Pplware

Análise: Tablet Xiaomi Mi Pad 4

A Xiaomi, além do mercado dos smartphones onde é mais popular, atua em muitas outras frentes, sendo o segmento dos tablets mais uma delas. Apesar desta não ser uma área onde a marca chinesa se revela muito forte, a verdade é que o Mi Pad 4, seu mais recente lançamento neste segmento, surpreendeu de forma positiva, com um desempenho bom e uma construção e design muito bem conseguidos.

Mas temos muito mais para lhe contar em mais uma análise completa.


Características Gerais

O Xiaomi Mi Pad 4 é um tablet de 8 polegadas, com uma resolução de 1200 x 1920 píxeis com uma proporção de 16:10, com uma densidade de píxeis de 283ppp.

Traz o Android 8.1 com a versão 9.6 da MIUI (atualizada durante o período de análise). O seu Soc é um Qualcomm Snapdragon 660, com CPU octa-core (4 x 2,2 GHz Kryo 260 + 4 x 1,8 GHz Kryo 260) e GPU Adreno 512, que equipa também, por exemplo, o smartphone Xiaomi Mi Note 3 que está enquadrado na gama média/alta.

O modelo em análise vem com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, mas existe ainda disponível um modelo de 3 GB + 32 GB. De notar que este modelo de 3 GB apenas existe na versão Wi-Fi, enquanto que o modelo de 4 GB se encontra tanto na versão de Wi-Fi (modelo em análise) como na versão LTE, e ainda permite expansão de armazenamento através de cartão microSD.

A câmara principal é de 13 MP com abertura f/2.0, permitindo gravação de vídeo a 1080p a 30 fps. A câmara frontal é de 5 MP também com abertura f/2.0. A bateria é de 6000 mAh com carregamento rápido e tem ligação USB Tipo-C. Este modelo não traz sensor de impressões digitais, mas já vem com Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac e Bluetooth 5.0.

Especificações completas

Ecrã
    IPS LCD 8″ (1200 x 1920 píxeis), densidade ~ 283 ppp
Processador
    Snapdragon 660 (4 x 2,2 GHz Kryo 260 + 4 x 1,8 GHz Kryo 260)
    Adreno 512
Rede
    LTE (apenas modelo 4 GB + 64 GB)
Sistema operativo
    Android 8.1 com interface MIUI 9.6
Memória
    3 GB + 32 GB (Wi-Fi) ou 4 GB + 64 GB (LTE ou Wi-Fi)
Câmaras
    Principal (traseira): 13 MP com abertura f/2.0
    Secundária (frontal): 5 MP com abertura f/2.0
Dimensão e peso
    200,2 x 120,3 x 7,9 mm , 343 g
Som
    Altifalantes stereo
    Jack 3,5mm
Conectividade
    Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac
    GPS com A-GPS, GLONASS e BDS (apenas modelo LTE)
    Bluetooth 5.0
    USB (Tipo-C)
Outros
    Sensores: acelerómetro, giroscópio, proximidade, bússola (apenas modelo LTE)
Bateria
    Li-Po 6000 mAh não removível
Preço

 

Na caixa

 

Hardware e Design

O Xiaomi Mi Pad 4 tem uma construção em metal com uma traseira ligeiramente curva nas extremidades para um maior conforto na utilização, com uma largura adequada para agarrar apenas com uma mão. A traseira tem ainda um apontamento em plástico na zona superior, onde estarão colocados alguns sensores e antenas. A câmara está posicionada no canto superior esquerdo.

O ecrã de 8 polegadas tem uma proporção de 16:10 com os cantos arredondados, acompanhando a estrutura do tablet de uma forma harmoniosa e ocupando a estrutura de uma forma muito equilibrada em termos de área (cerca de 77%). Acima do ecrã está colocada a câmara frontal e os sensores de proximidade e luminosidade.

O tablet é bastante fino, com apenas 7,9 mm de espessura, e nas suas laterais alberga, do lado esquerdo, o slot para cartão microSD; do lado direito os botões de volume e power; em baixo a grelha de áudio com dois altifalantes para reprodução de som em stereo, o microfone e a porta USB Tipo-C; e em cima está o jack de áudio de 3,5mm e outro microfone para captação de som na gravação de vídeo.

 

Interface e desempenho

O Mi Pad 4 vem equipado com o Android na versão 8.1, modificado pela interface de utilizador da Xiaomi a MIUI 9.6. Chegou-nos às mãos com a MIUI 9.5 que foi entretanto atualizada. Esta MIUI é a versão estável em Chinês e Inglês e espera-se que em breve seja disponibilizada uma versão Global.

A experiência de utilização é ligeiramente diferente da que se tem num smartphone, mas a base é mesma, sendo muito intuitivo. De notar que é enviado com a Play Store e serviços Google instalados, o que é uma vantagem para os utilizadores.

Ao nível de desempenho, o Mi Pad 4 revelou-se muito fluido, algo que acabou por surpreender tendo em consideração o último lançamento da marca neste segmento (Mi Pad 3) que acabou por ficar um pouco aquém das expectativas. Neste caso, o Snapdragon 660 com a GPU Adreno 512, em conjugação com os 4 GB de RAM e todo o software disponível, mostraram ser uma combinação perfeita.

Ao nível de testes de benchmark foram conseguidos os seguintes resultados que espelham bem as capacidades do Mi Pad 4:

Numa utilização mais intensiva, incluindo jogos, é notório um aquecimento muito ligeiro do tablet, não comprometendo em nada o conforto durante a utilização.

O som em stereo apresenta-se como uma vantagem, tendo um bom equilíbrio entre graves e agudos, ainda que, com o volume no máximo, os médios possam atingir um nível exagerado. Outra questão prende-se com a posição dos altifalantes: para ver um vídeo na horizontal, faria mais sentido que os altifalantes estivessem posicionados em extremos opostos, ao invés de colocados os dois do mesmo lado. No entanto, a avaliação geral relativamente ao som é positiva.

A qualidade do ecrã também é bastante boa. As cores são equilibradas, tem uma boa definição de contornos e os ângulos de visão também são muito bons.

 

Câmaras

Este Mi Pad 4 vai ao encontro daquilo que considero ser necessário num tablet ao nível das câmaras, ou seja, um tablet não é uma câmara fotográfica mas tem recursos suficientes para desenrascar e até com boa qualidade.

A câmara traseira é de 13 MP com abertura f/2.0, permitindo gravação de vídeo a 1080p a 30 fps. A câmara frontal é de 5 MP com abertura f/2.0. A aplicação da câmara oferece modo HDR tanto na frente como na traseira e dispõe de vários filtros instantâneos.

De seguida encontram-se alguns exemplos de imagens captadas em diferentes ambientes.

 

Bateria

A bateria do Mi Pad 4 é de 6000 mAh e dispõe de tecnologia de carregamento rápido… mas claro, com grande capacidade não há milagres na velocidade de carregamento.

Assim, em 1 hora consegue carregar cerca de 40%, demorando 2 horas e meia para atingir os 90%.

Relativamente à autonomia, consegue durar cerca de uma semana com a utilização de 1 a 2 horas por dia. No teste PCMark Work2.0 battery life, conseguiu uma duração de 11h09 minutos dos 80% aos 20%, com o brilho a 50%.

 

Veredicto

Atualmente não é fácil encontrar um tablet que “encha as medidas” do utilizador, mas este Mi Pad 4 apresenta-se como uma excelente solução.

Tem um tamanho muito prático para qualquer tipo de tarefa, a qualidade de construção é irrepreensível, o ecrã é bom a todos os níveis, o desempenho é de topo e o som, embora não impressione, tem uma qualidade acima do que se vê habitualmente na Xiaomi. As câmaras, como já referido, desenrascam, mas a falta de flash traseiro é algo que poderá fazer falta, e portanto é um ponto negativo.

O facto de não trazer sensor de impressões digitais também identificamos como um ponto negativo, já que, por exemplo no Lenovo Tab4 8 Plus, se revelou muito útil para iniciar automaticamente na sessão associada à impressão digital.

O Xiaomi Mi Pad 4 está disponível nas cores preto ou dourado, por um preço inferior a 250€, o que o coloca numa posição muito favorável face a outras opções no mercado. O envio é feito via DHL a partir de armazém europeu com entrega de 1 a 3 dias, sem risco de passar na alfândega. Pode utilizar o cupão PPLWARE para um desconto de 5€.

O Pplware agradece à Honorbuy a cedência do tablet Xiaomi Mi Pad 4 para análise.

Xiaomi Mi Pad 4

Exit mobile version