Porto de Lisboa foi atacado! Hackers pedem resgate milionário
A onda de ataques cibernéticos continua em marcha no nosso país e têm sido muitas as entidades e empresas visadas. Um dos ataques mais recentes e com enorme impacto foi ao Porto de Lisboa (que aconteceu no dia de Natal) e os hackers pedem agora 1,4 milhões de euros de resgate.
Segundo o que foi revelado, a Administração do Porto de Lisboa (APL) tem agora até dia 18 para fazer o pagamento aos piratas, ou então está sujeita a ver toda a informação publicada na internet.
Porto de Lisboa: Hackers pedem 1,4 milhões de euros de resgate
Dados pessoais de funcionários e clientes, relatórios financeiros, auditorias, contratos e correspondência eletrónica estão prestes a ser tornados públicos. A Administração do Porto admite que está a analisar a dimensão do problema com a PJ, mas especialista em cibersegurança alerta para o impacto que o ataque a este tipo de infraestrutura pode ter no abastecimento de produtos essenciais ao país, segundo informação da CNN Portugal.
À CNN Portugal, a APL admitiu ter conhecimento de que “há dados na dark web e um pedido de resgate”, acrescentando que está a “analisar a dimensão do comprometimento” e a trabalhar em “estreita articulação” com o Centro Nacional de Cibersegurança, a Polícia Judiciária e a Comissão Nacional de Proteção de Dados. O Porto de Lisboa não especificou se ia pagar o resgate.
O ataque foi efetuado por um grupo de piratas informáticos conhecido como Lockbit. Neste momento, na dark web é possível encontrar os dados sobre o resgate. Exigem 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,4 milhões de euros) para não publicar toda a informação roubada ao Porto de Lisboa, num ciberataque que teve lugar no passado dia 25 de dezembro.
Os piratas informáticos disponibilizam no site três opções de pagamento. A primeira, no valor de mil dólares, permite adiar o prazo de publicação em 24 horas. O segundo destrói toda a informação a troco de 1.499.999 dólares. E a terceira opção permite descarregar os dados, a qualquer momento, pelo mesmo valor. Os hackers obrigam que este pagamento seja feito em bitcoin.
Este artigo tem mais de um ano
É continuar a dar-lhes louvores…
Aqui é que se vê o poder do Bitcoin.
Poder pra fazer merda.
tem piada que há umas horas atrás, o meu primeiro comentário não foi publicado. Era em tudo igual ao que acabou por ser publicado, mas o “palavra feia” era a mesma (substitu+i por “cenas”, e o € substituía o “e” e a @ o “a”.
Lol, com dinheiro era tudo santo
Alguem sabe como foram atacados?
Muitas vezes não é intrusão, mas sim engodos que são enviados para e-mails pertencentes a funcionários. Basta alguém com privilégios executar algum vírus, e aquilo espalha-se pelo PC e pela rede, e começa a encriptar tudo. Há muita gente com cargo de responsabilidade que não entende patavina, e recebem e-mails a dizer que é uma fatura ou algo assim e executam o vírus.
pela rede lol
É por causa destas cenas que as criptomoedas devem ser banidas ou então reguladas.
Nem assim, existe forma de desviares dinheiro e perderes o rasto
podem banir elas continuam! o problema nao é das cryptos é das pessoas!
claro, antes de 2009 isto não existia, não era?
Existia, mas era mais fácil seguir o rasto!
E agora não é?
claramente não sabes como funcionam os paraisos fiscais e países de terceiro mundo.
As empresas/entidades têm que perceber uma vez por todas que têm que ter boas plataformas informáticas, com bons profissionais à sua frente e com formação recorrente para os seus colaboradores. Há que investir para depois não serem apanhados na curva…
Ah qual quê , meto o avast free a correr uma vez por mês. Tá feito.
Nunca vai acontecer o que tenho visto é cada vez menos investimento e menos formações ao longo dos anos cada vez mais se tenta poupar todos os trocos deixando o parque informatico e utilizadores cada vez mais desprotegidos.
Basta rastrear o endereço do Bitcoin e quando este for vendido para moeda corrente logo ficam a saber quem foi.
ena.. és bué inteligente.. agora imagina que os hackers até pensaram nisso e convertem para XMR, ZEC ou outra privacy coin ou então passam para USDT ou USDD e passam para um mixer? Pois…
Faz algum tempo que ando nas comunidades de self host e até corro alguns serviços em casa, não tenho dúvida nenhuma pelo que tenho lido, que a malta em casa têm soluções de segurança muito mais robustas que determinadas empresas ou instituições.
tens a firewall do router do MEO?
fortinet
Se não existir criptomoedas este tipo de ataques não acontece.
É sempre. Mesma coisa bitcoin
Sim porque antes das criptomoedas existirem nunca existiu extorsão, nem paraísos fiscais, nem roubos.
Este pessoal calado era um poeta…
Eu so sei e que o Linux esta ai para ser usado pelas empresas, mas elas nao o usam por capricho e falta de investimento, depois o resultado esta a vista. Sao apanhados com as calcas na mao. E vai que alguma destas empresas nao faz backups do sistema. Ja foste. Poupam de um lado gastam do outro ou entao encerram a actividade. E no entanto se for o caso e ponderarem abrir mais tarde outro negocio, que o facam a ter em conta este tipo de ataques que tem sido bastante frequente.
Quando não havia bitcoin hão havia pedidos de resgate, simplesmente destruíam a informação, agora pelo menos podem pagar e negociar caso a informação tenha mesmo valor.
Se forem inteligentes não precisam pagar, usam backups, se uma empresa dessa dimensão não tem backups diários então merecem mesmo ser hackeados para aprender a serem melhores profissionais.
Hoje foi um hack, amanhã pode ser um disco ou um curto circuito/incêndio e depois?