mas nós gostamos de tudo e falamos de tudo um pouco, damos diversidade constante.

      O teu outro comentário era completamente mal intencionado e provocador (ameaçador não porque não me sinto ameaçado com algumas bocas) e eu que me lembre nunca me dirigi a ti nesses termos.

      Agradeço o mesmo respeito com que trato a tua opinião.

      Abraço.

  27. Ricardo says:

    Ainda se diz que a Samsung copia tudo da apple???? ahaha! isso é uma piada! agora é que vemos a realidade! viva a samsung e viva o android são os melhores do mercado… sem dúvida alguma

  28. Joao says:

    Mas o jailbreak nao é ilegal? Se é, qual a legitimidade das aplicaçoes vendidas na cydia?

    • aver says:

      Ilegalidade e legitimidade não são sinónimos. Para alguma coisa ser ilegal tem que haver uma lei que o proíba – não é que autorize, é que proíba.
      Nos vários países, como não há nenhuma lei a proibir o jailbreak, por isso não é ilegal. Nos EUA a única diferença é que foi legalmente reconhecido, por quem tem o direito de interpretar as leis nestes domínios (Library of Congress’ Copyright Office), que o jailbreak do iPhone, o “acesso à root” do Android, etc., são permitidos pela lei em vigor nos EUA.
      Legitimidade tem a ver com valores éticos e morais. Mas eu pergunto, é legítimo que a Apple permita que o iPhone sirva de ponto de acesso à internet (por tethering/hotspot) a um computador e não ao iPAD ? Se acham, eu também acho que é legítimo instalar o MyWi do Cydia e fico com o problema do acesso do iPAD à internet por 3G resolvido.

  29. Androide says:

    Mais nada… sei de um caso semelhante e cá em portugal.
    Estes gajos acham-se os maiores.

  30. Emplastro says:

    -Breaker – Trabalhe apenas o necessário 4 comentários
    -Optimus Stockholm – Primeiras Impressões 19 comentários
    -Yike bike: Mobilidade como nunca… 21 comentários
    -AutoHideDesktopIcons – Esconder ícones rapidamente 17 comentários
    -Blacklist – Bloqueia números e SMS no Android 18 comentários
    -E Porque Hoje é Sexta 20 comentários
    -Sincronize os separadores abertos no Chrome em vários PCs 2 comentários
    -Apple acusada de “roubar” ideia de estudante 91 comentários.

    +85% Destes 91 comentários são de haters que vêm acusar os posters de favorecer demasiado a apple. Mas eles próprios dão mais atenção aos posts da apple! Pk não vão comentar as noticias android? Olha ali o Optimus Stockholm, um equipamento com grandes capacidades. E o Blacklist? Pk não comentam? Sem duvida uma aplicação com um design revolucionário e muito apelativo, na linha do que estamos habituados a encontrar no android…

  31. João says:

    Estas notícias são mesmo para chamar a atenção… nada mais que isso! Já se fala neste tipo de aplicação á milénios! Não é por um miudo ter posto em pratica que a apple lhe está a roubar a ideia. É algo em que mesmo eu, já tinha pensado, muitos dos utilizadores tinham pensado… aliás é um dos tópicos mais discutidos nos foruns apple. Portanto a ideia era de quase todos os utilizadores… a apple veio finalmente… apresentar a solução… de certo que diferente da solução do rapaz em questão.

    Deixem-se de jornalismo sencionalista e de odio!

    • Vítor M. says:

      É verdade, estes miúdos são sensacionalistas com o que desenvolvem. Não será ódio, mas desejo, aliás a fronteira, segundo os entendidos, entre o amor e o ódio é ténue, não será antes amor?

  32. Manny says:

    Vê-se claramente que isto é uma estratégia de marketing do rapaz para vender o seu produto… Assim fica conhecido como também o seu produto,msm que seja para ir aos tribunais, só com esta noticia ele já fez render muito o seu produto. E como vocês dizem (não fui ver) que o produto está em destaque na “store” que ele colocou à venda… mais ajuda à teoria.

    Saudações..

  33. João says:

    A tecnologia de sincronização já existia á varios anos!!! Eu proprio tenho uma conta mobileMe, serviço da apple que consistia em sincronizar os meus calendários… contactos, etc… estava sempre sincronizados entre dispositivos iOS! Eles simplesmente melhoraram o mobile me e adicionaram outras ferramentas!

  34. Tiago Sousa says:

    Muitas das novidades do iOS5 é quase como uma atualização dos tweaks disponíveis no Cydia, e que foram postos no sistema..
    Como sempre aparece nas novas atualizações tweaks que o Ryan Petrich disponibilizou no Cydia, e que a Apple resolveu implementar, e ele não fica assim tão ofendido como este rapaz..

    “Ofereceram-lhe” trabalho, já se pode dar por contente, em vez de tentar arranjar confusão..
    A aplicação não foi aceite, é apenas mais uma, a uns tempos a aplicação Camera+ tbm foi banida por uns tempo por utilizar o botão de volume para tirar fotos e tbm por terem escondido essa funcionalidade tipo easter egg, e agora implementaram isso..

    Abraço.

  35. LG says:

    Quem conhece o iCloud e quem conhece a aplicação do Greg Hughes vê perfeitamente que não tem nada uma coisa a ver com a outra. Simplesmente ridícula esta noticia.

  36. A tecnologia de sincronização já existia á varios anos!!! De certo sim, mais não da forma como encontramos hoje.

  37. JPedrosa says:

    É engraçado que se rejeite a app para a AppStore, mas se roube a ideia.
    É um conceito interessante.

    É engraçado que se diga que ele “ainda tem sorte” por a Apple não ir atrás dele, por vender a aplicação num mercado paralelo.

    Ignora-se convenientemente que a App foi rejeitada para estar na AppStore, que foi a primeira opção do rapaz.

    E mais,
    se no Cydia teve o sucesso que teve, imaginem na AppStore, afinal quem lesou quem?

    O rapaz lesou a Apple, criando um serviço que não existia no iOS e portanto não rivalizando com nenhum produto Apple? E para ter algum retorno do seu investimento intelectual, viu-se forçado a vender num mercado paralelo?
    Ou a Apple lesou o rapaz, numa instância roubando a ideia dele, em outra instância, aproveitando igualmente o nome & logotipo (quase), e logo numa fase inicial, rejeitando a aplicação para a AppStore, onde teria mais sucesso, talvez já com a ideia de copiar?

    Na volta o rapaz é que é o vilão 🙂

    • lmx says:

      boas..
      pois ….concordo contigo…é preciso deixar de ser clubista…já parece os tugas com as palas nos olhos em relação aos partidos…devemos pensar primeiro, de acordo com aquilo que deveriam ser os nossos valores e uma educação cuidada…!!
      Respeito pelos outros, é uma coisa que apenas alguns conseguirão ter devido a sua educação altruísta e devido também a capacidade de, abdicarem, de prejudicar o próximo em favor de seu beneficio, sendo que nessa situação estariam a invadir a liberdade do outro ser …

      cmps

  38. xuxalista says:

    A apple devia ter vergonha… mas aos poucos vao -se lhe descobrindo a careca!

    Tudo menos apple!

  39. copiando ou não, a Apple sempre se destaca…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.