Adblue: cuidados a ter em carros que usam este líquido incolor
Os novos motores Diesel Euro 6 possuem um catalisador SCR (Selective Catalytic Reduction) que utiliza AdBlue para limitar as emissões de óxido de azoto. Este líquido incolor, não inflamável e não tóxico, é uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada). Saiba que cuidados ter em carros que usam este líquido incolor.
AdBlue é um líquido usado em veículos a diesel modernos equipados com tecnologia SCR para reduzir emissões de óxido de azoto. O fluido é uma solução de ureia em água e é injetado no fluxo do escape dos motores a diesel para converter emissões de óxidos de nitrogénio (NOx) em nitrogénio inofensivo e vapor de água.
Esse processo contribui para que os veículos a diesel cumpram as regulamentações no que diz respeito a emissões poluentes, como os padrões Euro 6 na Europa e as regulamentações da EPA nos Estados Unidos. O AdBlue é armazenado num depósito separado do combustível e é injetado automaticamente no sistema de escape do veículo, conforme necessário.
Cuidados a ter com o Adblue
O consumo deste líquido depende de diversos fatores, entre eles, a temperatura de funcionamento do sistema, a temperatura ambiente do automóvel e as suas características. A estimativa de consumo é cerca de 1,5 a 2,5 litros por cada 1000 km. O depósito de AdBlue deve ser atestado com alguma regularidade. O sistema do carro avisa quando o depósito de AdBlue está a terminar.
No que diz respeito aos cuidados a ter, é importante que saiba que se o depósito estiver vazio de AdBlue, não conseguirá ligar o carro. O depósito do AdBlue deve ser reabastecido a cada 10.000 a 20.000 kms, dependendo do modelo.
É também necessário verificar periodicamente o sistema, no sentido de identificar falhas, se o depósito apresenta fugas. Devemos também limpar o injetor de AdBlue no sistema de escape. O AdBlue é propenso a cristalizar, podendo levar a bloqueios e ao mau funcionamento da própria bomba.
“Devemos também limpar o injetor de AdBlue no sistema de escape. O AdBlue é propenso a cristalizar, podendo levar a bloqueios e ao mau funcionamento da própria bomba.” aqui está o principal problema do adBlue, aumento das idas á oficina, aumento dos custos de manutenção do carro para o cliente, por isso é que há muita gente que desactiva o adBlue, pois não estão para suportar os custos de avarias constantes …. é só problemas !!!
Foi o meu caso! Aparecia sempre luzes e mais luzes disso! Foi a diferentes oficinas e todas elas disseram para fazer o mesmo. “Desativa isso que nao te chateias mais”.
@xibamba dizem que se desativarmos o motor é infalível.
Agora só desativar o adblue… Se ele lá está por algum motivo é.
Chama-se a isso: fazer manutenção.
As marcas devem ser responsabilizadas pelos problemas causados pelo adblue.
Como é possivel que coloquem no mercado viaturas fabricadas com um dito “sistema antipoluicao” e depois se isentem de responsabilidade logo que surge algum problema causado pelo mesmo? Já está devidamente comprovado que o adblue cristaliza e provoca danos no motor/injetores. E agora? Somos nós proprietários as vitimas deste negócio? Não existe nenhuma instituição em Portugal que trave estas burlas?
Como assim está documentado? Está documentado onde? Pode informar?
Isso nem sequer faz sentido já que o AdBlue nem passa no motor, é injetado no escape conforme indica o artigo.
De uma forma explicita o que acontece é que o “sistema informa falha no motor” devido à cristalização do adblue. A quem atribui a responsabilidade desta reparação?
Não provoca danos no motor…. Ele até é injetado no sistema de escape.
Embora os depósitos de adblue tenham capacidades para levar sensivelmente até 16
Litros ou mais, sempre que a viatura acusar falta de adblue, não devem abastecer mais do que 10 litros. Se o dizerem dificilmente terão problemas com a bomba do adblue e consequentemente com o deposito evitando assim custos avultados.
Existem no mercado aditivos para colocar aquando do abastecimento do adblue que, supostamente evita a cristalização e mantém limpo o injector. Não sei se é verdadeiramente eficaz mas os distribuidores dizem que sim, nada como experimentar.