Coluna inteligente Bose Home Speaker 300 – As primeiras impressões
A Bose é uma das marcas mais relevantes no segmento de áudio a nível mundial. No Pplware já aqui analisámos a Bose Home Speaker 500 que se destacou pela qualidade de som envolvente, pelos graves robustos, diversidade de controlo e ainda por integrar a assistente virtual Alexa.
Agora, fomos desafiados a testar a nova Bose Home Speaker 300, que já tem Google Assistant integrada, além da Alexa. Para antecipar a análise completa, hoje apresentamos algumas características deste produto e ainda as nossas primeiras impressões.
Especificações gerais
A Bose Home Speaker 300 é uma coluna inteligente com as assistentes virtuais da Amazon e da Google integradas. Poderá ser importante referir que este modelo pode ser considerado como uma versão mais modesta da Home Speaker 500, sem ecrã e menos potência, ainda que a qualidade de som envolvente se mantenha como uma característica positiva.
O altifalante encontra-se posicionado na parte inferior da coluna, com uma reprodução de som omnidirecional.
Para conseguir um controlo por voz eficaz, mesmo durante a reprodução de música, a coluna dispõe de 6 microfones na zona superior, onde está também integrado um painel de controlo físico. Através de ligação Wi-Fi é ainda possível efetuar controlo remoto, através da aplicação móvel dedicada.
É possível, além disso, reproduzir som a partir de Bluetooth ou de um equipamento de som auxiliar (jack 3.5mm). E depois, claro, é compatível com os mais populares serviços de streaming de música, que podem ser utilizados diretamente na coluna.
Design
A Bose Home Speaker 300 apresenta-se num formato compacto ovalizado e bastante robusto. Aliás, esta é também uma característica da versão 500. No entanto, a Home Speaker 300 não inclui o painel do ecrã. Este modelo está ainda disponível nas cores prata ou preto (modelo em análise).
É construída em plástico nas zonas superior e inferior. A restante estrutura (lateral) é em alumínio anodizado. A zona do altifalante é perfurada e a restante estrutura sólida. Na zona frontal, acima, existe um painel LED que se ativa com a interação com a assistente virtual.
Finalmente, na zona superior da coluna existem vários botões físicos: 6 botões de predefinição de artistas, músicas ou aplicações; parar e iniciar reprodução; ajuste de volume; ligar e desligar microfones; selecionar a fonte sonora; ligar Bluetooth e selecionar entrada auxiliar.
Som com inteligência
A Bose Home Speaker 300 suporta Amazon Alexa e Google Assistant. Desta forma, é possível controlar uma série de parâmetros, apenas por voz. Escolher um estilo musical ou uma música específica, parar ou iniciar a reprodução, tirar dúvidas através de pesquisas, entre muitas outras opções à disposição de uma assistente virtual.
Além disso, através da ligação Wi-Fi, Bluetooth ou Apple Air Play é possível associar inúmeros serviços populares de reprodução de música. Assim, será simples ouvir música com ou sem smartphone por perto.
O controlo da coluna pode, no entanto, ser feito através da app móvel Bose Music app, disponível para Android e iOS.
Em resumo…
A nova coluna da Bose, numa primeira análise, está a revelar-se um excelente equipamento de som para ter em qualquer divisão da casa. O seu design adapta-se a diferentes tipos de decoração e a qualidade de som, até ao momento, não desiludiu. Contudo, ainda será necessário mais tempo até poder dar uma conclusão concreta.
Assim, em breve iremos apresentar tudo sobre esta Bose Home Speaker 300 numa análise pormenorizada.
Este artigo tem mais de um ano