Apple acabou de vez com a sua linha de routers Wi-Fi AirPort
A oferta de produtos da Apple abrange muitas áreas e várias linhas de interesse. Como é natural, tudo se centra nos smartphones e nos computadores, mas outras áreas estão também disponíveis.
Uma das propostas que há vários anos estava parada era a dos routers Wi-Fi, que acumulavam também a função de repositório de cópias de segurança. Os AirPort foram agora descontinuados e as suas vendas vão terminar.
Não foi apresentada uma razão para esta decisão, mas a Apple resolveu terminar a sua linha de produtos associados aos routers sem fios. Os AirPort estão assim definitiva e oficialmente descontinuados.
O fim da linha de produtos Wi-Fi da Apple
A Apple não vai fabricar mais equipamentos desta linha e apenas os que estiverem disponíveis em stock vão ser vendidos, naturalmente até que estes esgotem.
Associado a este fim está também o das Time Capsule, onde os utilizadores dos sistemas operativos da Apple podiam guardar as suas cópias de segurança, prevenindo problemas.
A razão para o fim dos AirPort
Este fim não é propriamente uma surpresa. Há já vários anos que não surgiam novidades neste campo e apenas as atualizações de segurança eram lançadas para estes equipamentos.
É também lógico que a Apple não queira investir num mercado que está já saturado de ofertas. Qualquer operador já inclui routers com acesso Wi-Fi e estes estão cada vez mais disponíveis. Quando ao armazenamento, o iCloud é a proposta natural da Apple.
A empresa irá garantir que os AirPort que estão em funcionamento vão continuar a ter as necessárias atualizações de segurança, mas todos os demais desenvolvimentos vão ser parados.
Este artigo tem mais de um ano
Hoje em dia as casas baseiam-se nos router Wifi dos fornecedores de internet ou a minoria que ainda precisa de algo em concreto, compra router específicos. A nível de armazenamento a maioria opta por um NAS de empresas específicas também.
A ideia da Apple de concentrar tudo em um é boa mas obriga a um investimento muito grande, para além que quem quer trocar só a parte de router ou NAS não o pode fazer.
PS: concentrar os dados em cloud? Eu lá vou deixar os meus documentos importantes, fotos de família etc à mercê duma cloud que pode ser hackeada e roubada/apagada? No way.
Os meus dados importantes estão num NAS com RAID que ligo apenas quando preciso. Além disso os muitos TB que tenho acedo por conexão gigabit, não preciso de ficar dependente de internet a 1 gigabit caríssima ou limites de download (no meu caso entre netflix e se usasse cloud, devias passar os vários TB/mês)
E simples…
1o isto nao vendia assim tao bem por causa do seu preço
2o com estes equipamentos so lucravam uma so vez… nao mensalmente… com cloud para a apple e um lucro constante visto que eles pagam a google X por GB e depois pedem ao cliente o X + a taxa Apple que nao passa de lucro puro porque nao teem que gastar sem manutenção de servidores
se já há vários anos só lançavam atualizações de segurança, e pelos vistos vão continuar, não há nada de novo.