PplWare Mobile

Apple actualiza Safari para versão 5.1

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. ismael says:

    Boas, ainda estou no snow leopard e já actualizei o safari. A feature Reading List funciona no snow leopard ao contrario do que dizes no artigo.

    Nunca fui muito de usar o safari mas com esta feature até sou capaz de lhe dar algum uso.

  2. Pedro Leitão says:

    Fiz a actualização para o Lion e só venho aqui referir que no meu caso a reading list não ficou disponível automaticamente (ou pelo menos o seu acesso).

    Tem que ser ir a visualização->personalizar barras de ferramentas e colocar lá o icon respectivo. Se não tivesse visto este artigo a função tinha-me passado completamente despercebida!

  3. Pedro Leitão says:

    Acho que percebi a origem do problema: eu desactivei a barra de marcadores por não servir de nada e ocupar espaço de ecrã, aparentemente é aí que o icon deveria aparecer por defeito.

  4. Francisco says:

    Victor a reading list está disponível com o snow leopard só não funciona offline!

  5. a Friend® says:

    Faltou falar do mais importante:

    Apple estreou o WebKit2 …e está ultra rápido. 🙂

  6. Visitante says:

    Eu uso no meu Windows e gosto, consome muito menos RAM que o chrome que me faz processos que é um disparate, 7/8 processos só no chrome, a consumir-me 100Mb ou mais só para ele, não, não é a mesma coisa que estar num MAC, mas eu como gosto muito do da apple só ainda não tive dinheiro para comprar um, mas lá virá a minha vez de ter um, até lá, tento converter-me ao máximo entre programas de apple no meu Windows.
    Uso e recomendo, não é a mesma coisa que ter no MAC? Não, mas ajuda imenso. 😀

    • a Friend® says:

      Quem me tem desiludido bastante no Mac e Windows é mesmo o Firefox 5… desempenho estranho, fica lento de um momento para o outro e chega mesmo a crasha com frequência.

      Safari e Chrome estão muito bons. E actualmente este Safari 5.1 está dos melhores. A Apple introduziu novas tecnologias nesta verão.

      Está ainda mais rápido, mais seguro e muito mais leve.

      • ajbadboy says:

        Não tenho desses problemas no firefox, nem no windows nem em mac mas uma coisa é certo: Nunca mas nunca por razão alguma faças o download do firefox através da janela de escolhas de browsers que vem de inicio no windows. Sacas o IE que é o que eles querem e depois através do IE sacas o firefox do site oficial.

      • Carlos says:

        É, o FX 5 foi um bocadito para o fiasco (e o 4 também, já agora).

        O 6b2 parece estar melhor.

        • a Friend® says:

          Exacto, eu já instalei, re-instalei e continua estranho.

          Este é o meu browser de eleição, daí a minha decepção, pois conheço-o bem e noto que algo se passa com ele.

          Recentemente eles até lançaram a versão 5.0.1 para resolver crashes na versão Mac.. mas mesmo assim ele costuma ter paragens frequentes, especialmente no uso do Flash.

          Pensei inicialmente que seria do próprio plugin, mas nos outros browsers não tenho tido problemas semelhantes.

    • roliveira says:

      A leveza do Chrome é um mito. Aliás, o Firefox é que tem a fama de comer Ram, mas é o chrome que tem o proveito. É de longe dos principais o que mais consome memória. Claro que depois pode compensar em outros aspectos como o carregamento mais rápido em algumas condições. Mas se não gostas como eu de estar a desperdiçar de qualquer forma a RAM evita o Chrome.

      • Visitante says:

        Em termos de segurança acham o Safari bom para Windows? Tenho ouvido dizer que de segurança fora do MAC é mau.

      • Carlos says:

        Não sei se o FX não tem também o proveito. O meu com 6 tabs abertos, o que nem é muito, está a comer mais de 2 vezes mais memória que o Visual Studio 2008, que não é conhecido por ser poupadinho nessa área.

        • roliveira says:

          Quantas extensões tens? Se tens umas poucas depois não te queixes 🙂

          A Mozilla não pode se responsabilizar pela performance de todas as extensões que existem. Embora tenha feito ultimamente um esforço para sensibilizar os programadores a torná-las mais eficientes.

          Experimenta desactivá-las e depois diz-me se ocupa o mesmo 😉

  7. JOSÉ LEITE says:

    Embora ache que esta cena da guerra dos browsers não afecta em nada a Apple considero que os engenheiros da marca norte-americana deviam empenhar-se mais um pouco no Safari.Lembro que a versão(5.1)que saiu ontem,Quinta-feira,dia 21 de Julho de 2011,surgiu precisamente três meses depois da última actualização.Acho um bocado “muito-tempo”,se me percebem.Enquanto a Mozilla têm 3 canais(o Aurora,o Beta e o Nightly),a Google 2 canais(o Beta e o Canary),o Opera o Opera Next,e se até navegadores como o Avant,o FlashPeak SlimBrowser,o Maxthon(ainda ontem actualizou),o RockMelt e o SeaMonkey fazem actualizações e correcções de bugs permanentes não percebo como é que o Safari demora três meses para ter uma simples actualização!!Cuidado que o Camino browser e o OmniWeb browser têm ganho muitos adeptos por serem melhores que o Safari em ambiente OS X da Apple.Também estou para ver quando sair o Internet Explorer 10 se será tão bom quanto dizem para aí !! Mas,viva a guerra dos browsers,pois acho que só nos beneficia a todos.

    • a Friend® says:

      Para quem quiser um Safari actualizado regularmente (semanalmente mesmo) pode descarregar a partir daqui:

      http://www.webkit.org

      Esta actualização do Safari não foi simples, ele até era para ser o Safari 6, pois foram mudanças muito significativas no seu core.

  8. Sammboga says:

    Nao uso Safari… no Mac ou no Windows… Talvez seja tempo de dar alguma atencao

    • ajbadboy says:

      Não sei se vale a pena…
      Desde logo se nota que não é muito evoluído apartir do momento em que o firefox no mac tem funções para múltiplos dedos no touchpad e o safari que é da própria marca não faz nada disso.
      Ainda vou testar esta nova versão para ver se já faz isso mas de qualquer forma se o faz já vem tarde.

      • a Friend® says:

        Acho que estás a dizer o contrario.

        O Safari tem todos os gestos disponíveis. o Firefox é que ainda não tem.
        Então no Lion o Firefox nem sequer já anda para trás com dois dedos…

        Pinch to Zoom… igualmente.

        De longe o Safari tem mais gestos disponiveis. Mal dele se não tivesse 🙂

        • ajbadboy says:

          Então talvez seja do meu macbook pro pq no snow leopard com 2 dedos para cima ou para baixo n m vai para o início ou o final da página e no firefox faz isso

          • a Friend® says:

            É estranho, tenta ver se as configurações estão todas ok.

            Até porque isso é uma função ultra-basica e não é definida pelo browser. Os dois dedos para cima ou para baixo (ou seja, o scroll) é definido pelo sistema operativo.

            http://www.apple.com/safari/whats-new.html#gestures

          • euZinho says:

            Eu tenho um Asus N43 com Win7 e também faço isso. Qual a grande diferença do multi-toque da Apple? Funções básicas como arrastar, dar zoom, mudar tabs, etc. eu também faço, personalizando para cada aplicação formas diferentes, como volume no media player…

  9. KID says:

    Uma pergunta para quem souber:
    Como poderei configurar o motor de busca do Safari para aceitar o Google.PT?
    Alguém sabe? Já houvi falar do glims mas parece-me muito desajeitado e muito consumidor de ram…

    Obrigado =]

  10. jonny says:

    offtopic:
    Google deixou de dar suporte á toolbar para firefox 4, 5 e seguintes…
    🙁

  11. Fork says:

    No safari sinto falta da “OmniBar”. Aquela coisa faz uma falta do camandro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.