Estudo: Apple é a marca preferida dos Jovens
A guerra entre as marcas do mundo tecnológico já não é recente… todas lutam para estar no pódio e por merecer a atenção dos utilizadores mais exigentes, respondendo às necessidades e extravagâncias de todo o público alvo, desde os mais jovens até aos mais maduros.
Uma recente pesquisa foi realizada para determinar qual a marca que mais cativa os jovens, dos 8 aos 24 anos, e os resultados obtidos demonstraram que é a Apple a preferida dos jovens em computadores, tablets e smartphones.
O estudo foi realizado pela empresa de consultoria Harris Interactive, sediada nos Estados Unidos, e contou com a participação de 5.000 jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 24 anos.
O estudo teve como objectivo saber quais as marcas/produtos que mais atraem e cativam os jovens, e os resultados obtidos indicam que é a Apple a preferida, e a que ‘domina’ a mente do público mais jovem quando se trata de gadgets.
A pesquisa decorreu durante o mês de Agosto, e foram utilizadas 121 marcas em que os jovens atribuiam uma pontuação.
Desta forma, parece que os concorrentes da maçã irão ter grandes problemas em cativar as gerações futuras e apresentar-lhes soluções que permitam destronar a Apple neste campo.
A pesquisa denominou-se “2010 Harris Youth EquiTrend” e avaliou as marcas e os produtos preferidos dos jovens, de acordo com 13 categorias (alimentação, media e tecnologia). Os resultados obtidos colocaram então a Apple em primeiro lugar na categoria dos computadores, tablets e smartphones. Outras marcas que se seguiram à maçã foram a HP, Motorola Xoom e HTC.
A pesquisa, conforme indica Harris, teve em consideração variáveis como a qualidade e familiaridade com o produto e ainda a intenção de compra do mesmo. [via]
Não podemos tirar o mérito à Apple dos seus produtos, uma vez que são fabulosos e revolucionários. Mas pode a marca virar uma moda, invés de uma necessidade?
Este artigo tem mais de um ano
«Mas pode a marca virar uma moda, invés de uma necessidade?»
> Não é moda ainda?
Não..
Acho que é..
Tens que ver melhor (ou ter algo da Apple) para comprovares.. 😉
claro que é moda, eu tenho um pc que custa metade e faz o mesmo…
Ainda mal comecei mas acho que vai ser um artigo cheio de fanboys
Para mais é uma boa marca, mas tem um grande problema: está sobrevalorizada. Além de ter uma gama de produtos variados tem poucos modelos de cada produto.
concordo
Podia ganhar o euro-milhoes, e decerteza absoluta que apple não esta na minha lista de compras!!
Se me saísse o euro milhões eu comprava todos os gadjets q
Se me saísse o euro milhões eu comprava todos os gadjets que existem no mundo (ou melhor, um de cada) 😀
Há coisas melhores e mais interessantes que os “ai”. Para quem quer coisas simples o “ai” chega e sobra. Quem quer coisas mais interessantes há Androids e outros.
Eu tenho Android e gosto muito. Mas se me saísse o EM, comprava um iPad. 🙂 Não estou a dizer que é melhor ou pior que tablets Android, até porque também gosto muito do Galaxy Tab. Apenas é diferente.
Simples no interface, complexo no restante. E se é assim tão mau porque é que sempre que se faz uma comparação e “X” vs. “produto apple” ?
Pois.
Já digo há algum tempo, conseguiram fazer o que a NIKE fez nos anos 90, só porque tem a maçã dentada é o melhor do mundo -.-
Quanto ao estudo a minha resposta é “pudera”…se não se fala de outra coisa nos media, pobres das crianças que estão a sofrer uma lavagem cerebral!
Não digo que não tenha qualidade, tem e muita, e é preciso dar mérito por conseguir destacar-se no meio do monopólio que existe da Microsoft.
Ainda nas últimas semanas desapareceram o pai da linguagem e o da Inteligência Artificial (também da linguagem Lisp), e em relação a isso o tratamento é residual…mas o mais importante são as 300 biografias que saem sobre o Steve Jobs, como é obvio -.-
Mas agora que se compara muito a microsoft com a apple, existe uma resposta muito simples, ou até uma metáfora…é como comparar o ronaldo com o messi, respectivamente…
Um tem a vida facilitada, sempre o mesmo clube, o outro teve de lutar para chegar onde chegou, deixando a sua marca em 3 ligas diferentes…
“Ainda nas últimas semanas desapareceram o pai da linguagem C…”
Já que falas-te dos media . . . Eu vejo bem mais anúncios de Android’s na TV do que de qualquer gadget da apple .
E agora não me digas que sou fanboy da apple, porque não é de todo verdade !
Vives na América ? Pois é… O estudo foi feito lá
apato
Boas
Não vês televisão portuguesa de certeza.
Mas eu não comparei com o Android…
E é óbvio que teria de haver mais publicidade de Android do que qualquer gadjet…até porque se vires bem estamos a comparar um software com hardware…
Se comparares a publicidade dos gadjets da Apple com os da Samsung, Nokia, etc, vês facilmente quem está em desvantagem…
Apenas ouves falar mais de Android por uma simples razão…quantos telemóveis têm Android? E quantos têm iOS? É que quase nem se fala do sistema operativo da Apple nos media…
Está-se a comparar 2 coisas incomparáveis…não se pode comparar iPhone com Android…é como comparar os macbook’s com windows -.-
Apato pegas numa revista e vês um iphone a fazer publicidade que já existe uma app da empresa x. Vê-se muito disso por aí, costumam usar o iphone ou ipad como referencia. Vejo mais maças do que androids …
Gostei do teu comentário 😉
já não apanhava um fanático google/android há muito, por aqui. Já era tempo.
Sim já sei que a Android é a melhor coisa/inovação da tecnologias dos ultimos tempos, como também sei que a Google de monopólio não tem nada.
LOL
Eu nem comparei com o Android/Google…apenas comparei com a Microsoft…
É claro que a Google também tem monopólio, mas não queiras comparar com o da MS e o da Apple, para lá caminha, mas ainda não chegou…
100% de acordo…!
A apple é o novo windows, está na moda, tudo o que toca é ouro, toda a gente quer um mac um ipad e um iphone… Sobrevalorizado é um eufemismo! Alguem me explique o apelo do ios, é um sistema ridiculamente fechado onde todas as aplicaçoes passam pela censura, em termos de customização é uma nulidade comparado com o android e vem em aparelhos excessivamente caros para as expect que têm. Quais são as vantagens? Segurança? (nao se distingue) estabilidade (é estável sim, mas tb o android se não se mexer com a stock rom)…
“é estável sim, mas tb o android se não se mexer com a stock rom”
E mesmo assim, as ROMS que existem, pelo menos as mais famosas, são extremamente fiáveis. No meu Desire já usei MIUI, Oxygen, LeeDroid, Cyanogen, InsertCoin, e nunca tive problemas de maior. Aliás, com os quatro primeiros, nunca tive problemas, ponto final
Tomara a Apple ter este nível de customização! Só nos piores pesadelos do Jobs.
A Apple tem muita qualidade e podia mesmo comprar os seus produtos, não fosse muitas das suas politicas.
“onde todas as aplicaçoes passam pela censura,”
Este caso vem trazer qualidade as aplicações da sua loja, mas o que dizes é uma verdade, existe muita censura.
Se um dia a Apple mudar as suas politicas compro um macbook, hehe
Cumprimentos.
Podes ter “censura” no iOS. Num Mac Book com o OS X não tens. Não tem nada a ver a política do iOs com a do Mac OS.
No Mac OS podes fazer tudo que te apetecer.
Estudo: Ferrari é a marca de automóveis favorita dos homens…
Não, prefiro a Aston… um dia ainda conseguirei andar num… e, quem sabe, ter um 😀 😀
Bom dia xôr Vitor, só estava a tentar mostrar que este estudo é irrelevante. A Apple está na moda e as crianças são as mais vulneráveis ás modas. Nada de novo aqui
Este estudo é importante para marcar uma época e são este benchmarks que nos ajudam a perceber a evolução da tecnologia e das marcas em si, num contexto mundial ao longo dos tempos.
Um aston martin? Eu não queria estar aqui no “bota abaixo”, mas no 24h le mans só se aguentaram 6 horas, pense bem antes de investir o seu (hipotético) dinheiro! 😉
Não tenho a certeza amas acho que nem 2 horas aguentaram :p
😀 mas eu não quero ir a Le Mans nele, basta andar pelo nosso país e eventualmente uns passeio ibéricos 😀
Ainda se arrisca a ficar pelo caminho, eu ia para o Ferrari, sempre é mais fiável! 😉
Aston martin all the way! e Aposto contigo como chego a Paris em muito melhores condições físicas do que tu( e vamos prego a fundo)! e Obviamente com muito mais estilo… 🙂 🙂 🙂
Bem comparar um aston martin de le mans com um aston martin desportivo para consumidores acho que a diferença ainda é para la de muita 😉
Basicamente é como noticia que a Amy Whinehouse morreu por excesso de álcool no sangue. E novidades?
A novidade é que é uma alteração do mercado, não é uma situação conjuntural, bem pelo contrário, é uma acção levada a cabo com o evoluir das tecnologias.
Para entenderes e sei que entendes muito bem, pelo que conversamos deixo-te aqui uns dados explicativos, relativamente a este cenário:
http://bit.ly/u05sBa
repara no gráfico de crescimento dessas marcas nos últimos 10 anos.
Correcto, só estou a dizer que não é novidade para ninguém a apple tem crescido, logo está na moda ,logo os jovens querem o que está na moda.
Pelas alterações de mercado a Apple estaria na bancarrota a alguns anos atrás, antes de Steve Jobs ter voltado.
Ainda estaríamos a muitas marcas que tiveram os seus momentos e deixaram de ter, algumas foram já à falência.
Marcas sobem e descem, algumas caiem, e quanto maior a subida maior a queda.
A Apple está na moda, é um produto que dá status quo, toda a gente sabe disso e admite isso, menos alguns…
A Apple teve momentos difíceis e a Microsoft foi uma das que ajudou a não cair, com o investimento na altura de 150 milhões de dólares (era muitíssimo na altura).
Andre e deves saber certamente que foi a Microsoft que salvou a Apple mesmo depois de Jobs ter voltado, sabias certo? 😉
Impressiona-me sempre como as pessoas acreditam no mito que 150 milhões salvaram a Apple!! 150 milhões era pouco, mesmo para a época, ainda mais face às perdas que a Apple teve que contabilizar. A Apple ainda tinha recursos suficientes para sobreviver – basta pensar que a Apple rapidamente gerou lucro, e que ao longo dos anos seguintes foi vendendo por centenas de milhões de dolares as acções que detinha na ARM. A questão era saber se valia a pena, que estratégia seguir.
O que valeu à Apple foi todo o acordo alcançado com a Microsoft… foi muito mais importante ficar se a saber que a Microsoft continuaria a fazer o Office e outro software para o Mac!
Ppietra sem dúvida. O acordo com a Microsoft foi importante e, lembro, aquando da venda das acções da Apple, pela Microsoft, a empresa de Bill Gates lucrou muito.
E mais, a própria Microsoft tem um antepassado fortemente ligado à Apple… 😉 eles complementa-se na história 😀
Uma artigo interessante a contar a historia do dia em que a Microsoft se ajoelhou perante a Apple por causa dos codec do quicktime e no processo salvou esta da falência!
http://noticias.sapo.pt/especial/stevejobs/legado/2011/10/19/o_dia_em_que_a_microsoft_salvou_.html
hihihi
x2
Podemos năo gostar dos mesmos smartphones e tablets (qualquer tablet para mim é inútil) mas nos carros estamos do mesmo lado pá. Venha lá um Aston!!!
E não temos de concordar em tudo 😀 ainda bem que assim é, mas realmente a Aston sempre foi “a menina dos meus olhos”.
Quiçá um dia eu consiga ter um 😀 sonhar ainda não paga IVA 😀
Pagani meus amigos, Pagani e tentem la dizer o nome do ultimo : 2011 Pagani Huayra
fala baixo…o Passos ainda te ouve….! E como é um bem de Luxo pagas 30% de iva. 🙂 🙂
E ao que parece não está incluído nos planos de austeridade do governo do país em que moramos
Muito bom gosto Sr. Vitor! 🙂
O carro é lindo, uma bomba, e ao mesmo tempo um gentleman!
Eu acho o Ferrari “demodé”.
Para mim o carro de sonho é Lamborghini.. mas também não sou homem 😛
Completamente de acordo.
Pode ser o mais “fraquinho” – o Gallardo (em preto).
https://www.youtube.com/watch?v=EHGJJ_4F6bM&hd=1
🙂
Para mim já chegava um branco que vi na loja perto do Marquês de Pombal… não sei o modelo, porque vi de longe, mas era de sonhos!! 😀
Marisa Pinto
Não é preciso ser homem para gostar de carros XD
Também gostava de ter um Lamborghini, nunca gostei da Ferrari.
Ui…ó Marisa, isso é carro de futebolista novo rico!
Just kidding 🙂
Não me importava nada de ter um. Mas preferia um Aston Martin!
Estudo completamente tendencioso quando é feita com uma amostra de pessoas com idades dos 8 até aos 24.. pelo menos até aos 16 e um pouco até 18 anos toda a escolha recai sobre a mesma marca, onde, por razões óbvias, a simplicidade do sistema que não exige qualquer esforço mental, se torna mais atraente e isto, juntamente com o factor “moda” ditam os resultados.. no entanto acredito que dos 20 aos 24 os resultados já são muito mais dispares..
Aqui em Portugal é a Nokia e o Windows, dos Magalhães.
LLOOOLL, digno de um Apple Fan…
Diz-me a percentagem de Windows e MacOS nos Estados Unidos, alias diz-me algum país cujo MacOS ultrapasse o Windows, ou pelo menos chegue a metade da cota do Windows.
Diz-me algum sistema industrial que use MacOS, ou servidores… Disso poucos se podem gabar, entre eles Linux e Windows.
Lá vou ter de te repetir… parece uma dança de surdos, mas pronto: eu não sou Apple Fan. Eu gosto de produtos, percebes, aquelas coisas que nos ajudam no nosso trabalho e nas nossas actividades de lazer, tás a ver, tás tás?
Em relação à quota do Windows… caro.. não há como Windows em termos de sistema operativo. Podes pintar a manta que não há quem lhe chegue… agora… está a perder margem.
Para teres uma ideia, o mercado dos PC’s cresceu no último semestre 4%, a venda de Macs cresceu 23%. É um dado indicativo da subida nesse mercado.
Se quiseres conversar à Homem, deixa esses rótulos parvos sff.
Não era minha intenção ofender. De gostar e ser fan a distância é pouca, principalmente quando falas como tu falas. 4% de milhões é muito, 23% de milhares é menos que esses 4%. As percentagem tem destas coisas…
:S
“4% de milhões é muito, 23% de milhares é menos que esses 4%. As percentagem tem destas coisas…”
grande análise de mercado a tua, devias ir para economia!!!
A capacidade de crescer acima do mercado é um indicador de performance, donde se infere a capacidade dum produto em atrair clientes face à concorrência – ainda mais estando já estabelecido num mercado maduro! O facto de se crescer significativamente acima do mercado de forma continuada indica políticas correctas de produtos, e um futuro promissor.
Não importa que haja quem venda mais; esta análise não depende de valores absolutos.
Meu caro, já existem muitas empresas a utilizar servidores Apple por aí fora…Em Portugal também;)
Não são muitos é verdade, mas as pessoas começam aos poucos a aperceber-se de que a longo prazo os custos são outros…
Há 15 anos lembro-me perfeitamente de toda a função pública usar um Mac.
Sabes porque mudaram? Suponho que sim.
Mas sabes que eu vou ao serviço da minha mãe e está lá um imac de primeira geração que ainda faz os ofícios e que nunca sequer deu problemas.
O que o “Windows fan” (LOL) não percebe e o que o Vitor diz logo abaixo, subscrevo totalmente.
O mercado cresce.
Já agora o Magalhães também tem o Caixa Mágica em dualboot
Não me estás a contar uma novidade. Mas na verdade a taxa de utilização da Caixa Mágica é residual.
E tem alguma percentagem de utilização por causa do Super Tux 😀
Quer se queira quer não, a apple é e será, se mantiverem o rumo, uma marca de culto.
A pensar assim a Microsoft é e será sempre a maior Softhouse e o seu sistema operativo o mais usado no mundo… Será???
A Apple já passou por dificuldades, nada sabe o que poderá acontecer amanhã com ela ou com qualquer outra empresa. O mundo é imprevisível, a crise ninguém a previu, a Lehman Brother ninguém diria que faliria, mas faliu…
Ai discordo completamente. A apple ja foi uma marca de culto, agora é a marca da moda e esta a acontecer o que acontece a tudo o que está na moda… Banaliza-se. Eles nao vao conseguir inovar sempre (veja se o caso do ios5) e mesmo que o façam vao ser criticados da mesma forma que o windows o foi durante as ultimas decadas. Estas politicas todas de patentes e agressividade extrema nao vao ajudar em nada a apple na opiniao publica, e, no final de contas a popularidade so pode subir ate certo pontos antes de, inevitavelmente, começar a descer
Bom dia
A Apple soube investir em marketing , e nós todos sabemos o quanto isto vale , não existe filme ou serie de tv conceituado que não tenha um dispositivo da maçã , depois temos de considerar que os olhos também comem .
Somando tudo isto não é difícil obtermos este resultado , eu arriscaria que a realidade na Europa não será muito diferente da que o estudo apresenta .
Temos de facto de dar os parabéns a uma marca que soube traçar um caminho , aonde interpreta quase que na perfeição o que as pessoas mais desejam e transformou-se numa marca de facto desejada por muitos , que compram só pelo status e para dizerem que têm .
Com isto não quero tirar o mérito da qualidade dos produtos Apple , mas aí terei de dizer que existem produtos igualmente bons que acabam por ser preteridos .
A historia o que nos conta é que normalmente os períodos de domínio acabam por não ser muito longos e certamente que o mesmo irá acontecer nos Idevices da Apple por é aí que eles mais se destacam , chegará o momento que ficará sem piada terem todos os telemóveis iguais etc , etc , etc , e claro a concorrência não estará certamente parada e responderá a altura .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
Meu caro, a Apple soube criar uma identidade própria ao contrário de muitos outros, e não precisou de investir muito em Marketing – basta olhar para o que é gasto em marketing na Indústria, e verás que a Apple está longe de quem gasta mais.
Quanto a colocação de dispositivos em filmes e séries, a verdade é que a Apple nem precisa de se esforçar muito para isso… muitos deles fazem por iniciativa própria (muitos até chegam a tapar o simbolo da Apple). Estranho é ter que ver o logotipo do Windows colado em computadores… isso sim evidência quem paga!!!
Sobre o domínio, tens razão, nada é eterno, embora ninguém saiba como e quando tal mudará. Mas não deixa de ser tb verdade que dificilmente a Apple perderá a aura de companhia diferente de todas as outras, pois já faz parte do seu mito.
Serva,
Já me apercebi que és uma pessoa que gosta de estar informado e a par da tecnologia.
Aconselho-te a pesquisares sobre a Apple University e o porquê dela ter sido criada.
E olha que não é marketing que lá se ensina.
Se fosse assim tão simples, qualquer empresa contratava os melhores especialista do mundo em marketing e o sucesso era garantido. Acreditas nisso? Eu não!
P.S.- Só a título de curiosidade, a Apple é das marcas que menso dinheiro investe em publicidade. Incomparavelmente inferior ao que investe por exemplo a Microsoft.
Microsoft, Altavista, ZX Spectrum, Adidas, Nike, Nokia, IBM, HP, Compaq, Azeite Galo, Massas Leőes (quando eu andava na escola primária) todos eles dominaram mercados em tempos diferentes. Agora está aí a Apple goste eu ou năo de pessoas ligadas a ela… a realidade é que eles dominam.
Falhaste, não falaste na minha marca preferida de todos os tempos. Não te perdoo!!!!!!
Qual delas? Há por aí tantas? 🙂
O Commodore 😀 lembras-te certamente 😉
Epá… eu lembrei-me enquanto escrevia mas os dedos ás vezes văo mais rapido que o cérebro
NOTA: Foi adicionado link às marcas que estiveram em estudo, pare terem uma ideia da dimensão e importância dos produtos, e a que idades foi aplicado.
http://www.harrisinteractive.com/vault/2012_YouthEquiTrend_Brand_List.pdf
“Outras marcas que se seguiram à maçã foram a HP, Motorla Xoom e HTC.”
presumo que seja Motorola 😉
Só comprava mac pro cenário. fiabilidade lol não tenho que me queixar dos pc, uso linux e windows. quanto ao móvel o android tem muito que crescer e sem duvida prefiro htc com windows mobile.
“Só comprava mac pro cenário.”
Hahaha o que me ri! 😀
ehehe, para a pausa sóce..
Por falar em sóce.. 😀
http://goo.gl/y4GYH
http://goo.gl/8b5C8
Ou será mais este?
http://goo.gl/bWOhy
Ou então o “Mac Pro Cenário” é uma nova variante do MacBook Pro… acho que deve ser isso.. 😀
ahaha muito bom
nao admira que prefiram Apple….por isso é que esta é a “geração a rasca”!!
Gosto! 😉
Fala por ti. 🙂
Em suma os tecnologicamente ignorantes, ou apenas os que gostam de ser diferentes é que usam esta porcaria! Já chega de dar dinheiro à Apple por produtos overpriced! Não vêm que esta empresa goza com a cara dos consumidores? Sei que gostam de ser rebeldes e de lutar contra a opção mais mainstream mas a Apple não é uma alternativa! Ponham os produtos ao preço que realmente valem e depois falamos!
Então mas… por essa ordem de ideias…
Não se compra Samsung Galaxy S II
Não se compra HTC Sensation
Não se compra Samsung Galaxy Tab 10.1 (ou qualquer um dos outros)
Não se compra Samsung Série P (ultrabook, por sinal mais caro que macbook air)
Não se compra Nokia N9, Nokia E7, Nokia N8
Não se compra Nokia Lumia 800
Não se compra Nexus One, Nexus S, Nexus Prime
…
…
Continuo…?
PS: E nem vou sequer entrar na parte “…empresa goza com a cara dos consumidores…”, porque isso dá pano para mangas…
Acho que só devíamos comprar Couves!
o preço do iphone 4 n desce enquanto q o do sgs2 vai descendo, n é a mesma coisa, isso é gozar com a cara dos clientes, mas só compra quem quer
E achas que se o SGS2 vendesse quantidades próximas do que vendeu, e vende, o iPhone 4, baixava o preço?
Como é que a Apple, ao manter os preços (e eles acabam por baixar ao fim de um ano), está a gozar com a cara dos clientes? A gozar, gozam os outros, que lançam equipamentos atrás de equipamentos, com poucos meses de diferença, e deixam os modelos anteriores com poucas ou nenhumas actualizações.
Vamos ver como irão ser as coisas com o ICS…
Mas dizer que gozam com os clientes porque são caros? Estás a brincar, só pode.
(E atenção, podes ver todo e qualquer comentário que fiz, e faço, que sempre achei, e acho, os produtos Apple caros! Aliás, pornograficamente caros, alguns. Mas daí a dizer que por serem caros, gozam com a cara dos clientes, não faz sentido nenhum.. não vejo a ligação mesmo…)
equipamentos atrás de equipamentos visa dar escolha aos clientes…
é muito fácil suportar apenas 1 como a Apple
o nao dar actualizações já é velha, 90% dos equipamentos tem ora 2.2 ou 2.3, e se alguns não teem é pq simplesmente não têm hardware que suporte as novas actualizações, sabes, como o iphone 3GS ficou com o iOS 5…
o iphone 4S já saiu nos US, a quanto está o iphone 4 em portugal? 640€ aproximadamente, e é capaz de manter o preço até ao dia do lançamento do 4S, para quem está informado simplesmente espera, para quem n está vai comprar 1 equipamento que já está velho
90% dos equipamentos nas mãos dos clientes actualmente tem 2.2 ou 2.3?
“simplesmente não têm hardware que suporte as novas actualizações, sabes, como o iphone 3GS ficou com o iOS 5…”
Podes explicar isto melhor sff? O 3GS não teve direito ao iOS 5?
Concordo contigo numa coisa, é bom os clientes terem escolha, mas eles para fazerem isso esquecem-se por completo dos equipamentos antigos. E não estou a falar de smartphones de 200 €.. são os topo de gama, que têm preços próximos dos do iPhone, e que não têm nem metade do tempo de suporte.
Continuo sem perceber porque é que a Apple goza com a cara dos clientes…
@ eu mesmo
o 2.2 continua a ser o mais representativo. O 2.3 está quase a fazer 1 ano, de modo que é mais do que óbvio que não há actualizações adequadas e rápidas. Essa de o hardware não suportar não dá para entender pois entre um e outro não aumentou a exigência de hardware!
E o crescimento do sistema mais recente deve-se muito mais às vendas de novos telemóveis do que a actualizações.
Quanto a dar escolha a clientes, é sem dúvida uma mais valia se forem suficientemente diferenciados (coisa que muitas vezes não acontece). Mas para muita gente era bem mais preferível darem melhor serviço ao que é vendido!! Doutro modo parece que querem impelir as pessoas a comprarem um novo telemóvel.
Quanto ao 3GS (com mais de 2 anos) este tem o sistema mais recente, não dá para perceber o que queres dizer. Isso sim é servir bem os clientes.
Bem dito Tiago Dias, so diz o contario quem faz as contas a curto prazo, pois quem faz a longo prazo ve que esta melhor servido com um iphone. Ja tive android e agora tenho iphone, android foi uma desilusao nos aspectos que ja disses te, o meu telemovel em poucos meses ficou desvalorizado, inferior a outros e sem actualizaçoes. no iphone isso ja nao acontece.
??? Que eu saiba o iPhone4 vai descer de preço – já desceu nos outros países onde entrou o iPhone4S.
Gozar com a cara das pessoas é lançar não sei quantos telemóveis por ano (alguns pouco diferem uns dos outros) e depois demorar um eternidade a lançar updates de software, isto se aparecerem!!
eu mesmo
LINK
Platform Versions
The Good News About Android’s Version Distribution
aproximadamente 90% dos dispositivos correm 2.2 ou superior, por isso a desculpa da fragmentação é ridícula e já cansa ver baterem na mesma tecla…
Na minha opinião, o pior é que a Apple põe os preços como bem quer e lhe apetece e as pessoas compram na mesma, com ou sem crise, com ou sem necessidade.
Que têm um produto overpriced, que produto apple não faz nada de extraordinario perante os outros, sem duvidas. Agora que toda publicidade gerada em volta da maçã, todas as polémicas, etc, fazem-na estar na boca do mundo.
Ora tudo isto gera vendas e tornou-se moda, uma moda cara, mas não deixa de o ser. Como as jeans à boca de sino, é o que se usava 🙂
São caros?
Depende do ponto de vista.
http://www.cio.com/article/569163/Are_Macs_Really_Cheaper_To_Manage_Than_PCs_
alternativa e´ficares um um telefone desactualizado ?
http://theunderstatement.com/post/11982112928/android-orphans-visualizing-a-sad-history-of-support
prefiro o iphone 1000x
moda já é, mas as modas não duram para sempre… e é sem duvida uma marca extremamente sobrevalorizada, tal como o iOS, q é antiquado, a nível de desktops tem uma presença marginal
Bem, vamos assumir que os equipamentos alternativos aos da Apple tem melhores especificações técnicas, são mais personalizáveis, são mais abertos e ainda mais baratos, blablablabla…
Tudo isto é normal, a Apple gasta dinheiro a pensar, a investigar, a inovar, os outros limitam-se a aproveitar o trabalho feito, a ir na mesma linha, a IMITAR e ainda por cima se queixam da guerra de patentes da Apple. Se a Apple fosse mais protegida, se calhar os restantes tinham-se que procurar soluções de inovação por si, e aí iam ver se os produtos concorrentes eram melhores e mais baratos que os da Apple… Seria mau para os clientes? Talvez, mas se esta concorrência injusta continuar, e a Apple cair o mundo perde a maior fonte de inovação dos últimos anos. Felizmente isto ainda não está a acontecer porque a primeira frase do meu comentário ainda não se verifica. Conclusão: Nem a copiar copiam bem.
inovar em que? és daqueles que diz q a apple foi a 1ª a fazer 1 device com touchscreen? ou um mp3 player?
na realidade a apple é uma das empresas tecnológicas com menor portefólio de patentes
A Apple tem menos patentes que a Google?
Vou-me rir um bocadinho… xD
A google farta-se de comprar! E se não me engano com a compra da Motorola fica com mais! Mas são muito inovativos na compra! 90% dos produtos da google são comprador!!!
pliz…falam que tudo imita a apple, alguns imitam, verdade(samsung). mas os senhores da apple não são santinhos.
diverte-te pedro peixoto:
https://www.youtube.com/watch?v=Gq-e0getf4M
Viu-se neste iOS5, sabes quantas coisas já existiam no Android.Quanto ao sistema de patentes é ridículo, patnteiam coisas que já existiam mas que nunca ninguém patentiou, atenção, n~ao é só a Apple que faz isso, mas continuo a dizer que o sistema de patentes é ridículo…
O interessante destas conversas é os pormenores, quem inova, quem tem patentes, que monopoliza, bla bla bla bla, tem areia, tanta tanta…quando o que interessa para as empresas é lucrar, ponto final.
Meus caros
Recentemente por motivos profissionais tive de estudar a história da Apple e da Microsoft. Um dos aspectos que realço é que o objectivo da Apple quando foi criada (anos 70) era acabar com o domínio do PC (na altura propriedade da IBM). Olhando para trás coloco-vos a seguinte questão: Foi bem sucedida? e respondo: ÓBVIO que não. A quota de mercado da Apple, do MAC OS a nível mundial anda pelos 10%, é residual. Certo que está a aumentar mas esse aumento tem mais a ver com moda do que com outra coisa qualquer. É certo que são bons produtos (princ. a nível de hardware) mas em 98% (ou mais) das empresas o Windows domina pela simples razão que é compatível com tudo e mais alguma coisa.
Portanto sejamos realistas: a Apple destina-se a um nicho de mercado perfeitamente definido e fechado e dificilmente passará disso. A acreditar na noticia esta nova geração quando chegar às empresas vai ter um choque.
Aconselho-te então a voltares a estudar, pois quando a Apple apareceu ainda não havia PC ; aliás a Apple esteve na vanguarda da criação do conceito de PC nos anos 70, enquanto a IBM dependia dos mainframes.
A ideia da Apple na altura era acabar com o domínio da IBM na computação permitindo às pessoas comuns o uso de computadores (PC), coisa na qual a IBM não acreditava. Foi com o crescimento da Apple e de outras que a IBM passou a prestar mais atenção a este novo paradigma, e então surgiu o PC da IBM/Microsoft.
Por isso podemos dizer que nesse objectivo a Apple até teve algum sucesso, ainda para mais quando nos anos 80 até teve um peso bastante considerável no mercado!
Quanto à situação actual, o Mac representa um pouco mais de 5% de vendas a nível mundial. Se o seu grande crescimento é moda, então é uma moda muito estranha, pois tem tido o mesmo comportamento nos últimos 5-6 anos. Quanto a ser um nicho, sem dúvida, afinal diferente do padrão! Mas não é definido e fechado – cada vez mais empresas vão adoptando o MAc no seu seio, alterando muitas políticas de IT
http://tech.fortune.cnn.com/2011/10/27/hell-freezes-over-forrester-urges-it-to-support-the-mac/?section=money_topstories&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+rss%2Fmoney_topstories+%28Top+Stories%29
A parte do fechado é completamente incompreensível, pois há tanta coisa que se pode mudar no MacOS X…
Ouvem falar que no iOS só se podem instalar aplicações previamente aprovadas pela Apple, e depois, sem qualquer conhecimento do assunto, pensam (e afirmam) que tudo que é Apple é assim. Se fizessem uma mínima ideia do que é o Mac OSX, veriam o ridículo das afirmações que atiram para o ar.
Permite-me discordar, mas se estudares melhor, verás que a tendência é exactamente o contrário do que tu dizes.
aposto que mais de 90% das pessoas compram apple porque dizem que são giros e não pelas funcionalidades, aposto com quem quiser.
´tá apostado.
ve os meus post mais abaixo talvez te abra a pestana
omg. aqui se fala da apple ser a marca preferida dos jovens. vê se logo que aqui a tanta conversa fora do assunto
isto so pode ser considerado verdade, so nos EUA e mais nada.
É a minha opiniao mas pronto.
POLL
A que empresa comprariam um producto tecnológico x,y,z no ano de 2012 ?
a) na empresa em que apenas os lucros interessam, a qualidade, a fiabilidade, o design e a experiencia do consumidor teem pouco interesse no fabrico do producto.
b) na empresa que desenvolve productos em que os indicies de satisfaçao do cliente sao os melhores do mundo, a 8 anos consecutivos
c) aquela empresa da china eu adoro clones
Este estudo so demostra que a apple esta no bom caminho e o que esta a fazer esta a faze-lo muito bem .
A apple antes de ser moda e´uma marca de prestigio.
ponham isto na cabeça de uma vez por todas:
apple: ” a experiencia do consumidor num producto apple e´a chave do sucesso , o lucro esta em segundo plano.
concorrencia : experiencia do consumidor o que e´isso ?
ja agora, grecia e portugal vao ter apple tv muito em breve e a possibilidade de alugar filmes no itunes ou na apple tv
e mais uma acha para a fogueira e vejam este link em que demostra o real valor do android completmente FRAGMENTADO SEM SUPORTE DE SOFTWARE QUE LHE VALHA, em comparaçao com o iphone bem actualizado.
androids saiam debaixo dessas pedras e venham enfrentar a realidade.
http://www.cultofmac.com/126505/this-incredible-chart-shows-how-screwed-android-is-and-how-ios-gets-it-right/
http://theunderstatement.com/post/11982112928/android-orphans-visualizing-a-sad-history-of-support
APPLE A VERDADEIRA USER EXPERIENCE…..
Mas isso és tu que tens algum ou alguns produtos Apple e não sabes do que falas. 🙂
Aqueles que não têm, nem conhecem é que sabem o que valem os produtos Apple e se são ou não overpriced. Não os contraries, porque eles é que sabem e nós é que temos palas nos olhos!
Só dá para rir! 🙂
ficam aqui as razoes porque a apple e´a preferida
http://theunderstatement.com/post/11982112928/android-orphans-visualizing-a-sad-history-of-support
7 de 18 androids nunca tiveram a versao os actualizada
12 de 18 androids tiveram a versao os actualizada apenas por algumas semanas ou menos
10 de 18 estiveram 2 versoes os atras durante os 2 anos de contracto
11 de 18 nao tiveram mais suporte 1 ano apos o lançamento
13 de 18 nao tiveram suporte ainda antes de pararem de venderem os telefones
15 de 18 nao correm gingerbread que saiu em decembro de 2010
Dentro de algumas semanas sai o ice cream sandwich e ficaram uma versao os atrasada
16 EM 18 NUNCA CORRERAM O ICE CREAM SANDWICH
versao em ingles
Other than the original G1 and MyTouch, virtually all of the millions of phones represented by this chart are still under contract today. If you thought that entitled you to some support, think again:
7 of the 18 Android phones never ran a current version of the OS.
12 of 18 only ran a current version of the OS for a matter of weeks or less.
10 of 18 were at least two major versions behind well within their two year contract period.
11 of 18 stopped getting any support updates less than a year after release.
13 of 18 stopped getting any support updates before they even stopped selling the device or very shortly thereafter.
15 of 18 don’t run Gingerbread, which shipped in December 2010.
In a few weeks, when Ice Cream Sandwich comes out, every device on here will be another major version behind.
At least 16 of 18 will almost certainly never get Ice Cream Sandwich
este quadro espalhou-se em todos os blogs a velocidade da luz
boa sorte androidianos
xiuuuuuuu
não vês que isso é uma verdade inconveniente? 😉
“apple: ” a experiencia do consumidor num producto apple e´a chave do sucesso , o lucro esta em segundo plano”
O lucro em segundo plano??!!! LOOOOOOOL
Desculpa lá mas tás bem? Tens o cérebro completamente lavado pela maça…Eles pagam-te pa vires dizer essas coisas? Se pagarem ainda compreendo agora se o fazes de livre vontade algo de mt errado se passa ctg.
A Apple visa o máximo lucro tal com a microsft a google, a dell, a hp…enfim…já percebeste.
Agora uma coisa reconheço…eles conseguem transformar a marca quase numa religião…mas isso meu caro resulta de marketing muito, mas muito bem investigado e estudado.
ja compraste um pc novo com certeza, quanto blootware tinha ?
quanto desse software demorou a ligar a primeira vez ?
quantos antivurs de trial tinhas nesse pc ?
qual a performance do teu pc ao fim de 6 meses a instalar e a desistalar programas?
talvez velocidade de tartaruga ?
ja compraste um pc , quantos autocolantes da intel e de graficos tem colados ? alguns com meia duziam nao
ja viste um mac ou exprimentaste um mac , blootware tem zero , autocolantes tem zero, ligas pela primeira vez e ao fim de 6 anos, nao meses , 6 anos corre como no primeiro dia, e quando fores vender ainda vale bastante porque e´uma marca de prestigio .
essa e´a razao porque tenho um mac , no worries what so ever , turn it on turn it off.
apple tem mais lucro que qualquer outra empresa, mas se colocassem blootware ou versoes trial de antivirus e autocolantes de intel e outras tretas, perdia metade dos clientes
windows sucks and you no it…e o android esta no memo barco…
O que mais me fez pensar neste estudo não é a escolha em si, mas sim a acessibilidade com que os produtos se encontram em idades tão precoces. Um iphone/Motorola Xoom/ipad/etc… acessível para uso de uma criança de 8… 10.. 15.. anos, não falo dos 24 anos que é mais normal utilizarem, mas eu tive o meu 1º tlm com 15, e mesmo assim, apesar de ser um samsung daqueles jeitosinhos, com antena e tampa, não era nada comum ver-se telemóveis, era mais comum os bips que, diga-se, tinham bastante utilidade e graça. Mas agora 8 anos? não vejo a utilidade nem piada de uma criança ter telemóvel. Para deixar os pais descansados? há muitas maneiras, acho que as crianças se tornam mais exigentes e perdem mais facilmente o valor às coisas quando a tecnologia está tão acessível.
Não podia estar mais de acordo!
Segundo o link que puseste acima o inquérito aos smartphones foi dos 13 anos em diante. Aos 13 anos já tiveram mais do que um.
8 anos são os inquéritos a bolos, sumos, etc.