Análise MARVEL’s Spider Man (Playstation 4)
Super-heróis em videojogos não representa nenhuma inovação e encarnar o Homem-Aranha num jogo de computador ou consola também não é original. Mas é novidade podermos vestir a pele de um dos mais conhecidos e amados super-heróis na Playstation 4.
Foi isso mesmo que a MARVEL e a Insomniac Games nos proporcionaram, num jogo repleto de ação, aventura e muitas teias de aranha!
O Homem-Aranha é um dos mais afamados super-heróis de todos os tempos e já esteve presente em inúmeros jogos em inúmeras gerações de consolas. Porém, a Playstation 4 ainda não tinha tido a honra de ter um jogo dedicado ao mais famoso aranhiço do mundo. Pois, bem, esse momento chegou e a Sony e a Insomniac Games presentearam-nos com algo que apenas pode ser descrito como fabuloso.
MARVEL’s Spider Man chegou finalmente às consolas de nova geração e com ele a ação e aventura próprias do universo Spider Man.
Recorrendo a um ritmo frenético, vamos poder encarnar o personagem principal quer na sua faceta de super-herói, quer na sua faceta de Peter Parker e conhecer um pouco mais da sua história e daquilo que o move.
O jogo começa no meio de uma cena de ação em que temos de perseguir e de levar um conhecido criminoso à justiça. Para conseguirmos chegar até ele teremos de derrotar inimigos – que aparecem aos magotes vindos sabe-se lá de onde –, balançar-nos do alto de arranha-céus presos apenas por finas teias de aranha e tentar não estar no caminho dos tiros que vão sendo disparados contra nós.
Somos obrigados a fazer uso de toda a nossa agilidade para nos desviarmos de golpes que, de outro modo, poderiam ser fatais e também das capacidades especiais que nos permitem efetuar combinações de golpes bastante eficazes. Tudo isso é controlado por uma barra de foco que vai ficando mais intensa à medida que vamos derrotando inimigos ou nos vamos desviando dos seus ataques. Esta barra de foco ainda nos permite recuperar energia, o que se torna bastante útil quando nos encontramos no meio de uma refrega e rodeados de vários adversários.
Mas a nossa agilidade não serve apenas para derrotar os nossos inimigos. Teremos de a usar para fazer o que o homem-aranha faz melhor: baloiçar-se pelos vários edifícios da cidade de Nova York preso apenas por teias de aranha. Este é o aspeto do jogo que não podia falhar e este é, na realidade, o ponto que faz com que este jogo deixe de ser apenas bom e passe a ser excelente. Cada pormenor dos cenários foi elaborado para que o jogador se sinta um verdadeiro Homem-Aranha. As sequências em que o nosso herói percorre as ruas da cidade são quase saídas de um filme e a fluidez dos movimentos permite controlar de forma perfeita tudo aquilo que o nosso adversário faz.
Esta fluidez, aliás, está também presente nas sequências de combate, o que oferece aos jogadores momentos de ação e adrenalina sem interrupções. O sistema de combate beneficia da natural subida de nível que o jogador vai atingindo à medida que vai avançando no jogo. Conforme vamos progredindo, ganhamos pontos de habilidade que poderão ser utilizados para evoluir os nossos poderes de ataque ou defesa, os nossos movimentos ou as nossas habilidades. Por exemplo, podemos melhorar a nossa resistência a ataques ou disparos, podemos melhorar a nossa capacidade para perscrutar o cenário em busca de objetos escondidos, ou ainda melhorar a nossa capacidade de repor a energia.
Para além da missão principal, e como é hábito neste tipo de jogos, existe uma série de missões paralelas que nos permitem acumular tokens que poderão ser depois trocados - não só pelas melhorias de habilidades já descritas - mas também por novos gadgets. Isto significa obrigatoriamente que, caso o jogador queira experimentar um pouco de tudo, terá de se desviar do caminho da ação principal e preparar-se para as múltiplas side quests existentes. Perseguir criminosos específicos, seguir drones pela cidade ou até mesmo limpar o lixo das ruas são alguns exemplos.
Sem querer estragar a surpresa aos jogadores, este é um dos jogos que mais tem para oferecer e que mais possibilidades nos oferece para explorar o cenário com poucas – ou mesmo nenhumas – restrições. Para desbloquear as muitas side quests existentes, há mesmo a necessidade de explorar todo o mapa e há muito para descobrir.
Uma última palavra para os gráficos, algo que - neste jogo - não poderia deixar de ser mencionado. É uma delícia ver o nosso herói a percorrer as ruas de uma das mais icónicas cidades do mundo. Edifícios, ruas e veículos recriados até ao mais ínfimo pormenor oferecem-nos um cenário deslumbrante e realista. Os personagens têm uma apresentação detalhada que revela o cuidado e dedicação que foi dado a este jogo.
Veredicto
Depois de tudo aquilo que vimos e jogámos, é possível dizer sem grandes dúvidas que estamos perante um dos melhores jogos do ano. O universo Spider-Man foi bem aproveitado pela Insomniac e isso vê-se.
É um jogo divertido de se jogar, com a ação sempre a decorrer a um ritmo elevado. A fluidez do jogo proporciona-nos momentos absolutamente fabulosos ao vermos um dos nossos heróis favoritos a saltar de edifício em edifício. Jogo obrigatório para todos os fãs da MARVEL, de Spider-Man, de super-heróis ou apenas para fãs de grandes jogos.
Este artigo tem mais de um ano
Os bugs massivos que o jogo tem não contam para a nota negativa? :S
de longe God Of War está anos luz à frente
Fico pasmado com o nível destas avaliações.
O jogo é fluido porque corre a 1080p… normal… mas o 4k? Aqui não requer avaliação!
Constantes BUGs e os elementos NPCs esquisitos? Não há avaliação.
A falta de detalhe nos veículos, ou cidade vista de perto? Avaliação feita por cima.
Os reflexos e sobras que as vezes não existem? Não há avaliação.
Os detalhes dos prédios que são simplesmente ridículos, sem texturas, nem realidade alguma, e sobre isto? Sem avaliação.
Gameplay curto? O game foi terminado em 10h com cutscenes incluídas…Uma tarde portanto! e quanto a isto? Não há avaliação.
Motor de combate copiada do Batman, sobre isto? Não há avaliação!
e podia estar aqui até a noite a nomear pontos não avaliados.
Mas como sempre, avaliações baseadas superficialmente e muitas vezes nem são jogados os games.
Juntem tudo o que eu nomeei, e digam-me se a pontuação continua nos 9,2/10 (ainda agora estou espantado com este numero LOOL )
Por acaso todas as nossas avaliações tem como base a própria experiência e não é de um gamer de há dois dias ;), seguramente que não lhe falta experiência, contudo o que foi avaliado e está bem explicito, tem com base outros níveis de jogabilidade e não certos pontos que referiste, contudo, quem analizou terá a oportunidade de te elucidar, mesmo nos pontos que não tens razão sobre o que dizes faltar.
Meu caro “ficolixado” deixa-me, em primeiro lugar, agradecer o teu comentário. Não tinha ainda tido oportunidade de o abordar uma vez que me encontrava de férias e tinha acesso muito limitado à net.
Mas vamos por partes pois em primeiro lugar urge esclarecer que no PPLWARE todas as análises, sejam elas de jogos ou de equipamentos tecnológicos, são feitas após a experimentação do producto. Não são análises superficiais e, ao contrário do que afirmas, jogamos todos os jogos que analisamos. Jogamo-los até ao fim? Não, nem sempre, é um facto pois tal seria impraticável uma vez que a nossa actividade profissional nos ocupa, no mínimo, 8 horas diárias. Mas jogamos sempre o máximo que conseguirmos dentro do tempo de que dispomos. Por isso não estamos a falar de análises feitas em cima do joelho.
Esclarecido este ponto, passamos a um outro muito importante que é a forma como as análises são feitas. Evidentemente que olhamos para muitos aspectos mais técnicos dos jogos: a jogabilidade, os gráficos, o som, a história, etc…
Mas, acima de tudo, olhamos para um aspecto que, na minha opinião é o mais importante de todos: quão divertido é este jogo? Dá-me gozo jogar? Gosto do jogo? Dá-me prazer jogar? Os pontos negativos são ofuscados pelo que de positivo este jogo tem para me oferecer? E neste caso a resposta a todas estas questões é, indubitavelmente, sim.
Existem questões relacionadas com o jogo que poderiam estar melhor? Existem, evidentemente, tal como existem em todos os jogos. Mas sou sincero quando digo que não fui confrontado com muitas das situações que mencionas como são os casos de reflexos ou sombras que por vezes não existem ou até mesmo da falta de detalhe – com este ponto não consigo concordar de forma nenhuma.
Outras acabam por não ser tão relevantes para a apreciação geral de um jogo que é muito mais do que uma série de pequenos pormenores juntos.
Depois há questões que referes com as quais simplesmente não concordo como são os casos do gameplay curto, do motor de combate.
Na primeira situação, se abordarmos este jogo em linha recta sem nos desviarmos um milímetro que seja, sim, o gameplay é curto. Mas ao fazer isso estamos a boicotar a nossa própria experiência de jogo. É verdade que não é nenhum GTA ou Skyrim, mas considerando side quests e considerando o facto de que podes andar pelo cenário à vontade, dizer que o gameplay é curto é um pouco redutor.
Quanto ao segundo ponto que referes, não diria que foi copiado, diria que foi inspirado. Contudo, essa acaba por ser uma não-questão pois a realidade é que o motor de combate está bem implementado e oferece-nos uma boa experiência de jogo. E aqui voltamos ao ponto que, no fundo, é o que interessa num jogo: divirto-me a jogar isto ou não?
Nenhum jogo é perfeito, nem este, nem nenhum. Mas apesar de todas as suas imperfeições este é um jogo imensamente divertido, quer para fãs do Homem Aranha, quer para fãs do universo Marvel, quer para fãs de jogos de aventura e, somando tudo, os aspectos menos positivos com que nos possamos vir a deparar são apenas pormenores que não impactam com a jogabilidade ou com a experiência de jogo como um todo. Daí a nota atribuída e daí o facto de assumir que, para mim, a classificação atribuída ao jogo é a correcta.
Obrigado mais uma vez pelo teu comentário. Espero que continues por aqui e que continues a apreciar o blog.
Bons jogos!
O meu filhote adora o jogo!
Arrisco a dizer que é o fã número 1 do Spider-Man 🙂
Do que tenho visto, o jogo está fantástico.