Samsung corta produção dos chips de memória para forçar o aumento dos preços
A indústria tecnológica tem passado por vários altos e baixos ao longo dos anos, mas algumas crises deixam sequelas mais profundas no setor. Atualmente a inflação acaba por ser um dos problemas mais pertinentes e as empresas têm que tentar encontrar alternativas. Nesse sentido, a Samsung está a cortar em quase metade a produção dos seus chips de memória com o intuito de forçar o aumento dos preços.
Samsung: corte para quase metade na produção de chips
Se alguns analistas acreditavam que o mercado tecnológico iria recuperar a sua força em 2024, o panorama atual parece não estar muito virado para essas previsões. Dados recentes indicam que 2023 está a ser um ano bastante complicado para o setor dos semicondutores e não se esperam grandes melhorias no próximo ano.
Através dos relatórios da TrendForce e de outros analistas, consegue-se perceber aquilo pelo que vai passar o segmento das memórias até ao final deste ano e início do próximo. E conclui-se que a Samsung tem cortado para quase metade a sua produção de chips de memória, uma ação que estará ligada à intenção de forçar o aumento dos preços destes componentes ou, pelo menos, impedir a queda dos mesmos.
Os dados mostram que esta paralização já está a acontecer há algum tempo, sendo que no primeiro trimestre deste ano a produção de chips DRAM da Samsung teve uma quebra de 20%, enquanto que a produção dos seus NAND Flash caiu 30%.
Portanto, as informações indicam que a procura por estes chips está cada vez mais fraca, então não adianta entupir o mercado com algo que não está a vender, o que, consequentemente, traz consequências nas contas da empresa sul-coreana. Como tal, as previsões para estes cortes são:
- Redução de 30% nos chips de memória DRAM (RAM para PCs, servidores e portáteis)
- Redução de 40% na produção de chips NAND Flash (SSDs, HDDs híbridos, smartphones, cartões de memória, etc.)
Assim, os outros nomes do setor, Micron e SK Hynix, vão seguir as mesmas pisadas. E já se sabe o rumo que estas medidas irão tomar... menos oferta e mais procura resulta no aumento de preços devido à escassez de equipamentos. Claro que o impacto maior será então na carteira do consumidor.
Este artigo tem mais de um ano
É aproveitar e comprar SSD barato enquanto se pode
Para SSD’s só compro desta marca, da Samsung. É a mais fiável, mas de longe. E a melhor em SSD’s.
Mercado livre!
Que a mão invisivel do mercado livre te faça festas na carteira, vota IL!
O mercado do PS e PSD não é muito diferente para o “peso” que o estado tem nas nossas vidas…
A certa altura da vida tens que começar a ponderar se o mais importante é pagar impostos para o bem comum ou pagar os lucros dos acionistas para comprarem luxos, faz parte do crescimento.
Tenho a sensação que tenho “crescido” a pagar simultaneamente o “bem comum” e os “luxos dos accionistas”. A TAP/CP/EFACEC… Escolas sem professores, tribunais sem juizes e hospitais sem médicos…
Quem não sabe vender que feche a loja, ou, dito de outra forma: como nunca foste patrão…
Mais um cartel à vista, tal como nos combustíveis… Mais inflação… Acho que qualquer dia vamos “comer” chips embebidos em crude.
Sem dúvida, as empresas perderam o tino, a ganância ultrapassou a ambição de ser tornarem grandes e de referência para os seus consumidores, mantendo-os fiéis e leais à marca! Hoje, perderam a cabeça como o “Tio Patinhas”, só vêm dinheiro à frente com poucos ou nenhumas contrapartidas. Isto está a atingir tal situação que um dia poderão acordar e verificarem que estão com as prateleiras cheias e sem procura alguma, a não ser de um perdido qualquer com a mania que é rico. Já começaram com as placas gráficas e irão por aí adiante. É como na habitação o que antes era casa de gente pobre, se for no litoral passa a ser exclusivo de meia a dúzia de endinheirados que não sabem viver sem mordomias fúteis e parasitárias. Enfim, a “inteligência” humana desilude sempre.
+1000
Pode ser que a Samsung tenha um aumento da…diminuição da procura dos seus produtos em geral!
+1
Memórias Crucial ( chips da Micron ) têm qualidade e também são boas para overclocking, isto para quem quiser uma alternativa. Uso e recomendo.
Para pentes de memória RAM só compro da Micron. Recomendo bastante.
Um bocado estranho que possam fazer isto “à vontadinha”… a história não me parece bem contada
Os chineses agradecem
Como se pode ver não existem monopólios nem controlo de mercado, muitas vezes os acionistas de várias empresas do mesmo ramo são os mesmos.
Mais vale fechar a caixa de comentários, já que sobre a questão em si ninguém escreve..
“Samsung: corte para quase metade na produção de chips—>…Dados recentes indicam que 2023 está a ser um ano bastante complicado para o setor dos semicondutores e não se esperam grandes melhorias no próximo ano.” Evidentemente. Está a ser um ano muito mau.
depois a culpa é do chineses, passem numa worten e vejam a quantidade de marcas de maquinas de lavar roupa dessa marca e dos amigos da lg, se la estivessem umas 5 marcas chinesas achava normal, agora um pais pequeno ter tantas industrias no top mundial é de descomfiar
Depois vem uma empresa chinesa, a vender barato, e fica com 60% da cota.