USB-C: Portugal tem dois meses para notificar Bruxelas
O ano de 2024 traz obrigações no que diz respeito à interface de carregamento. A porta de carregamento de tipo USB-C passará a ser obrigatória para um grande leque de dispositivos eletrónicos, como telemóveis, tablets e auscultadores. Portugal tem de notificar Bruxelas.
USB-C: A partir de 28 de dezembro de 2024 para telefones, tablets e aparelhos fotográficos
Portugal tem apenas dois meses para transpor as regras sobre o carregador comum, com interface USB-C. De referir que os Estados-membros tinham até 28 de dezembro de 2023 para transpor a legislação da UE para a nacional. No entanto, 15 desses Estados-membros ainda não notificaram Bruxelas sobre o cumprimento deste prazo.
Além de Portugal, estão também na lista a Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, Espanha, Finlândia, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Luxemburgo, Países Baixos e Polónia.
De relembrar que a diretiva entra em vigor a 28 de dezembro de 2024 para telefones, tablets e aparelhos fotográficos. A partir de 28 de abril de 2026 a lei aplica-se as regras também para computadores portáteis.
Estas regras surgem como uma tentativa de reduzir o lixo eletrónico na UE, dando aos carregadores de dispositivos eletrónicos um tempo de vida mais longo. A UE estima que, assim, a quantidade de lixo eletrónico produzido em toda a área tenha atingido mais de 12 milhões de toneladas em 2016.
A tirania liberal/maçónica.
Lol
É verdade, é. Os pequenos dispositivos eletrónicos que vinham com uma porta micro-USB, agora vêm com uma porta de formato USB-C (o que não quer dizer que cumpram os standards USB-C) e um cabo de carregamento, de 20 cm, USB-A/USB-C. E avisam para carregar a 5W (5V x 1A), ou seja, nos tradicionais carregadores de 5W com porta USAB-A.
Como é que se carregam nos carregadores USB-C PD, se o dispositivo não é verdadeiramente USB-C?
Isto é o pessoal do avental que não sabe nada das eletrónicas! Quer poupar nos carregadores e nos cabos – só se for por serem cabos de 20 cm!
Dos liberais não sei, nem sequer sei o nome do atual nº 1 da IL.
Não sei se sabes, num carregador USB-C PD, caso não exista comunicação com um controlador PD, são debitados 5V, logo carrega perfeitamente qualquer dispositivo que utilize 5V. O mau são uns mini PC chineses que usam carregador USB-C sem PD, com 19V sempre presentes, algum incauto vai ligar aquilo ao smartphone, e puff fez-se chocapic.
E A(mperes)?
Caso não exista comunicação com um controlador PD, seja qual for o cabo e o equipamento a carregar, um carregador USB-C PD “debita” sempre 5W (= 5V x 1A)?
Eu, como fui sempre muito respeitador dos 5W no USB-A, e nos pequenos equipamentos que referi o cabo que vem é USB-A/USB-C e são recomendados 5W, uso os antigos carregadores de 5W com porta USB-A.
Os amperes são irrelevantes, a não ser que o dispositivo necessite de mais do que aquilo que é fornecido. O carregador até pode fornecer 3A@5V, se o dispositivo só puxar 1A, só vai 1A, é simples.
O carregador não debita, o dispositivo que está a receber é que pede o que for necessário. A especificação USB determina por defeito 5v e 0.5A (tem como base o usb 2.0).
Existem vários protocolos de carregamento que podem utilizar várias tensões e intensidades de corrente (Vooc, warp charge, PD, quick charge, etc) mas no final todos têm que garantir 5V 0.5A.
Da mesma maneira é possível pedir mais do que o dispositivo permite (em intensidade de corrente) e dependendo do design do carregador ele se proteger ou queimar.
Lá se vai a tomada da Apple (Lightning) à vida, finalmente!
Há anos que a Apple tem carregadores USB-C PD para Mac e iPad Pro.
Aves ele está a referir-se apenas ao IPhone que era o unico que até há data não tinha sido alvo dessa alteração, e se não tivesse ocorrido esta imposição da UE não era num futuro próximo…
E porque não? A Apple nada tem contra o USB-C, senão, não tinha Macs e IPads Pro com o USBC-C.
E quem comprar um iPhone 15 certamente tem outros equipamentos com portas Lightning e continua a precisar de carregadores e cabos para eles. Não adianta nada, antes pelo contrário – quem não tinha carregador USB-C tem que comprar um. E se gosta de cabos de 2m, ou em vários locais, são mais cabos para comprar.