Portugal: Parque eólico flutuante produziu 78GWh de eletricidade
Lembram-se do WindFloat Atlantic, o primeiro parque eólico flutuante da Europa Continental que se encontra em Portugal? Este parque eólico já está em funcionamento há alguns anos e fornece energia limpa à rede elétrica de Portugal.
Com uma capacidade total instalada de 25 MW, este parque eólico flutuante em Portugal conseguiu produzir 78GWh de energia em 2022.
Parque eólico tem uma capacidade total instalada de 25 MW
O WindFloat Atlantic é capaz de aceder a recursos energéticos em áreas marítimas muito vastas, respondendo a desafios sociais de relevo, como a transição para a energia limpa, a segurança da energia e as alterações climáticas. Este parque flutuante tem uma capacidade total instalada de 25 MW e foi o primeiro parque eólico flutuante semi-submersível do mundo.
O equipamento tem a capacidade de gerar energia suficiente para abastecer o equivalente a 60.000 utilizadores por ano, o que representa uma poupança de quase 1,1 milhões de toneladas de CO2.
Segundo os dados mais recentes, em 2022, a produção de energia atingiu os 78GWh, mais 5% face a 2021.
Segundo os responsáveis pelo projeto, os dados mostram o potencial eólico offshore de Portugal, que se reflete na disponibilidade anual do parque eólico, que se situou entre 93-94 por cento, bem como mostram o sucesso da tecnologia inovadora do WindFloat Atlantic, sendo referência no setor offshore.
Este artigo tem mais de um ano
Onde está localizado ?
Quanto combustível gastou para ser mantido?
E pena que estes investimentos sejam todos estrangeiros logo portugal lucra zero com isso. Para quando portugal ser dona da propria energia como faz a noruega, polonia, franca etc? A unica coisa boa em portugal e uma fabrica alema de automoveis..ja nem o vinho do porto e portugues
True. O povo vê zero, aliás ainda paga pro estado subsidiar privados fora os impostos da eletricidade.
Mas estao a espera do que ? Nunca tivemos politicos a altura para governar um pais. Nao fazem nada com planeamento tronco e membros. E tudo em cima do joelho e amanha logo se ve. Mas disso ja toda a gente sabe obviamente, e nao esperem melhoras para o futuro. Enquanto nao trabalharmos como um todo para um ponto em comum tudo o resto e folclore, carnaval e teatro.
o consorcio windfloat tem mão portuguesa, a construção das bases é feita em estaleiros portugueses, só a parte das turbinas é que não, mesmo assim temos também cá fabricas de pás de eolicas.
Mesmo não dando muitos ganhos aos portugueses (é sempre assim!) contudo poupa muito nas emissões do carbono, o que já é bom!