Análise Tablet BQ Aquaris M10
Foi apresentado em Outubro e chega agora ao mercado nacional. Com um ecrã de grandes dimensões, o novo BQ Aquaris M10 promete ser o parceiro ideal para os tempos livres do utilizador. O design simples e clean faz com que conquiste o coração de quem gosta de um design mais minimalista.
Vamos conhecê-lo melhor?
Hardware e Design
Este é um tablet que dá nas vistas com o seu ecrã tem 10,1 polegadas e resolução de 1280 x 800 píxeis (160 ppi). Para quem gosta de tablets de grandes dimensões, irá gostar de ter este equipamento. Mas desengane-se se acha que pelo facto de ser grande também terá um peso a condizer.
O novo BQ Aquaris M10 tem apenas 470g, isto até poderia ser um peso considerável se fosse mais pequeno, no entanto, apesar de não ser o tablet mais leve do mercado não cansa tê-lo na mão. Além disto, tem apenas 8,2mm de espessura, tendo assim o valor ideal para ser confortável na sua utilização.
Se gosta de um tablet para ver os seu filmes e séries, este pode ser o seu melhor amigo. Com o processador quad-core MediaTek MT8163 de 64-bits e o seu GPU Mali-T720 MP2, garante uma qualidade gráfica razoável para esse fim.
Especificações completas
-
Ecrã
- 10,1"
- Resolução 1280 x 800 píxeis (160ppi)
- Formato 16:10
-
Processador
- CPU: MediaTek Quad-Core MT8163B (1,3GHz)
- GPU: MediaTek Mali T720 MP2 ( 520MHz)
-
Sistema Operativo
- Android 5.1 Lollipop
-
Memória
- Memória RAM: 2 GB
- Memória interna: 16 GB
- Memória externa: cartão microSD até 64GB
-
Câmara
- Principal (traseira): 5 MP
- Secundária (frontal): 2 MP
Som
- Dolby Atmos
-
Sensores
- Luminosidade
- Acelerómetro
- eCompass
-
Dimensões e peso
- 246 x 171 x 8,2 mm
- 470g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 b/g/n
- Bluetooth® 4.0 (LE)
- MicroUSB OTG
- Micro HDMI
- GPS
-
Bateria
- 7280 mAh
-
Cores
- Branco e Preto
-
Preço
- 239,90€
Na Caixa
- 1 Tablet BQ Aquaris M10
- 1 Cabo MicroUSB
- 1 carregador
- Manual de instruções
Som
Relativamente ao som, com a tecnologia Dolby Atmos, este é simplesmente apaixonante. O Aquaris M10 tem 2 colunas, uma do lado esquerdo e outra do lado direito do ecrã, quem permitem uma transmissão de som em stereo, numa qualidade simplesmente espectacular para um tablet deste valor.
Se gosta de ouvir música ou sentir-se dentro da sua série favorita, vai gostar deste equipamento.
Fotografia e Vídeo
A qualidade do novo BQ Aquaris M10, relativamente à visualização de vídeos, já foi mencionada. E o comportamento é bom e cumpre o prometido.
Após alguns testes de utilização das câmaras, podemos verificar que se necessita de um tablet para ligações à distância este não terá a melhor imagem para tal fim. Qualquer uma das câmaras tem bastante grão e a câmara frontal, apesar de uma notória tentativa de ter boa coloração da imagem peca por a qualidade de imagem ser tão baixa.
Bateria
A bateria é um dos pontos positivos neste novo tablet Aquaris. Com 7280 mAh ficam garantidas horas e horas de diversão. A marca garante 150 horas em stand by, 10 horas de utilização vídeo e até 60 horas de áudio. O Pplware teve oportunidade de testar e quer a jogar, quer em vídeos a bateria é sem dúvida uma das vantagens deste Aquaris.
Software e Desempenho
A nível de software, o BQ Aquaris M10 chega ao mercado com o a versão Android 5.1 Lollipop e tem já a promessa de actualização para a versão Marshmallow. O equipamento não traz demasiadas aplicações e desta forma ajuda a que o equipamento corra de forma fluente.
Assim que este novo tablet Android foi recebido pelo Pplware, a curiosidade em relação ao desempenho foi grande. Apesar dos testes não serem muito favoráveis, não achámos que a utilização corresponda a tais resultados, tendo sido esta muito mais positiva.
Considerações Finais
No geral, este é um bom equipamento para a gama de mercado no qual está enquadrado. A grande vantagem é ter uma boa autonomia e a qualidade de som destacar-se de todas as outras características.
A nível do design é simples, tal como se pretende. A parte traseira mate ajuda a que o equipamento não esteja sempre com as conhecidas e feias dedadas.
O desempenho gráfico chega e sobra para quem pretende fazer uso deste equipamento para ver vídeos, no entanto, se gosta de jogar a experiência poderá não ser perfeita.
O Pplware agradece à BQ a cedência do tablet BQ Aquaris M10 para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Android?, não, obrigado, adquiri recentemente um tablet com Windows e desde então meu Galaxy Tab S 8.4 WiFi está esquecido, hehe.
Então e qual o melhor tablet com Windows que se arranja aí por qualidade / preço pessoal? De preferência chinês que é mais barato, e que esteja num armazém euripeu
Kudo 9.7 – 199€ Worten, parece ser uma boa opcção.
Por cerca de 100 euros comprei o Chuwi Hi8 Tablet PC Intel Z3736F Quad Core 2.16GHz 8 inch WUXGA IPS Screen Android 4.4 + Win10 with 2GB RAM 32GB ROM WiFi Bluetooth. Tenho à cerca de duas semanas e nada mau… e com os dois sistemas operativos…
Qual o melhor local para comprar Chuwi Hi8 ou o novo Ni10?
E a alfandega, qual o custo adicional esperado?
Eu acho que qualquer camera serve principalmente num tablet assim desencoraja as fotos com tablets que e ridiculo.
Mesmo
Upgrade prometido para Marshmallow? Duvido muito.
Fizeram promessa semelhante para o antecessor, que saiu com o 4.4, e “garantidamente” ia ter upgrade para o Lollipop e… pois, continua com o 4.4.
A BQ tem subido muito de preço e popularidade, mas como marca, aos meus olhos, perdeu interesse. Gama mediana com preços muito altos, e com a falta de actualizacões que se sabe.
É de conhecumento publico que flagship’s àparte, é difícil ter continuidade no suporte do SO, mas então não prometam o que não vão cumprir.
Não é bem assim.
Os upgrades de firmware demoram, mas regra geral chegam. Tablet Edison 3 passou a ter Android 5.0, pelo que certamente o Aquaris E10 também terá…
Tenho o telemóvel Aquaris 5 HD e demorou bastante até ser feito o upgrade para Kit Kat, mas chegou!
Quanto ao preço. Sim a BQ não é uma marca barata. Todavia, para mim vale a pena pagar mais pela qualidade e assistência. Tanto os tablets/smartphones são equilibrado entre potencia e autonomia e para mim isso é o que mais importa. Não me interessa ter o topo de gama de CPU / SoC para depois ao fim de 2 horas estar sem bateria. Ou pagar menos uns 30 euros e ter uma porcaria de ecrã.