PplWare Mobile

Meta vai gastar 665 milhões de litros de água do Tejo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Blackbit says:

    É melhor reverem o modelo de arrefecimento ou arriscam-se a ficar sem Datacenter no verão…

  2. dofino says:

    É mais nós ficarmos a arder com falta de água que fica retida no “Tajo” do outro lado da fronteira.
    Nuestros hermanos, ou melhor, alguns dos seus governantes ficam com a guita.

    • ifm says:

      Alquem acordou, o caudal minimo com Espanha.

      Eles ate podem por 300 datacenters, desde que cumpram o caudal minimo.
      O problema aqui tambem não é so os Espanhois, nos ca tambem limpamos muita agua, com a industria do papel, aquela industria que planta eucaliptos “Que aqueles terrenhos ja não servem depois para mais nada”, a não ser para arder…

      • João says:

        Demonstra , não saber do que fala.
        Ainda assim, pergunto: limpa o seu rabo ? Costuma escrever em papel ou imprimir? compra produtos embalados?
        Refexão

  3. Joao Ptt says:

    Mas aquilo vai engolir a água? Ou recebe de um lado e sai do outro? O que impede de devolver a água (tratada) ao rio Tejo? O problema pode ser o aumento da temperatura da água.

    Pior era o projecto Espanhol de desviar toda a água para o Sul de Espanha para regar os campos de cultivo, deixando Portugal sem água, ou quase sem água.

    • SANDOKAN 1513 says:

      “Pior era o projecto Espanhol de desviar toda a água para o Sul de Espanha para regar os campos de cultivo, deixando Portugal sem água, ou quase sem água.” Não sabia disso.Então coitados dos agricultores,dos animais e das pessoas que morreriam de fome e de sede. 🙁

      • Joao Ptt says:

        Aliás os Espanhóis há 40 anos que desviam a água do Rio Tejo para o Rio Segura, mas tiveram um projecto que pretendia desviar toda a água, ou quase toda, para o Sul de Espanha basicamente cortando o acesso de Portugal à mesma, para a agricultura e assim, só não avançou porque os políticos portugueses mexeram-se a sério para impedir isso, mas teve mesmo para acontecer… os políticos até deixam os Espanhóis cortarem no caudal à séria impunemente, mas cortar tudo ou quase tudo pelos vistos nem os políticos portugueses conseguiram ficar indiferentes.

        E entretanto a água que é desviada para o Rio Segura, aparentemente terá de ser reduzido porque pelos vistos os tribunais decidiram que o caudal do Rio Tejo era muito inferior às determinações da UE e então terão de o aumentar de 3 para 8,7 metros cúbicos por segundo, e dessa forma terão de desviar menos para garantir tal caudal. Conhecendo os Espanhóis acho isso pouco provável de acontecer que o povo Espanhol está furioso, porque 100 mil empregos e exportações no valor de 3 mil milhões de euros estão em causa, duvido que cumpram com as determinações dos tribunais, mas enfim, esperar para ver.

        Morrerem em Portugal de fome e de sede por desviarem o Rio Tejo parece pouco provável, simplesmente teriam de se mudar para outro lado onde houvesse água… digo eu.

  4. André says:

    Esta Meta é mesmo o mal. Desde a rede social, ao metaverso (secound life), agora a água. Só espero que acabe rápido.

  5. Filipe R says:

    Acabem com a porcaria da meta…. Será que não cai um meteorito em cima daquela porcaria ?

    • ifm says:

      Mas agora a culpa é da Meta??? voces são todos alucinados!!!!

      Alguem deu autorização para tal, podia ter sido a Meta ou outro datacenter qualquer, ou ate uma industria mais poluente.
      A culpa não é da Meta, mas sim quem autoriza.
      Eu tambem queria construir a minha vivanda ali ao lado do forte de são julião com vista para o mar. Mas acho que a camera não me vai doar o terreno, nem autorizar as construção, mas que ficava fixe ficava.
      E se me autorizar a culpa era minha??

      • Profeta says:

        E culpa da meta em querer fazer isso nao tem ? E engracado como as pessoas justificam umas coisas e deixam de lado outras.

        • ifm says:

          A meta quer fazer um data center, e então??? onde esta aqui o problema??

          Se autorizaram que culpa tem??

          Eu tambem posso pedir autorização para costruir na serra de sintra, no parque de monsanto, numa area protegida, e então??? Ja sei a partida que vai ser negada, mas e se aprovarem??

          Tambem ha uns anos não derreteram uns quantos hectares de subreiros para fazer obras ??
          Quem aproveu o seu licenciamento é que devia ser chamado a barra do tribunal e levar com a penalização.
          São meninos para receber milhares de euros por mes para tomar decisoes e dar parceres, quando da asneira a decisão deles a culpa é do outro????

          É cada iluminado nesta terra!!!

          • CENAS says:

            As coisas não são bem assim. Existem formas mais ecológicas e sustentáveis, tanto a nível de consumo de energia como de arrefecimento, de manter data centers. Mas são (atualmente) mais caros.

            É um pouco como as garrafas de plástico da Coca-cola que dizem “Recicla-me”. O consumidor pode (e deve) dar o seu contributo e reciclar, mas a responsabilidade efetiva não está do lado da Coca-cola que decide, por uma questão de custos, usar embalagem de plástico em vez de uma alternativa sustentável?

  6. isto é só rir! says:

    Eu não percebo é o que o governo portugues anda a fazer aqui. Podiam ir todos para o céu que não se perdia nada. Incrivel como este investimento vai para o país vizinho e não vem para Portugal.

    • ifm says:

      Investir em portugal… não é facil.
      Ja viste a carga fiscal e a brucacia que este pais tem, e o “luvas” que tens de pagar!

      A mão de obra é mais barata, mas depois andas sempre com problemas com o estado papão!!
      assim fica complicado fomentar o investimento.

      • Mário says:

        eu vejo empresas a investir em Portugal e na grande maioria delas, nenhuma se queixa da carga fiscal.. Só vejo os mesmos de sempre a queixarem-se disso, GALP, Altice, a CIP entre outros…

        • ifm says:

          tantas empresas que ate fazem fila…. a tesla foi para onde?? a Intel vai para onde?? a Applel esta onde?? ect…

          O que levas cá é empresas angolanas e chinesas, america do sul etc, porque é mais facil andar a subornar o tuguinha!!

          Ja vi em pousos anos vairias empresas australianas e americanas a instalarem-se, derretar algumas mais de 100milhoes e fechar portas antes de sequer começar a laborar.
          Sabes porque??
          Poque depois do investimento feito e cumprir tudo o que é suposto, a brucacia aperta e não saem da cepa torta, investiram o ter o dinheiro parado por papeis!

          Depois tem as empresas que é tudo feito em cima do joelho sem condiçoes, pagam uma luva aqui e outra a li, e sai o papel em 2 semanas e sigaa mete o tuga la a trabalhar, por 800€

    • CENAS says:

      Sinceramente, lobbyings deste género são dispensáveis – já temos q.b.. Alguém em Espanha encheu o bolso à grande e à bruta e agora, se estes consumos de água forem reais, vai muita gente (que não teve voto na matéria) sofrer com isso.

  7. AlexS says:

    “circuitos fechados de água”

  8. FilipeB says:

    Não percebi a notícia.
    Se o circuito de refrigeração é fechado, como é que consome água anualmente?
    665 Milhões de litros de água é muita água, 665000 m3! O que dá 665000/365 = +-1800m3 água /dia! Para um circuito fechado????
    Não devo ter percebido a notícia pois isto não faz qualquer sentido…

    • Pedro Pinto says:

      Em Espanha, os centros de dados usam normalmente circuitos de água fechados para efeitos de refrigeração. Este projeto tem sido alvo de críticas pelo consumo energético que o complexo deverá gastar: 248 MW por ano, o que precisaria de 400 hectares de painéis solares.

      A água utilizada é subterrânea, não potável, e será tratada numa central de osmose para aumentar a sua vida útil. Apenas precisam substituir pequenas quantidades de líquido evaporado.

      • Sabe-se lá says:

        O local talvez não o permita… mas para refrigeração, água do mar não serve?

      • JoaoV says:

        Então o importante na noticia seria referir o consumo energético gigante em vez da agua consumida uma vez que como disse, apenas irão precisar de substituir pequenas quantidades de líquido evaporado.

      • FilipeB says:

        Ok Isso faz mais sentido, mas não é o vem na notícia nem no título do post.
        Então onde é consumida aquela água toda?

  9. says:

    Devemos sempre tentar poupar água ao máximo, e energia também.
    Mas 665 milhões de litros de água é o consumo que 26 tugas durante um ano. Não me parece particularmente preocupante. Deve ser bem mais delicada a questão da energia. Mas, quer queiramos ou não, se se a Meta está a construir este data centre é porque tem clientes para isso. Não, não gosto nada da Meta, mas existem por alguma razão, certo»

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.