Análise: Huawei P10 – A excelência da fotografia?
A Huawei tem-se empenhado nos últimos tempos em se colar ao topo do mercado de smartphones, tendo lançado para o mercado alguns dos melhores modelos da atualidade.
Durante a MWC, em Barcelona, a marca chinesa apresentou o seu novo topo de gama, o Huawei P10, que pudemos testar nas últimas semanas. Conheça este fantástico smartphone.
1 - Características gerais
O Huawei P10 traz um ecrã 2.5D de 5,1 polegadas FullHD, protegido por vidro Corning Gorilla Glass 5. Está equipado com um processador HiSilicone Kirin 960 octa-core, divididos em quatro núcleos Cortex-A73 a 2.4 GHz e quatro Cortex-A53 a 1.8 GHz, acompanhado por uma GPU Mali-G71 MP8. O P10 traz 64 GB de armazenamento e permite expansão por cartão microSD até 256GB.
Para fotografia, o Huawei P10 incorpora uma câmara dupla, desenvolvida em conjunto com a Leica, com um sensor de 12 MP RGB e outro de 20 MP Monocromático com abertura f/2.2, OIS e flash de duplo tom. A câmara frontal é de 8 MP com abertura f/1.9, tendo esta também o cunho da Leica.
Adicionalmente, traz um sensor de impressões digitais frontal, uma novidade na Huawei que o manteve na traseira nos seus modelos anteriores, uma bateria de 3200 mAh com carregamento rápido, Bluetooth 4.2, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, USB Tipo-C e Android 7.0 personalizado com a EMUI 5.1.
Especificações completas
Ecrã
- 5,1" IPS (1080 x 1920 píxeis), densidade ~423 ppp
- Protecção Corning Gorilla Glass 5
Processador
- HiSilicon Kirin 960, Quad-core 2,4 GHz Cortex-A73 + quad-core 1,8 GHz Cortex-A53
- GPU: Mali-G71 MP8
Rede
- GSM/HSPA/LTE
Sistema Operativo
- Android 7.0 (Nougat) com interface Emotion UI 5.1
Memória
- 64 GB de armazenamento interno e 4 GB RAM
Câmara
- Principal (traseira): dual-câmara 12 MP + 20 MP com foco automático, OIS e dual-flash LED
- Secundária (frontal): 8 MP com capacidade de gravação de vídeo a 1080p@30fps
Vídeo
- Gravação: 2160p@30fps
Dimensões e peso
- 145.3 x 69.3 x 7 mm, 145 g
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, WiFi Direct, hotspot
- GPS com A-GPS, GLONASS e BDS
- Bluetooth 4.2 (A2DP, EDR, LE)
- USB v2.0 Type-C 1.0
- NFC
Bateria
- Li-Po 3200 mAh, não removível e de carregamento rápido
Cores
- Graphite Black, Prestige Gold e Dazzling Blue
Preço:
- Preço: 659,99 € (PVP recomendado para Portugal)
2 - Hardware e Design
Para o Huawei P10, a marca chinesa evoluiu o design em relação ao seu antecessor, tornando-o mais arredondado e mais pequeno, seguindo as linhas apresentadas no Huawei P8 Lite 2017 e no Honor 8. O novo design torna este smartphone mais elegante e premium, estando acompanhado por uma construção robusta.
Com apenas 145 g e 7mm de espessura, o P10 é bastante ergonómico, sendo confortável na mão e fácil de manusear. Par quem prefere usar os smrtphones sem capa, é recomendada alguma atenção pois pode tornar-se um pouco escorregadio, além de ser propício a riscos.
Na zona frontal temos um ecrã 2.5D de 5,1" FullHD, que aproveita bem o espaço onde se insere. Por cima do ecrã podemos encontrar o auscultador, a câmara frontal, o LED de notificações e os sensores de proximidade e luminosidade. Por baixo do ecrã surge uma novidade, com o logo da Huawei a ser substituído por um botão home que integra o sensor de impressões digitais.
Do lado esquerdo encontramos apenas o slot para um cartão nanoSIM e para um cartão microSD e, do lado direito, encontra-se o botão de bloquear/desbloquear e os botões de controlo de som.
Na lateral superior encontramos o microfone, enquanto na lateral inferior se localiza o jack de áudio de 3,5mm, o altifalante, outro microfone e a porta USB Tipo-C.
Por fim, na traseira encontramos a câmara dupla de 20 MP + 12 MP, o flash LED duplo e o logo da Huawei.
3 - O que distingue o Huawei P10
Com uma aposta constante na qualidade, a Huawei tem conseguido conquistar, aos poucos, o mercado, sendo já reconhecida como uma das marcas de topo dentro do mercado dos smartphones.
O Huawei P10 vem reforçar a forte aposta da marca chinesa para chegar ao topo, aliando a qualidade das câmaras a uma forte aposta no design e na construção.
Nova posição do sensor de impressões digitais
Desde cedo a Huawei apostou em colocar o sensor de impressões digitais na parte traseira, por considerar uma zona mais natural para o desbloqueio, permitindo ainda adicionar alguns controlos por gestos através deste sensor.
No Huawei P10, a marca chinesa alterou essa estratégia, tendo o sensor de impressões digitais sido posicionado na zona frontal, tal como temos visto nos modelos da Samsung e da Apple. Embora o sensor pareça estar inserido num botão home físico, na verdade, este não existe, sendo uma área com comportamento de um botão capacitivo.
Além de desbloquear o smartphone, este botão segue a estratégia utilizada pela Meizu nos seus smartphones, servindo também para substituir os tradicionais botões no ecrã. Para isso, o Huawei P10 responde a um conjunto de toques, onde um simples toque irá retroceder, um toque prolongado irá voltar ao ecrã inicial e um deslize para o lado irá abrir as aplicações recentes.
Este é um sistema que requer algum tempo de adaptação do utilizador, mas que, na minha opinião, acaba por ser bastante eficiente. Caso não se adapte, pode sempre ativar os botões no ecrã, passando assim o sensor de impressões digitais a servir apenas para desbloquear o smartphone. A não existência de um botão físico faz com que, caso queira ver as notificações que tem sem desbloquear o smartphone, seja obrigado a carregar no botão lateral de desbloqueio.
A nível de velocidade de desbloqueio, a Huawei continua a não desiludir, sendo este um dos sensores mais rápidos que já pude testar.
Um ponto negativo é a sujidade e a oleosidade que se centra neste botão.
4 - Interface e Desempenho
Tal como já vem sendo hábito, o Huawei traz um sistema Android personalizado pela marca chinesa, que se dá pelo nome de Emotion UI, ou apenas EMUI. Com o P10 foi introduzida a versão 5.1 da EMUI, que traz como base o Android 7.0 Nougat.
Para quem está habituado ao "Android puro", poderá notar uma grande diferença, mas de certo não ficará insatisfeito. A UI da Huawei é bastante intuitiva e bonita, estando repleta de alguns pormenores e funções que, de certo, o irão agradar e que têm sido melhorados e complementados ao longo de cada atualização.
A nível de desempenho, o Huawei P10 está equipado com o SoC Kirin 960 e 4 GB de RAM, configuração esta que já pudemos testar no Huawei Mate 9. Não levantando por isso grandes surpresas, o Huawei P10 mostrou-se sempre disponível para executar qualquer aplicação ou jogo, sem nunca se ter verificado qualquer tipo de desfasamento na imagem ou desempenho. Os 4 GB de RAM são também suficientes para aguentar um bom multitasking, chegando a haver momentos em que, ao iniciar uma aplicação passado algum tempo da sua utilização, pensava que ela já teria sido encerrada, mas na verdade continuava aberta.
Em testes de Benchmark, o Huawei P10 registou os seguintes valores:
- Antutu v. 6.2.7: 139054 pontos
- Geekbench 4
- Single-core: 1946 pontos
- Multi-core: 5917 pontos
Em termos de GPS, nas poucas ocasiões em que o testei, o sinal foi sempre preciso e rápido a obter, sem se ter registado qualquer quebra ou perda de sinal.
5 - Câmara
Uma das grandes apostas da Huawei nos seus smartphones é a parte fotográfica. Desenvolvida em conjunto com a Leica, a câmara do P10 traz uma configuração dupla onde alia um sensor de 12 MP RGB a um sensor de 20 MP monocromático com abertura f/2.2, OIS e flash dual-LED. Ao compararmos com a câmara do Huawei Mate 9, percebemos que traz a mesma configuração, pelo que não se espera que tenha resultados muito dispares.
O software da câmara é também ele muito idêntico ao do Mate 9, com a presença de diversos modos de fotografia, filtros e opções manuais. De entre as várias opções, existe uma novidade que salta à vista, o modo retrato. Embora o seu efeito seja muito idêntico ao modo de grande angular, este modo surge para rivalizar com o modo retrato presento no iPhone 7 Plus.
As fotografias, tal como no Mate 9, são de grande qualidade, conseguindo obter um bom nível de detalhe e uma boa captação de cores. Em fotografias noturnas, o P10 mostrou também ser capaz de captar as fotos com boas cores e sem muito grão.
De seguida apresentamos alguns exemplos de fotografias captadas com o Huawei P10.
Uma das grandes críticas ao Huawei P9 era a falta do modo de gravação em 4K. Com este novo modelo a Huawei corrigiu esse problema e já é possível filmar em UHD 4K (2160p@30fps).
Outro dos grandes destaques na parte da fotografia, é a expansão da parceria com a Leica para a câmara frontal. Esta câmara de 8 MP foi também melhorada e possuí também o modo retrato.
6 - Autonomia
O P10 vem equipado com uma bateria de 3200 mAh acompanhado de carregamento rápido. Na nossa utilização, o P10 aguentou 1 dia mais intensivo com jogos, mensagens, chamadas, redes sociais e dados móveis sempre ligados, e 1 dia e meio numa utilização mais moderada.
A nível de carregamento, cumpre com o que promete, e carrega a bateria total em sensivelmente 90 minutos, embora continue a ser mais lento no carregamento que o Honor 8.
7 - Veredicto
Com um bom design, uma boa construção, um bom desempenho e uma boa câmara, o Huawei P10 é neste momento um dos melhores smartphones do mercado.
O sensor de impressões digitais é a principal novidade, passando também este a substituir os botões de navegação. Embora prefira o sensor atrás, tenho de admitir que me habituei rapidamente a esta posição e que todo o funcionamento foi bem trabalhado.
O ecrã transmite boas cores e tem uma boa definição, ainda que pudesse ter um pouco mais de brilho e ter uma proteção contra a oleosidade que é excessivamente acumulada. O altifalante transmite um som muito bom, mas quando se está a jogar ou a ver um vídeo na horizontal é fácil de o abafar.
O Huawei P10 em teste, ao contrário do que era normal na marca, é apenas single SIM, sendo o segundo slot apenas para o cartão de memória.
O Huawei P10 está disponível nas lojas a partir de hoje por um preço de 659,99€ nas cores Graphite Black, Prestige Gold e Dazzling Blue. Caso pretenda um ecrã maior, estará disponível a partir de dia 15 de abril o Huawei P10 Plus por 799,99€ nas cores Graphite Black e Dazzling Gold.
O Pplware agradece à Huawei a cedência do Huawei P10 para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Uma pergunta muito parva… A pontuação da análise não é? 9+9+10+10+9=47/5=(9,4)… Não é assim que é feita a análise? Ou porcausa dos dois contras é retirado dois pontos… 🙂
Eu adoro a Huawei, e acho que vai ser o meu próximo smartphone (sou samsung), mas continuo com a dúvida do sistema Android personalizado pela marca chinesa, deixa-me sempre com um pé atrás… :/
O nosso plugin de classificação tem a limitação de não indica o valor real que damos, mas sim um número arredondado. Por isso é que o valor da média difere um pouco da média dos valores apresentados.
Este Huawei está mesmo fantástico. A nível de sistema, é fácil de habituar. É intuitivo, prático e simples 😀
Deixa-te estar na samsung, o software não tem nada a ver, o da samsung é 1000x melhor com melhor otimização de câmara e é muito mais bonito!
Com a introdução da Emui 5.0 não acho o da Samsung mais bonito. Na questão da câmara, embora sejam próximas, a Samsung ainda ganha.
Olhe que não Daniel,olhe que não.Tanto o P10 como o P10 Plus têm as melhores camaras do mercado.
Compara á TouchWiz do S7 ou do S8 e depois falamos 😀
Paulus Tech
WTF? Desde quando, a melhor camara foi a do S7 e a do S8 será certamente a melhor deste ano!
Compra um S7 ou um S8 e depois vemos se a dos “chinocas” é melhor ou não
Isso chama-se falta de conhecimento
Loool ve-se que nunca tocaste num Huawei.. santa ignorancia
O sistema Android personalizado pela Huawei é o melhor do mercado.E sinceramente eu prefiro este P10 ao Galaxy S8!Já testei os 4 smartphones,P10 e P10 Plus e Galaxy S8 e S8+ e posso informar na minha modesta opinião que o P10 Plus é o melhor destes 4 e muito melhor que o Iphone 7* pondo este a léguas de distancia em desempenho qualidade geral.
Ahahaha desempenho? Lol esse huawei ainda tem de amadurecer muito até chegar aos pés do s8
Quanto a software é uma questão de gosto pessoal, mas sinceramente acho o UI da Samsung muito mais apelativa e com muitas mais funcionalidades
Ha sempre quem fale sem saber o que diz.. é Tuga puro fds.. a Huawei ja vai no caminho da Samsung e da Apple e podes crer que o P10 Plus tem capacidade suficiente para acompanhar o S8 e a nivel de camara xau.. o S8 fica na m###. Lol
Ja tive iPhone 7 Plus e vendi para comprar o S8 a minha namorada e comprei o P10 Plus um dia depois do lançamento ca em Portugal, no dia 16… e todos os dias mexo no S8 e nao trocava o meu P10 Plus pelo S8. Só mesmo se nao tivesse nada na cabeça!
Mas qual o melhor Huawei P10 Plus ou o Iphone 7 plus? Apesar que estou a pensar comprar o Oneplus 5 quando sair.
A parceria com a Leica deixou a concorrência a ver passar navios.
por isso é que nem superior ao galaxy s7 é não é? então imagino o s8…
Aquele que nem a câmera mudou? E é a mesma do 7?
Sou fã da Samsung mas tenho que admitir que está está melhor que a do s7 e como não ouve evolução por parte da Samsung este ano ficou para traz.
Mudou sim senhora! Informa-te noutros sites pois mudou, na pratica a diferença é pouca mas mesmo assim faz esse p10 passar vergonha
Um excelente smartphone mas a camera tem demasiado luminance algo que o galaxy s7 não tem
Também quero uns pontos tirados ao iPhone por não ter possibilidade de expansão micro sd e não ter dual sim 😉
Quando falo da falta do dual sim como ponto negativo, é apenas porque a Huawei sempre nos habituou a ter smartphones dual sim. Neste modelo tomaram a decisão de em Portugal comercializar apenas em Single sim. Face ao historial da marca, considero um ponto negativo.
Se formos falar de outras marcas que sempre assumiram single sim, então aí já não o considero como negativo 🙂
Boa, boa análise
Esta fixação com a Apple demonstra bem a inveja dos fandroids
Fandroid? Por aquele comentário tiraste isso tudo? Bem as isheep andam mesmo sensíveis. Deve ter sido por a Samsung ter mostrado que afinal da para manter o Jack sem sacrificar nada e usar aquilo como desculpa para vender outro produto 😉
Estavas a espera que tirassem dum modal que já estava na linha de produção? Tem juízo.
Agora espera mais uma ou duas gerações e vais lembrar te desta conversa e ver se tiram ou não tiram.
a nível da oleosidade no ecrã já vi videos e pelo que vejo ganha muita mesmo é por que vem ja com a pelicula. Algo se passa no vidro do ecra
Com e sem película o problema de oleosidade é o mesmo 😀
sim é o mesmo, mas paga-se esse valor o ecrã em si esqueçam a película devia se comportar de uma boa maneira nem camada tem oleofobica. Mas já vi smartphones sem essa camada e não ficam igual a este, fica um nojo mesmo
Curioso! Tenho o P10 há mais de um ano (com película) e não agarra oleosidade nenhuma! Será que os meus dedos não têm óleo suficiente?
A Huawei anda a tornar-se cara e a querer competir com os meninos grandes… 660€ a 800€
Pena é depois não conseguirem acompanhar com outras coisas importantes para os utilizadores..
+1
Podes dar um exemplo de coisas que aches que eles não acompanham? 🙂
A Huawei fez algo que é completamente normal. Quando se introduziu no mercado, praticava preços abaixo dos equipamentos rivais de modo a chamar à atenção. Com o aumento da sua importância no mercado dos smartphones foi aumentando o preço. É normal que neste momento pratique preços muito próximos das grandes marcas, porque a verdade é que ela mesmo se tornou uma grande marca. Não digo que seja tão boa como a Samsung, claro, mas os preços também continuam inferiores. O Samsung Galaxy S8 custa 810€ e o Huawei P10 custa “apenas” 620€.
A OnePlus também começou com uma gama de preços e cada vez tem aumentado mais, neste momento o OnePlus 3T está com um preço a partir de 440€ e a tendência é continuar a aumentar porque cada vez está a obter mais sucesso.
Os preços não aumentam só porque sim. Quando montam peças da longa de montagem, o custo é baixo, mal se metem a desenvolver características para se diferenciarem, lá disparam os custos.
Linha
+1
Queixam-se da oleosidade quando se vê nas fotografias que estão a usar película.
Queixo-me da oleosidade porque já foi mais que falado que com ou sem película a oleosidade se mantém.
Tive com um na mão numa loja Vodafone, a nível de design em comparação ao P9 foi um retrocesso muito grande pro meu gosto, tão grande que preferia comprar o P9 se fosse o caso, quanto mais arredondado mais feio.
Quando entramos na parte dos gostos pessoais é sempre relativo 😀
Pessoalmente gosto dos dois :p
Tudo perfeito, mas, não gostei dos 3200 mAh. Pouco.
Depende sempre da otimização e de outros factores. Com um ecrã de 5.1″ “apenas” Full HD ajuda a poupar bateria.
Tudo junto faz a autonomia ser boa. Não é a melhor nem a pior :p
Não sei se é o caso deste mas os números nunca contam a história toda.
As fotografias apresentadas estão incríveis, mas seria interessante ver também fotografias tiradas com condição de baixa luminosidade mas em interiores
Neste momento o meu alvo vai o Honor 9.
Eu tenho o honor 8 e adoro. Espero não me desiludir com o 9 😀
Prefiro esperar pelo honor 9/v9/v8 pro. Ninguém ainda o nome concreto
A honor apresenta novo smartphone a 5 de Abril. Vamos ver o que aí vem 🙂
Eu comprei-o e já estou a ter um problema, quando vou eliminar uma fotografia a aplicação da galeria bloqueia, e depois quando vou abrir a galeria aparece uma foto toda cinzenta e se for apagar acontece o mesmo.
Normalmente costuma dizer se que os early adopters correm sempre estes riscos 😀
No meu caso esse bug não se registava. É algo que irá de certo ser resolvido muito brevemente com uma atualização ou tenta um restauro de fábrica.
Para quando o P10 dual sim.
Será que a huawei irá lançar em Portugal o P10 dual sim???
Não existe previsão para o lançamento do modelo dual sim em Portugal
Qual é o smartphone com a melhor câmara dentro dos gama alta do ano que passou? Estou a ponderar trocar de smartphone, pretendo algum dos gama alta do ano passado, Android ou ios, no entanto procuro algo que tenha bastante qualidade de câmaras principalmente. O Huawei p9 vale a pena? Ou fica aquém do galaxy s7, etc? Obrigado
Tendo em conta os modelos do ano passado, o s7 e o iPhone 7 Plus penso que dominam na parte fotógrafica seguidos de muito perto pelo LG G5. O Huawei P9 também tira boas fotografias mais ainda está um pouco atrás.
Godinho, subscrevo a opinião do Daniel.
O iPhone tem ótimos resultados em modo automático, inclusive o 6s.
Se preferes tirar foto como as câmaras típicas pro, com opções de configuração, os S6 e em diante são o ideal e com ótimo resultado.
Cada um tem os seus fortes.
No slot de cartao de memoria pelo que vi na net, tira-se o cartao de memoria e coloca-se outro SIM ficando Dual-SIM com o encomodo do ou dual-SIM ou sd card.
Ja agora ele tem estabilizador optico? É que nao vejo o sensor e ja vi videos em que uns tem e outros nao!
Bom depois de ver mais ou pormenor vi que na versão Graphite Black é difícil ver o sensor de estabilização mas numa foto acima com o bater do sol deu para perceber que no Graphite Black fica bem camuflada. No entanto pelo que li a versão VKY-L29 (P10 Plus) é Dual-SIM com o sistema que referi a cima, e o VKY-L09 (P10 normal) é single-SIM. Assim como já agora o P10 Plus é resistente a agua e poeiras e o P10 normal não entre mais algumas coisa.
Tendo em conta os modelos deste ano, não sei se ja houve oportunidade de testar alguma coisa na camera do s8 mas visto se falar que não mudou muito do s7, será o p10 melhor a nível da parte fotográfica?
Huawei desaponta se não coloca em Portugal o dual sim. que panca que estes fabricantes tem que não temos direito ao dual sim. tristeza.
para quando um comparativo entre as melhores maquinas presentes em smartphones Luima 950 vs iphone 7 vs samsung s7 vs huwaei p10 por exemplo.
Mas com as fotos sem estarem identificadas e deixarem escolher as melhores por votação.
Isso é que era de valor
Olá pplware, será que me podem dizer como é que eu posso saber se um site que vende smartphones é fidedigno??? Quero comprar o P10 (já experimentei) e fica muito mais barato que comprar numa loja em Portugal.
Aminha opinião é que o P10 tem cores mais reais e o Galaxy s7/8 cores mais vibrantes. è uma questão de gosto. As cores mais vibrantes podem dar a sensação de melhor foto, mas é menos real, embora para muita gente, mais bonito!! Pessoalmente prefiro o P10. Para um utilizador que pretenda usar a camera unicamente em automático, o S7 ou S8 são melhores. Para quem gosta de fotografia e se quer divertir a mexer no modo profissional, entã definitivamente o P10. Acreditem, é mesmo uma questão de gosto!!
Olá pplware, será que me podem dizer como é que eu posso saber se um site que vende smartphones é fidedigno??? Quero comprar o P10 (já experimentei) e fica muito mais barato que comprar numa loja em Portugal.
Aminha opinião é que o P10 tem cores mais reais e o Galaxy s7/8 cores mais vibrantes. è uma questão de gosto. As cores mais vibrantes podem dar a sensação de melhor foto, mas é menos real, embora para muita gente, mais bonito!! Pessoalmente prefiro o P10. Para um utilizador que pretenda usar a camera unicamente em automático, o S7 ou S8 são melhores. Para quem gosta de fotografia e se quer divertir a mexer no modo profissional, entã definitivamente o P10. Acreditem, é mesmo uma questão de gosto!!
Estou a pensar comprar um smartphone, e estou indeciso entre o Huawei P10 e o iPhone 6s. Mas mais inclinado para o P10. Qual aconselham mais?
Bom dia,
Gostava de adquirir este fantástico telemóvel que, na Gearbest está a um preço bombástico, cerca de 380€!
Achei estranho por mencionar nas características descritas no site que não suporta memória externa, quando em todo o lado, incluindo no Gsmarena indica que suporta cartões microSD até 256MB, no slot SIM2.
Coloquei-lhes essa questão e responderam-me que efectivamente aquela versão não suporta.
Achei ainda mais estranho e perguntei se era um produto oficial e responderam-me que não.
Será que é fiável? Será que a câmara é mesmo da Leica?
Alguém que tenha comprado este telemóvel e tenha alguma informação?
Obrigado pela atenção!
Paulo Alves.
O meu p10 o focus deixou de funcionar. Não caiu ao chão. Nada. E tem poucos meses desde que comprei. Conheço outras pessoas que aconteceu igual. Desilusão para o preço que é.
boa tarde gostaria de saber se conseguiu resolver o seu problema? aconteceu me a mesma coisa!! cumps
disseram me para mandar pra casa, sera uma boa ideeia, sabe se a garantia ou o seguro cobra?
Sim foi para a garantia. Demoro u mais de um mês a ser reparado. Mas quem garante que não vai acontecer o mesmo com a nova Câmara ?
Olá Ana,
Voltou a acontecer o problema com a câmara?
Olá, pessoal! Sei que o Huawei P10 não tem proteção contra óleo, mas vinha perguntar-vos se acham que vale a pena pensar numa proteção de ecrã ou vidro temperado ou algo do género (não percebo nada disso, na verdade) para sobrepor à pequena película que o ecrã já traz embutido. O que vos parece? Abraço!
careço de uma ajuda
o ponto mais fraco,e, é claro, nao foi mencionado,pra quê né? é a etrado do carregedor. pois,se o cabo danificar ,ferrou!
Podes explicar isso melhor?
Sou fotógrafo nunca vão ter a qualidade de uma DSRL numa camera minúscula.
nao consigo inicia o meu telefone