Cuidado com esta mensagem perigosa em nome do fisco
O que não faltam por aí são esquemas de burla que chegam pelos mais diversos canais de comunicação. SMS, e-mail, redes sociais... é preciso ter atenção ao que nos chega. Recentemente passou a circular uma mensagem perigosa em nome do fisco.
Se receber esta mensagem ignore e apague...
São vários os avisos da Autoridade Tributária para esquemas fraudulentos que circulam via os canais digitais. Como se pode ver pela imagem, aparentemente a mensagem vem da Autoridade Tributária e Aduaneira (pelo menos pela descrição), mas se olharmos para o endereço de e-mail associado, reparámos que o endereço de e-mail nada tem a ver com a AT.
No e-mail é referido que "Você tem €741,81 euros sobre pagamentos tardios pelo imposto de renda para o ano 2022-2023. Para evitar custos adicionais adicionais, pedimos que você pague isso imediatamente. Você pode transferir isso de maneira rápida e fácil para o número da nossa conta, você o encontrará na parte inferior de nossos detalhes de contato.". O texto escrito em brasileiro, revela facilmente aos mais atentos que se trata de uma burla.
“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a descarregar ‘software’ malicioso", adverte a AT sublinhando que “em caso algum” o contribuinte “deverá efetuar essa operação”.
O Fisco recomenda a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática disponível no Portal das Finanças.
Este artigo tem mais de um ano
P2T resolve isso.
https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6955512410308775936
Com este IBAN o burlão está identificado
Nem sempre. Usando os serviços de pagamentos digitais é possível criar uma conta, para ter um IBAN, criar 500000 cartões de serviços digitais, que permitem receber em qualquer moeda de qualquer parte do mundo (menos da Rússia). É algo muito usado por hackers brasileiros, que lhes permite transferir o dinheiro para lá, converter em criptomoedas e vender, por reais. Tem sido um esquema que o BdP tem estado a tentar bloquear, pois roubam o acesso a contas nacionais, sem lhes roubar nada, o valor nunca chega a entrar nos extractos, só que for acima de 2000 euros é que o valor surge no extracto geral. No detalhado aparece tudo, só que 1% dos cidadãos possui esse, que só é obrigatório para as empresas. Algumas “mulas” já foram detidos sem saberem que a app que sempre usaram estava a ser usada para grupos de hackers fazer essas operações.
Verificar sempre o endereço de email do remetente.
Só emails institucionais do Fisco enviam esses emails
E não pedem “pagamentos atrasados”.
Demasiados “você”.
Só cai quem quer.