Portugal: PSP apreendeu um milhão de euros em criptomoedas
O segmento das criptomoedas tem tido altos e baixos. No entanto, desde o seu início que as criptomoedas estiveram ligadas as burlas e esquemas financeiros. Tal acontece para fugir ao sistema financeiro tradicional e assim não haver "rastreamento".
Em Portugal a Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu um milhão de euros em operação de combate ao crime financeiro. O dinheiro já estava convertido em criptomoedas.
Criptomoedas: PSP deteve 10 pessoas...
As criptomoedas são hoje o “novo dinheiro” apesar de não haver uma aceitação global, regulada e centralizada. É a moeda digital da modernidade. A Polícia de Segurança Pública deteve, recentemente, dez pessoas no âmbito de uma operação de combate ao crime económico.
Num comunicado enviado à imprensa, a PSP explicou que "foi possível apreender centenas de materiais informáticos e cerca de um milhão de euros que já se encontrava convertido em criptomoedas".
O grupo de burlões dedicava-se " à prática de burlas qualificadas e crimes económicos e financeiros” e o esquema funcionava "através de uma falsa empresa corretora de ações na bolsa, cujo único propósito era burlar os seus clientes e despojá-los do dinheiro investido".
"As vítimas eram selecionadas através de aplicações de dados que indicavam aos operacionais desta rede não só os seus números de contacto, mas também os seus 'hobbies', interesses, capital financeiro e perfil psicológico".
Muitas das vítimas ficaram em situação difícil depois de terem sido burladas.
Os ativos virtuais, como as criptomoedas, não são proibidos em Portugal, mas a sua utilização não é garantida por qualquer autoridade nacional ou europeia. Este é apenas um dos riscos associados a estes ativos, para os quais o Banco de Portugal tem vindo a alertar.
Este artigo tem mais de um ano
Centralizado são os bancos, agora existem algumas moedas que o são também mas derivado aos validadores o que é bem diferente do centralismo dos bancos em todo o mundo
As pessoas dao os seus euros a burloes, e a colpa é das criptomoedas.
Se or burloes enganassem as vitimas a dizer que iam plantar um campo de batatas e depois isso daria retorno, mas no entanto fugiam com o dinheiro, iam dizer que as batatas sao um perigo?
E essas criptomoedas apreendidas vão a leilão público?
Em primeiro lugar diria que se as vítimas conseguirem provar o valor transferido (quantia em que foram burladas) deveria ser lhes devolvido. Sobrando deveria ser uma parte como investimento neste sector de investigação da PSP e outra parte doado a instituição de caridade. Isto é só o que eu acharia correcto, não sei onde realmente é aplicado este dinheiro mas se alguém souber por favor deixe nos comentários
tenho dúvidas que tenham apreendido as crypto, só se o pessoal for muito burro.
mesmo que sejam muito burros a PSP teria de ter uma wallet fiduciária propria, caso contrário a qualquer momento pode ver as crypto “apreendidas” sumirem.
há-de ir para pagar à tap ou algum dos boys.
Agradeço que dêem continuidade a esta notícia ou o desenvolvimento da mesma. Conheço muitas pessoas que foram burladas com criptomoedas, eu inclusive mas por uma quantia super baixa. No entanto estou curioso para
melhor leres a noticia novamente
Um blog acerca de tecnologia devia perceber um pouco mais acerca do que escreve.
A culpa é realmente das criptomoedas…. São inúmeros os avisos acerca de burlas, mas assim que se fala num rendimento fácil, vai tudo atrás. É como as raspadinhas. Devemos mesmo ser um país de esperança.
Esperança em ter dinheiro fácil sem esforço.
Esperança de que um dia seremos mais espertos que os outros.
O facto de não escrevermos o que alguns querem ler, não faz de nós desentendidos no assunto 😉
Um sítio de tecnologia como este informa tal como é e não como alguns querem que seja.
Abraço.
Se o Banco de Portugal tem vindo a alertar para não usar… então quer dizer que se deve usar! Porque das últimas vezes que o banco de Portugal disse que era seguro o BES, BPN e CGD afinal não era! Mesmo sendo este um governador que foi eleito com todo o ” mérito” e que não está nada ligado ao atual governo .
De resto este artigo é comédia! Se os tipos forem minimamente inteligentes…isso que apreenderam deve ser residual…
É preciso ser muito burro para a PSP conseguir ficar com o acesso às criptomoedas de uma pessoa…
Bem feito em terem ficado sem as criptomoedas, nem guardar as criptomoedas num lugar seguro conseguem…
E uma bomba de pulso eletromagnético lá se vai as criptomoedas e a porcaria toda, mas o ouro fica…
Ok entendo e aceito, burloes a passar a perna as pessoas. Bem feito…
Mas isto das criptomoedas ainda vai dar que falar. Uma vez que bancos e governos não controlam isso… Descentralização…
Vai haver uma altura em que um simples pobre investe uns trocados em Crypto, lucra a valer com isso e eles vão andar em cima…
Entendam uma coisa, crypto, enquanto as houver, vamos indo, mas assim que fizermos cash out, ou seja converter em dinheiro na conta, vamos ser bombardeados com a questão de proveniência dos fundos, etc… Inclusive em risco de ficar sem eles. Eu por exemplo registo tudo. Já que o nosso rico governo está prestes a taxar a crypto em 28%…
Essa % é superior por exemplo a um prêmio de loteria ou Euromilhões… E aqui considero que o estado está a querer roubar e lucrar á conta dos demais que investem e compram cryptos na finalidade de ficar u pouco mais ricos…
Portugal, um país rico em cultura, pessoas, mas pobre em políticas e fundos monetários, quem paga no final as faturas???
Ladrões é o que chamo.