Análise LeTV LeEco 1S
O LeEco 1S chegou ao Pplware para análise e nas últimas duas semanas foi utilizado de forma intensiva.
Este é mais um smartphone equipado de boas especificações que prometem bom desempenho a bom preço. Mas será que cumpre com o prometido? Saiba tudo na nossa análise.
Antes de apresentar o smartphone 1S, é importante apresentar a marca que está por detrás deste modelo. A LeEco, anteriormente conhecida como LeTV, é uma das maiores empresas chinesas que actua em várias áreas, desde a TV online, produção e distribuição de vídeo, dispositivos inteligentes e aplicações para e-commerce.
Até ao momento, a marca já conta com 6 smartphones no seu portefólio e ao Pplware chegou o LeEco 1S cedido pela GearBest.
1 - Características Gerais
O LeEco 1S é um smartphone com ecrã de 5,5 polegadas, de resolução FullHD (1080 x 1920 píxeis), uma resolução ideal para este tamanho de ecrã. Tem um SoC octa-core SoC Helio P10 da Mediatek, 3GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno, mas não suporta cartão microSD para expansão de armazenamento.
A bateria é de 3000 mAh com carregamento bastante rápido e vem fornecido com a versão Android 5.0.2 Lollipop. A interface EUI 5.5008S apresenta bastantes diferenças face ao Android original, algo que irá ser abordado mais à frente. A câmara principal conta com 13 megapíxeis com foco automático e a secundária com 5 megapíxeis.
2 - Na caixa
Dentro da caixa, o LeEco 1S faz-se acompanhar dos típicos manuais de instruções rápidas, do acessório para abrir as ranhuras dos cartões, do cabo USB Tipo-C e o adaptador de corrente.
Veja o conteúdo da caixa e todo o design através do vídeo que preparámos aquando do unboxing.
Especificações completas
-
Ecrã
- 5,5″ de resolução 1080 x 1920 píxeis, 401 ppp
-
Processador
- CPU: Mediatek Helio P10 – MT6795 Octa-core 2,2 GHz Cortex-A53
- GPU: PowerVR G6200
-
Rede
- LTE/HSPA+/GSM
-
Sistema Operativo
- Android 5.0.2 Lollipop
-
Memória
- Memória RAM: 3 GB
- Memória interna: 32 GB
- Memória externa: não suporta
-
Câmara
- Principal (traseira): 13 MP, com flash LED, foco automático
- Secundária (frontal): 5 MP
-
Sensores
- Acelerómetro, giroscópio, bússola, proximidade, luminosidade
- Sensor de impressões digitais
-
Dimensões e peso
- 151,1 x 74,2 x 7,6 mm, 169 g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (2,4G/5G), Wi-Fi Direct, hotspot
- GPS, A-GPS, GLONASS
- Rádio FM
- Bluetooth 4.1, A2DP, LE
- USB: Tipo-C
-
Bateria
- 3000 mAh Li-Ion
-
Cores
- Cinza e dourado
-
Preço
- Preço: 201,86€ na GearBest
3 - Design
O LeTV LeEco 1S tem um design bastante elegante, que o coloca desde logo numa gama mais elevada. As suas dimensões gerais estão bem conseguidas considerando o tamanho do ecrã e a bateria de 3000 mAh que integra, tendo uma espessura de apenas 7,6 mm. A construção cuidada e de qualidade do LeEco é em alumínio.
As laterais são planas e acompanham a cor dourada da capa traseira. Os botões físicos de volume e power encontram-se na lateral direita. Do lado esquerdo está posicionada a ranhura para os cartões micro e nanoSIM.
Em baixo encontra-se a grelha de áudio com microfone do lado esquerdo e o altifalante à direita. Ao centro a porta USB Tipo-C. De notar que o som reproduzido pelo altifalante no nível mais baixo de volume continua a ser demasiado alto, havendo uma brusca quebra de som do volume no mínimo para o som completamente desligado. Em cima encontra-se a porta de áudio para jack de 3,5 mm e o sensor de infravermelhos, que permite controlar diversos dispositivos, de forma bastante eficaz.
Na frente, em cima, são visíveis os sensores de luminosidade e proximidade, o LED de notificações, o altifalante e a câmara de 5 megapíxeis. Em baixo vêm os botões capacitivos comuns do Android, retro-iluminados, que apenas são visíveis quando são pressionados e surge a iluminação. Estes botões, nesta interface, também apresentam algumas alterações que serão descritas mais à frente.
Na traseira, no canto superior esquerdo, encontra-se a câmara principal, acompanhada pelo flash LED. Logo ao lado encontra-se um segundo microfone. Colocado ainda na traseira encontra-se o sensor de impressões digitais, espelhado. Este modelo ainda tem inscrita a marca "antiga" LeTV.
4 - Interface e desempenho
O LeEco 1S vem com a versão 5.0.2 Lollipop com uma interface que se afasta daquilo que é conhecido do Android original. A interface de utilizador existente neste smartphone é a EUI 5.5008S.
Aplicações e funcionalidades
As aplicações inclusas neste LeEco 1S são as mais comuns. Tem um Navegador, a Play Store, Gmail e outras aplicações Google, Câmara, Galeria, Lanterna e Gestor de Ficheiros, entre outras.
Os botões capacitivos existentes incluem o botão de menu, home e retroceder. A diferença face ao Android comum é que para aceder às definições rápidas, ao invés de se utilizar a barra de notificações, são acedidas através do botão de menu.
Mas neste menu não existem só as definições rápidas, como o ajuste de luminosidade, ligação dos dados móveis e Wi-Fi... neste menu, é feito o acesso a funcionalidades rápidas, como lanterna, câmara ou controlo remoto e ainda às comuns aplicações abertas recentemente.
Sensor de impressões digitais
O sensor de impressões digitais integrado no LeEco 1S permite apenas desbloquear o smartphone e captar fotos. Este sensor está colocado na traseira e distingue-se dos restantes que já tive oportunidade de testar pelo seu design, que tem um acabamento espelhado.
O registo dos dedos é feito de forma simples e, curiosamente, não permite registar o mesmo dedo mais do que uma vez, algo que a maioria permite. Em termos de desempenho prático, o sensor é um pouco lento e por vezes não responde com o desbloqueio do smartphone de forma instantânea, necessitando de activar o ecrã.
Ecrã
A resolução FullHD, de 1080 x 1920 píxeis, é a ideal para um ecrã de 5,5 polegadas e, neste caso, as cores, o contraste e a definição são bons, no entanto, o nível de brilho no máximo é insuficiente para uma boa experiência de utilização em situações com maior claridade. Os ângulos de visão máximo também não impressiona.
Desempenho
O LeEco 1S foi capaz de desempenhar de forma competente todas as tarefas a que foi proposto, contudo, o desempenho não se revelou extraordinário, apresentando algum desfasamento (lag) na abertura de aplicações ou troca de aplicações abertas recentemente. A navegação no browser decorreu sem qualquer problema, bem como a reprodução de música ou vídeos através do YouTube. Com as notificações e sincronizações também não houve qualquer problema.
Através do benchmark do AnTuTu conseguiu uma pontuação de 53789, o que corresponde bem às suas especificações e desempenho, de uma forma geral.
5 - Câmaras
O LeEco 1S vem com uma câmara principal de 13 magapíxeis que conta com o auxílio de um Flash LED, que não desempenha bem a sua função. Já a câmara frontal é de 5 megapíxeis.
A qualidade fotográfica, de uma forma geral não desilude em qualquer ambiente. A única questão a apontar é o facto de demorar um pouco a captar a imagem, o que em alguns casos pode comprometer a qualidade da fotografia. Veja alguns exemplos de fotos captadas com o LeEco 1S.
6 - Veredicto
O LeEco 1S é um smartphone que surpreende principalmente pela sua a construção e design. Leve, elegante e com linhas modernas. Surpreende também pela velocidade de carregamento, demorando cerca de 1 hora a carregar dos 7% aos 100%. A autonomia é a esperada para um equipamento desta gama, tendo capacidade para uma utilização média de 1 dia e meio a 2 dias.
O teste ao GPS não revelou qualquer problema na detecção de satélites nem problemas durante a navegação.
O desempenho, apesar de não ser extraordinário, não comprometeu qualquer tarefa executada. Quanto à interface, é simples e intuitiva, contudo, existem alguns aspectos onde o Android original é mais bem conseguido, nomeadamente no acesso às definições rápidas.
O LeTV LeEco 1S está disponível por 201,86€ na GearBest, a partir da China e sem custos de alfândega, utilizando o método de envio Priority Direct Mail – Local Direct Express. Veja ainda a gama completa de smartphones LeTV.
A encomenda segue o percurso China – Espanha – Portugal, chegando ao destino isento de impostos. O tempo médio de entrega é entre 15 a 20 dias.
O Pplware agradece à Gearbest a cedência do LeTV LeEco 1S para análise.
Este artigo tem mais de um ano
vão fazer uma review do Vernee Apollo Lite? estou tentado a encomendar, já tive a oportunidade de testar o Thor e gostei
+1 o Apollo Lite é que era
Adquiri recentemente um desta marca.
LETV LeEco LE1 PRO X800 2K Screen
Qualcomm Snapdragon 810 2.0GHz
4GB RAM
64GB ROM
Android 5.0
5.5 4G Phablet
Francamente tenho de concordar com o post. Embora seja um modelo diferente, mas não difere muito o comportamento acima dito.
No meu caso os botões capacitativos já não funcionam. Passados 5 dias deram o “berro”.
Safo-me com uma App handy soft Keys. Senão fosse isso era um pisa papéis. Acho que pode ter a ver com o Android 5.0.Muitos utilizadores dos Nexus começaram a queixar-se disso após a atualização para o Android L. Fala-se que em agosto vem o Android M para o meu modelo. Mas nem sei onde procurar a atualização.
Concordo que apresenta vários lags e de vez em quando comigo, tenho que desligar o ecrã e voltar a ligar pois congela completamente o ecrã.
Nos jogos comporta-se muito bem mas aquece muito. O SnapDragon 810 “frita” o telemóvel.
A câmara é razoável, concordo com o que foi escrito. Navegação web muito rápida.
Interface muito parecida com a do iOS. Não tem uma identidade própria.
Não desgosto dele, e pelo preço não se pode exigir muito é certo… Mas fiquei um pouco desiludido.
Até agora não consegui encontrar um smartphone Android que seja capaz de substituir o iPhone.
Nem mesmo os caros. É tudo a mesma coisa. Estava à espera que este desse até finais de 2017, e aí adquirir um iPhone, mas parece que vou ter que antecipar a compra no final deste ano. Até lá iPhone 5s e este LeTv. Um Samsung G S4 já engasga por todo o lado. Pior que o iPhone 4 que também queria encostar e passar o iPhone 5s para a minha esposa. Um Sony Z2 ainda se comporta razoável.
Enfim é a vida.
🙂
Acho que falei contigo num outro artigo. De facto a nível de software deixa um pouco a desejar, mas o hardware é bastante bom.
Isso do botão capacitivo deve ser algum problema de configuração ou algo parecido. Já experimentaste fazer o reset de fábrica? No meu caso eu desactivei propositadamente os botões capacitivos e a respectiva iluminação e activei a barra virtual de navegação do Android e agora consigo agarrar convenientemente o dispositivo sem ter preocupar em carregar por engano nos botões. Além disso acho que a iluminação é muito fraca e em ambientes com muita luz não se consegue ver os botões.
Se quiseres fazer isso, tens que primeiro fazer root ao dispositivo: 1º instalar a custom recovery (ver: https://twrp.me/devices/letvle1pro.html) e depois fazer download do SuperSU-v2.65 e flasha-lo através do recovery.
Para ativar a barra de navegação no ecrã:
Editar o ficheiro de configuração build.prop (em /system)e acrescentar uma nova linha: qemu.hw.mainkeys=0
Para desativar os botões capacitivos:
Editar o ficheiro synaptics_dsx.kl (em /system/usr/keylayout) e comentar (por um # à frente) em todas as keys, excepto a key WAKEUP :
# key 158 BACK
# key 139 MENU
# key 102 HOME
# key 580 APP_SWITCH
# key 217 SEARCH
key 143 WAKEUP
Gravar e reiniciar.
Para desactivar a iluminação dos botões só consegui através o módulo GravityBox, para isso tens que instalar o Xposed Framework. Procura pela versão v85-sdk21-arm64. (ver: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=3034811).
Não tenho problemas de aquecimento, pois modifiquei o CPU Governor de interactive para ondemand (e as vezes ponho powersave). Dá para jogar sem lags e já não aquece tanto, para além de poupar bateria.
Boa sorte
Como não gosto deste SO, cujo nome é EUI, fiz outras personalizações:
Instalei o Nova Launcher – assim fica mais parecido com o Android Stock.
Instalei o Power Toggles para obter os botões de switch (wifi, bluetooth, gps, brilho, etc) na barra de notificações.
Instalei o Drupe como app de telefone, pois a stock do EUI tem uma falha grave em não ter separador dos contactos favoritos.
Instalei o Next lockscreen assim tenho um ecrã de bloqueio mais personalizado que o stock.
Enfim, muitas transformações que tive que aplicar para ter o sistema um pouco mais funcional. Aguardo ansiosamente por uma custom rom, baseada em AOSP ou CyanogenMod que funcione no meu modelo (US /CE), pois os que existem por aí são apenas para a versão chinesa (CN).
Olá @EC
Sim foi comigo que falaste noutro post.
Já fiz vários recovery factory (5)
Mas ficou na mesma em relação aos botões capacitativos.
Gracias pelas dicas.
Vão dar muito jeito 😉
Grande abraço
Tenho um telemóvel destes já há 5meses e o leitor de impressão digital só me falhou uma vez onde tive de inserir novamente as impressões digitais desde aí nunca mais voltou a falhar por 200e é um tlm muito bem conseguido
Para quando uma análise do Vodafone smart ultra 7?
Comprei na oppomart o Le 2
Vamos ver quanto tempo vai demorar a chegar, comprei ontem, já vem com o MM, espero não ter tantos problemas.
Depois conta a tua experiência s.f.f.
Conto sim…
Pena demorar muito pra chegar.
Já estou com o Le 2 a 2 dias, posso te dizer que estou totalmente satisfeito, qualidade de construção impecável, ecrã show, bom som no altifalante como também em chamadas, em fotografias diria bom+, a câmera que não tem muitas opições, tem HDR e outros efeitos, a bateria aguenta o dia todo com uso intensivo, o leitor digital desbloqueia muito bem, quase instantâneo, gostei da interface padrão do sistema é bem fluida, fez 90955 no antutu, muito mais que um sansuga s6+ custando nem a metade do preço, tirei varias prints mas aqui não aceita anexo.
Nota 10 levando em conta o preço.
Eu já tive um LeTv Max e para mim NUNCA mais! O EUI é muito fraco e não tira partido nenhum do equipamento. Depois dependemos de ROMs de outros e que estão cheias de bgus. Mudei para um telemóvel com stock Android e a experiência é 5*.
bugs*
ah.. E para não falar no aquecimento. Quase fritava um ovo sempre que utilizava uma aplicação mais pesada. Para além do LeTvMax nem cabia no bolso lol.
O processador é Hello X10 e nao P10. Eu tenho um destes a 4 meses e para ja so me queixo do brilho do ecra ao sol (ou a falta dele) e a bateria que podia ser melhor. Instalei a Miui 8 que é bem melhor que a EUI de stock, name minha opiniao. De resto para o preço que custou ainda acho que é um bom telemovel.
Desculpem os erros mas só agora reparei que não tinha o teclado em PT e não consigo editar o post
E pro Le2 sabe se tem aulgum port do MIUI 8?
Boas
Comprei a 2 meses um letv x600 e devo dizer que não tenho tido problemas alguns..a camera e top.. software,ecra,bateria etc…fiz alguns testes e este está acima do x500,x800etc..façam o teste no kimobil e beija a diferença..
Para min este é o letv mais bem conseguido..
bom era análise do LETV Leeco 2, penso que há duas versões, uma de 3GB de RAM e 16MB camera e outra de 4GB de RAM e 21MB de camera, o processador é deca cor em ambos mas penso que é capas de haver alguma diferença entre eles, pelas características parece ser uma boa maquina, uma analise era essencial 😉