Muita atenção ao seu WhatsApp! Podem-lhe roubar dinheiro…
Apesar dos vários avisos, as pessoas continuam a cair em esquemas fraudulentos. Nesse sentido, é preciso continuar a alertá-las para que percebam as ameaças e não cedam aos burlões. Se usa WhatsApp, esteja muito atento.
Multiplicam-se os esquemas que circulam no WhatsApp e há notícias de que os burlões têm tido sucesso. Num dos ataques, os burlões pedem para clicar em alguns vídeos para ganhar alguns euros. Depois, a vítima é redirecionada para o Telegram, onde lhe são pedidos dados de acesso à conta bancária.
Outro esquema é uma "atualização" do "Olá Pai, Olá mãe", no qual os burlões usam novos elementos para enganar as vítimas. Os burlões já associam uma foto ou um nome às mensagens de WhastApp, o que lhes dá mais credibilidade e pode aumentar o número de vítimas. Essas fotos são públicas, encontradas, por exemplo, nas redes sociais, parecendo mais fidedigno.
Como se pode ver pelas imagens seguintes, os burlões usaram fotos que obtiveram nas redes sociais e associaram um número. Depois contactaram alguém conhecido para fazer uma transferência de 980 euros.
Segundo referiu a PJ à CNN Portugal, "entre janeiro de 2023 e 15 de janeiro deste ano foram abertos quase três mil inquéritos". Após muitas investigações, a PJ já conseguiu identificar alguns autores e acredita que a maioria está em território nacional.
Se usa o WhatsApp tenha cuidado! Aqui ficam algumas dicas:
- Verifique sempre se o contacto está certo (olhe para o número de telefone).
- Se o burlão se está a passar por alguém que conhece, ligue-lhe para confirmar.
- Desconfie sempre quando alguém lhe pede um pagamento.
Só 1 vez recebi uma mensagem com uma foto sugestiva de uma actriz brasileira, em brasileiro demasiado calão, em que dizia ser a minha “miga” e que tinha “largado meu celular e alguém levou”. Como fiz perguntas sobre o número não ser do Paraná (foi o único que me lembrei), não me disse mais nada e as mensagens deixaram de ser vistas.
Ou conseguiram sacar a alguém ou o cartão foi para o lixo, pois não acertaram num alvo fácil.
Este Pedro sempre a querer burlar a Marisa…
Está ali a Entidade e Referencia, tem de estar ligada a uma conta bancaria, certo?! Ou o dinheiro evapora-se depois de ser transferido?! Então estão à espera de quê? Se correrem ainda os apanham…
Nunca recebi uma mensagem dessas de burlas pelo WhatsApp.
Sinto me discriminado…. Ninguém me liga.
😀
põe aqui o teu nº de telefone.
A tua foto já temos.
As que eu recebo são através de email, são todas de recém viúvas, milionárias africanas que, devido a problemas de legalidade e titularidade no acesso ao dinheiro, com a morte do marido, têm a conta cativa e só podem resolver as coisas se puderem alocar a conta deles ou delas à minha conta europeia, pedem-me todos os dados para poderem fazer essa união de contas e depois serei bem recompensado, sempre com um valor astronómico! Isto no hotmail! Desconfio que neste sistema ninguém cai ::)