PplWare Mobile

Projecto Colibri V7 – À Conquista da Liderança

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. José Pedro says:

    Excelente, ainda dizem que em Portugal não se fazem coisas boas.

  2. António Reis says:

    Bom dia,

    utilizador já alguns anos desta suite, dou os meus parabéns a toda à equipa pelo fantástico trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo do tempo. O que é NACIONAL é bom! Abram os olhos e apoiem o que é português!

    Cumprimentos.

  3. Vítor M. says:

    De facto é importante terem em atenção que andam muitas empresas (principalmente uma Inglesa que comprou por arrasto grande bons produtos de gestão portugueses) a “aproveitar-se” do monopólio para cobrar preços exorbitantes às empresas em Portugal.

    Cuidado, empresários, abram os olhos, poupem dinheiro não só no preço da suite como em termos de performance da vossa área de gestão.

    • Hélder says:

      e chama-se Sage… 😛

    • POS user says:

      A SAGE acaba por ser a softwarehouse que melhor produtos tem, pelo menos em relação preço/qualidade.
      O Colibri está muito bom e espero que melhore bastante, mas se compararmos o preço da versão profissional á gama equivalente SAGE pelo mesmo preço, o Colibri fica bastante atraz…

      • chico says:

        estás a falar da linha 50? que é ms-dos com aspecto de windows?
        E se quiseres correr em linux e mac, funciona? e se quiseres usar base de dados mysql, postgres, h2, sql server, podes escolher? O colibri faz tudo isso.
        diz em que fica atrás…

        • POS user says:

          Não, estou a falar do Retail…
          Não, não corre em linux ou mac, e a bd é access ou sql.
          Agora independentemente dos OS que correm, é um sistema de gestão muito mais capaz, poderoso e adaptado á realidade nacional…

          Se não o conheces, saca a demo, experimenta, compara e depois opina.

  4. Ora bolas! says:

    Já começou… As pessoas não são estúpidas, senão ninguém gastava dinheiro!

    • Vítor M. says:

      Não se trata de serem estúpidas, trata-se sim de ‘desinformacao’ que muitos suportes técnicos fazem questão em prestar para potencial margens de lucros. No entanto, apostando em suites mais em conta e sem que com isso percam qualquer capacidade ou funcionalidade técnica, bem pelo contrario, possam servir a melhor preço os seus clientes.

      As PME’s podem neste tipo de escolhas poupar milhares de euros por ano, além disso podem aumentar a sua capacidade de analise, a sua segurança na informação e podem ter de futuro um parceiro que está atento ás suas necessidades individuais, o que hoje é muito importante.

      Reforço que o Projecto Colibri tem uma versão gratuita que já serve centenas de utilizadores.

      • Ora bolas! says:

        Sim, é sempre bom existir este tipo de software!
        Tenho é receio que depois de crescerem e terem já bastantes clientes comecem a cobrar dinheiro (técnica de dar para depois receber).

        De resto dou sempre parabéns ao que é nacional, porque esse geralmente é sempre bom!

        • Vítor M. says:

          A questão aqui é básica: como chegaram eles até onde chegaram?

          Se um dia pensarem em alterar o modelo de negócio podem mandar tudo por água abaixo e pelas pessoas que conheço pessoalmente, dificilmente isso acontecerá, mas, lá está, o passado é quem ensina… se desaprenderem é lá com eles, o que, muito sinceramente, não acredito.

      • POS user says:

        Mais uma vez reforço que a versão profissional não é assim tãoa cessivel comparando com outros produtos da concorrência, e sim, perde bastantes funcionalidades e capacidades para estes.
        Basta pegarmos num Retail (Gespos) PME para tentarmos perceber que é um produto bastante maduro, bastante costumizável e com o triplo das funcionalidades do Cobibri.

        Em relação ao futuro, deposito com toda a certeza mais confiança numa Primavera ou SAGE que propriamente no Colibri.

        Atenção que apoio este projecto a 100%, visto ser Português e pela acção de ter disponibilizado uma versão gratuita muito funcional. Espero sinceramente que vingue, mas para tal é necessário BASTANTE trabalho e possivelmente baixar um pouco os preços para começar a ter aceitação por um mercado mais alargado…

        • Vítor M. says:

          Não acredito minimamente nisso, principalmente pelos monstros em que se estão a tornar ambos esses produtos que citastes.

          principalmente a Sage. O Colibri tem a versatilidade que a Primavera e a Sage não tem, tem a fiabilidade que os que citaste não conseguem e tem a simplicidade que nenhum dos outros daqui em diante conseguirá desenvolver, dado o tamanho das suas estruturas empresariais. Monstros que para serem alimentados terão de ser totalmente dependentes dos preços cobrados aos seus clientes, o que se tornará impraticável em breves anos.

          Depois há o factor desenvolvimento e novas tecnologias, migrações e portabilidade. São muito mais lentas essas estruturas a evoluir dado o volume de clientes e dada a estrutura cara com que desenvolvem os seus produtos. Totalmente dependentes da Microsoft e da sua própria velocidade.

          Rigidez a responder num patamar individual, falta de suporte para plataformas em franco desenvolvimento, praticam preços muito acima das possibilidades de mercado, complexidade das suas estruturas de trabalho e falta de dinamismo em termos de novos serviços ao mercado.

          O projecto colibri está a crescer com raiz fortes e sustentadas.

          Tem uma estrutura poderosa e parte de uma base estável com excelentes programadores conhecedores da área de gestão.

          Têm implementado ferramentas inovadoras aumentando o workflow transitando o tradicional funcionamento de uma suite de produção para novos patamares de organização e análise de mercado.

          Fácil integração com suites de terceiros e total abrangência com serviços externos de terceiros.

          Desenvolvimento de API’s para aumentar as funcionalidades on demand com controlo mas permitindo a developers externos algumas liberdades sobre as acções da suite, coisa que as restantes aplicações nunca o poderão fazer.

          Enfim… vamos comparar o preço versus operacionalidade e vemos claramente um serviço muito superior por parte do Projecto Colibri face a um esbatido Primavera ou uma desalinhada Infologia Linha 50, perdão, Sage que tem tentado monopolizar o mercado drenando a carteira das PME’s.

          Uma nota aos senhores da Sage:

          É uma vergonha o GestExper ter a Ctb ainda com base de dados em access.

          • POS user says:

            Mas quem raio está a falar da linha50 ou gestexper ?
            O colibri é um erp ou processa salários e contabilidade ?
            Então vamos comparar com o produto por excelencia de gestão comercial que é o Retail, ou o Next apesar deste estar num patamar superior.
            Sabe que a SAGE vai inovar este ano e desenvolver software de gestão em cloud ou software nativo já a correr em iOs ou Android ? Pelos vistos não tiveram problemas a mudar a estrutura do seu programa e portar para outros SO’s…

            A SAGE não tem API’s externas para os programadores poderem trabalhar ? Até o Gestexper já tinha isso quanto mais o Retail ou Next…

            Portabilidade ? Como existem várias frotas de vendedores interligados ?

            Atenção pois o que referi é que apesar de estar a ir no bom caminho, falta trabalhar bastante e está “ainda” muito longe da concorrência, ATÉ no mesmo patamar de preço da versão a pagar…
            Agora como referi tenho fé no projecto e espero que vá adiante, pois todos nós temos a ganhar com isso.

            O Sr. Vitor quando fala tem que tentar ver todos os ângulos e o seu conhecimento não abranger todas as questões da retórica, pelo menos não responder como se estivesse a iniciar a 3º guerra mundial.

            É fundamental defendermos a nossa opinião, agora elaborar um testamento cada vez que alguem vai contra a nossa opinião também não.
            É sempre a mesma situação, seja em posts da Apple, seja noutros, IRRA !!!

          • Vítor M. says:

            POS user… como?

            A Sage antes de adquirir os produtos da Escripovoa e da CMCIn era uma vergonha, uma aberração! Estás a falar de que? Estás a brincar ou quê?

            Estás a falar para quem lida com esses senhores à 18 anos meu caro, não há meia dúzia de dias, por isso fica ciente bem no que te digo, é graças aos produtos comprados à concorrência que foram aniquilando que cresceram, o NEXT foi uma aberração quando apareceu e tudo cresceu com base e sustentabilidade nos produtos comprados à concorrência.

            E não vou sequer estar a esgrimir mais argumentos com quem não sabe da missa metade.

            Não tentes arranjar paralelismo com outros temas só para aligeirar a argumentação, é feio quando não temos o que dizer e vamos arranjar alaridos para desviar atenções. Não estamos a falar em Apple nem em mais nada, se não queres falar ou conversar, ninguém te obriga.

            A forma como interpretas as minhas respostas, são da tua responsabilidade, nada tem a ver com a 3ª guerra mundial nem nada que o pareça, apenas conheço bem o modus operandi e sei criticar apontando o modo de negócio que é ruinoso para o mercado nacional, principalmente para as PME’s.

          • Rui says:

            POS user e Vitor esgrimam argumentos com falhas.

            Não impunham argumentos, mas sim expõem. Dica: Falem a verdade, pura e simples e não se ponham a ver factos deturpados em 1001 ângulos.

            É de notar um ferrenho pela Sage, e outro pelo Colibris. Fanatismos não leva a bom porto.

            Sage é bom e Colibris também. É tudo uma questão de necessidades e funcionalidades especificas para determinados clientes/focos de mercado.

            cumps.

  5. Sharp says:

    Penso que a maioria das empresas em portugal usam ERP nacionais.. No que toca ao CRM é que nem tanto.

    Têm centenas de ERPs certificados em portugal, boa parte deles made in PT!

    • antonio Ferreira says:

      Quantos funcionam e Linux, Mac e Windows? e ainda tem uma versão free com stocks, clientes, fornecedores e conta-correntes?

    • António Reis says:

      100% Gratuitos?

      A vantagem deste em particular é ser gratuito e ainda tem fórum onde podemos colocar todas as nossas dúvidas sem qualquer tipo de custo! Pelo menos até à data não tive de pagar nada por utilizar o Colibri.

      Em resumo: Software Gratuito + Assistência Gratuita + Linux, façam as contas ao fim do ano de quanto não poupam.

  6. antonio Ferreira says:

    Quantos existem que funcionam em Linux, Windows e Mac, e ainda gratuito? fazem controlam gratuitamente stocks, cliente e fornecedores, conta-correntes?

  7. Pedro Almeida says:

    Antes de mais parabéns a toda a equipa!

    Podem adiantar a data de lançamento? Uma das novas funcionalidades vai me simplificar imenso, falo da composição de artigos nos documentos. A pré-visualização em HTML e Excel é também muito produtiva!

    A novidade da API é fantástica! Pelo que percebi poderemos desenvolver em cima do vosso código, para quem usa e-commerce como eu, pode fazer integrações de dados entre sistemas, é isso?

    Cumpts e continuem o bom trabalho!

    • Gonçalo says:

      Isso da integração dos sistemas era simplesmente fabuloso, será um grande passo para o Software. Acho-o muito limpo em termos de design, bastante intuitivo e com umas boas bases para continuar a surpreender o mercado, o mal é, como o Vitor M. fez referência muitas empresas não estarem informadas e investirem muito dinheiro em software que depois de ser adquirido ainda necessitar de muitos desenvolvimentos à medida para se ajustar à realidade do cliente/empresa.
      O melhor disto tudo, como já disseram, é ter uma versão gratuita com módulos essenciais, continuem com o excelente trabalho.
      Cumprimentos.

  8. Carlos says:

    Há mais software “made in portugal”.

    O PHC, o Primavera, o Alert, o OutSystems…

    • raul says:

      funcionam e linux e são gratuitos?

    • Sara Costa says:

      Carlos,

      sabe me indicar preços de PHP, Primavera ? Software + Assistência? Para uma pequena empresa é irrisório os preços praticados, falo por mim que quando pedi orçamento (Primavera) ri-me!

      A questão aqui não é o facto de haver mais softwares feitos em Portugal, a questão é que MUITOS gestores por não saberem ou por não se informarem não tem conhecimentos destas ferramentas como o Colibri, falo por mim que andei anos a pagar por software de facturação quando na verdade tinha SOLUÇÕES GRATUITAS! Abram os olhos 😉

      Cumprimentos.

  9. Sérgio says:

    quem é que dá o suporte? Não me refiro a foruns. O contabilista não está para andar por foruns. Estou a referir-me a verdadeiro helpdesk. Daquele em que telefonas e esclares dúvidas? Quem parametriza a instalação? Existe uma rede de parceiros a fazer essse trabalho. Ou é só a disponibilização da suite e forum?
    São perguntas, não uma critica

  10. Filipe Gomes says:

    Boa tarde,

    Vejam neste link um comparativo entre aplicações de facturação free, feitas em Portugal:

    • Vítor M. says:

      Esse é o comparativo mais parvo que alguma vez alguém poderia ter feito 😀 então o Projecto Colibri não tem uma versão portable? Então não podes usar via Cloud? Não tem suporte gratuito via fórum? Não tem em PDF um manual e até em vários guias práticos distribuídos pelo site? E mais… tem multi-base de dados, é multi-plataforma e tem inclusive um serviço de gestão documental.

      Esse comparativo é do mais ridículo que que pode haver 😀 mais valia,quem o fez, ter perguntado do que ter feito uma coisa tão rudimentar e incongruente, ou estaria a servir alguém 😉

      • Filipe Gomes says:

        Não é por nada, mas acabaste de te enterrar! Quem lê na diagonal é assim!

        Se reparares a última coluna indica que os dados foram fornecidos pela Colibri!!

        • Vítor M. says:

          Se reparares esse comparativo é tão velho e parvo que não podem ter sido dados retirados do fórum deles porque estão incongruente e o que diz lá não quer dizer que seja verídico, alias não é que eu próprio verifiquei isso com o responsável, por isso volto a dizer que é parvo e feito à medida.

      • phixie says:

        Tu não viste bem o comparativo antes de comentar, certo…?

        • Vítor M. says:

          Vi, claro que vi e sei do que te estou a falar, por isso e por saber tão bem e conhecer tão bem o assunto, provavelmente muito melhor que tu, afirmo que é um comparativo parvo e incongruente, feito à medida.

          Basta veres o está assinalado como não existente no Projecto Colibri na versão gratuita. Tão simples quanto isso e basta veres que já escrevi sobre essas funcionalidades há muito tempo, provavelmente mesmo antes desse comparativo.

    • João Olival says:

      na nossa empresa usamos o Orangest (versão paga) e só posso dizer maravilhas.

      Pedi orçamento a variadas software houses, como primavera, PHC, Eticadata, e ia morrendo de susto.

      O Colibri esteve quase, mas ganhou o OG por ter 90% das opções que necessitavamos e as restantes 10% acabaram por ser efectuadas.

      João

  11. Rui Silva says:

    Admiro o trabalho que o Projecto Colibri tem desenvolvido, o que me intriga é como se financia um projecto deste tipo?

    Será a solução free (limitada) uma forma de “agarrar” os cliente para depois vender uma solução paga (full extras)!

    Eu não trabalho de borla…

    • @lmx says:

      Boas…
      lol 🙂
      Quando lanças um producto não colocas logo a fasquia alta, pois ninguém conhece, e vais morrer na Praia…já o facto de haver uma versão free é muito bom mesmo, independentemente das funcionalidades que tenha a menos que a paga!!
      É multiplataforma, outra vantagem , nunca ficas agarrado ao sistema Operativo, se no teu negócio quiseres mais funcionalidades, é evidente que tens que pagar…!!!

      Tu no café também pagas a sandes mista, ou é de borla???

      Não sei com o que estás preocupado?!na volta gastas dinheiro em sistemas operativos e Offices(que tens opções grátis), mas depois queres uma suite de gestão para a tua empresa(que é comercial, onde ganhas dinheiro), e estás preocupado com o preço??!! não te parece estranho??

      cmps

  12. @lmx says:

    Boas…
    De facto um projecto muito á frente…
    Foram inteligentes em ter feito desenvolvimento em JAVA, a questão do SO deixa de ser um problema, e as pessoas podem assim beneficiar da introdução desta suite em Linux, baixando assim os custos!!Além disso a grande parte do código é igual(entre plataformas), ficando apenas alguns ajustes a cada versão nova que sai, baixando assim também o custo de desenvolvimento.Quando montar o meu negócio é colibri que vou usar!!!

    cmps

  13. joferz says:

    Mas nesta versâo 7 gratuita já se conseguem ver as facturas?
    A fonte só á lupa ….o tipo de letra era minimo 6 ou 7.
    E a base dados local DRIVER H2, ainda existe?
    Cumpts

  14. BigRabbit says:

    já contempla produtos como serviços no seu verdaddeiro sentido? Ou continuará a ter “serviços” com stock negativo?
    Experimentei a versão actual e acontece isso actualmente, o que para mim está errado. De resto acho que é de enaltecer o trabalho que desenvolvem.

    • jffca says:

      bigrabbit, que interessa isso? desde que consigas em mapas distinguir os serviços dos produtos. Sou contabilista e tenho clientes com colibri, sage, phc, primaveres e por ai fora… até te digo mais, tenho clientes mais satisfeitos com o colibri do que com outros programas. E atenção que na empresa uso sage para contabilidade salário e imobilizado. Não estou a defender o colibri.

  15. Vítor M. says:

    POS user sugiro-te que converses com contabilistas, TOCS e ROCS à cerca dos seus clientes e verás o que eles têm a dizer sobre o Projecto Colibri e toda a sua organização versus outros clientes com Sage ou Primavera, mas principalmente os cliente com Sage.

    Olha que Sage… bem… mais não digo que…..

  16. Almeno Rocha says:

    Bem, para mim o melhor é Wintouch (porque trabalho com ele todos os dias e são dezenas de clientes a dar suporte)… :^)

  17. Rui says:

    Colibri é fantástico. Bom trabalho, continuem.
    E atenção, o que é free, continua free, certo? E nem pensem ser gananciosos, pois já há que chegue.

    combinado?

    😉

  18. Obrigatorio says:

    Os códigos postais ainda vão estar com a mesma situação complicada? Se sim, deviam rever isso.
    Cumps

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.