Unboxing: Canon 5Ds, o poder da nitidez
Conhecida por muitos como uma das melhores máquinas fotográficas de gama alta lançada pela conceituada Canon, chegou-nos às mãos a Canon 5Ds.
Equipada com uma fantástica lente Canon EF 24-70mm f/2.8 L II USM, esta é uma combinação que parece desde já ser uma aposta ganha. Hoje abrimos-lhe a caixa e apresentamos algumas das suas poderosas características.
A gama profissional Canon é uma das gamas profissionais que mais curiosidade atrai. Apesar do design das máquinas ser muito semelhante entre todas as gamas, cada uma tem algo que a faz destacar.
Esta Canon 5Ds foi anunciada pela Canon em Fevereiro de 2015 e depressa conquistou muitos dos apaixonados pela fotografia e profissionais da área. Apesar de não ser uma máquina acessível a todos os bolsos, pois não é uma máquina feita para quem faz da fotografia um simples hobbie, é sem dúvida uma máquina poderosa.
Ao colocarmos esta máquina na mão, e estando alguém habituado a uma reflex de gama média/baixa, vai imediatamente perceber que este é um corpo robusto e que não é feito propriamente para os passeios de domingo. Na primeira utilização pode tornar-se confuso, se for a primeira vez que mexe numa máquina destas, tudo isto porque a gama profissional tem mais opções no corpo da máquina ao invés de ter apenas nos menus como as gamas mais baixas.
Em resumo, o primeiro impacto é óptimo e aguça a curiosidade para o que possamos fazer com esta Canon 5Ds.
Na caixa
- Canon 5Ds (corpo)
- Bateria
- Carregador de bateria
- Cabo USB
- Alça de ombro
- Manuais
A Canon permitiu ainda a possibilidade de testar esta câmara com a lente a lente EF 24-70mm f/2.8F II USM. Este vem com uma bolsa de pele a protegê-la.
A nível das especificações, a Canon 5Ds promete uma nitidez extrema com os seus 50 megapíxeis. Mas não é só deste valor que esta máquina se faz.
Especificações Canon 5Ds:
- Sensor: CMOS 36 x 24 mm
- Píxeis Efectivos: 50,6 megapíxeis
- Total de Píxeis: 53 megapíxeis
- Processador de imagem: Digic 6 duplo
- Sensor de medição: 150 000 pixeis RGB+IR
- Velocidade do disparo: 30-1/8000 seg
- Focagem automática: 61 pontos
- ISO: 100 - 6400
- Até 5 frames por segundo
- Ligação: USB 3.0; HDMI tipo C
- Duração da Bateria: entre 660 a 700 disparos
- Peso: 845g (só o corpo)
A Canon 5Ds tem encaixe para lentes EF, excluindo as objectivas EF-S e as EF-M. A que temos, de momento, é a Canon EF 24-70mm f/2.8 L II USM. Esta promete ser uma óptima amiga da Canon 5Ds.
Especificações Lente:
- Abertura mínima: 22
- Menor distância de focagem: 0,38m (Macro)
- Ampliação máxima: 0,21 (a 70 mm)
- Diâmetro do filtro: 82mm
- Comprimento máximo: 88,5mm x 113mm
- Peso: 805g
Mas a maior curiosidade desta máquina são mesmo os mais de 50 megapíxeis que ela nos oferece, isto com a promessa de uma nitidez extrema.
O Pplware irá testar esta máquina e brevemente irá trazer-vos todos os pormenores numa análise detalhada.
Este artigo tem mais de um ano
Parece que tira fotos tão boas como o Lumia 950 🙂
Tão inocente…
Claro que uma DSLR é claramente superior à camara do melhor smartphone actual como é o caso do Lumia 950. 🙂
Digamos antes a qualquer smartphone.
Hoje em dia já não é preciso que seja dslr, qualquer camêra (actual) só por si já é melhor que qualquer camera do telemóvel, pois é uma máquina feita a pensar em fotografia ou video(ou até o 2 juntos), logo tem melhores lentes, sensores e processadores que qualquer telemóvel!
É engraçado como comparão uma camara de um telemovel a uma máquina fotografica, uma pessoa ri para não chorar…
Giveaway? 🙂
Isso é que era assunto! 😀
Andreia de Almeida faz um teste em HDR se for possível.
Obrigada pela sugestão. São sempre bem-vindas e tidas em conta. 😉
HDR, ISO alto + baixa luminusidade. Longa exposição (tanto de noite como de dia, ver como resulta os tempos de exposição, tanto com tripé como sem ele). sff, claro 😀
Anotado.
Esta não sei, mas a mais velhinha 5D Mark III de 22,6M com 2 processadores Digic 5+ tem um comportamento suberbo. Posso dizer-te que ao fotografar os interiores de Igrejas (as Igrejas têem muita falta de luz), consigo que a máquina ilumine melhor na foto os objectos fotografados, só com luz muito difusa e alguma natural do que a própria vista humana. E não estou a falar em nada de mais, exposição 1/40 a 1/60 e iso 100 a 1600.
Mas Mesmo com ISO 12000 a foto continua com bastante nitidez, por isso uma máquina com 2 processadores Digic 6 faz seguramente melhor!!!!
Olá Ana, O digic 6 não é sinónimo de menos ruído! aliás a 5D markIII tem melhores prestações em alto iso do que a 5ds. Tenho as duas, e sendo da mesma linha, para mim são câmaras muito diferentes para propósitos diferentes. A 5ds sai a perder com a sua irmã no iso e em algumas specs no vídeo, contudo tem uma qualidade brutal em vídeo e a cereja desta câmara é a qualidade de imagem, rapidez, usb 3.0, flicker mode, informação no viewfinder e RGB+IR metering sensor.
Esta câmara em estúdio alegra-me os olhos quando faço um zoom 100% 🙂
@Silva Jorge
O DIGIC é um processador de imagens e não um sensor. Embora o DIGIC utilize redução de ruido, a sensibilidade é máxima determinada principalmente pelo sensor CMOS. Mas tens razão, a Canon 5DS, bem como a Canon 5DS R têm um propósito muito diferente da 3D Mark III. A série 5DS é mais para ser usada como máquina de estúdio, enquanto a 5D Mark III é para uso geral. Existem rumores que a Canon vai lançar uma maquina para substituir a 5D Mark III durante este ano. Afinal de contas a 5D Mark III já é comercializada desde 2012.
Eu sei que os processadores duplos Digic da Canon processam as imagens e quem as regista é sensor full frame. No comentário não refiro o contrário. Mas é nesses processadores que é feita a filtragem de todos os dados, ISO, abertura de diafragma, etc, só dessa forma é possível ter uma foto mais brilhante do que o sensor regista!
A Canon prevê lançar a Canon EOS 5D MarkIV no 4º trimestre Fiscal, mas…… pouca coisa se sabe…. que processadores utiliza (digic 6+ duplo? Digic 7 duplo?), resolução, etc, etc…… Vídeo 4K, 5K…….
O que assusta não é o peso, mas o preço!!
Um Sonho de Máquina…
Seria curioso ver uma foto em interior com luminosidade baixa vs uma de telemóvel, para tirar as dúvidas aos mais sépticos 🙂
Esses era esfrega-los bem com betadine. É um antiseptico do melhor que há
LOLOLOL 🙂
O interior de uma Igreja é suficiente para terem vontade de deitar o telemóvel para o lixo! Então quando descobrirem que a máquina, mesmo sem tripé (velocidades mínimas de 1/30) a máquina consegue mais luminosidade que a vista humana!!!!!!!!!
Quando querem equiparar a qualidade de uma dslr à de um telemóvel não sei se ria ou se chore…
Isso é pessoal que lê propaganda das marcas a dizer que o smartphone x tem a qualidade de uma dslr…..
Hoje em dia já ninguém sabe distinguir a realidade da ficção
Gostei do preço da lente no El Corte Ingles!! Quero já duas!
Eu quero o stock inteiro
Tenho uma e esta câmara foi feita mais para estúdio (moda, produto, retrato) e igualmente boa para arquitetura e paisagem. Esta câmara não foi feita para aqueles que querem baixo ruído com iso elevado, tipo reportagem casamento ou fotojornalismo.
Nesse campo reina a Nikon e a Sony começa a dar cartas (e são todas trunfos…diga-se de passagem).
Concordo, para reportagem fotojornalismo parece que está para ser anunciada nos proximos meses a 5D IV. Espero que esteja ao nível das expectativas, é que a Sony anda a lançar equipamentos muito bons (Alpha 7r II) e muito pessoal está a deixar a Canon…
O preço ate faz doer os olhos de tanto contar os números e é só o corpo xD
Pplware tem de guardar bem a camera no cofre e aconselho que os testes que sejam feitos seja também dentro do cofre para não estragar nada e estar sempre segura xD
Cumprimentos
uma lente Canon L sem o ‘red ring’ ‘a volta? que esquesito
Que lente está montada na máquina? Uma série L sem a famosa risca vermelha? :\
Não é de certeza uma L, as objectivas Canon topo de gama (série L) têem todas o aro vermelho na extremidade. A máquina está subaproveitada com aquela objectiva 🙂
Já a 2ª objectiva, anda a tentar-me à algum tempo, tem uma luminosidade excepcional (a 24-70mm de f:2,8L II USM, mas tive de me contentar com outra L a metade do preço, a Canon EF 24-105mm f/4L IS USM 🙁
A 24-105 não deixa de ser uma boa objetiva, podes sempre trocar por uma art da sigma, estão a fazer furor na net e a concorrência 🙂
Deve ser uma objetiva de demonstração, não vem com o anel vermelho para ser mais discreto 🙂
Demonstrei essa câmera ano passado no stand da Canon na feira Fotografar. Para quem precisa de grandes ampliações, e fotografias de muita qualidade, (ex: studio ou paisagens,) sem dúvida essa câmera irá superar suas especiarias.