PplWare Mobile

4 anos depois, o Spotify conseguiu que a UE proibisse algumas regras da App Store

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Rui Neto


  1. Aves says:

    A história conta-se em poucas palavras.
    – A app Spotify instala-se na App Store (nem podia ser instalada de outro modo).
    – Como se paga a assinatura? Vai-se à net, acede-se ao site da Spotify e paga-se a assinatura.
    – O que pretende a Spotify? Que a assinatura possa ser paga na App Store, através da app e que a Apple lhe entregue o dinheiro, sem cobrar comissão. Não confundir isto com outra situação que a Apple já aceitou (ou teve que aceitar) – a app incluir um link que direcione para a página na net para fazer a compra.
    – Qual é o argumento da Spotify? Que assim a app da Apple (Música) sai beneficiada visto que os utilizadores podem pagar a assinatura diretamente na app.
    Isto não acontece só nas apps de streaming de música de vídeo ou de música, acontece também nos e-books – para se descarregar um e-book da Amazon, Kobo ou outro, é preciso ir ao respetivo site e pagar.
    A UE vai acabar com isto? Até agora não há qualquer indicação mas depende de a UE considerar se o “dono da loja” poder ter algum tipo de vantagem nas suas apps em relação às apps dos concorrentes (e relativamente às quais não recebe nada). Quanto à concorrência propriamente dita, o Spotify tem mais assinantes.

  2. Lol says:

    Sou utilizador de iPhone e IMac. Gosto muito dos produtos da Apple, mas detesto a Apple como empresa. Quando leio esse tipo de notícias sinto um puro deleite.

  3. SANDOKAN 1513 says:

    “Assim, deveremos ver a Apple abrir o seu ecossistema a lojas de aplicações de terceiros, o iMessage a ser compatível com o Android e assim por diante.” Será ?? Não vejo muito a Apple a “ajoelhar-se” assim do nada perante o mando da União Europeia. Vamos a ver.

  4. Manuel says:

    A União Europeia, é neste momento uma espécie de pirata dos tempos modernos. Sempre a pilhar (leia-se taxar / multar) tudo e todos.
    Vamos lá ver uma coisa: se estas empresas (Spotify, Epic, etc.) se opõe tão veemente contra o sistema da Apple, têm sempre a opção de optar apenas pelo sistema da Google, ou seja, têm opção. Quando decidiram lançar as suas apps na App Store, as regras já estavam feitas, a Apple não “mudou o jogo” só para os chatear.

    • Aves says:

      Vai além disso, como se vê na ação em tribunal da Epic contra a Google/Google Play.
      https://pplware.sapo.pt/google/juri-decide-que-a-google-detem-monopolio-ilegal-do-mercado-das-apps-para-os-android/
      O pessoal tem-se focado no que pensam ser a grande diferença entre o Android e o iOS – o Android permite o sideloading (instalar apps fora da loja oficial) e o iOS não permite.
      Se fosse essa a grande questão a Epic não tinha contestado a Google Play – visto que os utilizadores do Android podem instalar o Fortnite (que foi banido do Google Play e da App Store) a partir da loja de aplicações da Epic e pagar diretamente à Epic, sem comissões da Google. Mas não, a Epic não se fica por aí – quer o Fortnite (e outros jogos) no Google Play sem pagar comissões à Google. E isto porquê? Porque 95% das apps do Android são instaladas através da Google Play. O mesmo é dizer que a loja da Epic não dá “pó pitroli”. Quer os jogos na Google Play e pagos na Google Play – mas sem pagar comissões à Google.
      E o mesmo quer a Spotify, para já com a App Store da Apple – quer que a app seja instalada na App Store (o que se verifica, ao contrário do Fortnite da Epic) e que os utilizadores paguem a assinatura através da App Store, sem que a Spotify tenha trabalho nenhum. É o chamado “dado e arregassado”. Nada tem a ver com a opção de quem quer ter o Spotify tenha que ter Android.

      • Manuel says:

        Mas porque raio é que a UE tem que decidir aquilo que as empresas fazem, ou não? Ainda por cima, no Android, como bem disseste, os utilizadores têm sempre a solução de instalar por sideloading. Se estão descontentes com os moldes anunciados pela Google e pela Apple, que criem um SO próprio, com uma loja de apps sem comissões – tanto quanto sei, o android é um sistema livre – depois podem fazer o que bem entenderem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.