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Até quando é obrigatório cadeira para transportar crianças no carro?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. David Guerreiro says:

    “Se possível, opte sempre pela compra de uma cadeirinha nova e não por uma usada, precavendo falhas de segurança pelo desgaste ou eventual acidente.” -> Uma cadeirinha boa, sem danos aparentes pode muito bem ser reutilizada, nem todos são ricos para andar a comprar novas.

    • Zé Fonseca A. says:

      Quando se trata da segurança dos miúdos não é só uma questão de se ser rico, por vezes há que pesar tudo na balança. Além que existem muitos artigos com grandes descontos ou em outlets.
      Por aqui sempre usei cybex para os miúdos mas há outras marcas mais baratas e também com bom nível de segurança

    • Francisco Estima says:

      Vou reformular a sua afirmação.
      ” uma cadeirinha boa que nunca tenha tido um acidente e que tenha passado nos testes de segurança” , pode muito bem ser reutilizada . Concordo consigo, que nem todos podem comprar cadeiras novas.Mas digo-lhe, que se uma cadeirinha sofrer de um acidente de viação, pode originar em micro fissuras internas na estrutura que não visíveis a olho nu e que se voltarem a sofrer de um novo acidente poderão deixar a criança em muito mau estado.
      Vale o que vale.

    • Ivo Martins says:

      Deveria ser até que idade sim, porque o ponto essencial a ser observado é o desenvolvimento interno do corpo da criança, e para isto o tamanho não é indicador. E mesmo em certos casos a idade deve ter em conta se há um atraso do desenvolvimento relativamente à norma.

    • Ivo Martins says:

      Palavras chave: “se possível”
      Ainda assim, não é preciso ser rico para adquirir uma cadeira nova segura.

  2. Manuel says:

    Não é “até quando”, é “até que idade”.

    E já sei que não vão publicar este comentário, como acontece sempre que vos corrijo, mas fica a mensagem.

    • Vítor M. says:

      Aiii nada disso. Claro que se fizeres comentários a enganar as pessoas, os moderadores não podem estar a aceitar. Repara, além da idade, existe outra variável, o tamanho ;). Portanto, é até um determinado cenário, até quando esse cenário estiver presente. Percebes?

      Abraço Manuel.

    • Hugo says:

      É o que dá ter a mania de corrigir tudo o que mexe…

    • Ivo Martins says:

      Deveria ser até que idade sim, porque o ponto essencial a ser observado é o desenvolvimento interno do corpo da criança, e para isto o tamanho não é indicador. E mesmo em certos casos a idade deve ter em conta se há um atraso do desenvolvimento relativamente à norma.

      • jorgejão says:

        A altura da criança tem a ver com a posição do corpo no ajuste do cinto de segurança e não com a fragilidade do corpo das crianças. Uma criança com 1,35m já consegue sentar-se no banco e ter o cinto bem ajustado ao corpo. Em alguns carros até com menos altura, mas 1,35m presume-se que dá para todos.

        • Ivo Martins says:

          O Jorge está a assumir uma posição de Frente Marcha com cinto automóvel. Não deixei explícito, falha minha assumo – referia-me à posição que deve ser adotada até à idade mais tardia possível: Contra Marcha. Não há outra posição segura.

          Relativamente aos 1,35m : o cinto automóvel está concebido para ter um desempenho ótimo num corpo adulto de aproximadamente 1,70m e 75kg. Tudo o que se distancie destes dois parâmetros, quer para mais quer para menos, diminui a proteção oferecida pelo cinto. O que é o caso da criança com 1,35m.
          Outro ponto essencial – a criança de 1,35m pode ter 6/7 anos ou pode ter 10/11 anos; pode adormecer facilmente ou não; pode fazer trajetos curtos (em que não adormece) ou trajetos longos (quer adormeça facilmente ou não). Serve isto para dizer que há muitos fatores a ser tomados em conta, ou seja, mesmo estando o artigo homologado (o que não significa, de longe, que seja seguro) para 1,35m pode ser uma solução completamente desadequada.

  3. André says:

    Sempre usei da Joie e num outro automóvel da Britax. Há mais barato? Sim! Mas inspira confiança e deixava-me descansado? Não!
    Testei algumas cadeiras que eram tão fracas, que o plástico até magoava e parecia que ia partir tudo. Por isso, testem bam antes de comprar (eu cheguei a vender as cadeiras que tinha e estavam impecáveis).

  4. RC says:

    Este é um bom exemplo para os “activistas” pedirem para criar um sitio onde se pudesse alugar cadeiras de carros sobre caução e depois ser devolvido a quantia caso a cadeira não apresentasse defeitos a ser reutilizada pela proxima criança…. mas isto não dá jeito a quem faz disto negócio. Tanta cadeira que vejo ir para o lixo em boas condições.

  5. Vasco says:

    Mais coisas que fazemos no quotidiano dão multa, mas o PS ainda não teve a ideia de meter a polícia a cobrar…

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